Ajuda: maníaco por válvulas procura simulador de amp pra show

    Autor Mensagem
    jameslima
    Veterano
    # abr/12


    Essa pergunta é para quem faz shows profissionalmente e utiliza satisfatoriamente simuladores de amps.

    Nunca fui fã de simuladores, pedaleiras, plugins, etc. Apesar da praticidade, acho o som plástico, e sem a dinâmica que um amp valvulado proporciona. Faço shows regularmente, e uso basicamente sons limpos e drives leves. Meu set é basicamente uma strato, um tube screamer, e um amp valvulado (geralmente um Fender, ou um AC30).

    Estamos viajando muito de avião e estávamos pagando muito excesso de bagagem, então estamos tentando de alguma forma reduzir equipamento. A princípio eu comprei um cabeçotezinho Vox Night Train que me atendia bem, levava comigo dentro do avião, mas acabava tendo que utilizar caixas horrendas nos locais que tocávamos. Então comprei também a caixa do Night Train para despachar. Vi então que o Blues Jr era basicamente do mesmo tamanho da caixa vox, então abandonei o Night Train e passei a despachar um combo Blues Jr (que soa bem melhor que o Night Train). Só que ele é um ampzinho razoavelmente frágil e as vezes voltava pra casa de viagem quase desmontando, rs. Enfim, pensei em comprar outro amp pequeno e mais robusto, mais aí aumenta nossa carga. Também pensei no cabeçotezinho da Mesa, entre outras alternativas.

    Mas antes de bater o martelo e fazer esse investimento, pensei em dar uma chance a tecnologia, rs. Um bom simulador de amp resolveria fácil meu problema. É leve, e como uso in ear é só ligar diretamente na mesa. Dei uma pesquisada e encontrei o POD HD 300, que a princípio me atenderia, mas tô com aquele pé lá atrás por causa do som.

    Alguém aqui do forum tem usado esses simuladores em shows, ligados diretamente na mesa? Que modelos utilizam? Qualquer ajuda é bem vinda!

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    jameslima: Alguém aqui do forum tem usado esses simuladores em shows, ligados diretamente na mesa?

    Não uso não mas os AMT tem linha de pedais pra isso. Inclusive há o modelo que simula o Vox e outro, um Fender.

    Aqui um exemplo na prática. Nesse caso ele tá usando o AMT F1 (que vc pode levar no bolso, heheh) ligado na mesa:



    Abs

    nichendrix
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: nichendrix
    · votar


    jameslima

    Cara, tu usa case pros amps? Porque sem case é vacilo mesmo.

    Sobre simuladores, eu acho uma boa, e eles conseguem sim uma boa dinâmica e um timbre muito próximo a um valvulado. Só tem um segredo, esqueça o que você fazia no valvulado na hora de timbrar. A resposta dos controles não é a mesma, a interação deles não é a mesma, o segredo de simulador é não pegar uma simulação do amp X e tentar setar os controles de forma simular e ter o resultado similar.

    Muitos simuladores tem a amplitude dos controles muito maior ou muito menor que os originais (ultimamente eu tenho achado que eles vão mais pra mais), então timbrar exige um certo desapego com o que tu já viveu no mundo "real".

    Fora isso a maioria dos bons simuladores de hoje consegue timbres pra lá de interessantes pra shows. Além da Pod, tem o Axe FX, existem os Tech21 e os AMT e até alguns Boss tem bons resultados. O Derek Trucks do Allman Brothers, por exemplo usa um Boss FDSR-1 Deluxe Reverb ligado direto no Deluxe Reverb dele e a menos que tu preste muita atenção no som ao vivo dele, tu não nota quando é o pedal e quando é o original, assim ele consegue variações de som num amp que não tem mudanças de canal, por exemplo.

    No ultimo cd do Lee Ritenour, tocaram de Slash, Steve Luckater, Keb' Mo, B.B King, e mais uma carrada de caras tops e se tu for ver o amp usado pela maioria deles nos créditos do cd tem BOSS GT-6.

    Eu particularmente nunca ando sem meu SansAmp GT-2 (o original dos anos 90), muitas vezes ele me salvou quando por alguma rede elétrica meia boca o fusivel do amp foi pro brejo ou quando eu simplesmente achei que não valia o trabalho de levar o gear pro lugar que eu ia tocar.

    jameslima
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MauricioBahia Obrigado pela dica, excelente! Muito legal o video, acabei de pesquisar outros videos e reviews e esbarrei no Blonde, da Tech 21. Tô pensando em comprar um dos dois, botar o Tube Screamer na frente e ver qualé. Mesmo se não eu achar o som excelente, é uma boa opção de deixar na pedaleira caso o amp dê pau um dia :)

    nichendrix Obrigado pelas dicas! A primeira coisa que veio na minha cabeça foi o GT-2, mas imaginei que com tantos anos já devia ter algo mais moderno, hehe! Inclusive eu tinha um V-Twin da mesa que tinha uma saída direta pra mesa, eu testei uma vez e ficou legalzinho! Da segunda vez que testei, em outra casa, achei um lixo, rs.

    Enfim, boas dicas, acho que vale abrir a cabeça e tentar. O máximo que pode acontecer é eu voltar pras opções dos amps pequenos. Abraços!

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    cara, da uma olhada no cabeçote B-52 ls 100.
    É barato, muito versatil, e extremamente flexivel justamente nessa parte de saidas.
    Ele tem um record out que voce joga direto na mesa sem nem precisar de DI.
    Os drives desse jeito ficam satisfatórios, mas o clean fica perfeito.
    To terminando de editar umas cosias duma seção do fds e posto ae voce escuta, não sei se é o som que voce leva e se voce tem a necessidade de valvula, mas se o negocio é resistencia:

    eu liguei esse amp no 220V e ele soltou fumaça pra todo lado, ai eu desliguei ja conformado com a cagada que tinha feito quando um espertao foi la, virou a chave e ligou, funcionou normal. Pensei "ah, queimou só o lado 110V, o 220V ta sussa" e usei no dia.
    Pra minha surpresa, chegando em casa eu liguei ele no 110 e tbm funcionou normal!!! Foram 2 capacitores que estouraram apenas.

    Quanto a resistencia ao impacto, acho que só se o amp despencar de 30mil pés, porque é muito parrudo.
    Não é uma marca conhecida e voce provavelmente nao vai achar aqui no BR, mas me impressionou muito, e já virou meu amp principal, pela flexibilidade, pelos drives que ele tem, pela resistencia e pela facilidade.

    rocknroll1234
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    eu uso o Roland Cube 20x.

    tem um clean bem legal, e um drive razoavel...
    mas se você já tem pedais, vai disperdiçar dinheiro.

    Curly
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Curly
    · votar


    jameslima

    olha, eu sempre levo um processador Johnson j-Station como backup, às vezes levo só ele, mas meu som é clean ou apenas com um pouquinho de drive. É um equipamento digital já meio antigo, sei que hoje tem coisa melhor mas gosto do som dele e tenho preguiça de estudar equipamento novo, hehe ! aqui tem um vídeo de um show que eu fiz com ele (simulação black face):

    http://www.youtube.com/watch?v=YVU0VVqgYI4

    De Ros
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Não gosto de colocar meus video nos tópicos de outras pessoas, mas enfim, dá uma olhada nesse tipo de equipamento aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=5-1eiqKJ-Ns

    Tem de outras marcas também, para não ficar com cara de propaganda explicita.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    nichendrix O Derek Trucks do Allman Brothers, por exemplo usa um Boss FDSR-1 Deluxe Reverb ligado direto no Deluxe Reverb del

    FDR-1 certo? Com ainda tem gente que torce o nariz pra digitais com valvulados, que xinguem o Derek no Twitter! hehe

    jameslima

    Perceba que os AMT Legend Amps V1 e F1 são verdadeiros pré-amps com loop de efeitos, send/return, e algo fundamental pra ligar numa mesa que é a simulação de caixa/falantes. Pra isso tem uma chave que alterna a saída com a impedância correta. Não sei se sabe, mas se ligar um pedal qq em linha que não tenha essa opção de simulação de caixa/falantes o som vai ficar abelhudo.

    Abs

    Strato Tool
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    jameslima

    Cara sério que o Blues Jr soa melhor que o Night Train?! Eu tenho um Blues Jr, mas sempre pensei que o Night Train era o must para tocar um blues!

    nichendrix
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    jameslima
    A primeira coisa que veio na minha cabeça foi o GT-2, mas imaginei que com tantos anos já devia ter algo mais moderno

    Cara, ele não foi muito pensado pra shows, na época a Tech21 tinha o TriOD com essa função, enquanto o GT-2 e o Classic eram mais voltados pra estúdio, mas são muito interessantes pro que se propõe, Obvio existe muita coisa hoje que é mais interessante, até porque a tecnologia avançou muito nesses mais de 10 anos desde que o GT-2 saiu de linha.

    MauricioBahia
    FDR-1 certo? Com ainda tem gente que torce o nariz pra digitais com valvulados, que xinguem o Derek no Twitter! hehe

    Pois é, além de digital ainda é Boss, como pode? heheheheheheheheh

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    nichendrix: Pois é, além de digital ainda é Boss, como pode? heheheheheheheheh

    Deve ter gente cortando os pulsos lendo isso! hihihihi

    ;)

    ps. eu tenho o pedal Boss que simula o Bassman :) Vou até sacá-lo da gaveta pra ver se soa melhor agora... hehe

    nichendrix
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MauricioBahia
    Deve ter gente cortando os pulsos lendo isso! hihihihi

    Rapaz, do jeito que o mundo é cheio de doido e só chegando mais, não divido que tenha essa espécie de doido aí não ó... ehehehehehhe

    ps. eu tenho o pedal Boss que simula o Bassman :) Vou até sacá-lo da gaveta pra ver se soa melhor agora... hehe

    Rapaz, o Bassman já uma trabalheira doida pra timbrar, imagina o pedal dele hehehehehehhehehehehe

    Dreck
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Sansamp Tri A.C., tem a vantagem de ser programável.

    Alex guitar man
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    jameslima

    Cara, o Rosa de Saron usa guitarra em linha, com uma POD, simulando amp e alto-falantes.

    maze
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Compra um Tubemeister 18 e liga em linha com a mesa.

    Bog
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    jameslima

    Eu volta e meia retorno neste assunto, porque acho que já tentei tudo quanto é tipo de coisa para ligar em linha.

    Acho que a primeira - e mais importante - coisa a se ter em mente é que NENHUMA das opções dá um resultado 100% igual ao amp. Em alguns pontos, nem se pode classificar como "melhor" ou "pior", mas "diferentes" mesmo.

    Dito isso, a opção mais próxima que eu achei foi simplesmente usar um headzinho pequeno com simulação de falantes. O maze já sugeriu o Tubemeister, e apesar de eu não ter ouvido este amp em particular, imagino que o resultado seja próximo ao que eu consegui (provavelmente melhor). A H&K é conhecida pelo seu Red Box, e faz amps muito bons no geral.

    Simuladores digitais funcionam bem, desde que você tenha em mente que a maioria não soa como um amp, e sim como uma gravação de um amp. Ou seja, é como se você tocasse em um amp que está trancado em uma outra sala, ouvindo apenas ele microfonado. É diferente de ouvir o amp propriamente dito. Além disso, simuladores digitais tendem a ser mais complicados de configurar. O Pod HD tem essa coisa, exige paciência para ficar navegando em sub-menus infinitos, ajustando montes de parâmetros... Neste ponto, simuladores mais simples acabam funcionando melhor, como a Tonelab ST.

    No fim das contas, acho que para quem quer simplicidade e não faz questão de ter 1000 timbres, os simuladores analógicos ficam no meio do caminho - não têm a versatilidade de uma pedaleira, podem exigir outros pedais em volta, mas são mais simples de configurar, além de serem pequenos e em muitos casos mais robustos que um Pod. Por isso, dependendo do quanto você pode gastar e do teu grau de experiência/paciência com os digitais, esta alternativa pode acabar sendo a mais equilibrada. Aqui eu entro nas sugestões que já deram: os SansAmp Character Series e os AMT.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Eu acho massa que o cara diz que não quer mais levar amplificador valvulado, e vem meia dúzia sugerir novos valvulados pra se arrebentarem na estrada... hehehehehhe

    Bog
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    nichendrix

    Heheh, mas eu acho que o problema maior dele é com o despacho. Um headzinho desses vai na bagagem de mão, e ligado em linha dispensa a caixa. ;)

    maze
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Um headzinho deses você leva até na mochila:

    http://www.musik-produktiv.es/bilder2/01/00/55/010055964xl.jpg

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda: maníaco por válvulas procura simulador de amp pra show