felipemuniz Veterano |
# mar/12 · Editado por: felipemuniz
A maioria dos topicos sobre isso aqui no forum já estão bem antigos, entao resolvi criar esse.
Tenho feito alguns pedais e até amplificadores valvulados, mas meu maior problema sempre é a carcaça/caixa. Já li varios topicos e paginas sobre esse assunto.
No caso dos amplificadores valvulados, achei algumas lojas que vendem carcaças genericas de varios tamanhos para montagem e fiquei contente com o resultado até, mas deixam a desejar na aparecencia, mesmo se for colocar a carcaça dentro de uma caixa de madeira, pelo menos no meu caso é muito ruim trabalhar com madeira, tem muito truque que não da pra se pegar lendo pela internet ou livro, e o que eu ganho com conserto e montagem de amps, pedais, cabos, etc, mal da pra cobrir as dispesas.
Já nos pedais, eu monto a pouco tempo, montei apenas alguns tube screamer (TS808) com algumas modificações pessoais, como transistores de germanio, resistores MF, opções de calibragem (trimpots), mas tive o mesmo problema das caixas. Compro algumas caixinhas simples em diversos lugares, muitas vezes no Mercado Livre, mas ja recebi pedidos em que pediam uma caixa melhor, mais parecida com essas de pedais famosos, tanto pela aparencia, mas também pelos beneficios, por exemplo, a forma caida da caixa no botão do bypass, que impede que encoste as vezes o pé nos pots, desregulando o pedal involuntariamente.
Então como objetivo agora eu quero encontrar o melhor metodo pra fazer uma caixa de pedal, que fique bom, mas também não tenha um custo tão exagerado.
Tenho gostado bastante do que dizem do metodo de estampa, porque é possivel fazer as laterais arredondas e sem precisar juntar os pedaços com solda, mas o que eu li sobre os custos, alguns falam que para fazer o molde custa 300, 400R$, e eu nao poderia pagar muito mais que 200R$ no molde, isso levando em conta que ainda tenho que pagar a estampa e o metal que não sei os preços exatos. Li algo sobre dobrar o metal, tem gente que dobrou aluminio na mão mesmo até, e eu até não ligo pro esforço fisico, mas o problema é o resultado, que imagino que ficaria um pedal bem quadradao mesmo, que não seria muito diferente dessas caixas que eu compro.
Enfim, no momento estou interessado na caixa do pedal, porque por enquanto os amps estão indo bem, mas caso também tiver alguma dica, idéia, truque para caixa de amp, não deixe de compartilhar.
Estou pensando em fazer uma carcaça semelhante a do TS808, inclusive estou procurando as medidas exatas, e tenho observado varios detalhes dessa carcaça. Imagino que muita gente que faz os proprios pedais e/ou faz e vende ja deve ter tido problemas, e talvez ainda tenha ou então também ja ficou curioso sobre essas carcaças.
Quem tiver experiencias, metodos, preços, inclusive dos mais complexos ou caros até os mais simples ou baratos, deixe uma dica ai.
|