Ajuda em ligação de linha - ao vivo

Autor Mensagem
    heliosneto
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: heliosneto

Fala galera,

Toco na igreja e esse ano de 2012 vamos reformar o som da igreja. Compramos uma mesa nova, uma bateria digital e vamos comprar caixas novas agora em janeiro ainda... Contudo eu tenho um problema: não poderemos mais utilizar amplificadores.

Eu nunca gostei do timbre ligado direto na mesa da guitarra. Por algum motivo o som fica "enlatado" e "digital" demais para o meu gosto... Mas o engenheiro de som foi na igreja e nos recomendou tirar todos os cubos... Dessa forma nós não tomamos multa pela "poluição sonora". Normalmente, quando tocamos com a banda toda tocavamos em 120 db... O que era considerado "extremamente alto" pelo engenheiro de som. O ideal é baixar para 90 db. Retiramos os cubos e fizemos um teste hoje... o som caiu para 90db, com picos de até 97db, perfeito.

Agora, vamos lá... Como eu faço para ligar em linha sem que o som fique tão digital? Eu tenho um amplificador valvulado e sei que nunca o som vai chegar perto disso... Mas pelo menos sempre que tocarmos no templo, terá de ser assim.

Estudei um pouco e vi que a opção mais recomendada é a SANSAMP GT2, correto? Como funcionaria isso então?

Eu gostaria de ligar algo mais ou menos assim:

Guitarra > Pedais > PRÉ-AMP > Direct Box > Mesa

No caso, a GT2 seria um pré-amp apenas para melhorar o som e enviar para a mesa, utilizaria distorção dos meus pedais mesmo.

Essa é a melhor forma de fazer isso? Eu pensei também em ligar tudo na minha placa de som (M-Audio Fast Track) ligar no meu Guitar Rig e mandar o som para o DB que mandaria para a Mesa. Consigo fazer isso? É melhor que a GT2?

O que vocês me recomendam?

Eu procurei, mas em nenhum tópico ninguém explicou profundamente como fazer a ligação... Por isso criei esse tópico.

Bog
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Bog
    · votar

heliosneto

Cara, eu sou adepto de ligação em linha. Por um bom tempo, eu pratiquei ligado em um sistema de karaoke! Eu tenho certeza que já falei mais sobre o assunto em outros tópicos. O ponto principal é que você precisa de algo que faça a coloração de um amp de guitarra, que não tem resposta plana.

Estudei um pouco e vi que a opção mais recomendada é a SANSAMP GT2, correto?

Eu discordo desta recomendação. A própria Tech 21 aifrma que o GT2 é mais voltado para ligação em um amp. Ele é derivado do Sansamp, que é recomendado, também pelo fabricante, para ligação em linha. A diferença neste aspecto é que o GT2 não tem a atenuação de agudos necessária para ligar em linha, o que torna distorções meio abelhudas. É contornável com um equalizador, mas existem outras opções mais diretas. A própria Tech 21 tem também os Character Series, e o Blonde e o Liverpool têm um som clean que os torna ótimos para uso com pedais de drive. Outras opções são os preamps da AMT Electronics, e diversos simuladores de gabinetes (com um eq extra, também resolvem bem o problema).

E claro, sempre existe a possibilidade de uma pedaleira digital - mas se você tem reservas quanto a elas, nem vamos começar aqui uma discussão sobre analógico x digital. Existem boas opções dos dois tipos.

Quanto ao Direct Box: você só precisa dele se for ficar muito longe da mesa. Preamps e pedaleiras já fazem o casamento de impedância para você, o problema é a perda de sinal se você usar um cabo muito longo. Se for o caso, você usa a saída balanceada do Direct Box.

Bog
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Bog
    · votar

Um post que eu fiz há quase 2 anos (!!!)

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/232837/#6766491

Vale uma nota adicional: eu testei a opção 4 que eu menciono lá, e ela realmente funciona, e funciona bem. Ficou muito legal, bem próximo do som de um amp (o que não é surpresa, já que envolve um amp!), mas é uma opção bem cara se comparada às outras mencionadas.

heliosneto
    Veterano
    # jan/12
    · votar

Bog
    Eu discordo desta recomendação. A própria Tech 21 aifrma que o GT2 é mais voltado para ligação em um amp. Ele é derivado do Sansamp, que é recomendado, também pelo fabricante, para ligação em linha. A diferença neste aspecto é que o GT2 não tem a atenuação de agudos necessária para ligar em linha, o que torna distorções meio abelhudas. É contornável com um equalizador, mas existem outras opções mais diretas. A própria Tech 21 tem também os Character Series, e o Blonde e o Liverpool têm um som clean que os torna ótimos para uso com pedais de drive. Outras opções são os preamps da AMT Electronics.

Eu procurei na internet e não achei um bom demo limpo do GT2.

Você me recomenda fazer o que então? Dar uma olhada nos que você mencionou?

Eu tinha uma pedaleira há 3 anos atrás e vendi para comprar pedais... Hoje tenho 11, acho inviável vender tudo e voltar para pedaleira... Não rola.

O palco fica muito longe da mesa de som... Nós temos 2 medusas nos palcos que distribuem os canais da mesa, por isso é meio que "obrigatório" a utilização dos DB.

Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar

heliosneto
    Você me recomenda fazer o que então? Dar uma olhada nos que você mencionou?

Sim. Se você quer fugir das pedaleiras e (provavelmente) não pretende comprar um Hughes & Ketter Tubemeister ($$$), acho que as melhores opçòes eriam:

1. Preamps da AMT.
    2. Sansamp Character Series (Blonde ou Liverpool).
    3. Um simulador de gabinetes + um bom equalizador.

(não necessariamente nesta ordem)

LeandroP
    Moderador
    # jan/12
    · votar

heliosneto

Também não gosto de tocar desta maneira, mas existem circunstâncias em que não tem outra saída. Utilizo um clone do Sansamp GT2 com a simulação de um amplificador limpo. O resultado não é do tipo incrível, mas é satisfatório.

heliosneto
    Veterano
    # jan/12
    · votar

Bog
    Sim. Se você quer fugir das pedaleiras e (provavelmente) não pretende comprar um Hughes & Ketter Tubemeister ($$$), acho que as melhores opçòes eriam:

1. Preamps da AMT.
    2. Sansamp Character Series (Blonde ou Liverpool).
    3. Um simulador de gabinetes + um bom equalizador.

(não necessariamente nesta ordem)

Cara... Eu não pretendia comprar um Tubemeister, mas essa idéia é fantástica! Eu curto muito esses Lunchbox amps e tenho uma GAS imensa pelo Dual Terror.

Talvez pensar em algo desse porte seja o melhor no meu atual momento. Venderia meu amp (Peavey Valveking) e compraria um desses por enquanto.

Mas agora, resta saber qual é a qualidade disso... É de fato a melhor opção certo? Usar um pré-amp all tube para fazer as ligações e desse modo ainda conseguiria utilizar o meu loop de efeitos. Perfeito.

Agora, se essa for a melhor opção, qual é o melhor amp o Tubemeister ou o Rebel 30 da Egnater?

Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar

heliosneto
    Usar um pré-amp all tube para fazer as ligações e desse modo ainda conseguiria utilizar o meu loop de efeitos.

O Tubemeister não é um preamp. É um head inteiro. Você pode ligar ele em uma caixa, normalmente, ou em linha, pela saída Red Box. E a saída Red Box deste amp usa o power, inclusive simulando o feedback do falante no circuito. Enfim, é a opção mais cara e mais "truculenta" que eu conheço para tocar em linha. Se você quiser só um preamp, não precisa do head inteiro, tem outras opções (AMT SS-11, H&K Tubeman).

Eu não conheço o Egnater, e nem tive contato o suficiente com o Tubemeister para poder opinar com mais fundamento. O que eu sei é que eu tenho um headzinho que eu uso com um Red Box, e de tudo o que eu testei para usar em linha esta foi a única opção que realmente manteve a dinâmica de valvulado.

Agora, uma coisa a se considerar é que as outras opções são mais baratas, portáteis, leves E resistentes. E num cenário de banda completa tentando tocar em baixo volume, talvez ninguém (exceto você) perceba diferença de qualidade entre um Tubemeister e um SansAmp Blonde.

Suicide Messiah
    Veterano
    # jan/12
    · votar

heliosneto
    Tenta microfonar o amp, o volume seria controlado pela mesa de som. Se conseguir timbrar legal o amp em volume baixo seu problema estará sanado.

heliosneto
    Veterano
    # jan/12
    · votar

Suicide Messiah
    heliosneto
    Tenta microfonar o amp, o volume seria controlado pela mesa de som. Se conseguir timbrar legal o amp em volume baixo seu problema estará sanado.

Então cara... Era isso que eu fazia, microfona com um Shure SM-57. Mas o problema é que o engenheiro de som disse que para todo o som funcionar perfeitamente, tem que ser tirados todos os cubos e passar a ter tudo funcionando em linha. Não precisa nem dizer quem foram os mais afetados com essa modificação né... os guitarristas estão sofrendo lá. Dois já compraram umas POD daquelas tops com emulação de amp e falante para ligar em linha... Só eu que ainda continuo com meu amp, firme e forte... Mas deram um ultimato pra mim e para o outro brother que toca com um Marshall. Esse ano, nada de amps.

Uma pena...

Suicide Messiah
    Veterano
    # jan/12
    · votar

heliosneto
    Putz cara... que soco no baço hein!

Garanto que o som "funcionaria perfeitamente" com o amp microfonado, e ele equalizando tudo na mesa.

Preguiça talvez, vai saber... :-/

Abraço.

heliosneto
    Veterano
    # jan/12
    · votar

Dei uma olhada no Sansamp Liverpool que é um pré-amp do AC30.

Muito bacana. Essa deve ser a minha solução... já que sempre fui apaixonado pelos AC30... Show de bola.

Agora uma pergunta, utilizo a minha M-Audio para jogar o som para a mesa de som ou não? Joga direto? Joga no Direct Box?

Guitarra > Pedais > Liverpool > ... > Mesa

Como farei essa ligação?

E obrigado Bog, ajudou muito.

Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar

heliosneto

O Liverpool é um ótimo pedal. Se possível, tenha um equalizador após ele (pode ser até o da mesa), para cortar um pouco os agudos que se sobressaem quando o volume aumenta. Também é recomendável ligar modulações, delays e reverbs após o Liverpool. Imagine que a saída dele é como o send de um loop de efeitos, e a mesa (ou o Direct Box) é o return. Tudo o que estiver entre o Liverpool e a mesa é o que você colocaria no loop de efeitos de um amp.

Quanto à ligação, pode ser direto na mesa se ela estiver pertinho do pedal. Do contrário, você pode ligar ele num Direct Box e mandar o sinal balanceado para a mesa.

heliosneto
    Veterano
    # jan/12
    · votar

Bog
    Tudo o que estiver entre o Liverpool e a mesa é o que você colocaria no loop de efeitos de um amp.

Eu vi num vídeo, ele colocando o Liverpool no final da cadeia de sinal com Phaser e Delay antes.

Vou fazer os testes acho.

Mas a melhor das opções seria mesmo comprar um amp com Silent Recording, certo? Esse seria o ideal no meu caso.

Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar

heliosneto

Eu vi num vídeo, ele colocando o Liverpool no final da cadeia de sinal com Phaser e Delay antes.

Você pode fazer assim também, mas imagine que o Liverpool é um preamp de um amp, e o PA é o power. Ligar tudo antes do Liverpool é equivalente a ligar os pedais todos no input do amp, ligar algumas coisas antes do Liverpool e outras entre o Liverpool e o PA é equivalente a ligar alguns pedais no loop do amp. Os dois jeitos são válidos, mas algumas coisas mudam - em particular, a saturação do Liverpool quando você usa coisas como booster e tal.

Mas obviamente, o ideal é você testar e ver o que te agrada mais.

a melhor das opções seria mesmo comprar um amp com Silent Recording, certo?

Eu não diria que é a melhor. Ela é melhor em alguns aspectos - a dinâmica, particularmente. Mas é pior em outros - preço, portabilidade, robustez, consumo de energia... Acho que aí vai de você pesar se estas desvantagens e dores de cabeça valem a pena, considerando a aplicação e o ambiente onde tudo vai ser usado.

Também não adianta nada o cara gastar uma fortuna correndo atrás do timbre ideal se o público nem vai ouvir direito toda essa maravilha, né? =P

heliosneto
    Veterano
    # jan/12
    · votar

Bog
    Também não adianta nada o cara gastar uma fortuna correndo atrás do timbre ideal se o público nem vai ouvir direito toda essa maravilha, né? =P

Cara... eu cheguei a uma conclusão nesse ano quando quebraram minha guitarra... A gente não toca para os outros, toca para a gente... Eu não me importava nada se ninguém não estivesse me ouvindo. Enquanto eu estive me ouvindo e curtindo o meu som, eu tava feliz hahahahaha

Por isso que peguei a grana da minha "indenização" e comprei uma outra guitarra mais top ainda.

Mas enfim, acabei comprando um Liverpool hoje mesmo. Precisava solucionar meu problema até domingo... Agora vamos testar. Depois eu faço alguns testes com ele aqui em casa.

Muito obrigado, ajudou muito.

LeandroP
    Moderador
    # jan/12
    · votar

heliosneto
    ... A gente não toca para os outros, toca para a gente... Eu não me importava nada se ninguém não estivesse me ouvindo. Enquanto eu estive me ouvindo e curtindo o meu som, eu tava feliz hahahahaha

Também penso desta maneira.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Ajuda em ligação de linha - ao vivo