Pedal afinador não consegue afinar vilão elétrico

    Autor Mensagem
    leito
    Veterano
    # dez/11


    Pessoal, comprei um afinador da planet waves usado. O pedal afina minha guitarra que é uma beleza, é super preciso, mas fui experimentar afinar com ele o meu violão da condor que é elétrico.Pluguei os cabos td certinho, algumas notas ele ate identifica, mas rapidinho ja é apagado do visor, outras como por ex. a sol ele identifica como dó. Isso que ta rolando é um defeito, ou esses pedais não consegue afinar direito instrumentos eletro acústicos? Obrigado.

    BJAofficial
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    leito

    mto estranho..
    as equalizações do próprio violão como estão?
    não ta com o volume mto baixo?

    leito
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Não tava não cara. Tava td normal as equalizações

    makumbator
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    leito

    O afinador está captando um harmônico de sol ao identificar como dó. Isso normalmente se refere a:

    1. um afinador de qualidade ruim("tracking" de notas pouco desenvolvido)
    2. Volume muito baixo do instrumento
    3. Interferência ou defeito no pré do violão(que envia algum ruído harmônico)
    4. Defeito no afinador
    5. Instrumento com pouca sustentação de notas
    6. Cordas velhas(produzem afinação falsa e tem pouca sustentação e menor volume sonoro)

    O n.1 com certeza não é, e o 4 também não(pois funciona na guitarra). Te recomendo tentar duas coisas:

    1. Mudar a Eq na hora de afinar. Vá testando as diferentes variações, pois algumas delas favorecem determinados harmônicos, o que influencia na captura das notas pelo afinador.

    2. Altere o local que vc palheta ou toca com os dedos na corda do violão. As vezes vc está acionando a corda solta exatamente em um "nó" de harmônico. Mude a posição(frequentemente o afinar capta melhor a fundamental se vc tocar um pouco mais mais longe do cavalete).

    BJAofficial
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    leito

    pode ser uma pergunta idiota, mas tu ta abafando as cordas não tocadas na hora de afinar?

    leito
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: leito
    · votar


    Ja tentei de tudo. Abafando as notas, mudando o lugar de onde tocar,mexer na equalização. Acho que o captador do violão deve estar desregulado, pois sem tocar nenhuma nota ele fica sempre captando a nota si, e se eu tocar o si em diferentes pontos do braço, em qualquer corda, ele capta. Mandei ate uma pergunta pro cara que me vendeu, mas defeito realmente não deve ser, pois na guita ele afina bem demais. Vlw pela ajuda galera. Se alguém tiver mais opiniões fico grato.

    Edit: deve ser o afinador que não afina violão mesmo, pois meu afinador de mão, um korg que tenho afina super bem o violão. Depois vou tentar ver se arrumo um outro planet waves pra testar, mas se for defeito é foda. O vendedor foi muito sacana se tiver vendido o pedal com defeito.

    makumbator
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    leito
    ois sem tocar nenhuma nota ele fica sempre captando a nota si, e se eu tocar o si

    Então é defeito mesmo. Já aconteu coisa parecida comigo, em um baixolão. Ficava direto no Bb, mesmo sem tocar nada e abafando as cordas. Era defeito do pré, dava mal contato dependendo da posição enquanto afinava, e cortava o sinal, substituindo por um ruído harmônico em Bb.

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    ja testou com outro violão?

    leito
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Com outro violão não, teria de arrumar um emprestado. Vlw.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal afinador não consegue afinar vilão elétrico