Sobre pedais e pedaleiras

    Autor Mensagem
    Luarth
    Veterano
    # nov/11


    Bom, a maioria vive dizendo que pedais analógicos sao n vezes melhor que pedaleiras. Quanto a certas marcas, melhor ainda, quanto a certos modelos, sei que isso é indiscutivel ( como por exemplo o tube screamer da ibanez, gt2, jackhammer, cry baby, etc), mais acho que não da para generalizar de forma alguma.
    Com certeza dá para tirar bons sons tanto com pedais quanto com pedaleiras, claro, dependendo da qualidade de ambos, nao da pra esperar um sonzão de uma zoom 505 nem de pedaizinhos da beringher.
    Agora comparando justamente, digamos. Um set de de pedais da boss e uma pedaleira top (zoom g9, POD, Me 70, Gt 8), pra mim ficam pau a pau. Já toquei com um set da boss ( set simples, 2 distorções, delay e pedal de volume) e deu pra tirar um som legal, mais ja toquei com pedaleira top tambem e achei que ficou tao bom quanto, ainda com a vantagem de poder ter varios timbres.
    Acho que existe certo preconceito ou qualquer coisa parecida com equipamentos digitais, mais na minha opnião, sabendo timbrar, da pra tirar otimos sons de ambos.

    Desculpem o post grande, nao sei se já existe outro tópico sobre isso, nao achei nada, digamos, mais direto sobre o assunto. É só minha humilde opnião sobre o assunto, passei um tempo refletindo sobre isso, e deu vontade de compartilhar aqui no FCC!

    jpdiman
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: jpdiman
    · votar


    Da pra tirar sons ótimos, o problema de ser digital, é que na minha concepção, o digital é perfeito, ou seja, tirou os defeitos da analógica que tanto gostamos, como por exemplo toda a dinâmica, som rasgado e quente que conseguimos com analógico.

    É a mesma questão com amplificador valvulado e transitorizado. Por que usar válvula? É muito mais cara, é instável, trabalha com alta tensão, tem um consumo alto, cuidados devem ser tomados. Mas mesmo assim ninguém abre mão de um valvulado, correto?

    Costumo pensar comigo mesmo também, que o transistor é a válvula perfeita, não há mais o efeito sag, e nem o prazer de saturar um power, ver as válvulinhas acesas lá dentro.

    Acho que esse assunto é muito pano pra manga, costumo pensar: a eletrônica digital surgiu pra simular a analógica, você prefere a simulação ou o original?

    Melhor dizendo, você prefere um JCM800 ou um GT2?

    Eu acho que é por aí, hehe

    PS: Essa é a minha concepção, como sou iniciante, posso ter feito alguma colocação errada.

    Luarth
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Entre um JCM e um GT2? JCM lógico rs.

    Bom, quanto a distorções, claro que valvulas se sobressaem, mais mesmo assim acho que isso é por hora... ainda vao inventar algo que simule exatamente o comportamento de uma valvula. Agora, outros efeitos como delay,chorus, reverb, etc, mesmo em pedais, alguns sao digitais, entao por que pagar 700 reais num DD7 da Boss, sendo que uma boa pedaleira vai ter todas as funções desse pedal fora as outras trocentas funções?

    Assim, nao quero dizer que pedaleiras digitais sao melhores que pedais analogicos e valvulas, quero dizer que, isso depende do ponto de vista. Tem gente por ai que diz odiar pedaleira, que o som sempre é as mesma droga que eh mto artificial e bla,bla,bla,bla, quando na verdade nao é bem isso, a não ser que sejam pedaleiras furrecas....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre pedais e pedaleiras