Ajuda dos handmakers(capacitor)

    Autor Mensagem
    Dark_Dunha
    Veterano
    # nov/11


    Pessoal, comprei vários componentes e depois qdo estava organizando aqui em casa me deparei com um capacitor diferente, pesquisei e vi que é do tipo "plate".

    Ele é retangular, cinza e na parte de cima pintado de preto. Veio escrito A10, quero saber se ele corresponde a 10pF.

    Obrigado.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    se por a foto dele ajuda a identificar melhor. Geralmente 10pf é um capacitor bem pequeno (pequeno mesmo) a menos que seja pra muito alta voltagem. Os unicos retangulares cinza que conheço são de poliester metalizado e geralmente de maior valor.

    Dark_Dunha
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Aqui estão as fotos, coloquei do lado de um resistor para efeito de comparação.

    http://imageshack.us/photo/my-images/72/20111129183340.jpg/

    http://imageshack.us/photo/my-images/444/20111129183416.jpg/

    Dark_Dunha
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Tenho outra dúvida, hj fiz algumas placas e depois de limpar com acetona ficaram manchadas de preto. Inicialmente achei que foi por falta de corrosão, mas havia corroido bem e por segurança coloquei uma devolta por mais uns 30 minutos e o resultado foi o mesmo. Isso pode ser devido a caneta que usei para fazer alguns retoques? As outras que eu havia feito ficaram boas e a caneta que havia utilizado era outra.
    Será que funcionam? Ficou tudo manchado entre as trilhas.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    a muito tempo eu não via um desses, é um capacitor de ceramica, muito provavel ser de 10pf mesmo. Que circuito esta montando que usa um cap de 10pf ? este é um valor muito baixo raramente usado em circuitos de pedal.
    Manchado entre as trilhas? parece que voce não esperou corroer o suficiente.
    Se as manchas estão sobre as trilhas, então corroeu demais e o percloreto conseguir penetrar sobre a tinta (é comum acontecer).
    Raspe uma pequena mancha entre as trilhas e veja se sai cobre. Entao tera que pintar as trilhas com esmalte deixando sem tinta as manchas e corroer de novo. Esmalte de unha segura melhor do que qualquer caneta.
    Outro detalhe que causa manchas é que as vezes acontece de corroer bem, mas o percloreto ja usado começa redepositar sobre a placa por falta de ficar agitando o liquido na hora de corroer, isso explica manchas entre trilhas, se for este o caso então é lixar bem toda a placa. Não sei se repintar e voltar pro percloreto as manchas desaparecem, nunca fiz este teste.

    Dark_Dunha
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    macaco veio
    Estou montando o Distortion+ da tonepad, lá pede um capacitor desses.
    Eu apenas limpei com bombril(não gosto de fazer isso) e ficou tudo certo.
    Valeu ai cara!

    Dark_Dunha
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Deu certo sim esse capacitor, montei o Dist+... no projeto do tonepad fala pra por 4558, mas li umas coisas no Pisotones e como tinha aqui a TL072, coloquei ela. Ficou muito bom!

    macaco veio
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    qualquer CI semelhante que colocar funciona, da uma pequena diferença de ganho (muito pouco) entre um e outro. O capacitor na posição que ele está é so pra evitar que o circuito pegue alguma estação de radio, funciona sem ele tambem, alias 10pf é um valor um pouco baixo, o mais comum é entre 50pf a 100pf (são os valores que vejo em varios circuito). É isso ai.

    Dark_Dunha
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    macaco veio
    Valeu pelas dicas cara!
    Mas o 072 tem mais ganho que o 4558 né?

    macaco veio
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    dificil de dizer porque a diferença de ganho é muito pequena e depende da marca do chip, varias companhias fabricam e costuma dar pequenas diferenças entre os fabricantes, por exemplo falava- se muito bem dos chips da JRC4558 como sendo melhores que os outros, mas é puro mito.
    A diferença maior esta no ruido de fundo quando o chip é usado para alto ganho (ruido HISSSS). O TLO72 é um chip mais novo e dizem ter menor ruido, alem de sua entrada ser de transistor fet que tem uma impedancia mais alta (em alguns circuitos é um pouco melhor pra guitarras). Da linha 45xx o 4580 é que promete menor ruido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda dos handmakers(capacitor)