Cry Baby wah: Dicas de durabilidade

    Autor Mensagem
    guitar_kevin
    Veterano
    # set/11


    Eaee galera blz??... bom, decidi criar esse tópico pois as vezes eu vejo algumas pessoas meio descuidadas e com problemas que poderiam facilmente ser evitados em relação a seus pedais de wah... e eu tenho algumas dicas relacionadas a isso, e gostaria de compartilhar com vcs...

    então lá vai....como já devem saber, esse pedal possui em uma parte de seu funcionamento, um sistema mecânico (sistema mecânico é no geral composto por engrenagens), que é o ponto inicial do seu funcionamento...

    E tanto o wah, quanto todos esses pedais que possuem algum sistema mecânico fazendo parte de seu funcionamento, certamente vão ter mais desgaste do que pedais digitais.

    E é a respeito desses desgastes que eu vou escrever aqui hoje..

    ...o pedal funciona mais ou menos desta forma: quando ele está ligado e você vai pisando nele, aquela engrenagem que eu citei gira uma peça chamada Potenciômetro, e conforme você gira o potenciômetro, você controla a abertura do som do seu instrumento, e é com o potenciômetro com que devemos ter mais cuidado nessa questão....

    bom então vamos ao que interessa...

    Eu tirei essas fotos com o meu Cry Baby gcb-95, que é a versão tbm chamada de original... olha ele.. :b

    para seguir oq eu fiz aqui vc vai precisar de: graxa branca, wd- 40, papel higiênico, uma chave phillips e um pouco de vontade... heheh.lllll

    A chave para a durabilidade do seu potenciômetro é a lubrificação.... quando vc compra o seu pedal, vc pode reparar em uma meleca branca na engranagem do seu pedal observando pela abertura
    Dessa forma.

    Aquela "meleca" na verdade é Graxa branca..e ela faz com que ao usar o pedal, o mesmo tenha menos desgaste...

    para colocar mais graxa, é muito difícil executar pela abertura do pedal, eu ate me lembro que na primeira vez que eu fui fazer eu peguei 2 pincéis e com um eu limpei a engrenagem e com o outro e passei mais graxa, mais foi muito ruim de fazer, e demorou pacas, então, vire o seu pedal e desparafuse - o, assim e retire a tampa...

    o que você verá sera mais ou menos isso... então retire os exessos da graxa antiga com um papel higiênico desse jeito, só tomando cuidado pra nao deixar pedaços de papel nas engrenagens...mas é difícil acontecer....

    bom, então depois de limpar a engrenagem, tirando aquela graixa antiga meio amarelada, chegou a parte legal.. heheh... pegue a sua bisnaga de graxa branca e coloque exatamente no centro das engrenagens, dessa forma, só q nessa foto como tava meio difícil segurar a câmera e colocar a graxa, ta saindo tipo uma "cobrinha" de graxa, eu aconselho encostar a ponta da bisnaga pra quando a graxa sair ela ja aderir às engrenagens.....

    em relação ao tanto de graxa q vc deve colocar, vc deve colocar o bastante para que todos os dentes da engrenagem estejam lubrificados, nao é tao pouco mais tbm nao precisa lotar a ponto da graxa "transbordar" para outros componentes do pedal.... creio que esse tanto de graxa ja de pro gasto....

    agora o wd-40.... seguinte, se vc morar no litoral, é bom SIM vc colocar o wd- 40 nos componentes metálicos dentro de seu pedal, pois a humidade do ar é maior e faz com que o oxigênio tenha mais contato com os metais, facilitando assim a oxidação, eu no caso nao estou aplicando em todas as partes, eu aplico apenas no potenciômetro, como podemos ver nessa foto aqui, entre a porca e a engranagem vc pode aplicar um pouco pois ali há a rotação do potenciômetro, mais na minha opinião esse item aqui não é de grande importância....

    outra dica também, é sempre quando não estiver usando, manter ele guardado, se vc nao usar uma pedalboard, tenha uma bag ou até mesmo guarde ele na caixa com os plásticos, é um saco ficar guardando toda hora.... eu estou com uma ideia aí de montar uma pedalboard... talvez eu começe hoje.. hehe :p

    Bom, então é isso... fazendo isso pelo menos 1 vez por mês vcs podem ter certeza q seu potenciômetro vai ter uma vida útil de 10~15 anos....


    Valeu!!!

    LeoBrazil89
    Veterano
    # set/11
    · votar


    guitar_kevin
    Bela dica mano!!

    parabens pelo post!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Aproveitando, uma dica:

    Geralmente há um furinho nos potenciômetros próprio para sua manutenção. Bastar lançar um spray limpa contatos por esse furo e depois girar bastante pra limpar. Nunca use WD-40 ou similares dentro do potenciômetro, pois depois de um tempo forma uma gororoba dentro do pot.

    Importante: depois de jogar o spray limpa contatos no furinho do potenciômetro e girar do mínimo pro máximo até dizer chega, espere por volta de 1h pra usar, explica o cara do vídeo abaixo, que demonstra como proceder:



    Abs

    guitar_kevin
    Veterano
    # set/11
    · votar


    LeoBrazil89
    Valeu cara, obrigado ! ^^

    MauricioBahia
    legal cara, mais uma dica ai... valeu!

    SollWinchester
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bom tópico, podiam oficializar a parada e deixar ali em cima pra todo mundo ver!

    Velvete
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Meu cry baby chegou hoje... só pra combinar com o tópico.

    ô bichinho chatinhod e usar! rs

    Tem que ter uma malemolência no pé que eu não estou acostmado.

    O meu (usado) não estava acionando a chave - isso com o pedal todo "pro agudo".

    Pus um pedaço de E.V.A. e resolveu.

    É comum a almof?adinha que clica na chave "amassar" e não alcançar a chave spdt?

    guitar_kevin
    Veterano
    # set/11
    · votar


    SollWinchester

    valeu... é seria bom pra ajudar ai o pessoal...


    Velvete

    então cara... eu nao sei se depois de usado pode ser q aconteça isso. pode ser que seja sim dependendo do tempo de uso do seu pedal...

    as minhas quando eu piso elas amassam e ja alcançam a chave...
    mais o meu pedal ta fazendo 1 ano comigo esse mês, comprei ele novinho....
    vc poderia substituí-las por novas, mas vc disse que ja colocou o e.v.a...

    vlw

    Azian
    Veterano
    # set/11
    · votar


    To que nem o Velvete ainda não tenho a manha de pisar no wah, dá aquela batida quando volta, pensei em colocar um pedaço de algum material que amorteça...enquanto estiver nesse estágio de aprender a pisar no wah sem dar uma ''patada'' ao invés de uma ''piasada wah~wah''.

    Muito bom o tópico.

    Velvete
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Azian

    Rapz,

    Pedal é coisa de baterista! he he he

    Mas vamos ver se como tempo não solto o Jimi Hendrix que há em mim! rs

    Abraços

    Azian
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Velvete

    haha pedal é coisa de baterista é, bem nessa... é dificil fazer uns wahs de leve sem dar uma pisadona que dá aquela batida infernal que daí sai WAH-wah em vez de wah~wah~.
    E falando no Jimi, quando usei ele de cara, fui direto tentando tocar voodo child.
    É, só mesmo o tempo e a prática pra resolver o negócio de tocar junto com o pé.

    guitar_kevin
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Azian

    então cara, no meu pedal, na parte de trás, tem uma daquelas almofadinhas q o velvete estava falando, mais eu percebi que as duas da frente sao de um material um pouco mais maleável, pra poder acionar a chave e dar uma amorteçida na pisada

    e na parte de trás tem só uma porém é de borracha, é mais dura e já está la pra esse propósito...

    vlw!

    Velvete

    IUAUIAehAEIUH... éh cara, é pura questão de prática, o seu chegou hoje, vc tem que pegar as manhas ainda, o q o pessoal gosta de fazer é ficar fritando uma frase rapida com distorção e vai abrindo o pedal pro agudo bem devagar, dá um efeito bem legal.... vixe cara, se eu ficasse aqui escrevendo sobre essas manhas o post ia ficar gigante... UAIEHaiehiueah...

    boa sorte cara, abç..

    guitar_kevin
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Velvete
    Azian

    ah, uma música q eu acho boa pra vcs treinarem o uso do wah é a civil war do guns n' roses... as frases de guitarra dessa música sao simplesmente geniais, e trabalham muito o feeling, que é o propósito principal do wah, tanto ate que é chamado de pedal de expressão

    expressão = feeling, modo de se expressar na musica....

    aquele solo do meio dela é bem tranquilo e expressivo com o wah, ótimo pra vcs treinarem, nao so pra vcs como pra todos q tao começando aí... pra mim tbm... kkkkk' ....

    Velvete
    Veterano
    # set/11
    · votar


    guitar_kevin


    Valeu irmão!

    E parabéns pelo tópico!

    Abraços

    Azian
    Veterano
    # set/11
    · votar


    guitar_kevin

    Hmm, colocar na frente tb..saquei. Vou ter que colocar mesmo uns ''amortecedores'' senão a durabilidade vai pro ralo. Obg. pelas dicas!

    Velvete
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Outra coisa...

    Quando eu liguei o pedal pela primeira vez o som só funcionava com o pedal não-acionado.

    Quando apertava a chave ele ficava mudo!!!

    Quando fui ver, a fonte estava fora da tomada (dããh)...

    Pois bem, um pedal com buffer seria capaz de permitir corrente mesmo sem fonte de energia?

    Outra coisa,

    Eu não senti perda de sinal absurda...

    O pedal parece perder volume quando está todo pra cima(grave), e ganha volume quando está todo pra baixo (agudo)

    Abraços

    guitar_kevin
    Veterano
    # set/11 · Editado por: guitar_kevin
    · votar


    Velvete

    eu acho que sim cara, tem uma alteração q o pessoal faz pra nao ter perda de sinal da guitarra quando o sinal dela ta passando pelo pedal desligado..... eles trocam a chave SPDT por uma DPDT, e fazem umas alterações no ligamento dos componentes q passam pela chave do pedal... tornando ele True-Bypass nada muito complicado... depois dessa alteração creio que o pedal permita corrente sem fonte, eu n sei ao certo...

    quem pode te explicar melhor é o Rowashburn.... ele fez esse topico falando sobre varios componentes do pedal...

    abç

    Velvete
    Veterano
    # set/11
    · votar


    guitar_kevin

    O Pedal é original! Abri para vericar se a chave não estava com problemas e era uma Spdt!!!

    E agora, pq o pedal permite a passagem de sinal (com ele não acionado) mesmo sem estar conectado a fonte?

    Abraços

    guitar_kevin
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Velvete

    porque um pedal desligado [no botão] é a mesma coisa que um pedal desligado fora da tomada... nao tem corrente de energia...

    eu acho q é isso..

    abç

    Velvete
    Veterano
    # set/11
    · votar


    guitar_kevin

    Se não tem corrento, o sinal não passa...

    Um pedal desligado da fonte só passa o sinal se for chave dpdt...

    Agora, se a SPDT do Cry baby tb permite isso eu não sei.

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cry Baby wah: Dicas de durabilidade