Sera que os Pedalboards gigantes e pesados estão com os dias contados? LEIA!

Autor Mensagem
Btardelli
Veterano
# ago/11


Bom, esta idéia me veio na cabeça ontem, quando teve mais uma audição no conservatório aonde tenho aulas...
Eu comecei a perceber que de audição em audição, o numero dos pedalboards ia diminuindo, chegando ao cúmulo de ontem só ter eu com um pedalboard "tradicional", ou seja, com todas as latinhas separaradas para cada efeito. Tinham MultiFx de todo o tipo, POD´s HD 300 e 500, digitech, Zoom´s G9 e G7 e até algumas mais antigas, como a Boss GT-6 e GT-8, digitech RP-6, etc. Muitos, é verdade, tinham o que eu chamo de "set hibrido" ou seja, com MultFx para efeitos e drives analógicos, e então me surgiu essa duvida, será que os pedalboards "tradicionais" gigantescos, com vários pedais, cabos e fontes tendem a sumir, e entrar em seus lugares os "sets híbridos"?
Quantos de vocês usam esses sets? Quem jamais abandonaria seus pedais? Quem acha que eles serão extintos um dia, rsrs?

Marcosrcf
Veterano
# ago/11
· votar


Btardelli

Tenho pedaleira (ME-50) e estou começando a montar um pedalboard (só latas), a idéia é usar o set no lugares mais "legais", e pros shows pequenos e etc levar a pedaleira.

Guitarrista é uma raça lazarenta, podem inventar o que for que sempre vai aparecer um preso no passado. Mesmo que a novidade seja muito melhor que o antigo.

ogner
Veterano
# ago/11
· votar


Btardelli

Retrato do mundo moderno....Tudo uma M$&#@

\o/

É só vc ver seus idolos, oq eles usam e tire suas conclusoes!!

Qual guitarrista ( referencia, guitar-Hero, profissional ) que vc ja viu no palco usando um tréco desses?? Um ou dois ate eu sei, mas me mostra 5!! Nao vale guitarrista de banda de baile! hehe

Pronto agora pega fogo!!

Caos!!

assacinodeemos
Veterano
# ago/11
· votar


Eu tenho 3 sets
Hibrido:so quando estou na correria tem um pod e marshall guvnor é só ligar e tá feito.

Só pedaleira:Geralmente pra tocar na igreja,e estudar ,x-vamp só clean ou drive leve.

Só pedais: em estudios e shows , mas apenas quando estou com paciencia se não pegoo hibrido mesmo rsrsrsrs

guitarg3
Veterano
# ago/11 · Editado por: guitarg3
· votar


cara.. eu sou do seguinte pensamento.. nos músicos "amadores" (entende-se como amador aqueles que não vivem da música nem tem condições para exigir um equipamento de qualidade no palco) quando vamos fazer nossas apresentações geralmente o que encontramos no local é um amplificador de guitarra meia boca, isso quando tem um amplificador para guitarra, sendo o mesmo microfonado com um mic muitas vezes vagabundo, ligados com cabos vagabundos.. ou seja.. chega um som no PA ruim e nem um pouco parecido com o q vc axa q é bom... e se você quiser ter seu próprio kit sabe o absurdo que irá pagar de um bom amplificador, um bom set de pedais, um bom microfone.. e ainda tem que contar com a sorte do técnico de som...


Em uma pedaleira boa você pode simular tudo isso dentro dela.. pode escolher entre amplificadores fodões que provavelmente vc nao teria dinheiro pra comprar todos eles, pode simular vários efeitos que vc gastaria uma grana gigantesca para tê-los em pedais, pode simular os melhores microfones que existem no mercado hj em dia e sua posição no ampli, ou seja, vc pode cuidar de tudo.. sem depender de ngm de fora.. e só enviar o sinal da sua pedaleira para a mesa de som. Nesse caso vc vai saber exatamente o q vai sair no PA, diferente do primeiro caso. Fora a praticidade para carregar né?

Então eu sou adepto sim a uma boa pedaleira ao invés da primeira opção, mesmo pq eu nao tenho dinheiro pra conseguir tudo que eu consigo numa pedaleira boa com um set analogico + amplificadores fodões + microfones caros... e a tecnologia hj das pedaleiras está tão avançada que vc consegue excelentes resultados com uma se tiver paciência para timbrá-la.


Sobre o q o ogner disse sobre os guitarristas ídolos nossos.. na época deles a tecnologia das pedaleiras digitais não era algo bom como hj em dia.. fora q eles são ricos né.. eles podem ter td q uma pedaleira oferece porém fisicamente.. ai fica fácil.. agora para nós pobres mortais...

Doggy
Veterano
# ago/11
· votar


A Axe-FX vai chutar a bunda de qualquer equipamento algum dia, tenho dito.

edalko
Veterano
# set/11
· votar


Minhas conclusões:

1) ainda não inventaram pedal de drive que supere o som de um bom amp valvulado.

2) os drives em latinha, superam em muito o drive das pedaleiras, além de serem mais fáceis de timbrar,

3) se der pau na pedaleira, acabou o show. Se um pedalzinho estragar, é só tirar ele da cadeia de pedais.

4) pedaleira é muito mais versátil e leve.

5) a possibilidade de obtenção dos mais diversos sons e montagens de cadeia de efeitos com pedaleira é absurda, porém o ponto que eu acho o mais negativo, é que vc tem que conhecer MUITO todas as funções da pedaleira, e tem que ter MUITO TEMPO livre para conseguir timbrar e obter um som, no mínimo, decente.

Já com pedais, o som ta pronto. Ali. Só regular o básico e pau!

6) com a onda de criminalidade existente, a tendencia é que muita gente tenha pedais em casa e use uma pedaleira básica para apresentações.

7) tenho visto muitos usarem vários drives, wah e volume, e um pedal tipo Zoom G2, Line6 M5 ou M9, para efeitos.

Diminui pra caramba o peso e dimensão do case, e além disso mantém a qualidade do som.

daniel.damin
Veterano
# set/11
· votar


Btardelli
Marcosrcf


Posso até parecer um velho, inflexível e antiquado, mas...


1. Drives de pedaleiras não me agradam. FATO!

2. Drives de pedaleiras não chegam aos pés de drives de pedais.

3. Pedaleiras são mais práticas? Sim!

4. Particularmente, acho demais ter todas as latinhas ali, reguladinhas, com a essência do som. Aquele pedal board gigantesco, que enche os olhos...oooooo beleza!

5. Já tive pedaleiras, hoje tenho muitos pedais e pretendo comprar mais. NÃO ME ARREPENDO DA TROCA.

6. Faço a seguinte analogia:

PEDALEIRA = TECLADO
PEDAL = PIANO

Saca?

Dreh28
Veterano
# set/11
· votar


Essa discussão nunca vai acabar!

Eu acho que o que eu posso contribuir com o tópico é dizer:

- COMPRE OS PEDAIS OU PEDALEIRA QUE AGRADE OS SEUS OUVIDOS.

É importante trocar idéias, saber opiniões, mas se vc agradar primeiramente a VOCÊ MESMO, existe uma boa chance do seu som tbm agradar a outras pessoas.

Eu acho que é importante ter um timbre como referência, mas nunca ficar noiado achando que vc tem que ter o timbre de não sei quem, pq essa busca pode ser muito frustrante. Para mim, o único cara que tem o som de Jimi Hendrix na guitarra é o próprio JIMI. O conjunto GUITARRA + JIMI ainda não pode ser substituído por qq pedal ou pedaleira.

Lembrando: Quando vc começa a tocar guitarra, geralmente o seu som só agrada a vc mesmo, e conforme o tempo vai passando, ele deixa de te agradar e as mudanças vão ocorrendo até o dia que vc consegue agradar a sí próprio e as pessoas que estão lhe ouvindo.

Btardelli
Veterano
# set/11 · Editado por: Btardelli
· votar


ogner
Marcosrcf
assacinodeemos
Para falar a verdade, toda vez que eu vejo uma M13 da line6 minhas maos começam a coçar para não comprar... Eu ja até dei um lançe no ebay, mas acabei desistindo... na MINHA OPINIÃO, esse sera o set do futuro...MultiFx para efeitos em geral e Drives analógicos, porque dnovo na minha opinião, como o daniel.damin e o edalko falaram, ainda não criaram nem uma simulação de drive que supere as latinhas...

Doggy
Eu não tenho grana para encomendar um troço dessses, e mesmo se tivesse, não compraria, pelos videos que eu vi na net ela é dificil pra carvalho de timbrar...
abç

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar


Btardelli
Pô, e o prazer de fazer o sapateado...?
E o prazer de olhar pro set e ver aquelas latinhas coloridas?!
E a satisfação de comprar pedal por pedal...???

Hehehehe... Eu não pretendo me desfazer não!!

:)

Um aceno de longe!!!

Hansen
Veterano
# set/11
· votar


Pedais analógicos são bons, são o ponto de referência dos efeitos digitais.

Pedais digitais sempre vão soar "menos realistas", em parte pela atmosfera criada em torno do set analógico e em parte pela própria evoluçào do sistema digital, que agrega muito mais do que somente o pedal: simula o ambiente, o amplificador, a saída...

Mas a evolução tem que existir. Assim como pedais e amplificadores foram uma evolução quando foram lançados.

Se o Jimi Hendrix fosse reacionário, estaria tocando guitarra de caixa de charuto.

Btardelli
Veterano
# set/11 · Editado por: Btardelli
· votar


Del-Rei
Pô, e o prazer de fazer o sapateado...?
Esse é o problema pra mim, rsrs
agora me botaram para cantar na banda, e eu não tenho tantos neuronios para sapatear, cantar e tocar ao mesmo tempo, então diminui bem as latinhas, agora só o extremamente util...

E o prazer de olhar pro set e ver aquelas latinhas coloridas?!
E a satisfação de comprar pedal por pedal...???

Muito provavelmente, eu não pare de comprar latinhas, essa porr@ é um vicio!

Também não vou me desfazer, o que eu vou fazer, provavelmente (se eu não contiver minha G.A.S e comprar a M13), vai ser usar a M13 para modulações, e Drives analógicos, até porque, meu chorus, meu delay e meu reverb (o que eu usaria da M13, além do comp, looper, etc) são todos digitais, o que mudaria é colocar tudo junto, sacou?
abç

chicrito
Veterano
# set/11
· votar


isso é questão de gosto, eu mesmo já troquei de pedais várias vezes esse ano, por isso que prefiro os pedais separados, a liberdade é bem maior.
pra quem usa multi-fx tem a vantagem do pacote fechado, o usuário adquire maior domínio, uma vez que está preso àquele set.
repetindo, é uma questão de gosto

ps.: no caso de novas multi-fx com usb que podem ser atualizadas e modificadas, de repente a coisa muda pro meu lado

Btardelli
Veterano
# set/11
· votar


Outro ponto é que se eu me conheço, eu vou acabar montando um set mais ou menos assim...

Ta bom, exagerei um pouco, só que eu me conheço, iria acabar colocando um drive ali, um chorus porque nao gostei do da pedaleira, um wha porque a M13 não tem, e ai quando for ver, tenho um ogro 1000x maior que meu antigo set, foi isso que controlou minha G.A.S esses dias...

chicrito
Veterano
# set/11
· votar


Btardelli

um wha porque a M13 não tem

a m13/m9/m5 tem vários modelos de wah, é só comprar um pedal de expressão (2 no caso das m13/m9)

Magrinho123
Veterano
# set/11
· votar


Cara, eu sou muito minimalista... por mim eu uso só guita+amp (valvulado 12")... o que eu pretendo ter é um EQ (de preferência um dunlop 10 bandas, mas começarei um um mais barato) e um TS (farei um handmade enquanto não tenho dinheiro pra comprar um 'de verdade'). O reverb eu uso do amp mesmo, delay eu não sou mto fã, uso só em algumas gravações...

Magrinho123
Veterano
# set/11
· votar


Enfim, 'será que os pedalboards monstruosos estão com os dias contados?'
Resposta: Não, longe disso, nunca vão acabar... isso pelo simples fato de que drive de pedais é mto mais loco. Mas o que acontece com toda certeza é esse dilema na cabeça dos guitarristas que tocam muitas músicas diferentes: se matar com milhões de pedais ou ter um timbre específico com um simples clique? É óbvio que pedaleiras vão dominar a maior parte do mercado (se já não o fizeram) pq além disso facilitam muito gravações direto em linha, mas elas nunca vão substituir o gostinho puro dos pedais... É como dizer que os amps SS vão acabar com os Valvulados... é óbvio que os SS tendem a ganhar mercado por serem mais convenientes, mas nada supera o belo som de válvulas fritando!

não sei se consegui ser mto claro, mas é isso que eu penso

Magrinho123
Veterano
# set/11
· votar


o que quis dizer é que o 'objetivo timbrístico' sempre será assombrado por pedais, mas este só será efetivado quando a ocasião dar a liberdade suficiente...

DOLLAR
Veterano
# set/11
· votar


Acabei de fazer o contrário, me desfiz de uma pod hd400 e estou montando um set de pedais de qualidade.

agora tenho tbm um amp valvulado acedo 296.


Os drives de pedaleira, nunca consegui um que me agradasse de verdade. os cleans e crunch eu gostava bastante.


Pretendo adquirir um guitar link, pra usar o guitar rig e brincar algumas vezes e gravar tbm.


Pedaleira tem um contra que ninguem aqui falou:

Quando lança um novo modelo, vc já pensa em vender a sua e comprar aquele modelo novo.

Conclusão? Tem que timbrar tudo denovo, aquelas milhares e milhares de horas novamente. Quando eu tinha pedaleira, até gostava no inicio, mas depois que vc perde mais tempo timbrando do que tocando, desisti de pedaleira.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Meu set é hibrido: uma MultiFx digital pra modulações, um delay digital, duas distorções analógicas e um booster. Tudo num pedalboard PB-12 da Landscape, que por sinal arrebentou a fivela (de plástico) da alça de ombro devido ao peso. É, pedaleira pesa!!! E olha que eu nem uso wha... Enfim, acredito que a melhor composição é tentar fazer um set compacto, independente da tecnologia.

Pra saber da pedaleira dos pros, um dica:

Experience Hendrix Tour 2008 - Fotos dos equipos dos "Pros"!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/222237/

Pro Pedalboards 2010 - Deftones, Alice in Chains, Dave Matthews Band, Eric J, Bonamassa
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/246522/

Tirem suas conclusões!

Abs

RProdrigues
Veterano
# set/11 · Editado por: RProdrigues
· votar


Concordo com o que escreveram
ogner
edalko
daniel.damin
MauricioBahia

Eu acho que a o ponto crucial está nos drives. Como foi colocado os pedais e amps valvulados superams modulações nem tanto.
Eu acho que muitos escolhem pedais por conta de uma relação tátil/auditiva( a famosa dinâmica) que os pedais/ amps valvulados proporcionam. Eu consigo tirar um som parecido com o que tiro na pedaleira mas não com a mesma sensação de dinâmica que tenho com pedais(usando drive).
Com sons limpos modulados(reverb, delay, chorus) acho que rola. Com Phaser nunca tive boa experiência com pedaleiras, nunca soaram como um bom MXR Phase 90.
Acho que para quem toca high gain, tudo com alto volume, palhetadas vigorosas, com pouca dinâmica pedais ou pedaleiras fazem pouca diferença( se bem que não vi um POD live no set do satriani)
Por fim, não existe uma experiência totalmente objetiva nesse assunto e em muitos outros na vida.
Por fim, eu acho que tanto os pedais quanto pedaleiras servem mesmo pela portabilidade( não entendo esse negócio de dizer que pedais não são portáteis), por que não dá para carregar nas costas uma câmara de reverb como essa, por exemplo: Câmara de Reverb

ogner
Veterano
# set/11
· votar


RProdrigues

É por ae. E sabe mais, que nao comentaram por aqui?

Sabe pq "profissionais" nao usam pedaleiras? Pq eles sabem o som deles, já tem seus timbres e sabem como acha-los, isso é amadurecimento musical. Uma pedaleira, a mais simples que seja um Digitech sei lá oq, básica, vem com tanto frufrufru, tanta modulação esdruxula, que sempre, sempre, sempre fica subultilizada...E pra que isso?!? O ponto é que no fim eles valem a pena ( talvez ) pelo valor de vir 500 efeitos ( mesmo com qualidades duvidosas) mas na verdade vc vai usar 5. Pedaleira é olho gordo!! ahuehuahueh!!


Estou me atentando a cerne do topico, as pedaleiras de pedais vão sempre existir, para alguns..Sempre!! Agora bandas de bar, cover, baile, o cara precisa de versatilidade com o maximo de praticidade etc...ae pedaleira pode ser uma boa...Mas pedais sempre vão existir..Não questão de evolução como estão comentando, nada a ver, na minha opinião apenas questão de escolha!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Neste tópico: Show de reacionários.

RProdrigues
Veterano
# set/11 · Editado por: RProdrigues
· votar


Die Kunst der Fuge

A revolução está acontecendo e eu não tinha visto. Os guitarristas revolucionários estão montando barricadas com pedaleiras e seus PODs vermelhos, V amps azuis e Ibanez JEms brancas
E os velhos guitarrístas conservadores estão se agarrando à suas velhas crenças valvuladas, stratos, telecas, les pauls, gravadores de rolo, delays de fita, etc...hehehehe

Marcelo Bico
Veterano
# set/11
· votar


Depende de cada um. Gosto é pessoal. Se tem gente que curte as latinhas, não é necessariamente um reacionário, assim como um que usa pedaleira não é um moderninho.

Em casa eu uso um cd player espetado em um receiver que tem quase a minha idade. Tenho um VHS ligado a uma TV LCDHD3Dfull-nao-sei-quantas-polegadas. Mesclo modernidade com o vintage numa boa. Nem sempre o antigo é melhor e às vezes é preciso um equipamento ultrapassado para alcançar certos resultados.

No caso dos pedais x pedaleiras: já tive pedaleira e não me adaptei por dois motivos: não achava legais os efeitos e não consegui ajustar nem 10% dos efeitos disponíveis. Mas adorava a praticidade que ela me dava.

Passei a usar pedais, me adaptei muito mais facilmente a ajustá-los e gosto muito do timbre deles. Em compensação tenho muito menos efeitos disponíveis e carregar a tralha para um show é um parto.

Acho que as duas soluções têm vantagens e desvantagens, algumas subjetivas e outras mais objetivas. Ao gosto do cliente.

renatocaster
Moderador
# set/11 · Editado por: renatocaster
· votar


ogner

Qual guitarrista ( referencia, guitar-Hero, profissional ) que vc ja viu no palco usando um tréco desses?? Um ou dois ate eu sei, mas me mostra 5!! Nao vale guitarrista de banda de baile! hehe

Nuno Bettencourt tem andando por aí com uma Boss GT-8 debaixo do braço. Deve ser porque ele tá tocando com a Rihanna agora, hehehehe.

Marcelo Bico

Depende de cada um. Gosto é pessoal. Se tem gente que curte as latinhas, não é necessariamente um reacionário, assim como um que usa pedaleira não é um moderninho.

Concordo plenamente! Eu não tenho bagagem suficiente pra determinar se é melhor ter pedais ou ter pedaleira. Não sigo esses paradigmas, sou a favor da tese do: Testou? gostou? Pagou? Então leva, independente se é X ou Y!

Até pq muitos por aí, profissionais ou não, possuem set de pedais gigantescos apenas para manter uma imagem meramente ilustrativa, hehehe. Sempre tem um ou outro pedal que fica esquecido naquela montoeira toda.

Neste caso, aqui também se aplica aquele revés de pedaleira, onde nem sempre todos os recursos são utilizados. Ou seja, pode rolar segregação de efeitos em ambos os casos.

Lu_Soares
Veterano
# set/11
· votar


Tô nessa de enxugar o set, to usando só o drive do amp que é muito versátil, tem 2 opções de valvulas, Line 6 M9 no loop e um Wah Wah Morley Bad Horsie 2. Pronto !

Renato F
Veterano
# set/11
· votar


Será que os Pedalboards gigantes e pesados estão com os dias contados?
Não, pedalboards gigantes não estão com os dias contados enquanto existirem:

1 - músicos loucos por pedais analógicos;
2 - músicos que não suportam efeitos digitais;
3 - músicos (como eu!) com disposição pra carregar a tralha toda, que vc acredita ser o melhor pro seu som;
4 - roadies (pra quem pode pagar).

Abraço!

daniel.damin
Veterano
# set/11
· votar


Renato F.

Falou tudo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sera que os Pedalboards gigantes e pesados estão com os dias contados? LEIA!