Problema no pedal de expessão handmade

    Autor Mensagem
    jpdiman
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: jpdiman


    Enfim hoje abandonei a preguiça e coloquei a "mão na massa", fui a uma loja de eletrônica na cidade e comprei os materiais para fazer um pedal de expressão pra minha zoom G2 (cabo stereo, plug stereo, jack stereo, e potenciometro).

    O potênciometro, o que o cara conseguiu me arrumar foi um LINEAR de 100k, e não LOGARITMO como fala no projeto do handmades, e por chutar que não havia lá muita diferença entre o linear e o logaritmo, acabei pegando o linear mesmo.

    E então comecei a soldar, primeiro fiz o cabo (deu um trabalho do cão), e depois soldei o cabinho entre o jack e o potênciometro, PORÉM, o jack tem 5 terminais e eu não tinha certeza de qual utilizar, e então pelo olhômetro fiz a ligação. Na primeira tentativa não deu nada, depois troquei a ligação de um que eu achei que havia possibilidade de ser o outro, e então....... Quando eu giro o potênciometro a pedaleira vai pro modo "bypass" ou seja, vai pro afinador.

    Agora a pergunta que não quer calar, o problema tá na ligação jack-potênciometro ou o problema é por o potenciometro ser linear e não logaritmo, OU ENTÃO AINDA, porque eu não soldei nos terminais do jack ainda, justamente por não ter certeza, então como é aqueles terminais de furinhos, enrolei o cabo ali, talvez isso?

    Por favor me ajudem, essa é a primeira vez que tento fazer alguma coisa relacionada ao assunto, tanto que meu ferro de solda comprei ontem, obrigado!

    jpdiman
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    MEU DEUS não sei o que eu fiz mas funcionou agora KKKKKKKKK deve ser problema de Osmar... Soldarei então mas deixarei o tópico em aberto pra caso de problema novamente

    jpdiman
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Enfim algo está errado, ainda não está montado, mas o wah está invertido, no zero ele está "wah" e quando gira ele todo, vai pro "woh". Até ai tudo bem, mas nos meus outros patches, se eu deixar o "pedal" no 0, vai ficar sem volume, aí é dificil...

    Onde está o erro?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    jpdiman: e quando gira ele todo, vai pro "woh".

    Vc pode inverter isso calibrando na regulagem da Zoom, não?

    Abs

    jpdiman
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Obrigado rapaz, fuçarei meu manual

    jpdiman
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Entendi o que você me disse, eu tinha deixado no "WU" que é Wah UP, e então mudei pro "WD" que é o Wah Down... MAS no UP o som sai direitinho do "woh pro wah" (girando do 100 ao 0), e no DOWN eu giro ele inteiro e não percebo diferença no som..

    O que pode ser? D:

    jpdiman
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Enfim ele parou de funcionar e conforme uns movimentos ele voltava. Acho que é do cabo pelas gambiarras que fiz (porra é dificil soldar um cabo stereo, muito cabo pra pouco espaço)

    Refarei as soldas

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    jpdiman: Enfim ele parou de funcionar e conforme uns movimentos ele voltava.

    Na luz do dia, com calma, revisa as soldas. Lembrando que o bico do ferro deve estar limpinho antes de soldar. SEMPRE limpo é o mantra. Isso não é capricho não, mas uma necessidade pra que a solda fica legal.

    Abs

    jpdiman
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: jpdiman
    · votar


    É, foi o que eu fiz, depois de ficar a tarde inteira soldando desisti e desfiz tudo... Sábado pretendo retomar, obrigado novamente MauricioBahia

    Edit: No faz e desfaz das soldas, acabei estragando um plug e vou ter que voltar na loja... Devo pegar um pot logaritmo?

    jpdiman
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Enfim eu acho que desisti, não tenho mais ideia.

    Hoje passei na loja e re-comprei cabo stereo, comprei plugs de maior qualidade, e comprei um POT LOG de 220k.

    Soldei tudo de novo, ficou tudo certinho o cabo e as soldas, e então na hora de girar o potenciometro, ele tá assim:

    Do 0 até o 30 mais ou menos, ele funciona certinho como expressão. Dai do 30 até o 60 ele deixa a pedaleira em bypass, e do 60 até o 100 ele funciona como expressão de novo.

    Tentei todas as possiblidades nos 5 terminais do jack e não deu em nada, a menos que alguem me diga onde esta o problema e como resolver, eu desistirei e farei um footswitch simples pra acessar o afinador com uma pisada.

    Obrigado aos que ao menos leram.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema no pedal de expessão handmade