Pedal e Pedaleira São Diferentes?

    Autor Mensagem
    michelcabral
    Veterano
    # mar/11


    Olá 1º Gostaria de Saber de Pedal é Diferente da Pedaleira?
    e 2º Se o Pedal faz Aquele Efeitos Limpos, Suave, e Gostoso de Se Ouvir, dá pra fazer efeitos com pedal para as Musicas de Satriani, Guns N' Roses, John Mayer, Steve Vai, e Air Supply com a Musica Lonely is the night? (logo no começo tem um solo de guitarra muito lindo).

    maspn
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    michelcabral

    uma pedaleira ela "simula" os efeitos de vários pedais.
    entendeu?

    pedal de distorção, será apenas distorção...

    já na pedaleira pode ter wawah, distorção, delay, chorus, reverb, afinador, etc... tudo junto...

    mas eu prefiro os pedais, mesmo da boss, do que uma zoom com mil efeitos...

    Bog
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    michelcabral

    Existem duas coisas que podem ser chamadas de "pedaleira".

    A primeira (e original) é o que em inglês se chama de "pedalboard". É simplesmente uma caixa/tábua/plataforma com os pedais ligados, organizados e alimentados. Obviamente, nesta definição uma pedaleira é simplesmente um conjunto organizado de pedais.

    A segunda definição se refere a multi-efeitos, normalmente digitais. Uma pedaleira neste sentido também agrupa vários efeitos, mas em vez de vários pedais você tem uma unidade monolítica fazendo tudo. Cada unidade dessas tem recursos próprios, mas normalmente espere encontrar coisas como compressor, equalizador, reverb, delay, um punhado de modulações, simulações de pedais de drive e de amps, e mais um monte de outros efeitos. O que eu vou dizer abaixo se refere a esta segunda definição.

    Existe uma discussão INFINITA sobre se pedais separados são melhores que uma pedaleira digital. Muitas vezes, essa discussão é alimentada por mitos e por comparações no mínimo injustas. Por exemplo, sempre aparece aquele cara que tinha uma pedaleira das mais baratas e depois de comprar um punhado de pedais - cada um deles sozinho mais caro que a pedaleira que ele tinha - conclui que "pedal é melhor que pedaleira". Outra constante é o pessoal que diz que "digital não presta", e por isso compra pedais separados... só que no meio deles tem um eventual reverb digital, chorus digital ou delay digital! Sim, existem pedais digitais - e alguns deles rodam algoritmos idênticos aos de certas pedaleiras (a Boss vive fazendo isso).

    O risco de generalizar para este lado é fazer coisas do tipo comprar 10 pedaizinhos meia-boca e achar que isso é melhor que qualquer pedaleira digital. O problema é que esses pedaizinhos meia-boca fazem ruído e comem sinal, e 10 deles em série estragam o sinal mais do que qualquer conversão analógico-digital-analógico.

    Por outro lado, muitos pedais fazem coisas especializadas que você dificilmente consegue com uma pedaleira. Alguns pedais são MUITO mais fáceis de configurar, e *bons* pedais comem menos sinal do que uma pedaleira que faz conversão analógico-digital-analógico. Note que um pedal faz menos coisas que uma pedaleira, e normalmente você paga mais para ter menos. É quase que uma obrigação que o pedal então faça melhor.

    e 2º Se o Pedal faz Aquele Efeitos Limpos, Suave, e Gostoso de Se Ouvir

    Depende do pedal, oras. Existe pedal bom e pedal ruim. E entre os dois extremos, existe um monte de pedais que fulano acha bom e ciclano acha ruim. Ainda mais quando você usa critérios tão subjetivos quanto Efeitos Limpos, Suave, e Gostoso de Se Ouvir. Não dá para generalizar deste jeito.

    maspn
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    michelcabral

    cara, dificilmente tu ira conseguir o som de um clean fender e um som quente de um marshall 2555 pra tocar tudo isso que quer...
    procura a sua pegada.

    Bog
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Bog
    · votar


    maspn
    uma pedaleira ela "simula" os efeitos de vários pedais.

    Isso é meio verdade e meio mito. Processamento de sinais é processamento de sinais, seja feito por meio de circuitos analógicos ou por meio de algoritmos. A maior parte das pedaleiras simula ALGUNS efeitos de ALGUNS pedais, ou ALGUNS aspectos de ALGUNS amps. Mas muita coisa não é simulação de nada. Um equalizador paramétrico de 10 bandas, digital ou não, não precisa simular nada. Certos algoritmos de delay ou reverb fazem coisas muito difíceis de se conseguir com um circuito analógico - ou seja, eles não estão simulando nada. Algumas pedaleiras têm algoritmos de distorção que não são simulação de nada específico, e algumas chegam a ter modelos de preamps que não existem fora daquela pedaleira.

    Se você levar as coisas a extremos, vai começar a dizer também que pedais de distorção são meramente simulações da saturação de válvulas (uma meia verdade), ou que pedais de reverb e delay são meramente simulações das reverberações de um ambiente (1/4 de verdade)...

    maspn
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    uma dúvida que tenho é sobre a marshall,
    ela lançou aquele guv'nor e no site diz que ele simula o drive de um jcm900, é sério isso?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal e Pedaleira São Diferentes?