Problemas na confecção de PCI!

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # mar/11


    Problemas problmas e problemas...

    Enfim, fui tentar fazer a minha primeira placa ontem, e saiu uma cagada:

    1 - Imprimi o layout com impressora jato de tinta no papel transfer. Beleza.
    2 - Lixei a parte de cima da placa até tirar o metal(cobre?). Depois limpei.
    3 - Depois, passei com o ferro e um pouco de agua, a tinta do transfer para a placa, mas junto com a tinta, fixou o papel, e não transferiu lá muito bem a tinta.
    4 - Depois, mergulhei no Percloreto para corroer. Deixei uma meia hora.
    5 - Tirei do percloreto e passei o bombril com detergente, mas tirou tudo e a placa voltou ao normal, como depois de lixar o cobre, sem trilha nenhuma marcada.

    Perdi mais de hora nisso ontem, ja era quase de madrugada. Fiquei puto e desisti. O que eu tava fazendo de errado? Foi porque eu imprimi com impressora jato de tinta ao invés de laser? Temperatura do ferro? Ter usado agua no transfer para transferir o toner para a placa?

    To perdido =S

    Valeu!

    ghb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    2 - Lixei a parte de cima da placa até tirar o metal(cobre?). Depois limpei.

    Tirou o material condutor da placa??? Deixou a placa só no fenolite? Seria esse o erro, se eu entendi corretamente.

    janick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ghb
    http://blog.tctech.com.br/eletronica/tutorial-para-fabricacao-caseira- de-placas-de-circuito-integrado

    Então não tem que tirar o metal? Só polir? Pqp, um site que eu achei o FDP falou que tinha que lixar.

    janick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    http://www.cncmania.com.br/site/tutoriais_placa_pci.asp

    Ah, aqui...

    E aqui, o toner não passou direito pq eu tentei com impressora jato de tinta, é isso?

    ogner
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    janick

    Jato de tinta não rola..é feita de agua!! tem que ser toner...
    Faz uma copia "xerox".. Vai melhorar...Limpe bem a placa antes com bombril e sabão neutro/coco pra tirar toda gordura...

    No site do handmades se nao me engano tem um turorial perfeito...

    Quanto ao papel, ja consegui em A4 normal, mas imprimir em papel adesivo ( do lado que fica depois que vc tira o adesivo fica mais facil)

    Mas os ultimos que fiz consegui bons resultados usando papel comum mesmo...Mas com xerox...Jato de tinta nunca fica bom aqui...

    Agora que li ali, e parece que vc ta meio enrolado ( veja handmades)

    1 - xerox do layout.
    2 - lave bem a placa com bombril e tire a gordura
    3 - Posicione o layout sobre a placa limpa ( fixe com durex nas laterais pra nao "mover"
    4 - passe o ferro com moderação e bom senso...Eu uso BEM quente..nao sei por quanto tempo...Vc percebe e sente quando parece que as trilhas já estão "grudadas" na placa...
    5 - jogue a placa num recipiente com agua e deixe bastante tempo, eu deixo ate o papel começar a se desfazer ( fica mais facil retira-lol dem danificar as trilhas)
    6 - tira d'agua e retire o papel com as maos CUIDADO...depois lave e tire totalmente o papel, costumo lavar com a parte aspera das esponjas de cozinha....

    Obs: É bom ter uma caneta ( de escrever em cd) as primeiras placas podem sair meio danificadas e com caneta da pra consertar..

    Acho que é isso...

    ghb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    janick

    Então não tem que tirar o metal? [/i]
    Com certeza não, apenas passe um bombril para dar um brilho na placa. Eu limpo com bombril e detergente para o brilho e tirar sujeira e gordura dela.

    E aqui, o toner não passou direito pq eu tentei com impressora jato de tinta, é isso?
    Eu já usei jato de tinta, mas laser é com certeza melhor. Faz o seguinte, depois de transferir as trilhas para a PCI (em cima do cobre haha!!!) reforce-as usando uma caneta para retroprojetor, além de corrigir certas imperfeições na PCI. Esmalte também funciona, mas a sua mãe não vai gostar da ideia kkk. Projetos pequenos eu faço só com cante de retroprojetor.

    4 - Depois, mergulhei no Percloreto para corroer. Deixei uma meia hora.
    Meia hora é muito tempo hein?! Faz um furinho na ponta da PCI e passa uma linha, então com essa linha você vai tirando ela de tempos em tempos para ver o andamento da coisa. Percloreto "novo" e concentrado acelera as coisas, em 30min ele vai corroer tudo de uma PCI pequena.

    Deopis de tudo feito, você tira a marcação da PCI com o bombril novamente e vê lá as trilhas de cobre. As falhas você corrige no estanho.

    janick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Hm! Entendi galera
    Mas concentrado quanto?
    Quantas gramas em quantos ml de agua?
    E aqui, eu vi de xerocar a pagina de circuito naqueles papeis de etiqueta(Sem a etiqueta, pq ele é muito liso). Rola mesmo? Se sim, eu to doido pra fazer o meu :P
    Eu vou amanha fazer assim:
    Imprimir o circuito numa folha A4 normal, depois xerocar nessa folha de papel etiqueta, depois passar com ferro da maneira que foi dita aqui. Certo?

    janick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Up

    Amanha mesmo ja devo tentar isso, então quero deixar anotado ja

    ogner
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    janick
    E aqui, eu vi de xerocar a pagina de circuito naqueles papeis de etiqueta(Sem a etiqueta, pq ele é muito liso). Rola mesmo?

    Isso vc tira o decalque e imprime no lado que vc tirou ele...
    Mas acho que vc deveria tentar na folha A4 normal mesmo, eu tenho conseguido fazer..Pede prop cara da "xerox" caprichar. ficar o mais escuro possivel na folha A4 mesmo...Ou ate faz nas 2 pra vc sentir a diferença e pegar experiencia.

    Isso só passar o ferro...Hehe

    A dica da cordinha na placa é boa, va verificando a corrosão na placa, eu tenho uma colher e fico levantando a placa pra ver se ja esta bom, se corroer demais as tilhas vão sendo destruidas tb...

    Quantas gramas em quantos ml de agua?
    Ahh cara nao sei de cabeça, mas tem na embalagem ou em algum lugar no google, ahuehuha

    janick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ogner
    Entendi. Eu vou ver quantos ML de agua por gramas de percloreto é necessário. Eu já tirei as cópias a laser em papel A4! A merda do transfer que me custou 30 reais foi desnecessário ¬¬
    O tio da copiadora falou que a copiadora dele queima o papel dentro, por causa da pelicula dele, e já que o Ogner mesmo falou que ele ta fazendo em A4, nem neurei mesmo!

    To ansioso pra chegar em casa e começar o projeto!

    janick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Dúvida!
    Eu molho o papel aos poucos quando for transferir ele com o ferro?
    Ou vai no seco?
    :S

    janick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Molho ou não molho o A4 para transferência?
    :P

    ghb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    janick

    Não. Eu, pelo menos nunca molhei. Não mantenha o ferro de passar sobre o A4, vá "passando", como roupa mesmo. Nesse processo, sempre dou uma espiada para ver se tá aderindo legal. As falhas, depois, só corrigir com caneta para retroprojetor.

    ogner
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Não. Eu, pelo menos nunca molhei. Não mantenha o ferro de passar sobre o A4, vá "passando", como roupa mesmo. Nesse processo, sempre dou uma espiada para ver se tá aderindo legal. As falhas, depois, só corrigir com caneta para retroprojetor.
    (2)

    Isso ae...Não molhe o papel na hora de passar o ferro....Vão passando o ferro com o papel seco...nao deixe o papel se mover sobre a placa...eu prendo com fita as laterais....

    Agua, só depois pra retirar o papel da placa...

    erdnaxela
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    as minhas placas fiz com transparencia mais fina possivel. o segredo é molhar a placa antes encaixar colocar o ferro em cima e nao deixar muito tempo e tomar cuidado pra não sair do lugar a trasparencia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas na confecção de PCI!