Qual dos 3 escolheriam?

Autor Mensagem
Angelfire
Veterano
# fev/12
· votar


Normal ter essas duvidas no inicio, mas a menos que queira entrar em detalhes ínfimos, é bem simples.

PreAmp é como o nome sugere, PRÉ amplifica o sinal da guitarra, que de origem é muito baixo. Tenta pegar um fone de ouvido comum e um adaptador do plug pequeno (fone de ouvido) para plug grande (guita) e pluga direto na guitarra (sem nada, so pra teste). Nao vai conseguir ouvir nada (ou algo muito baixinho, mesmo com volume no maximo), o sinal ("volume") é fraco demais.

O que o Preamp faz é dar um boost nesse sinal, aumentar a amplitude da onda. Pode ser por transisitores (JFET, Mosfet, etc) ou valvulas. Um preamp vai ter seu circuito próprio por onde o sinal vai passar, assim também é o responsável por dar a "cor" ao som, é o que vai alterar os baixo, médios e agudos, tirar chiado, reduzir interferência externa. Assim um preamp é bem caracteristico, é o que da a diferença de um Marshall 1978X para um Mesa Boogie Rectifier ou um mark IIC+ ou um Peavey 5150.

O PRÉ-amp, pega o sinal da guitarra do jeito que chega nele e aplica as modificaçoes caracteristicas e tb aumenta a amplitude da onda (força do sinal, VOLUME) para que possa ir para o PowerAmp (deixa de lado por agora).

Estritamente falando, a maioria dos pedais de distorção são preamps, se vc conseguir plugar: Guita -> Pedal -> Fone de ouvido (comum) e ouvir algum som, é um preamp! rsrs.

Ok, deu pra pegar até agora? Continuando.

Todo amplificador de guitarra (caixa/cubo) tem um preamp, para dar sua caracterizada e também pois precisa amplificar o sinal antes de ir pro falante (isso, o "cone". O qual também precisa de um poweramp, de novo deixa de lado).

Entao, quando vc pluga sua guita direto no amp pelo Input, o sinal vai passar pelo PreAmp do aplificador, que vai aplicar suas caracteristicas, dar um boost no sinal para ir "arrumadinho" para o PowerAmp e pro falante (e para os ouvidos dos outros).

Se você pluga Guita -> Blackstar HT -> INPUT do amp: O sinal sai da guitarra faz o seguinte: Passa pelo Blackstar (um preamp) que vai dar suas características ao sinal e dar o boost de volume de acordo com o volume que colocou no pedal. Depois o sinal vai para o PreAmp do Amp, que vai mexer DE NOVO no sinal, como ele sempre fez toda vez que plugou nele: Vai dar sua caracterizada, aumentar um pouco o volume e mandar para o PowerAmp e depois pro Falante.

Agora isso responde sua pergunta também. Seu amp é transistorizado, se plugar no input, vai passar pelos transistores dele. Se não plugar, vai ficar só com a(s) válvula(s) do Blackstar. Assim, o que acontece? Você não houve o som "natural" do Blackstar, pois toda vez o preamp do seu amp altera ele, e como ele é o ultimo a mexer no sinal, ele vai caracterizar muito mais o som do que o Black. É errado fazer assim? Não. Não tem errado ou certo, vai ser diferente, só isso.

Se aceitar um conselho, faça os seguintes testes sem outros efeitos.

1) Guitarra -> Blackstar -> RETURN do amp. Não precisa de mais cabos, vc tira do Input e enfia no Return. Só isso, o Input fica vazio, é assim mesmo. Dessa forma o sinal que o Blackstar mexeu não vai ser alterado pelo seu amp, vc vai ouvir seu Blackstar puro (claro, de acordo com seu falante também). Aproveite pra mexer pra car*** no Blackstar, veja o que ele faz com o som.

2) Guitarra -> INPUT do amp. Sem o Blackstar. Mexa pra car*** nos knobs, veja o que seu amp faz com o som.

3) Tire suas conclusões, se vale a pena plugar no Input ou no Return. No Input, os dois vão mexer no seu som, dar sua caracterizada. No Return só o Blackstar vai mexer.


Quanto a PowerAmps (só se quiser, não tem nada que possa fazer, rsrs): Ele é como o nome diz, da ainda mais potencia ao som, o PreAmp sozinho nao é suficiente (nem é pra ser) para arrebentar os ouvidos dos outros, ele amplifica o sinal a um nivel bem audível sim, e proporciona a característica do som. O PowerAmp pega o sinal do jeito que ele chega e aumenta! Mais nada. Aumenta muito. Para que possa sair no falante e o pessoal la no fundo do estádio ouvir, rsrs.
Normalmente não se mexe no PowerAmp, enquanto é facil trocar as válvulas de um preamp (literalmente, vc mesmo pode comprar outras valvulas, abrir seu Black e colocar outra que prefira), no PowerAmp é complicado. É um sistema fechado e a menos que tenha um bom conhecimento técnico não se mexe nele. E também não precisa mexer, ele é o que é e pronto. Se vc for insanamente perfeccionista a nível técnico e ao ponto de querer analisar o PowerAmp separadamente... e não gostar, troca de amp.

Abraços!

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Angelfire

Tenho um comentário:

Se não plugar, vai ficar só com a(s) válvula(s) do Blackstar.

Lembre-se que a coloração do pedal não vem só da válvula. A tonestack é feita com transistores. Mais que isso, os pedais da Blackstar elevam o sinal com transistores antes de mandar para a válvula. Uma 12AX7 sozinha nem teria como dar aquele nível de ganho.

Chapoliin
Veterano
# fev/12
· votar


Angelfire
Entendi cara! vlw ae pela explicação... vou fazer esse teste hoje mesmo pra ver a diferença... mas o que o Bog disse também é verdade!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual dos 3 escolheriam?