Line 6 Floor Pod ou Digitech rp 355?

    Autor Mensagem
    GuitarGuze
    Veterano
    # jan/11


    Iai pessoa, eu estou em dúvida entre essa 2 pedaleiras. Eu achei as 2 na mesma faixa d epreço mais ou menos. Gostaria de opniões sobre elas, para decidir qual é a melhor escolha.

    Meu estilo é bem variado, a minha banda preferida é metallica, gosto de megadeath, bullets for my valentine, three days grace... Mas eu também gosto muito de Led Zeppelin, Pink Floyd... Gostaria de opniões.

    Meu amp é um Marshall 30w e minha gutiarra é uma strato da SX.

    AlanPPS
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Digitech rp 355!!
    tem mais recursos a explorar!

    Bog
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    GuitarGuze

    Tive por um curto período o Floor Pod. Comentei sobre ele aqui há alguns anos, dê uma olhada na busca.

    Posso dizer que eu, pessoalmente, iria sem dúvidas na RP355. Pelos seguintes pontos:

    1. O Floor Pod é baseado na mesma plataforma do Pod 2.0. A RP355 é state of the art. Tenho uma GNX3000 (com algoritmos ANTERIORES aos da RP355) e um Pocket Pod (com algoritmos iguais aos do Floor Pod), e para os meus ouvidos a GNX ganha de longe. Mas longe MESMO.

    2. O Floor Pod tem poucos efeitos, e muito pouca flexibilidade na configuração. A RP355 tem muito, muito mais coisas, com muito, muito mais opções.

    3. A RP355 tem coisas como looper, o modo stompbox (em que você ativa os efeitos independentemente usando as 3 footswitches), padrões de bateria, conexão USB... Ela faz mais e melhor.

    Para ser bem sincero, hoje em dia eu não recomendaria o Floor Pod para quase ninguém. Ele é muito básico, muito limitado, e pelo preço que custa você encontra coisa mais nova, com mais recursos, e mais qualidade (ao menos para os meus ouvidos).

    Em tempo:
    Marshall 30w

    Lembre-se que existem certos truques para se usar uma pedaleira dessas com um amp. Por exemplo, se você vai usar simulações de amps no input, deve se preparar para ter no final uma soma das colorações do amp e das simulações - nenhuma simuação vai mudar aquilo que o seu amp já faz (bem ou mal). Se for usar modulações e reverbs no input e usar a distorção do amp, deve se preparar para ouvir tudo embolando. Eu pessoalmente acho que o melhor lugar para uma pedaleira dessas é em caixas full range (PA) ou pelo menos no loop de um amp, pulando o preamp.

    GuitarGuze
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Bog

    Cara obrigado pela tua opnião mas por favor me explica sobre esse negócio de ligar a pedaleira no imput. Não entendi bem. Se no imput fica ruim tem alguma outra entrada que eu possa usar ela, que fique bom?

    Valeu

    Bog
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    GuitarGuze

    Só citei isso porque muita gente acaba botando a culpa nas pedaleiras, sem notar que o problema às vezes é o jeito de usá-las. Existem pelo menos duas situações nas quais ligar uma pedaleira dessas no input de um amp pode te dar dor de cabeça:

    1. Usar simulações de amps no input de outro amp e achar ruim que o som final fica muito brilhante e nada parecido com o som do amp simulado. Na prática, o problema muitas vezes é que você está usando dois preamps ao mesmo tempo: o da pedaleira e o do amp. Quanto a isso:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/233585/

    Note que se aplica a simulações de amplificadores, não de pedais de distorção ou outros efeitos.

    2. Usar um monte de efeitos e no final usar a distorção do amp. É fato conhecido que modulações soam diferentes se colocadas antes ou depois da distorção. E reverbs e delays tendem a embolar. É exatamente por isso que vários amps têm loop de efeitos: para poder colocar algumas coisas antes do input e outras depois da distorção do preamp. Se você jogar tudo antes do input e socar distorção no amp, é previsível que as modulações soem esquisitas, os reverbs fiquem lamacentos e os delays transformem a música em um bolo ininteligível.

    O teu amp tem loop de efeitos?

    GuitarGuze
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cara pelo que eu vi não tem não noa tem nada nenhum botão. Ta mas olha só cara eu nao iria usar a distorçao do amp eu vou ligar no input com canal limpo e dai vou usar distorçao da pedaleira e efeitos da pedaleira mais nada. Dó mesmo jeito que se liga um pedal né? Só colocando no canal clean e utilizando só o pedal.


    Mais uma coisa. Tem como eu usar loop no meu amp que não tem loop?

    Valeu velho, ta me ajduando mto

    Bog
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    GuitarGuze
    eu nao iria usar a distorçao do amp eu vou ligar no input com canal limpo e dai vou usar distorçao da pedaleira e efeitos da pedaleira mais nada

    Neste caso, o ponto 2. não seria problema. Só o 1. Digo, se você colocar uma simulação de Mesa na pedaleira, o teu amp não vai soar como um Mesa. Não quer dizer que vai ficar RUIM, mas você pode precisar de alguma paciência para chegar onde quer usando simulações de amps - ou simplesmente ignorar as simulacões de amps e usar apenas as de pedais e outros efeitos.

    Tem como eu usar loop no meu amp que não tem loop?

    Epa, pera lá. Num contexto guitarrístico, as palavras "loop" e "looper" são parecidas, mas se referem a coisas completamente diferentes. O loop de efeitos do amp consiste em dois (às vezes 3 ou 4) conectores, um que manda o sinal que sai do preamp e outro que joga o sinal de novo no power amp. Ele existe para colocar efeitos de modulação e ambiência depois da distorção do preamp. Já o "looper" é uma função que você encontra em certos equipamentos, incluindo alguns pedais e pedaleiras como a RP355. Não tem NADA a ver com o loop do amp. Funciona assim: a pedaleira grava um trechinho de música que você tocar (no caso da RP355, de até 20 segundos) e esse trechinho fica repetindo infinitamente. Aí você pode tocar por cima dele. Em alguns casos, pode gravar novamente, e ir empilhando camadas, até formar uma música completa. Você pode, por exemplo, gravar uma base de 4 acordes, daí gravar um riff por cima, e ficar solando enquanto essa base fica repetindo.

    GuitarGuze
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sim cara eu sei disso mas eu não falei em looper. A minha dúvida é tem como eu usar uma rp 355 em loop com meu amp que não tem loop? Eu digo no lugar do input não estou falando de efeitos de looper. Tipo tem alguma peça que eu compro e boto no meu amp pra utilizar a pedaleira com loop e nao com input? Não sei se fui claro.

    Bog
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    GuitarGuze
    Tipo tem alguma peça que eu compro e boto no meu amp pra utilizar a pedaleira com loop e nao com input

    Ah, não tinha entendido. Então, não é uma peça, é uma modificação. O que você quer não é usar a pedaleira em loop em um amp que não tem loop, é colocar um loop no amp. Afinal de contas, o amp já tem lá dentro dele um caminho que vai direto do preamp para o power, e só interrompendo esse caminho você pode ter um loop. Para isso, você precisa encontrar alguém que faça o serviço. Não entendo bem dessa parte elétrica, mas sei que pelo menos em alguns modelos de amp não é um serviço difícil para algum técnico qualificado. Não faço idéia de quanto custaria.

    GuitarGuze
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    hum, ok então valeu cara eu não sei eu estou com muito receio de comprar a rp 355 e o som ficar ruim no input do meu amp. Tipo tu disse que só as simulaçoes de outros amps nao ficam muito iguais ao original? Tipo as simulaçoes de pedais vao ficar ok?

    Abraço

    Bog
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    GuitarGuze

    Mas isso vale para QUALQUER pedaleira que simule amps. O problema não é da pedaleira. É do fato de você ter, na prática, dois preamps misturados.

    Tipo tu disse que só as simulaçoes de outros amps nao ficam muito iguais ao original?

    O motivo é simples. Quando você liga a guitarra no amp, ele colore o sinal. O som que sai do amp não é simplesmente uma versão amplificada do sinal que entrou. É diferente. Tanto que se você pega a mesma guitarra e liga num Fender Bassman e num Marshall MG30, o som final é MUITO diferente. Agora imagina que você pega uma pedaeira hipotética que simule perfeitamente um Vox AC30. Se você ligar esta pedaleira no input de um amp - qualquer amp - o amp vai fazer aquilo que sempre fez: colorir o sinal. O que quer dizer que o resultado final já não é mais o som de um AC30 - mesmo que a simulação fosse perfeita, o som final seria uma mistura deste som com o do amp. Se quiser entender melhor, leia no tópico que eu indiquei ali, e procure na busca por FRFR (full range, flat response).

    Isso não quer dizer que o som fica ruim. Mas você pode penar para chegar aonde queria, porque a coloração do amp SEMPRE vai estar presente, e nem sempre dá para driblar isso usando apenas um equalizador comum. Tudo depende de como as colorações vão se sobrepor. Não é o fim do mundo, também.

    Tipo as simulaçoes de pedais vao ficar ok?

    Siga o raciocínio que eu coloquei acima. Imagine uma pedaleira hipotética que simula perfeitamete o comportamento de um Tube Screamer. Imagine que o sinal que sai dessa pedaleira é igualzinho ao sinal que sairia de um Tube Screamer. Se o sinal que for para o amp for igual, o amp aplica a coloração da mesma forma, porque ele não sabe de onde veio este sinal. O que quer dizer que um TS ligado no input do amp seria idêntico a um simulador ideal de TS ligado no input do mesmo amp.

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    o melhor lugar para uma pedaleira dessas é em caixas full range (PA)

    eu já fiz isso mas não gostei do resultado, prefiro simplesmente desligar o simulador de amp da pedaleira ou adequar amp e simulação de amp pra um som do meu agrado.

    tenho uma korg ax3000g, boa pedaleira, versátil mas não tem os melhores efeitos e simulações... no meu primeiro show eu não estava com um amp bom, então liguei ela direto na mesa de som. O problema foi que o operador da mesa ficava mexendo no volume, sendo que eu estava controlando pelo pedal de expressão, aí quando fui solar não tinha volume o suficiente e ninguém ouviu nada =/
    por isso comprei um amp novo de 100 watts pra essas ocasiões hehehe

    Tipo tu disse que só as simulaçoes de outros amps nao ficam muito iguais ao original? Tipo as simulaçoes de pedais vao ficar ok?

    como o pré do seu amplificador vai agir em cima da simulação da pedaleira, pode e deve alterar o som e não deixar parecido com o som do amp simulado..


    abraços!

    GuitarGuze
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ok pessoa muito obrigado pela ajuda! Aprendi muito com vocês. Estou quase decidido a comprar a rp 355. Abraço

    GuitarGuze
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    pessoal*

    mario31201
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    posso ligar a pedaleira Line 6 Floor Pod Plus diretamente na mesa?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Line 6 Floor Pod ou Digitech rp 355?