Novo Guitar Synth: Roland GR55

    Autor Mensagem
    ghb
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: ghb


    Quando e por quanto será que vem ao BR hehe?

    Agora o GR20 fica mais ace$$ivel!

    http://synth.me/sites/default/files/GR55.JPG





    janick
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/248460/

    ghb
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: ghb
    · votar


    Mais um link:

    -edit- em português: http://roland.com.br/roland/produtos/718

    janick
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Só to vendo lançamento da Roland! Nada de pedaleiras/pedais novos da Boss?

    Curly
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    muito bom, funde os recursos das linhas vg e gr, deixei de trazer o vg99 para esperar esse aí, possivelmente terei um !

    ghb
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Lendo mais sobre a GR55 tô vendo que vai demorar um pouco mais do que o previsto pra eu entrar no universo da guitarra sintetizada haha!! Essa pedaleira tem muito mais opções que as anteriores, ou seja, vale a pena esperar para adquirir uma!!

    funde os recursos das linhas vg e gr ... e ainda faz o papel da GI20!

    Provavelmente no BR vai fundir os valores também kkk!

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Muito massa isso, vai que esse sai por um preço acessível no ebay... os vg são muito fora de alcance...

    Practus
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Practus
    · votar


    muito bom, funde os recursos das linhas vg e gr, deixei de trazer o vg99 para esperar esse aí, possivelmente terei um !

    Não esqueça que também tem a GT-10... aos 55 segundos desse vídeo aí de baixo, vemos claramente que eles falam na fusão da GT-10 com a VG-99 com a GR... e tem neguinho dizendo que sai por 700 doletas...



    janick

    To achando que a praia da Roland está mais para unificar equipos que para lançar novas pedaleiras para competir com HDs da vida... Se for realmente isso, ela conseguiu se destacar mesmo, afinal, não tem nenhum concorrente com tamanha praticidade e versatilidade em um único equipamento...que diga-se de passagem é menor que muita pedaleira...

    ogaitnas
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Soda é que o negócio é caro demais, já tem no ebay para vender e ainda assim é caro demais...

    Practus
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Alguém já pôs as mãos numa dessas aí?

    Alguém conseguiu ligá-la em outra pedaleira (ela não tem SEND/RETURN).

    Practus
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Ninguém?

    ghb
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Um video interessante com o COSM + simulações (depois tem outras demonstrações):

    http://www.youtube.com/rafaghb#p/f/12/KvhodDWwyFs

    A minha GT8 foi embora essa semana.... ou seja, depois de mais de 2 anos de enrolação e muitas perguntas ao Curly, terei o meu synth, e será uma GR 55!!!

    ghb
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Mais um vídeo:


    Lin60
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Tô com o meu aqui na mão. R$ 2.800,00, dividido em seis vezes sem aumento no cartão de crédito. Comprei na Guitar Shop, em BH. Vale cada centavo. Pensem bem: uma Stratocaster boa está por volta de R$ 10.000,00. Uma Les Paul, R$ 6.000,00. Com o GR-55 você pode simular estas e várias outras guitarras clássicas, controlando todos os parâmetros (pickup, afinação, etc.). Isso sem falar nos modeladores de amplificadores, os dois módulos de sintetizadores (910 sons cada), mais os efeitos. Já lançaram também um software grátis para a edição dos patches - GR-55 FloorBoard - (PC, Mac e Linux!), e outro para organizar as coleções de patches - GR-55 Librarian. O som que eu tiro agora na minha velha guitarrinha ficou muito impressionante!

    ghb
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Lin60
    R$2.800,00 tá sendo a média - com o GK - de preço dela mesmo, hein? A minha tem previsão de chegada para o dia 23/05 (faz 3 semanas que tô só no clean, pois vendi a minha GT8 para ajudar a comprar a GR hehe), em uma loja daqui da cidade onde moro. F0d4 é esperar, e pior que isso, não é uma pedaleira que você chega na casa e liga, antes tem que instalar o GK hahaha!

    A vantagem dela também utilizar o sistema COSM é que você a utiliza como uma GT, logo, testarei um A/B cable [aka adaptação técnica], para utlizar esse sinal com duas guitarra, sendo que terei apenas um GK, por enquanto... Acho que dará certo kkk! Creio também que um MIDI foot controller é bem vindo, não? Pelo que me parece - ou verei o manual novamente - ela não tem a possibilidade de deixar os efeitos manuais, como nas GT. Com a GR 55 terei uma Overall Guitar!


    Parabéns pela aquisição! [ ]'s!

    Lin60
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    O preço é com o GK3. Ele precisa de instalação cuidadosa e calibração antes de usar, mas o manual vem traduzido e com detalhadas instruções passo a passo. O GR55 não tem entrada normal para guitarra. Ele usa o captador hexafônico GK3 como interface, que leva os sinal da guitarra através de um cabo de 13 pinos. Você pode fazer uma gambiarra e ligar o sinal da gutarra a dois fios do conector de 13 pinos, mas o resultado não é bom, porque o sinal tem impedância e nível de sinal incorretos. Além disso a interface do GK3 consegue pegar todas as nuances sutis da performance e convertê-las em sinais MIDI sem nenhum atraso (latência) e com grande eficiência. Um MIDI foot controler ter permite alterar parâmetros de execução dos patches, mas a Roland bloqueou o uso do GR55 como módulo sintetizador MIDI. Ou seja, nada de ligar um teclado MIDI na entrada MIDI IN do GR55 e usar seus sintetizadores para tocar sons. Fizeram essa sacanagem só pra nos obrigar a comprar outros de seus produtos.
    Mais alguns detalhes: uma das entradas USB permite que você ligue um pen drive e faça um backup de todos os arquivos de sistema e patches gravados, em um arquivo de só 1.88Mb! Ele tem também um looper, mas é praticamente inútil, pois ele só grava 20 segundos e quando você dá o stop ele apaga tudo! Qualquer outra dúvida, pergunte aí.
    Abs.

    Curly
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    aproveito o tópico e deixo o link da comunidade do GR-55 fundada pelo grande guitarrista de rock progressivo Paulo Nery, o Paulo é o cara que mais entende de synths de guitarra no Brasil e tem a maior boa vontade para esclarecer dúvidas

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114345227

    ghb
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: ghb
    · votar


    Lin60

    Você pode fazer uma gambiarra e ligar o sinal da guitarra a dois fios do conector de 13 pinos, mas o resultado não é bom, porque o sinal tem impedância e nível de sinal incorretos

    -edit- a ideia é conectar o A/B na entrada do GK, acho que isso talvez não tenha ficado muito claro em meu post.
    Quanto a minha ideia do uso apenas do sinal COSM em uma guitarra, um A/B BOX me parece que seria funcional sim, pois eu estaria utilizando a configuração NORMAL PICKUP para isso, ou seja, o GK ficaria "anulado", seria apenas um controlador do volume do sinal.... seria usado o sinal normal da guitarra mesmo. A Idéia é que dois cabos saiam da guitarra, caso seja um A/B no cabo para escolher a guitarra. Caso seja um A/B BOX seriam três cabos (saida da guitarra para A/B / volta para o GK / Cabo 13 pinos), e dá-lhe conduite espiral! Estou teorizando o funcionamento, mas farei esse teste assim que eu estiver com a pedaleira, pois o A/B BOX já montei, e se der certo o resultado, vou jogar o seletor no cabo, já próximo ao corpo da guitarra. Não penso em interferir em algo do GK ou do cabo do mesmo. Pretendo ter um GK para cada guitarra, mas enquanto não posso.....

    Eu sempre utilizei pedaleira em linha, utilizando apenas o power do amp, e com a GR não será diferente, ela sempre estará conectada à mesa de som com duas - as vezes três - saídas conectadas (OUTPUT para synths e simulações e GUITAR OUT para sinais de COSM que serão os timbre próximos que estou acostumado com os da GT8). Uma guitarra - a minha principal, que é uma strat - pra tudo, e, outra - a "reserva", uma telecaster 7 cordas - para sons "da GT", que não necessitam do sinal dividido do GK , no modo NORMAL PICKUP, já que utiliza o sinal dos captadores da guitarra. Estou com o manual em Inglês, na pag. 22 do manual tem um diagrama de bloco e uma tabela que reforça que isso talvez funcione!

    Um MIDI foot controler ter permite alterar parâmetros de execução dos patches, mas a Roland bloqueou o uso do GR55 como módulo sintetizador MIDI. Ou seja, nada de ligar um teclado MIDI na entrada MIDI IN do GR55 e usar seus sintetizadores para tocar sons. Fizeram essa sacanagem só pra nos obrigar a comprar outros de seus produtos.

    Terei que me acostumar a mudar banks na mão (no GK) e Patches no pé hehe! Mas já pensei na métrica de como deixarei a ordem dos efeitos que mais utilizo!

    [ ]'s!!!

    Curly
    Poisé, não tenho Orkut, mas dá p'ra ler os fóruns abertos mesmo assim! Acompanhava os posts na outra comunidade, que agora está com fórum fechado, e encontrei boas informações... e li o começo do desentendimento dos caras hehe (modera e user)! Tô acompanhando a comunidade e esperando pelo manual em PT/BR haha!!

    Valeu!

    Lin60
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Parece que sua idéia vai funcionar. O único inconveniente é que as duas guitarras ficarão ligadas por um fio. Mas em um estúdio caseiro isso não deve ser nenhum problema. Quanto à edição e ordem dos patches, não deixe de usar os dois softwares que indiquei acima: O Floorboard e o Librarian. Eles vão te economizar um tempo incrível, pois você pode editar tudo na tela do PC, com uma interface bem melhor do que a do synth. No último link tem também o driver USB para o GR55:

    http://sourceforge.net/projects/grfloorboard/

    http://www.rolandus.com/products/productdetails.php?ProductId=1148

    ghb
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: ghb
    · votar


    Lin60
    Parece que sua idéia vai funcionar. O único inconveniente é que as duas guitarras ficarão ligadas por um fio. Mas em um estúdio caseiro isso não deve ser nenhum problema.
    P'ra palco o melhor vai ser usar o A/BOX pedal. Nesse caso o inconveniente será o peso dos cabos (no conduite), nesse caso 3 cabos na guitarra com o GK (ou 2, caso eu queira utilizar cabos "duplos"), mas como vou ficar ali pelo meu meio metro quadrado mesmo hehe.... sem muitos problemas. Seria algo do tipo:

    GTR 2 >>>>>>>>>>>>>>> A/B IN 2

    GTR 1 >>>>>>>>>>>>>>> A/B IN 1

    GK IN <<<<<<<<<<<<<<< A/B OUT

    GK OUT >>>>>>>>>>>>>> GR55

    GTR1+GK IN+ GK OUT juntos, saindo da guitarra!!! GTR2 normal, só um cabo mesmo.

    Tipo isso! Mas nem tantos juntos haha!

    Já tinha baixado os dois arquivos do site da Roland. O Floorboard baixei depois que você o indicou. Obrigado!

    Agora só me resta esperar mais uma semana para ir buscar a minha! Espero que chegue antes e não haja nenhum imprevisto com a distribuidora kkkk

    [ ]'s!

    -edit- O diagrama ficou desconfigurado no post, fiz de outra maneira.

    Curly
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Curly
    · votar


    manual da Gr55 em português, cortesia do mestre Paulo Nery:

    http://www.4shared.com/document/4XBTp4n7/ManualGR55PT.html

    ghb
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Chegou!!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/260944/

    Cynic
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Nossa, mano os samples e vídeos desse cara da Boss são demais, cada vez mais a vontade de um sintetizador cresce, só uma pergunta, alguém tem ou consegue pra gente uma tablatura desse tema que ele sempre toca nas demos ? essa intro clean + chorus pelo menos é foda demais.

    Filippo14
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Gente, vou desenterrar esse tópico pq eu tenho uuma dúvida em relação a pedaleira. Eu não consigo fazer sair som com ela quando uso o guitar out. Tenho que optar por o output L ou R. alguém sabe pq ocorre isso?

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novo Guitar Synth: Roland GR55