Processador de efeito versus multiefeito

    Autor Mensagem
    ur2ez4me
    Veterano
    # jan/11


    Qual a diferença entre "multiefeito" e "processador de efeito"?

    Pesquisando no FCC e na Net, a conclusão a que cheguei é que, no multiefeito (exs: Boss ME-70, Line6 M13), são vários pedais analógicos numa única unidade, enquanto que no processador (ex: Boss GT-10, Line6 HD500), os efeitos e distorções são digitais.

    Esta minha conclusão está correta? Se sim, quais as consequências práticas desta diferença?

    Grato.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    ur2ez4me

    Um pedal/pedaleira multiefeito (ou multifx) é qualquer equipamento que tenha vários efeitos embutidos num mesmo "pacote". Não tem relação se os efeitos são analógicos ou digitais.

    Multi (múltiplos) + efeitos. Só isso.

    Aliás, todos os modelos que citou são pedais multiefeitos.

    Abs

    vDiogo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    "Multiefeito" é um pedal que permite usar todos os efeitos de sua pedaleira ou de seu set... experimenta comprar um e usar um distortion + OD + chorus + tremolo + wah wah + auto wah + rotary + delay + reverb + phaser + flanger... fica um timbrão!!!

    ur2ez4me
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    MauricioBahia
    vDiogo

    Então pode-se usar os dois termos como sinônimos, sem distinção entre um e outro?

    Grato pelas opiniões.

    Abs,

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    ur2ez4me

    Uma multiFX não deixa de ser uma processadora de efeitos, pois no final das contas o que vai pro ampli pode ser uma mistura de um ou mais efeitos! Mas no nosso idioma, pelo menos, não soa bem pra mim. Eu uso o termo MultiFx, tem gente que chama de pedaleira. Pedaleira, no meu entender, são vários pedais separados. Enfim, há controvérsias!

    Isso pra mim é uma MultiFX, por exemplo: http://www.jampedals.com/uploads/images/catalog/2-levels-multi-pedals_ f_3_800_1.jpg ou essa: http://www.jampedals.com/uploads/images/catalog/2-levels-multi-pedals_ f_4_800_1.jpg

    Mas se os efeitos estivessem independes (essa mesma empresa os vendem separadamente), aí viraria uma pedaleira. hehe

    Abs

    DINO EK
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Esta ai uma coisa que me deixou confuso, pensei que era a mesma coisa, mas acho que a ME70 não é só analógico! Me corrijam se estiver errado!

    Bog
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ur2ez4me

    Não existe uma definição rigorosa desses termos. De forma geral, poderia dizer que processador de efeitos é qualquer módulo que processe efeitos - podendo vir em várias formas (pedal, rack, unidade tipo "desktop"). Multi-efeitos são processadores de efeitos... múltiplos.

    no multiefeito (exs: Boss ME-70, Line6 M13), são vários pedais analógicos numa única unidade

    O processamento, tanto na ME-70 quanto a M13, é totalmente digital.

    Keith Young
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Entendo que um Multiefeito é um tipo de Processador de Efeito...


    Pois há Processadores de efeitos, que digamos, sao "dedicados" a um efeito... como por exemplo o Boss RT-20 que é um processador de rotary speaker... faz tudo... processa... e uma Boss ME-25 por exemplo processa varios efeitos... chorus, flanger, phase... etc... algo que digamos... mais abrangente e generico...

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    tc g-major por exemplo, processador de efeitos, só tem efeitos para modulações e ambiências, sem simular amplis, caixas e etc.

    Pedaleiras por outro lado tem essas simulações além dos efeitos, normalmente os efeitos não são tão bons qto desses racks dedicados exclusivamente aos efeitos...

    Nmho é só questão do que e como vc vai usar.

    ur2ez4me
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    up

    Bog
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ur2ez4me

    O que falta esclarecer?

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Processador de efeito versus multiefeito