Em um set, quanto mais efeitos melhor?

    Autor Mensagem
    Matheus Bertolino
    Veterano
    # out/10


    Pra um set de pedais, é sempre melhor ter mais efeitos a disposição ou muitos efeitos podem ser desnecessários ou podem prejudicar o som final? Quais efeitos (e distorçoes tbm) são essenciais pra se tocar um rock mais pesado como Metallica, Slipknot e quais pra algo como Oficina G3(eu precisaria de algo mais "clean" ou pedal valvulado pra fazer uns solos com um som parecido?)?

    Pode-se usar 2 distorções em 1 set pra gerar uma "mistura" das duas ou isso pode deixar o som muito sujo, estranho etc? Alguem usa ou recomenda? É bom ter algumas distorções diferentes a disposicão para poder tocar estilos variados?

    Sobre ampli, se alguem souber:
    O que é melhor, ou valvulado simples (o mais barato possivel) ou um normal de 400 (como um Fender ou um cubo Onerr)?

    lemingue
    Veterano
    # out/10 · Editado por: lemingue
    · votar


    Matheus Bertolino

    Desculpe a honestidade, mas com 400 reais mal dá para um bom pedal, quanto mais para um amplificador.

    Qualquer valulado simples vai ser mais de 400 reais também.

    Pra um set de pedais, é sempre melhor ter mais efeitos a disposição ou muitos efeitos podem ser desnecessários ou podem prejudicar o som final?
    É melhor ter pouca coisa, mas coisa boa, do que um monte de efeitos meia boca. A forma como se liga esses efeitos também influi, isso significa uma guitarra boa (captação/elétrica) e bom cabeamento. Quanto mais efeitos mais alteração e perda de sinal existe, tem como resolver, mas acho que não é o seu caso no momento. Entra no guitargeek e procure por setups de guitarristas famosos que usam muito fx (U2, pink floyd, e etc) para ter uma idéia do que tô falando.

    Quais efeitos (e distorçoes tbm) são essenciais pra se tocar um rock mais pesado como Metallica, Slipknot e quais pra algo como Oficina G3(eu precisaria de algo mais "clean" ou pedal valvulado pra fazer uns solos com um som parecido?)?
    De início eu diria para ter um bom valvulado. Um que não precise de pedalzinho de drive algum. Depois um wah e um delay. Já se toca muita coisa só com isso. Um bom valvulado e uma boa guitarra, você não precisa de vários pedais... basta controlar o ganho no pot de volume da guitarra nos "solos". No máximo seria mesmo um pedal de volume no loop, pois metallica e cia, é ganho no 10 direto.

    Pode-se usar 2 distorções em 1 set pra gerar uma "mistura" das duas ou isso pode deixar o som muito sujo, estranho etc? Alguem usa ou recomenda? É bom ter algumas distorções diferentes a disposicão para poder tocar estilos variados?
    Pode, isso se chama boost. Bastante gente usa e para soar legal tem que regular, mas música não é algo objetivo, um timbre ruim para mim pode ser ótimo para você. Muito usado em amps valvulados para aumentar o sinal de entrada e distorcer o preamp. Sobre ter várias distorções... repito, mais vale uma boa do que várias meia boca. Se gosta de distorção de pedalzinho, quer variedade e etc, tudo bem, se é bom ou não você é que deve saber responder.

    Sobre ampli, se alguem souber:
    O que é melhor, ou valvulado simples (o mais barato possivel) ou um normal de 400 (como um Fender ou um cubo Onerr)?

    Geralmente um valvulado é melhor que qualquer um desses que citaste nessa faixa de preço. O mais barato possível e legalzinho é algo em torno de uns mil. Mas não tem segredo não... para ter timbre de banda "x", tem que ter equipamento próximo de "x". No casos que falaste... gastase mais de 1000 reais.

    Não desanime se não der para ter tudo que queres... eu demorei bastante, tive alguns amps, alguns pedais, fx e etc. O mais importante é não deixar que vontade de comprar pedais e mais pedais seja maior que a de tocar, estudar e etc. Se a grana é pouca, estuda bem as possibilidades, e a combinação futura do que fores incluir no set para não ter que desfazer de algo no futuro perdendo dinheiro.

    Qualquer coisa tamos ae...

    Abs.

    Joel_ESP
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Matheus Bertolino
    Cara... eu gosto muito dos pedais da boss e line 6
    mas tem tbm muitos pedais valvulados no mercado e são de ótima qualidade
    procura tbm os pedais simuladores
    tem a pedaleira vox tonelab st que é valvulada e tem um wah muito, mas muito legal mesmo que é ótimo pra tocar os solos do Metallica e dá pra vc tirar um som bem pesado com ela
    Agor o amp não sei qual te dizer.Já já aparece alguém aew :D

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Matheus Bertolino: Em um set, quanto mais efeitos melhor?

    muitos efeitos podem ser desnecessários ou podem prejudicar o som final?

    O que é melhor, ou valvulado simples (o mais barato possivel) ou um normal de 400 (como um Fender ou um cubo Onerr)?


    Tá na mão do artista. Efeitos e distorções são como tintas e texturas pra um pintor. Ele pode optar em fazer um tela com apenas carvão, e daí? O que torna um obra de arte é a sensibilidade do artista, acima de tudo! Eu penso assim.

    Acho que colocar o equipo como astro principal é um erro, pois ele acaba sendo sempre um elemento, parte da obra, na qual o mestre é o artista, sempre o artista.

    É como chegar pra Portinari e perguntar: "Que tintas vc usou, qual a marca da sua espátula e pincéis... Tenho a impressão que ele sequer se lembraria desses detalhes.

    Abs

    Konoyaro
    Veterano
    # out/10
    · votar


    eu procuro mante pocos pedais no set, soh dexo no set pedais q eu realmente uso, apesar de "quanto mais melhor" pode se tb se todos os pedais forem true bypass e os cabos forem bons tb, entao pode esquecendo marcas como boss e line 6

    Iversonfr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Matheus Bertolino
    O que é melhor, ou valvulado simples (o mais barato possivel) ou um normal de 400 (como um Fender ou um cubo Onerr)?

    Normal de 400 não existe, 400 não é nada normal, já é extremamente abaixo da média para um amp bom. Voce precisa de um valvulado pra tirar esse som que voce quer e não uma cacetada de pedal bom plugado num oner. Um amp desse se voce quiser economizar e pegar um handmade, vai começar mais ou menos na faixa de 1000 reais um pequeno. Pedal pode fazer conta com 300 a 400 reais na média CADA pedal. Um set básico para um amp valvulado seria mais ou menos um TS ou algo do tipo para empurrar o amp e conseguir um som mais "sujo" como voce quer para tirar sons mais pesados, um delay e talvez um wah wah.

    Matheus Bertolino
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Matheus Bertolino
    · votar


    Ta doido, isso dá mt dinheiro... aushaushaus

    Tenho uma Giannini Pro Line, eu acho ela muito boa, mas nunca vi nenhuma Pro Line Igual nem parecida com ela. Comprei ano passado, nova e em otimo estado.
    Tenho um DiGiorgio Estudante 18 (quem num tem essa coisa), mas pra quem toca guitarra violão de nylon nao serve pra muita coisa e tava pensando em comprar um AW53C Strinberg pra poder leval nos lugares. Mas vendo o tanto que já vou gastar acho melhor desistir do violão e só investir msm na guitarra xD.

    Perguntei sobre o amplificador valvulado com o seguinte pensamento: Só pelo amplificador ser valvulado ele já vai sair mais caro (é por causa do transformador, correto? meu amigo flo q custa uns 750 só ele), e se eu comprar o valvulado mais barato NOVO que eu achar, ele pode deixar a desejar em outras coisas. Se eu comprasse um não-valvulado, ele vai ser bem melhor nessas outras coisas e sair um pouco mais barato (nao sei bem qnd um ampli é bom ou ruim pq só tive 1 e acho ele uma bosta (Oneal Ocg 100) xD) ou é valvulado ou nd?

    Em amplificador valvulado um pedal valvulado não muda muita coisa ou é bom em qualquer ampli?

    Tenho 14 anos ainda e pra mim juntar todo esse dinheiro vai demorar alguns anos, tenso. Moro no Paraná e minha familia vai no Paraguai sempre que é ferias vamos pra lá. Pedal lá sai bem mais barato só que lá behringer predomina(o que eu vou é em Guaira, não no de Foz, se pegar o behringer de guaira e o de foz o de guaira sai mais barato), só acha behringer nada boss ou parecido. Eu tenho um pedal behringer paguei baratin 80 reais HM300 (comprei pra ver, 1º pedal e talz) e queria montar um set Behringer porque ia sair barato e muita gente nao vê diferença dos boss a não ser a duração (e o preço). O que seria melhor :
    Comprar uma pedaleira, nao precisa ser top, mas uma boa, com pouca coisa de qualidade (sai uns 700, por ai?) + valvulado (1000)
    Fazer um set behringer (6, 7 ou até 8 pedais por tbm 700) + valvulado (1000)
    Fazer um set Boss (1500 reais em uns 5 ou 6 pedais) + valvulado (1000)

    Não preciso fazer um set pra sempre, um top, pq agora é muito dificil juntar 2000 mil reais pra comprar isso, conforme o tempo for passando e o dinheiro economizado for "acumulando" eu posso ir renovando pedais, comprando coisas melhores e vendendo as "meia-boca".

    Não respondidas:
    É bom ter algumas distorções diferentes a disposicão para poder tocar estilos variados? (daí é só tirar uma e colocar a outra no set)

    Pra fazer um som parecido com os solos do Oficina G3 eu precisaria de algo mais "clean" ou pedal valvulado pra fazer uns solos com um som parecido?
    ___

    Se puder dar exemplos de amplificador que sai nessa faixa de preço (1000 reais) agradeço. De preferencia não muito grandes.

    Igor Grillo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Matheus Bertolino

    Cara... quantidade não significa qualidade....

    Vc tem que ter o necessário pra seu estilo...

    tem muito cara que fica satisfeito com um set com um pedal de distorção, um chorus, um delay e um reverb...
    e da mesma maneira tem gente que precisa de mais versatilidade, que já é nescessário mais que um pedal de distorção, mais efeitos...

    cara... tu ta com 14 anos... então preocupa mais no estudo e depois tu preocupa com setup...
    num adianta ter um setup fodastico se o guitarrista tb num tiver um bom conhecimento...

    abç

    Matheus Bertolino
    Veterano
    # out/10
    · votar


    O assunto nao é o meu estudo, po. Não sou ruim de escola. Fala dos pedais e do ampli, não dos meus estudos, xD. Não é pq eu estudo que eu não posso ter ou conhecer sobre sets e amplis... só to buscando conhecimento pra não fazer burrada qnd for comprar.

    LeandroP
    Moderador
    # out/10
    · votar


    Tenho alguns pedais, mas levo sempre 3 pro palco: um distorcedor de dois canais (ou seja, 2 distorções num pedal), um booster (na verdade é um simples overdrive) e um delay. Não preciso mais que isso pro que eu toco. O timbre fica inspirador, é fácil de montar e desmontar depois, uma fonte dá conta dos 3, e não tenho problemas com buffer. Além do mais, o vocalista sempre sai primeiro do palco e vai curtir com as meninas... tenho pena do baterista °.°

    JC_Junior
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Matheus Bertolino

    Ele falou dos estudos no instrumento. Se preocupa primeiro em tocar bem.

    Matheus Bertolino
    Veterano
    # out/10
    · votar


    kkkkkkkkk ah entendi.... kkkkkkkk
    Falando nisso, se alguem ae tiver apostila de guitarra violão, com escala e talz, me passa ae, minha mãe descobriu umas parada do meu professor e vou ficar sem aula. Tudo que vcs tiverem em materia pode ajudar.

    Depois que eu "tocar bem" eu vou ter que saber disso, então nao muda muito eu aprender agora ou depois... eu acho até melhor agora pq eu já gasto meu dinheiro de agora em algo que eu sei que eu vou usar hoje e no futuro ao inves de ficar comprando coisa besta.

    JC_Junior
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Matheus Bertolino

    Aí é que você se engana meu amigo. Se for comprar tudo de uma vez agora você irá comprar muita coisa desnecessária e não vai se concentrar nos estudos, vai ficar se preocupando mais em comprar algo do que estudar.

    Se for comprar algo, compre primeiro os melhores amp e guitarra que você puder, isso é a base de tudo.

    Ao invés de comprar esse monte de pedal, compre uma pedaleira Zoom G2 ou G2.1. Atualmente essas pedaleiras são as melhores para iniciantes no mundo dos efeitos e ainda possuem conectividade com o PC e você pode usá-la em conjunto com programas como o GuitarRig. Você vai conhecer vários tipos de efeitos, junto com a pedaleira e o GuitarRig. Com experiência, você vai percebendo quais efeitos vão se encaixar no tipo de som que você fazer e vai comprando somente os pedaizinhos necessários.

    Matheus Bertolino
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Nao vou comprar tudo de uma vez até pq nao tenho dinheiro. E cara, já conheço os efeitos. Mas valeu pela opiniao. Tem muita pergunta minha q nao foi respondida.

    Matheus Bertolino
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Matheus Bertolino
    · votar


    O que vc prefere a Zoom G2.1 ou uma V-amp 2?

    O que vcs acham da Zoom G9.2 TT(765 reais) e da Zoom G7.1(558 reais)? E se eu comprasse uma das duas + valvulado pra nao precisar montar set e deixar pra montar um só pra depois de muito tempo, quando eu realmente tiver condição? Se eu for comprar as "pra iniciantes" com certeza depois de um tempo vou ter que me desfazer pra comprar uma melhor, então por isso quero comprar algo fixo, não quero ficar testando uma e outra, não tenho esse dinheiro pra jogar(me desculpe mas é assim que eu vejo, essa G2.1 ta por 315, 2 delas já da a G7). Quero algo fixo. Pra um bom tempo. Que nao de problema. Mas nao pra sempre. Entende?

    Igor Grillo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Matheus Bertolino

    Estudo na musica...
    sua anta!!


    hsuahsuahushasuhau

    lemingue
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Matheus Bertolino

    A idéia de comprar uma pedaleira é até boa, pois ela vem com muitos efeitos. Tem umas muito boas, outras nem tanto. Na pior das hipóteses, vais saber quais efeitos tu gostas mais, e se for partir para pedais já vai saber quais são.

    Você realmente conhece os efeitos? Se conhecesse não estaria perguntando, seja pelo tipo, ou pela marca... behringer não dá né...

    Quer algo relativamente bom, que dure por um bom tempo, pega só um amp transistorizado tipo um peavey bandit ou coisa assim, na maior potência que puderes e com falante de 12". Se ainda sobrar grana tu pensa em pedais, mas, pelo que passaste de orçamento, não vai sobrar muito. Depois o wah (por causa do metallica), depois o delay. Ou então uma pedaleira boa, pode até ser usada.

    Abs.

    BrandieLLi
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Matheus Bertolino

    Cara, faça como o amigo JC_Junior disse, antes de sair por ai comprando pedais e mais pedais compre uma pedaleira e descubra primeiro os efeitos que vc gosta, aprenda a regulá los, depois naturalmente vc vai sentir a nessecidade de trocar ela por pedais.

    Hoje no mercado tem algumas boas como V amp II (já fora de linha), G1, G2, Boss ME 25, Digitech RP 90 entre outras, é so procurar.

    Abraço

    _Dudu_
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ae, os pedai da boss são bons ?

    elyts
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Em um set, quanto melhor qualidade de efeitos melhor?
    agora ta certo

    elyts
    Veterano
    # out/10
    · votar


    _Dudu_
    ae, os pedai da boss são bons ?

    depende, alguns pedais Boss podem otimos! mas outros deixa a desejar...um exemplo muito bom de um pedal boss é o CE-5, um exelente chorus

    _Dudu_
    Veterano
    # out/10
    · votar


    o BD-2 é bom ?

    Iversonfr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    _Dudu_
    o BD-2 é bom ?

    Vai numa loja e toca com ele, teste outros na mesma linha e veja as diferenças. Se ele for o que voce mais gostar, sim, ele é bom.

    _Dudu_
    Veterano
    # out/10
    · votar


    =D
    Iversonfr
    essa é a melhor coisa a fazer
    + aki na minha cidade não tem loja de som ou instromentos -.-'
    a cidade é bem pekena, ai kero ve se alguem ja uso ou teve outros pra compara
    + vlw :-]

    Strato Tool
    Veterano
    # out/10
    · votar


    mãe descobriu umas parada do meu professor e vou ficar sem aula

    kkkk

    Matheus Bertolino
    Veterano
    # out/10
    · votar


    kkkkkkkkk e o foda é que a minha cidade é pequena, só 30mil gentes(humor proposital xD), e dos 10 professores que tem, 9 só ensinam acordes de merda, ele é o unico que ensina a parte de solo, escala, e ainda assim acho que ele nao me ensina tudo que devia.

    luizvaz
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Compre uma pedaleira Zoom G1 ou semelhante e depois componha (caso queira) sua pedaleira com os pedais analógicos que desejar, hoje uso minha zoom para algumas modulações e alguns pedais analógicos junto com ela. Ficou muito bom.

    Abraços !

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # out/10 · Editado por: LipeGuitarrero
    · votar


    Eu não axo que quantidade seja o essencial, o principal é a qualidade. se você tiver 10 pedais behringer e 4 pedais boss concerteza os boss vai soar melhor, pois a qualidade é outra.
    Não precisa ter um turbilhão de efeitos, mais as vezes 4 pedais bons soam muito melhor que 15 pedais vagabundinhos.

    Pra mim um Bom set de pedais constitui-se de:

    Overdrive
    Distorção
    Chorus
    Delay

    Pra dar um "colorido" a mais talvez:

    Reverb (se o amp não tiver)
    Compressor
    Wah.

    Só isso pra mim ta bom.

    Iversonfr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    _Dudu_
    + aki na minha cidade não tem loja de som ou instromentos -.-'

    Antes de falar pra voce ir testar em alguma loja, entrei no seu perfil para ver o seguinte:

    _Dudu_
    15 anos, São Paulo / SP, Brasil

    São Paulo é pequena? hahaha já ia falar pra voce ir na teodoro

    _Dudu_
    Veterano
    # out/10
    · votar


    moro em iepe interior de sp, perto de presidente prudente
    acho q não arrumei la na ficha de cadastro XD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Em um set, quanto mais efeitos melhor?