Pesquisa sobre que pedais produzir...

    Autor Mensagem
    ProfSom
    Veterano
    # out/10 · Editado por: ProfSom


    Olá, antes de qualquer coisa queria me apresentar, Sou estudante de Engenharia elétrica, e há alguns meses desenho e contruo equipamento de áudio, já fabriquei vários amplificadores PA entre 170 e 1.600W, Crossovers, mixers, matrizes,Processadores de sinal, amplificadores de fones de ouvido para retorno em palco, entre outros

    Mas recentemente, com uma pesquiza de mercado, vi que deveria começar a projetar e vender equipamento relacionados a guitarra e baixo, há dias venho lendo este fórum, mas algumas dúvidas que podem ser extremamente banais ainda me restam. Mas primeiramente gostaria de fazer uma "Mini-Pesquisa" sobre quais equipamentos são mais utilizados e como que eles têm que ser (suas qualidades), logo, seria os primeiros a eu começar a produzir. Listei os seguintes pedais:

    - Pedal de Volume (Muito simples de se projetar, Fiz 3 versões, cada uma tem uma leve sonoridade própria, vai de quem comprar levar o que gostou)
    - Pedal Booster (Simples também,e com várias sonoridades disponíveis)
    - Pedal Distorsão ( Nos meus primeiros testes, consegui um que distorçe bem de leve, bem agradável, até uma distorção insuportável haha. Só fiquei em dúvida em relação ao pedal em si, onde "pisa", tipo, o cara tem que segurar com o pé pra distorçer, ou ele dá um toque, e ele liga, e da outro toque e desliga ?!?)
    - Pedal Overdrive (Bem, nesse a distorção é proveniente da sobre-exitação de um FET, a distorção assim dizendo é melhor que a de um transistor, mas não chega a ser uma válvula, é o meio termo, é ajustável, e pode ser usado como um booster)
    - Pedal Trêmulo ( consegui desenhar apenas de um modo, ainda não testei se realmente soa bem...)

    No momento são esses que já desenhei, gostaria de saber se estão aceitáveis, dicas, sugestões, perguntas, tudo é bem vindo

    E por fim devo dizer que não toco guitarra, baixo, nem violão haha, essas discrições de sonoridades foi quando reuni 3 amigos guitarristas pra avaliar meus novos pedais

    Abraço a todos

    Osvaldojr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    dá um toque ele liga/desliga...olha, acho que se vc lançar uma linha de pedais e 2 amps um de baixo e outro de guita pode vir a ter mercado sim....vai depender da sua publicidade....

    ProfSom
    Veterano
    # out/10 · Editado por: ProfSom
    · votar


    Esse é meu objetivo mesmo, só não falei dos amps porque aqui é a área de pedais

    Mas minha idéias geral é ter uma linha com 6 Amps, segue abaixo o preço sugerido (esse ainda não é o preço final, levei em conta o preço unitário dos componentes, mas quando ceçar a fazer mesmo, vou comprar lotes, que sai bem mais barato, dai posso abaixar o preço deles, sem perder lucro:

    Guitarra: amp de 15W com falante de 8" -> R$ 280
    amp de 50W com falante de 10" -> R$ 350
    Cabeçote de 100W para 2x12" -> R$ 500 (sem os falantes, preço da caixa com falantes -> R$ 500)

    Baixo: amp de 30W com falante de 8" -> R$ 280
    amp de 100W com falante de 12" -> R$ 390
    Cabeçote de 300W para 4x 10" ou 4 x12" -> R$ 600 sem falantes, caixa 4 x10" -> R$ 800 -- 4x12" -> R$ 1000)

    De repente pode ser caro esses preços, não sei ao certo, mas posso garantir que eles são bons !

    Sem contar que faço sob encomenda tambem, se quiser um cabeçote de 500W pra guitarra eu faço :) ou então um de 800W pra baixo hehehe

    Galattico
    Veterano
    # out/10
    · votar


    cara os precos estao bem boms! mais bem bons mesmo!!

    aqui tem uns sites de gente que fabrica pedais HandMade!

    no sites deles todos tem exemplos de som do pedal do uma olhada.

    MG Music - http://www.mgmusic.net/pedais.asp
    EFX (esta tambem modifica pedais em serie como os Boss) - http://www.efxpedais.com/
    MRoxy (o febricante e Extremamente Gente Boa) - http://www.mroxy.com.br/
    TMiranda - http://www.tmiranda.com/

    bom sorte!

    me adiciona no email

    para eu conversar melhor contigo.

    arthur.sanchez@hotmail.com


    a se voce reparar tem os clones de pedais famosos que sao bem comuns e ninguem absolutamente NINGUEM fabrica wah wah

    BaseGuitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    pedal valvulado que simule JCM 800.

    ogaitnas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Acho que vc pode começar com variações dos clássicos, tubescreamer, ds1, algum booster limpo, coisas assim, e depois partir para coisas tipo gt2, e algum preamp limpo para outros pedais, ou distorção mais direcionada para metal e afins...

    ProfSom
    Veterano
    # out/10 · Editado por: ProfSom
    · votar


    Sim, estava pensando em fazer primeiro alguns pedais proximos ao tubescream, ou bluesbraker, que achei os esquemas deles, mas não vou copiar, vou seguir a tendencia do circuito, mas modificando algo, ou pra ficar mais fácil pra montar, ou pra ficar mais barato, ou pra ficar melhor, (nem que seja pra complicar mais)

    queria fazer desde distorções leves, até ao extremo metal yeah !

    Inclusive criei um do zero, ao inves de saturar via diodos, ele sobre-exita um FET, e cria distorção similar a de uma válvula, ainda não montei ele, mas na teoria é pra ficar bom]

    assim que terminar as distorções, fazer uns booster, uns switchs e dai partir pra complicados, como chorus, delay, wah-wah.. etc..

    aaa e antes que perguntem, ainda não estou produzindo para vender, estou fazendo os projetos, contruindos prototipos, distribuindo para amigos testarem ao limite, ver se quebram, etc.. só quando tiver confirmações positivas, é que vou abrir para todos

    abraços

    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ProfSom

    Eu aceito ser um amigo agraciado com seus protótipos malucos!!!!

    Pago o sedex!!! hehe!!

    ogaitnas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ProfSom

    Experimente dar uma olhada no projeto do dr boogie, talvez uma versão menor dele, é uma dist com fets que fica muito boa, uma variação dele menor ou mais simples pode ficar muito interessante.

    macaco veio
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ProfSom
    vou lhe sujerir um pedal que sempre tive vontade de desenhar e montar mas nunca conclui o desejo. E´o seguinte: um pedal de volume com delay embutido. Geralmente o pedal de volume e´o último da fila de pedais que serve apenas para aumentar o volume do solo, nao importa se o sinal vem limpo, distorcido ou qualquer outro efeito, a função dele é simplesmente aumentar para o solo. Porem é muito comum num solo se adicionar eco (apenas para o solo), isso obriga o guitarrista a pisar em dois pedais quase ao mesmo tempo pra ligar e desligar. Se o pedal de volume ja tiver a opção de função delay junto facilita. Uma fabrica jamais fará um pedal desse pois querem vender dois pedais separados. Na minha epoca de guitarrista era dificil desenhar um delay mas agora com um simples chip digital é facil. Boa sorte nos seus projetos, apesar de um nunca ter chegado a engenheiro ja projetei muito pedal (do zero ou modificando projeto) mas nunca tive intenção de fabricar pois meu tempo era pra tocar.

    ogaitnas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    macaco veio

    +1 isso é legal de fazer, eu só consegui isso fazendo assigns exóticos na gt ou no guitar rig hehe

    Pode até ser um delay bem curto sem muitos parâmetros, bem específico para ser usado em determinados momentos.

    will789
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Só fiquei em dúvida em relação ao pedal em si, onde "pisa", tipo, o cara tem que segurar com o pé pra distorçer, ou ele dá um toque, e ele liga, e da outro toque e desliga ?!?)

    ele só pisa liga, depois pisa de novo e desliga.

    ProfSom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Isso ae pessoal, idéias é o que eu gosto ;)

    obre o Delay, é uma boa hora pra mim tirar uma dúvida, ja que a questão foi levantada

    O delay seria apenas um repetição correto ?
    e o eco são várias repetições
    e o reverb são várias repetições de tempos diferentes

    acertei ?

    will789
    Veterano
    # out/10
    · votar


    macaco veio
    +1, otima ideia!

    ProfSom
    mano, vc vai fazer amp só transistornizado ou valvulado tbm?

    wppereira
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Amigo, eu fugiria dos clássicos tube screamer ou bluesbreaker...tente inovar e montar um pedal do zero.

    É dessa maneira que alguns handmakers internacionais como a catalinbread, mad professor ou zvex têm se destacado! Criando pedal com sonoridades novas! Já seria um diferencial para sua futura empresa!

    Galattico
    A MG faz pedal de wah...

    subgrave
    Veterano
    # out/10
    · votar


    "onde 'pisa', tipo, o cara tem que segurar com o pé pra distorçer"

    me mijei de tanto rir imaginando o cara grudado em cima do pedal em cima de um palco... kkkkkkkkk

    amigo, utiliza-se chaves DPDT ou 3PDT para "ligar ou desligar o efeito", que na verdade nunca é desligado, e sim colocado em bypass, de preferência true bypass...

    ainda, em pedais, a distorção (clipagem na verdade), é proveniente dos diodos, os transistores e CI's (do tipo amplificadores operacionais, ou ampop) somente aumentam o ganho de forma alucinada, mas sem distorcer pois a distorção destes componentes não é agradável, daí a distorção propriamente dita (na verdade clipagem do sinal amplificados pelos transistores e ampops) fica a cargo dos diodos...

    distorção de transistores é característica das distorções tipo "fuzz", a primeira surgida, e que convenhamos...

    amigo, existem muitos sites especializados na construção de pedais de efeitos, inclusive um renomadíssimo site nacional, aqui no cc vc não vai muito longe nesse assunto...

    ProfSom
    Veterano
    # out/10 · Editado por: ProfSom
    · votar


    Quanto aos valvulados, quem sabe mais pra frente..

    E acho que não fui tão claro assim, mas meu objetivo não é vendar na internet, nem concorrer com os grandes, apenas vendo na minha cidade e região, e nãovou fazer apenas os pedais, como disse, trabalho montando equipamentos profissionais há certo tempo, os amps de guitarra, baixo, e os pedais seriam só algo pra completar ;)

    E sobre a distorção, sim a maioria dos casos é proviniente de diodos, leds, até já vi pontes retificadoras, Quando comentei do FET gerando distorção, sim, ele gera, mas é pouca, e bem suave. Não que eu iria gerar distorção a partir de um ampop, ou transistor, fica horrivel.. pelo menos eu acho..

    abraço

    Galattico
    Veterano
    # out/10
    · votar


    cara se voce fazer um delay digital, eu compro.

    ProfSom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    E sobre o Delay, afinal, como ele é ?? cada lugar que leio dá uma descrição, mas olhando os esquemas, não bate a descrição com o que ele realmente faz..

    Ele repete apenas Uma vez a nota tocada, logo em seguida (voce escolhe o tempo..) ou repete várias vezes, cada vezz em menor intensidade (o que seria um eco..) ?

    will789
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ProfSom
    Ele repete apenas Uma vez a nota tocada, logo em seguida (voce escolhe o tempo..) ou repete várias vezes, cada vezz em menor intensidade (o que seria um eco..) ?

    segunda opção "repete várias vezes, cada vezz em menor intensidade"




    mas vc ainda não me respondeu algo q perguntei lá encima:

    ProfSom
    mano, vc vai fazer amp só transistornizado ou valvulado tbm?


    vlw

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    ProfSom: E sobre o Delay, afinal, como ele é ?? cada lugar que leio dá uma descrição, mas olhando os esquemas, não bate a descrição com o que ele realmente faz..

    http://www.buzzle.com/editorials/8-3-2006-104371.asp
    http://www.jamplay.com/articles/playing-with-fx-advanced-delay-techniq ues.html

    Google! :)

    Abs e boa sorte nos projetos.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ProfSom
    Pedais de volume e wah são diferenciais. Muitos handmakers não trabalham com estes tipos de pedais, creio que por serem pedais mais "mecânicos" do que "eletrônicos", entende?

    guitarfilth
    Veterano
    # out/10 · Editado por: guitarfilth
    · votar


    Bixo, se vc fizewr amplificadores, msm de baixa potencia com falante de 12 polegadas ja seria filé!

    Wah e valumes e meio chato de se fazer por causa da carcaça dele, pra fazer ele tipo artesanal deve ser osso!

    ProfSom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Respondi Sim ! lá encima :)
    Disse que por enquanto não, não tenho experiencia com valvulas, fiz um pequeno pré um vez, mas fazer amp é complicados, por culpa do transformador de saida.. com um pouco mais de teoria, e pratica, e achar alguem que fabrique esses transformadores, poderia sim num futuro ... mas por um bom tempo vou ficar no transistorizado...

    abraço

    HTN
    Veterano
    # out/10
    · votar


    pow cara,faz um equalizador 10 bandas,o MXR custa um absurdo!

    ps: se precisar do esquema eu já postei ele em outro tópico

    Bombastik
    Veterano
    # out/10
    · votar


    vou lhe sujerir um pedal que sempre tive vontade de desenhar e montar mas nunca conclui o desejo. E´o seguinte: um pedal de volume com delay embutido.



    ProfSom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Só não entendi uma coisa no vídeo.. ond entra a parte de volume mesmo, ?? pq ali só tem uma chave bypass e não percebi diferença de volume que tem em um solo..

    macaco veio
    Veterano
    # out/10
    · votar


    minha ideia não é essa do video, a ideia é um booster de volume comum que é nada mais nada menos que um pre-amplificador (clean com baixo de nivel de ruido), paralelamente parte do sinal alimenta um delay (tipo o chip PT2399) então o sinal repetido sai junto apenas quando aciona a chave bypass, para na hora do solo ja ter o eco junto sem precisar pisar em outro pedal para adicionar eco no solo. Tive muito esse problema quando tocava em bandas (geralmente uma guitarra so) e tinha que fazer acordes e logo em seguida fazer um solo no meio e voltar para acompanhamento. As vezes para o solo tinha que pisar no de volume, no de eco e no de distorção. Na minha época era tudo analogico, não havia pedaleira programada. Depois a boss lançou um pedal by-pass que facilitou um pouco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pesquisa sobre que pedais produzir...