Dúvidas para usuários do Pocket POD (Line 6)

    Autor Mensagem
    Librenz
    Veterano
    # out/10


    Comprei um Pocket POD.

    Já devorei os dois manuais dele, o manual principal do Vyzex e estou devorando as informações que tem na internet.

    Este tópico tem a intenção de reuinir pessoas que tem e usam o Pocket POD. Enfim, pessoas que o conhecem.

    Na lista das coisas que ainda não consegui descobrir:

    Pocket POD
    - Como controlar o ganho? (volume de entrada)
    - Como desligar a simulação de amplificador e usar somente os efeitos?
    - Dicas para usá-lo com um violão (para tirar som limpo, bonito, etc).
    - Na página de comparação (http://line6.com/pod/compare.html) dos PODs, no site da Line 6, está escrito que o Pocket POD faz até 6 efeitos simultâneos. Quais são eles e como faço isso?

    aloha1802
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Librenz

    O que vc tem achado do Pocket e sua simulações? tipo mesa e soldano?

    Estou pensando em pegar um e queria sua opinião.

    Abraços

    ogaitnas
    Veterano
    # out/10 · Editado por: ogaitnas
    · votar


    Librenz

    no manual por acaso não tem tudo isso ???

    --
    editando

    o manual do pocket é capado mesmo, fui ler por curiosidade, até tem ajuste de master volume, mas não tem nada além disso, acho que esses ajustes que vc quer fazer só usando o programa para editar patches no pocket pod, provavelmente não tem como fazer pelo pocket direto...

    Librenz
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Librenz
    · votar


    aloha1802

    Eu nunca tinha mexido com alguma coisa da Line 6, mas só ouvia o pessoal falar que são coisas muito legais. Quando fiquei sabendo da existência do Pocket POD eu olhei pra ele e na hora vi que aquilo ali foi feito pra mim. Ele é exatamente o que eu queria. Toco violão numa banda, e penso em tocar guitarra, mas é tudo muito caro. Aí encontrei esse pequeno monstruoso chamado Pocket POD. Paguei R$ 315, usado no Mercado Livre.

    Conclusão depois de uma semana experimentando:

    Fantástico. Vale cada centavo.

    As simulações dos clean e dos crunch são simplesmente lindas. Estou tocando com fone, um Porta Pro da Koss, e usando uma guitarra Tagima 735 bem inteirinha, semi-nova.

    Tudo coisa simples e barata (perto do que tem gente usando coisas por aí), e, cara... é perfeito pra praticar.

    As simulações dos amplis com som mais pesado, com bastante drive, tendem a ser mais barulhentas, o que me desgosta um pouco, mas é natural. Mesmo assim, são muito fodas! Eu achei timbrão.

    Eu era acostumado com os timbres do V-Amp2, da Behringer. Cara, não tem comparação. Pocket POD está a milhares de degraus acima.

    Não sou só eu que falo. Se tu der uma pesquisada vai ver várias pessoas (acho que 100%, pelo que vi) falando a mesma coisa em relação ao V-Amp2.

    Vale cada centavo, cara. Pode comprar.

    ___

    ogaitnas

    Eu já li o manual todo umas 5 vezes.

    O manual é bem legal, mas não tem tudo. Mas o próprio manual diz que "tudo" só é acessível pelo Vyzex.

    O Vyzex está instalado no meu computador e eu estou o utilizando. Ele é muito fácil de operar, e o que você muda nele atua na hora no Pocket POD e você já vai experimentando os timbres, tudo em tempo real.

    Eu já entendi mais de 90% do Vyzex, já estou mexendo nele tranquilamente. Não é um software difícil/complicado.

    A simplicidade do Pocket POD + Vyzex é encantadora.

    Mas, claro, algumas coisas deixam um pouco a desejar (óbvio, pois é pra ser SIMPLES mesmo), como a falta de um auto-wah, por exemplo. Mas claro, é um mísero detalhe.

    O meu maior problema está sendo a falta de controle de ganho (o volume que sai da guitarra e entra no Pocket POD, antes de partir para o processamento de áudio). Alguns presets têm o som muito baixo, principalmente os mais clean, e mesmo com tudo no máximo eles continuam mandando muito pouco sinal para a mesa/fone. E eu sei que se eu tivesse como aumentar o ganho dele isso iria melhorar. Ou teria como dar mais gás na saída (que já tá no máximo).

    O caso de querer desligar a simulação de amplificadores (fazer 'amp bypass' - recurso que tem no irmão mais simples - Pocket POD Express - e que não achei nesse) é pra usar com violão. Mas tem uns amp clean com timbres bem bonitos, acho que vou poder montar presets usando eles pra tocar com o violão.

    Quanto ao número de efeitos simultâneos, fiquei realmente em dúvida sobre como faço para ligar 6 ao mesmo tempo. Eu consigo usar delay, reverb e mais um (compressor, tremolo, chorus, flanger...). Faltam TRÊS ainda. No mínimo curioso eles colocarem o número 6 nessa página.

    Enfim, eu já conheço a interface de programação via Pocket POD e via Vyzex também. Não encontrei as respostas para nenhuma das perguntas que fiz no primeiro post deste tópico.

    E eu também já li os manuais.

    Eu abri o tópico pra ver se algum usuário mais experiente do Pocket POD sabe me dar algumas dicas, pois estou começando a mexer com ele agora.

    Librenz
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Fiz algumas das perguntas do primeiro post deste tópico no fórum oficial da Line 6 e obtive respostas:

    http://line6.com/community/thread/48314

    Em resumo:

    • Não tem como controlar o ganho. Ele sugeriu mexer no drive, mas eu acho que isso muda muito o som dos presets feitos para serem 'clean'.

    • Não tem como deixar a simulação de amplificador em bypass. O mais próximo disso é usar o amp 'Tube Preamp', que não é um amp de guitarra e está no Pocket para ser usado com som de qualquer fonte (voz, teclado, violão, bateria, etc).

    • Não tem como fazer 'full bypass'.

    • Não tem como fazer 6 efeitos simultâneos. A informação do website da Line 6 está errada, provavelmente eles irão consertar isso. O máximo que dá pra chegar são 5 ao mesmo tempo, se você considerar o NOISE GATE como um "efeito" e se você contar o wah-wah, que é possível fazer com um pedal de expressão ligado no computador, que envie os comandos midi para o Vyzex.

    aloha1802
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Librenz
    [b][/b]


    Obrigado pela sua resposta.

    Encomendei o meu, estou esperando chegar.

    Abraços

    Librenz
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Passei as últimas horas mexendo no Pocket POD tentando fazer um preset 'bypass' para poder usar só os efeitos.

    No começo eu estava um pouco chateado com o que estava conseguindo, pois segundo o que o suporte da Line 6 me disse, o mais próximo de conseguir um bypass é usando o amp 'Tube Preamp', que foi feito para processar qualquer tipo de sinal. Alguns detalhes sobre isso estão no manual. Minha intenção era fazer um bypass para o violão. No final das contas, consegui mais do que eu queria: consegui deixar o som do violão muito parecido com o original, só que mais bonito!

    Como eu consegui, venho aqui, onde inicialmente pedi dicas para usar o Pocket POD com violão, dar essas dicas.

    O equipamento era esse:

    Violão Crafter HTC-24 ---> Boss CS-3 ---> Pocket POD ---> Mixer Behringer 1832FX ---> Amplificador profissional ---> PA (caixas de som)

    Caixas de som:
    2 caixas com alto-falante Profissom 18P3 para graves;
    2 caixas com alto-falante Profissom 15P3 para médio-graves e 2 drivers de titânio para médios e agudos.

    Ou seja, o preset foi montado para funcionar bem ligado em um mixer.

    Vamos ao que interessa: a configuração no Pocket POD.

    Antes de qualquer coisa, você pode baixar o preset que eu fiz, em L6T, ou ainda olhar a configuração dele no Vyzex (link para imagem em png).

    O amp que funcionou bem foi o 'Line 6 Layer', com o Drive no 0%.

    O Drive 2 fez pouquíssima ou nenhuma diferença nas condições que eu estava usando. Em 0% ou 100%, a diferença não era perceptível. Talvez esse Drive 2 só atue quando o Drive (1) está ativo.

    Esse amp dá um gás absurdo nos médios e agudos. Tive que deixar assim:

    Bass: 100%
    Mid: 0% (ou quase)
    Treble: 0% (ou quase)

    E liguei o boost do EQ. Sem tudo isso, não vinha grave.

    Não precisei ligar o 'bright'.

    Desliguei o noite gate (violão é um instrumente extremamente silencioso, ao contrário de todas as guitarras que já experimentei). Efeitos em bypass, reverb desligado.

    'Air' no máximo rendeu um pouco mais de graves.

    Esse preset deixou o som o mais próximo possível do som do violão ligado diretamente no mixer. E eu achei que o que ficou diferente acabou deixando o som com características muito positivas. Ficou bonito mesmo.

    Está aí o pontapé inicial para usar o Pocket POD com violão. A partir desse preset-base, você pode variar alguma coisinha, e, o mais legal, adicionar os efeitos do Pocket no violão. O reverb e o delay do Pocket POD são ótimos!

    Eu fiz vários outros presets para usar com violão, antes desse, e comparando agora dá vontade de deletar os outros. O som não tinha muito a ver com violão, ficava excessivamente guitarrístico.

    Esse preset deixou o som bem violão.

    Quero ver se eu gravo eu tocando alguma coisa com esse preset, e posto aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas para usuários do Pocket POD (Line 6)