Ligar pedais no patchbay da fonte altera o timbre? Verdade ou mito?

    Autor Mensagem
    Faca na Caveira
    Veterano
    # jan/10


    Pessoal, boa noite.

    Atualmente utilizo uma fonte Landscape PS12, ligo apenas o delay nela + afinador no patchbay. O resto eu ligo direto. Uso o patchbay apenas pq acho interessante pra deixar o afinador fora da cadeia. Utilizo cabinhos Hosa e cabos Horizon, todos novos e de ótima qualidade. Eu particularmente não consigo perceber nenhuma perda, até agora, pra mim, a fonte não altera em nada.

    Lendo alguns posts pelo forum, percebi que muita gente não usa o patchbay. Fora isso, já vi a ps12 em alguns shows de bandas grandes e pude perceber que os caras também não usam o patchbay. Será que estou com o ouvido tão ruim assim?

    Bem, estou fazendo a seguinte ligação:
    Guitarra > crybaby > overdrive > Phaser > Amp input > Send > PB12 > delay > PB12 > Return

    1) Existe algum problema em colocar o patchbay na cadeia do loop do amp?

    2) Alguém conseguiu perceber alguma alteração significativa quando ligando tudo no patchbay? Qual a diferença percebida? Qual o equipamento usado no teste?

    3) E se houver alguma alteração no timbre, mesmo assim não seria menos perceptível do que por exemplo a alteração ocasionada por um afinador (viabilizando assim a sua utilização)?

    Não encontrei nenhum tópico dedicado ao patchbay e achei interessante criar. Agradeço a quem puder colaborar com a discussão.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Faca na Caveira

    Cara, eu não uso o patchbay da minha PS-12 pq achei que alterava o timbre (perdia brilho), fora as interferências. Pode ter sido inexperiência minha na época.

    Mas no final das contas eu nunca mais testei até pq acho que quanto menos cabos e contatos o som passar, melhor. O menos é mais no quesito "fiação". ;-)

    Cara, vou tentar fazer o teste novamente e posso contribuir aqui.

    Abs

    Igor Fediczko
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    O menos é mais no quesito "fiação".

    Acho que é só isso... Mas independente de onde você ligue, interfere no som sempre.

    Só não interfere se for A/B box, pois essas saídas para afinador sempre alteram o timbre

    Abrçaos

    lgapontes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Faca na Caveira
    Cara estou prestes a comprar a PS12 justamente para evitar de colocar o afinador na sequência (e é claro, ter uma boa fonte também)...

    Só que vc levantou essa dúvida "3) E se houver alguma alteração no timbre, mesmo assim não seria menos perceptível do que por exemplo a alteração ocasionada por um afinador (viabilizando assim a sua utilização)?" e agora fiquei na dúvida também...

    Mas você tá dizendo que não nota diferença né? Já fez esse teste (no ouvido msm)... tipo assim, passando no PATCH com o afinador no PACTH e sem o PACTH com o afinador in/out?

    vlw

    lgapontes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Na dúvida, vi algumas fotos aq em reparei que em alguns casos vi que o afinador fica na sequencia como se fosse um pedal, mas vi também a do Scott Henderson e reparei que (parece pela foto) que ele usa algum PATCH... veja
    http://www.scotthenderson.net/geartxt.htm

    Ainda estou na dúvida... hehehe

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    lgapontes

    Hummmm... Pelas fotos, eu acho que ele liga o afinador num looper. Não sei ao certo.

    Eu ligo o minha "multi-uso" (Zoom G2) num Looper Truebypass que fiz há algum tempo.

    Abs

    lgapontes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    MauricioBahia
    Vlw de novo cara... obrigado pela ajuda msm...

    É talvez a perda de sinal do PATCH BAY da PS12 compense a perda de sinal que seria gerada se o afinador ficasse como se fosse um pedal... só testando msm

    abs

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Caramba, tão procurando perda de timbre em conexão? Tem não...
    Se há alguma alteração, é pelo aumento no tamanho dos cabos. Mas na boa, o aumento no caminho é tão pequeno comparado ao tamanho total do cabo que a perda vai ser mínima, ou imperceptível. Se é que existe.

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    acabo de pensar em outra possibilidade, ainda nem pude testar pq nao liguei nada aqui:

    Meu dd20 tem saída stereo, ou seja, sempre fica sobrando uma saída. Se eu ligar o afinador na saída b do dd20, o que acontece? O som passa normalmente? Isso implica alguma alteração no efeito do delay?

    lgapontes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Faca na Caveira
    Não sei cara... acho q não deve ser legal não... eu gosto de usar afinador como primeiro elemento nos pedais para não ter nenhum tipo de variação.

    Mas vc chegou a fazer o teste ai? Deu alguma diferença no afinador?
    E o PATCH, interferi no som mesmo, segundo o MauricioBahia o som perde um pouco do brilho... vc notou isso no seu também? Tô na maior dúvida de comprar esse PS12 (no caso, eu ia comprar ele pra usar o PATCHBAY também, caso contrário, compraria a PS16)

    Talvez outra pessoa que tenha o DD20 poderia nos explicar melhor isso...
    Vlw...

    Gambá do Rock
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Gambá do Rock
    · votar


    Faca na Caveira

    Eu uso os pedais no patchbay da ps-12 e não encontro problemas de perda de timbre. Mas tenho Boosters na cadeia de sinal. Pode ser isso. Uma coisa compensa a outra. Fora isso, irmão, é só vc testar mesmo e ver qual é. De um equipamento para outro isso varia. Os cabos utilizados também podem acabar com seu timbre. O patchbay da ps-12 está levando uma culpa muito grande por aqui. Eu realmente acho que a galera exagera. Eu ligo com patchbay.


    Sobre o DD-20, você deverá configurar as saídas para que as duas tenha som. Mas preste bastante atenção para não cagar as vozes de delay que ficam diferentes, por exemplo, quando vc liga a saída dos efeitos em estéreo. aí, se vc usar apenas uma saída para o som, vai ficar sem a outra "parte". realemnte acho que não vale a pena faze isso de jogar o afinador na outra saída do DD-20. Já vi fazerem, mas acho uma merda, realmente.
    Mais uma vez, eu udo o patchbay e o afinador fica ali, numa boa. antes, eu usava um A/B box para jogar o sinal na cadeia ou no afinador. Agora, estou muito feliz com o patchbay.

    abraço fedorento do Gambá

    lgapontes
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: lgapontes
    · votar


    Gambá do Rock
    Show de bola cara, por sua opnião tanto do Patch Bay quanto do Delay. Estou interessado no Patch mais para evitar de ter que tirar os cabos de conectar guita e amp toda hora dos pedais, para organizar melhor a pedaleira e por conta do afinador...
    Show de bola, então acho que vou voltar a minha idéia inicial de comprar a PS12 (por causa do patch bay)... assim que eu achar uma... hehheh

    obrigado cara... vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligar pedais no patchbay da fonte altera o timbre? Verdade ou mito?