Atenuadores de Potencia

    Autor Mensagem
    rafilsk
    Veterano
    # jan/10


    Alguem que conhece sobre atenuadores de potencia poderiam explicar como funciona,eu sei que transforma a potencia em calor,mais afeta o timbre?Eu queria pra usar em um amp de 100 watts valvulado.Daria pra tocar num volume confortavel com o amp no volume +/- 8?
    Qual a diferencia de um atenuador de 40 hms ou 80hms?
    Eu vi que tem as opçoes -4db, -8db etc oque seria isso?
    Qual o maximo de potencia que eu posso reduzir sem abafar o som etc?

    E qual o modelo que deixaria o amp em menor volume sem alterar o timbre?

    Ate mais,

    rafilsk
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    up

    edalko
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    rafilsk

    O Atenuador, como fica entre a saída do amp e o falante, tem que ter a mesma impedancia que o amp (ohms).

    Se teu amp tem 8 ohms, tem que usar um atenuador com 8 ohms,

    As opções de redução de potencia geralmente estão marcadas em percentual (%) ou em decibeis (db).

    Alguns atenuadores tem controles extras de agudos/med/graves justamente para que vc tenha maior controle na atenuação.
    Vide marcas como Weber, THD, budda, Marshall, Dr. Z

    Alguns com preços astronomicos e outros nem tanto.

    MaicolBrevia
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    pedal de volume tipo o boss FV-50L pode ser usado para esse proposito?

    tipo, deixar o volume do ampli no 7 por exemplo, e ai baixar o volume com o pedal.

    Prometherion
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    O pedal de volume atuaria no sinal da guitarra para o amp.

    O atenuador de potência age entre o amp e a caixa.

    rafilsk
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    E o power scaling?ouvi dizer que é uma tecnologia revolucionaria melhor que os atenuadores...alguem sabe explica melhor?aonde vende,como funciona etc?

    Obrigado

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    atenuadores na essência são um monte de resistores ligados na saída do power, podiam fazer aquecedores de café assim hehe

    braddock
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Tive por vários anos atenuador, o que posso te dizer ..

    Daria pra tocar num volume confortavel com o amp no volume +/- 8?

    Depende de quantos falantes usar, -8db dá menos de 25W. Ainda sim é um volume muito alto. Para ensaiar é legal, mas precisa de isolamento acústico se quiser tocar em casa.


    Qual a diferencia de um atenuador de 40 hms ou 80hms?

    Se estiver falando do THD hotplate, precisa casar a impedância do seu ampli e falante. Prefira o modelo de 8ohms, assim vc pode ligar uma saída do ampli no dummy load e outra na caixa, mas precisa diminuir a impedância do ampli para 4, e a caixa precisa ter saida para 4omhs tb. assim vc usa 50W do seu ampli sem passar pelo atenuador e alterar o timbre.

    Eu vi que tem as opçoes -4db, -8db etc oque seria isso?

    cada -3db a potencia reduz pela metada, mas o volume só reduz pela metade se diminuir a potência por 10.

    Qual o maximo de potencia que eu posso reduzir sem abafar o som etc?

    O ideal é reduzir -4db, no máximo -8db. Passou disso o som vai ficando estranho. Tem um fator importante para o timbre que é a pressão sonora dos falantes, ou seja, precisa ter volume para o som sair legal.


    E qual o modelo que deixaria o amp em menor volume sem alterar o timbre?

    Um bom atenuador é o THD Hotplate, se usar -4db de redução, dicifilmente vc irá notar mudança no timbre. Agora vc terá por volta de 50W. Isso é muito volume ainda. Todos atenuadores alteram o timbre se reduzir muito. Se vc optar por um ampli de menor potência, melhor vai ficar o som.

    abs

    Prometherion
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    rafilsk
    cara na moral... http://www.google.com.br/search?q=power+scaling

    rafilsk
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    braddock
    Pode passa seu msn pra gente conversa sobre isso?

    braddock
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    to sem msn, aqui no trampo é bloqueado e acabei desencanando de usar. Qualquer duvida que vc tiver fala ae, eu usei por alguns anos o atenuador da THD, é muito bom.

    MMI
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    rafilsk

    Cara, uso um THD Hotplate. É exatamente isso que o braddock disse. A verdade é que 100W com volume no 8 é uma pancada de volume para você tocar em casa, mesmo com atenuador.
    O THD é legal porque tem alguns controles. Outros tempoucos, mas se é para alterar um pouco o som, que dê para tentar acertar um pouco essa alteração.
    Abç

    Greggio
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pessoal
    meu drama é o seguinte... moro em apto, mas quero saturar as válvulas do power de meu futuro amp sem que os vizinhos chiem... vcs que tem experiencia com o THD, o que sugerem? Penso em adquirir um amp de 15W + atenuador...É uma boa opção? Ou sugerem alguma outra potencia de amp? Alguma caracteristica especifica do THD ( impedancia)?
    Grato

    Greggio
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    up

    MMI
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Greggio

    Amigo, dá uma lida no tópico sobre este assunto. O THD tem que ser da impedância de saída do amplificador.

    rafael.tnk
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Desculpem a ressurreição do tópico, gostaria de saber se é possível simular o comportamento de um atenuador colocando
    um pedal volume no send/return de um amplificador valvulado.
    O amplificador que eu tenho tem um timbre satisfatório em um volume relativamente alto, a idéia seria manter esse volume do pré
    e reduzir no send/return através do pedal de volume.

    Obrigado!

    HortaRates
    Membro
    # abr/18
    · votar


    rafael.tnk
    Isso é a mesma coisa que colocar o Ganho no máximo e o Master fechado. O atenuador atua depois do Power, não antes. O atenuador serve pra você poder saturar o power.

    SteveRayMorse
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    rafael.tnk

    Não é a mesma coisa. A idéia do que o atenuador faz é justamente diminuir a potência pra tu saturar em volumes mais baixos, e poder tocar no quarto a noite, lugares menores e etc. Isso que tu propôs é diminuir o volume e não potência.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Atenuadores de Potencia