Sobre Jimi Hendrix

    Autor Mensagem
    Bill vascaino
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Bill vascaino


    eu sou noob quando o assunto é guitarra, principalmente sobre pedais, mas eu sei que o Jimi Hendrix foi um dos primeiros a popularizar os mais diversos tipos.

    quase todo mundo costuma dizer que o Are You Experienced é sem dúvidas o melhor álbum dele, mas eu particularmente não concordo; acho que nesse álbum tem uns riffs muito fodas, mas Kurt Cobain e Josh Homme também criaram riffs fodas, isso não faria do Hendrix o melhor guitarrista da história.

    mas o que dizer sobre o Axis: Bold As Love? quando eu ouvi pela 1ª vez achei que se tratava de um álbum só de covers, porque além de músicas muito melhores, o modo de tocar guitarra, deixando de lado os riffs muito repetitivos do 1º álbum, parecia que as músicas não foram "feitas na medida", a mesma impressão que tive quando ouvi Hey Joe que é um cover.

    e mais do que isso, a sonoridade do álbum é totalmente diferente, o que deve ser obra dos pedais; por isso eu quero saber se alguém aqui poderia me explicar melhor essa diferença do 1º álbum para o 2º e o 3º (nem falei sobre o 3º porque eu perderia horas elogiando esse álbum).

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    eu costumo dizer que o Jimmy Page é o melhor guitarrista de todos os tempos.. o título do Jimi Hendrix é de maior lenda do rock, o Elvis era apenas um artista, a maior mentira que já existiu.

    Cada um tem uma opinião.

    Eu já acho essa coisa de "o melhor", "o pior", "a maior" algo tão sem graça, justamente pelo que eu disse acima.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bill vascaino, me desculpe, mas, tu tá viajando!!
    Jimmy Page é o maior ritmista de todos os tempos, agora, de melhor solista, ele tá longe de ser!!
    O melhor solista de todos os tempos é o Joe Satrianni que foi professor do Steve Vai que está entre os 5 primeiros!!
    Já, Jimi Hendrix, há 40 e poucos anos atrás, era o melhor, porque, além de inovador, ele superava amplamente o Eric Clapton que era o que tinha de melhor na época!!!

    ogner
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eitaaaaaaaaaaaaaa, maravilha!!!

    Queima, queimaaaa no fogo do infernooooooooo!!!!


    desculpem-me.

    Curly
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    hehe, hendrix desbancado por kurt cobain, só aqui mesmo, lol !

    Bill vascaino
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    hehe, hendrix desbancado por kurt cobain, só aqui mesmo, lol !

    eu só disse que muitos outros guitarristas criaram ótimos riffs e que se for levar em consideração apenas o 1º álbum do Hendrix eu o colocaria sim na categoria do Kurt e desses outros guitarristas. (hoje em dia, a maioria dos iniciantes começam tocando os riffs do Nirvana, FATO)

    sabe aquela frase "a primeira impressão é a que fica"? o 1º álbum do Hendrix não me surpreendeu em nada



    Jimmy Page é o maior ritmista de todos os tempos, agora, de melhor solista, ele tá longe de ser!!

    isso não existe, guitarrista bom é guitarrista completo. o Physical Graffiti é uma das melhores obras de um guitarrista que eu já ouvi.



    Cada um tem uma opinião.

    Eu já acho essa coisa de "o melhor", "o pior", "a maior" algo tão sem graça, justamente pelo que eu disse acima.


    claro. eu mesmo às vezes fico em dúvida.. acho que minha banda favorita é o Queen, mas eu não gostaria de ver nenhum outro guitarrista que já citei no lugar do Brian May, acho que ele é simplismente o que o Queen precisava, não preciso dizer mais nada.





    e pelo amor de Deus, vocês estão desviando o assunto central do tópico, será que só porque sou novato ninguém vai me levar a sério?

    Bill vascaino
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    e ao invés de ficar comparando guitarristas (o que vai acabar com o tópico de vez), vamos tentar levar em consideração apenas as obras deles, OK?

    Bill vascaino
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    agora eu vou fazer justiça e exaltar o trabalho do Mitch Mitchell; não se fazem mais bateristas assim..

    e vou dormir porque estou falando sozinho aqui

    Bombastik
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Bombastik
    · votar


    quase todo mundo costuma dizer que o Are You Experienced é sem dúvidas o melhor álbum dele, mas eu particularmente não concordo

    gosto não se discute, se critica... mas eu deixo passar essa.

    mas Kurt Cobain e Josh Homme também criaram riffs fodas, isso não faria do Hendrix o melhor guitarrista da história.

    o que isso tem a ver?

    e mais do que isso, a sonoridade do álbum é totalmente diferente, o que deve ser obra dos pedais

    um poço de sabedoria esse rapaz é!

    Jimmy Page é o melhor guitarrista de todos os tempos.. o título do Jimi Hendrix é de maior lenda do rock, o Elvis era apenas um artista, a maior mentira que já existiu.

    gosto não se discute mas se continuar falando mal do Rei, vai tomar um xingo...

    vocês estão desviando o assunto central do tópico

    qual era mesmo?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Bill vascaino: e ao invés de ficar comparando guitarristas (o que vai acabar com o tópico de vez)

    O fato é que o tópico já começou condenado qdo vc mesmo comparou. Se eu conheço bem o FCC, é melhor editar o seu post inicial, focando apenas na sua pergunta, que se concentra no 3º parágrafo. Do contrário, vai melar... :-(

    Abs

    Slash Hammett
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    esse topico nao ta no lugar errado na hehe?

    rm_marcello
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eu sou um novato aqui também, mas acho que o tópico não esta no lugar errado, o que o Bill vascaino queria era saber mais sobre os diferentes pedais usados pelo jimmy hendrix, e a diferença dos pedais do primeiro cd para os outros. Eu achei interessante, pq saiu das perguntas tecnicas que normalmente vejo por aqui, e foi para uma questão mais artistica e de apreciação musical, mas sem deixar de sair do assunto do forum, que é os pedais.
    Quero também manifestar o meu repúdio a forma como a pergunta do bill foi respondida. Se membros como bombastik se pensam tão sabios ao ponto de poder desqualificar a relevancia de uma pergunta ou de uma opinião, deveriam pelo menos responder de uma forma mais inteligente, com argumentos e com conteudo. Se vc é tão sabio, ao menos mostre sua sabedoria, faça algo além de fazer uma pose de uma suposta sabedoria que vc nem dá meios de averiguarmos se essa sabedoria existe mesmo ou não. Tudo que vejo aqui é o argumento do ridículo, um tipo de argumento que qualquer imbecil é capaz de fazer.

    Drifter
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bill vascaino

    Já que o tópico é sobre pedais, certa vez li em uma revista que o Fuzz usado na canção "Bold as Love" era praticamente único: trazia um som macio, totalmente diferente dos outros pedais usados pelo próprio Hendrix e aquela geração de guitarristas.

    Procurarei em casa essa matéria (são apenas umas linhas) e depois posto pra vocês checarem a informação.

    megadeth2612
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    quase todo mundo costuma dizer que o Are You Experienced é sem dúvidas o melhor álbum dele, mas eu particularmente não concordo; acho que nesse álbum tem uns riffs muito fodas, mas Kurt Cobain e Josh Homme também criaram riffs fodas, isso não faria do Hendrix o melhor guitarrista da história.


    Nunca li tanta merda junta, são essas coisas que diferem "guitarreiros" de "guitarristas"...

    ...e mais do que isso, a sonoridade do álbum é totalmente diferente, o que deve ser obra dos pedais;


    Cara, o que muda a sonoridade de um cd é a inspiração da própria pessoa, pedais são somente uma ferramenta, assim como tantas outras. Melhor você estudar música antes, começando por campo harmonico, acordes e suas inversões (essa o Hendrix adorava), escalas, modos etc e deixar esse lance de equipo em segundo plano. Tocar com Fuzz não é lá tão primordial assim, tem vários covers de Hendrix no U2B tocando com drives (OCD, TS9 etc) e soando satisfatoriamente.

    Daqui há alguns anos você vai voltar a esse tópico e dar boas risadas, já aconteceu com todo mundo aqui. Abçs!

    Bill vascaino
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    obrigado rm_marcello..
    eu avisei desde o 1º parágrafo que eu não entendo muito de guitarras e pedais, por enquanto eu sou apenas um fã do rock dos anos 60 e 70.
    agora eu vou editar o 1º post mesmo e tirar o pós-script porque parece que alguns só leram o título e o ps.

    a questão é: o que realmente consagrou o Jimi Hendrix? eu já repeti várias vezes a palavra riffs porque pra mim é só isso o que o 1º álbum traz, as grandes inovações estão no 2º e 3º álbuns.

    eu li no Wikipedia (que não é uma fonte confiável, mas enfim..), que realmente os fãs da época preferiam os clássicos às inovações, o que teria deixado o Hendrix decepcionado. se todos eles estivessem vivos e vissem a merda que o rock está, ficariam arrependidos.

    e se o Hendrix teve toda essa inspiração como disse o megadeth, então ele era realmente um grande gênio e merece todo reconhecimento; eu não consigo nem imaginar o que ele teria feito se tivesse vivido mais tempo.

    Bill vascaino
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    o que eu disse realmente foi uma grande idiotice. os guitarristas hoje em dia tem muito mais ferramentas à disposição e são todos lixos se comparados ao Hendrix.

    Bombastik
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    rm_marcello
    Se membros como bombastik se pensam tão sabios ao ponto de poder desqualificar a relevancia

    era apenas piada, não precisa chorar...

    MauricioBahia
    Moderador

    olha só, parabéns pela promoção!

    Bill vascaino

    cara, o que o Hendrix tem de bom é questão de gosto. seja a música dele, a atitude roqueira, performance no palco ou tudo junto... quem gosta vai falar alguma coisa do tipo, quem não gosta vai falar que ele é um lixo total.

    vc diz que não curte o Are You Experienced mas isso é também, questão de gosto. pra mim, esse álbum é tão bom quanto qualquer outro do Hendrix, sem pontos baixos. talvez a pegada mais calma (ou pop) de alguns sons leve algumas pessoas a achar que ele começou na moral e foi endoidando depois. mas tudo é questão de evolução sonora, criativa.

    já que vc citou Josh Homme, escutando o Kyuss e depois o QOTSA vc consegue reparar a evolução no estilo de tocar e de compor do cara. até mesmo do primeiro álbum do Queens pro Songs for the Deaf, a diferença é grande. as músicas soam mais "maduras". mas é tudo criação do mesmo cara, segue uma determinada linguagem, criada por ele mesmo. assim como Hendrix começou a fazer sons mais malucos e experimentais quando se viu consagrado pela crítica e público. conforme foi gravando mais material, ele foi experimentando mais coisas, levando seu som pra um lado diferente das referências iniciais.

    os pedais de efeito com certeza também tiveram seu papel na inspiração de Hendrix. sem wah não haveria Voodoo Child e nem Still Raining Still Dreaming... no entanto, eu não creio que isso foi determinante pra criatividade do cara. ele chegaria nesse som (ou próximo dele) com ou sem os pedais, sejam eles quais forem. está tudo na mente do cara...

    ogner
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bill vascaino
    a questão é: o que realmente consagrou o Jimi Hendrix? eu já repeti várias vezes a palavra riffs porque pra mim é só isso o que o 1º álbum traz, as grandes inovações estão no 2º e 3º álbuns

    Cara, é ai que vc se mostra um novato mesmo, pq mesmo não gostando do estilo, dos riffs da musica ou sei lá oq, é importante saber a história, a representação histórica de Jimi Hendrix. Só isso.

    Por isso quando vc diz o que consagraou Jimi Hendrix, é preciso saber muito mais doq somente riffs ou a sonoridade dos seus cd, que diga-se de passagem são todos fodas e até hoje servem de referencia pra muito, muitos, muitos guitarristas mesmo, ate queles que nem imagina!

    Tem muito mais....hehehe.

    Bill vascaino
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    é.. não levei em consideração o fato de que eu já conhecia outras bandas de outras décadas antes de escutar o Are You Experienced, talvez por isso acabou não me surpreendendo..

    já com relação aos outros 2 álbuns, acho que eu não conheço muitos trabalhos semelhantes; o que me vem à memória agora é apenas o 1º do Led Zeppelin, que tem uma forte influência.. se alguém lembrar mais álbuns pode citar

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bill vascaino
    Cara, eu tenho todos os discos do Hendrix (e livros, DVD's, etc) e sou conhecedor da obra dele.
    A sonoridade "melhor" do 2º disco se deu por conta do tempo de gravação e do uso do estúdio como um "instrumento", no qual o Jimi estava se aprimorando com a ajuda do Eddie Kramer.
    No 1º disco ele não teve o tempo necessário, até porque era um disco de apresentação mesmo (ele já havia lançado "compactos" - singles); a qualidade de gravação é boa, mas menos elaborada e sonoramente menos "cristalina" que a do 2º.
    Em sí isso nada tem à ver com pedais, até porque foram os mesmos usados no 1º disco (Vox V847 e Arbiter Fuzz Face com Transístores de Germânium).
    Tem à ver com tempo, cuidado e produção.
    Abç

    Bombastik
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bill vascaino
    é.. não levei em consideração o fato de que eu já conhecia outras bandas de outras décadas antes de escutar o Are You Experienced, talvez por isso acabou não me surpreendendo..


    analise quantos guitarristas "copiam" os licks do Hendrix em solos, riffs, etc. vai desde SRV que faz uma pegada parecida, até Jerry Cantrell que faz um som nada a ver com o dele...

    Mc Fly
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Mc Fly
    · votar


    O primeiro disco de Jimi Hendrix entitulado "Are You Experienced?", podemos dizer que possui uma sonoridade mais crua em relação aos outros trabalhos oficiais de estúdio, mas isso referente a sonoridade em si e não em relação às composições que são tão geniais quanto as dos álbuns seguintes, aliás não há nada de repetitivo no disco, a faixa mais ousada, revolucionária e com a sonoridade mais polida do primeiro disco é a faixa título, se eu estiver enganado me digam, mas eu creio que foi nesta faixa que eu tive a impressão de ouvir o primeiro harmônico artificial em guitarra elétrica na história. O segundo disco de Jimi Hendrix entitulado "Axis: Bold as Love" junto a "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" dos Beatles e "The Dark Side of the Moon" do Pink Floyd, são na minha opinão alguns dos discos mais bem gravados em toda a história da música, eu creio que além do "Wha Wha" facilmente perceptível em "Up from the Skies" e do "Fuzz Face" facilmente perceptível no solo de "Bold as Love", Jimi Hendrix fez o uso de um pedal chamado "Univibe" da Univox, isto é facilmente perceptível na faixa "Little Wing", o interessante a respeito deste disco é que Jimi Hendrix largou os tapes com as mixagens originais em um taxi em Londres, o que acabou forçando uma segunda mixagem feita às pressas, se a sonoridade final do disco é espetacular, imaginem só com a mixagem original que infelizmente foi perdida, neste disco também é perceptível o uso de truques como "Backward Tape" como por exemplo em "Castles Made of Sand" e uma espécie de "Flanger" na espetacular "Bold as Love". O terceiro disco de Jimi Hendrix, entitulado "Eletric Ladyland", é o disco que contém a versão de "All Along the Watchtower" de Bob Dylan, em minha opinião, esta faixa contém os solos mais espetaculares já gravados em guitarra elétrica em todos os tempos, rítimos impossíveis, wha wha com delay de fita, slide feito com esqueiro zippo, enfim, tem de tudo nos solos desta música, e por estas e por outras, o trabalho de Jimi Hendrix em estúdio é extremamente rico e bem trabalhado, e para resumir, a trinca "Are You Experienced?", "Axis: Bold as Love" e "Eletric Ladyland" não são nota máxima no "Allmusic" por acaso e lembre-se que quando o assunto é guitarra elétrica, Jimi Hendrix sempre estará em um nível acima de todos os demais.

    rm_marcello
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bom, eu não sou nenhum grande conhecedor de jimi hendrix, e muito menos um grande conhecedor de um chamado "bom gosto musical" (o qual eu desprezo por principio), mas como não gostei da forma como a questão foi respondida até então, embora esteja sendo respondida de uma forma bem melhor agora do que no começo, vou lançar meu pitaco aqui.
    Acredito que desde a "morte do rocknroll" e da musica como um todo (acredito que é isso que o discurso padrão prega por ai), muito tempo é gasto, e em vão, num saudosismo a esses grandes músicos da era em que a musica ainda era boa. Um saudosismo reacionário, infantil e de uma criatividade estéril.
    Nem vou entrar no mérito da questão de porque acho que todo este purismo existe, acho que com os argumentos que foram apresentados até então já tenho um bom material à refutar e mostrar um pouco o meu ponto de vista.
    Foi dito que não se deve comparar o hendrix com os guitarrista que vieram depois dele, pois estes foram em muito já abastecidos com sua genialidade, sendo assim, penso que também devemos olhar para os músicos que vieram antes dele e perceber quantas frases clixes de blues e de jazz o hendrix se utiliza, também seria uma boa pensar o que sobraria do hendrix sem o eric clapton, sem os beatles e muitos outros. Analisado-se jimi hendrix como marco zero, como ano 1 no rocknroll, acreditando que tudo que ele fez foi o que foi feito pela primeira vez na história da humanidade, inevitavelmente ele vai soar milhares de vezes mais genial do que ele realmente é.
    Também não concordo com a idéia de uma visionáridade em hendrix que estava em sua mente, antes de seu contato com qualquer equipamento. Ao meu ver os rumos da arte e da tecnologia destinada a ela caminham juntas, dialogam e se norteiam, se potencializam ou regulam. Existiria monet sem tinta óleo? Impossível. Imaginem monet com carvão, igualmente impossível, por mais fértil que seja a sua imaginação. Como o manual do meu POD bem diz: todo guitarrista ama efeitos. Eles fazem o mesmo instrumento que vc toca todo dia, de repente, magicamente, soar como um instrumento completamente diferente. E no exato momento que vc conhece o efeito sua mente borbulha de criatividade, vc começa a pensar todos os recursos que antes vc não tinha e agora tem. Isto é, caso aquele efeito desperte em vc algo que estava pedindo para ser despertado. Muitas vezes quando se conhece um timbre novo, um timbre que não soe nem um pouco familiar, pode não se associar ele a nada, e ai existe um mérito a primeira pessoal que mostra como aquele efeito pode ser usado, ou a pessoa que mostra uma outra forma de um efeito ser usado. E nisso existe um mérito para o Hendrix, embora eu creia que esse mérito é e sempre vai ser parcial, pq é necessário se ver o contexto histórico que o hendrix transformou aquele barulho em musica, é necessário olhar para a contra cultura, e toda a sede de subversão existente na época. Uma prova de que o mérito não é tanto do hendrix, e que ele na verdade foi um dos primeiros a usar essa nova tecnologia, é que ele fez sucesso. Ele apenas capitou ou reconheceu naqueles efeitos, um sentimento que já estava nas massas.
    Cansei de escrever isso.
    A questão é, se associa a musica ruim que é feita hoje em dia com o excesso de equipamentos existentes. Não estou de acordo de que a musica esta em tão maus lençóis quanto dizem, mas disso nada tem culpa os equipamentos. Temos que olhar para a industria cultural e para aversão da população a qualquer tipo de estranhamento. Ambas duas forças que produzem também esse saudosismo incapaz de perceber que o novo sempre vem.
    Ou talvez eu esteja exagerando e vcs não exaltam tanto o hendrix e sua época quanto eu fiquei com a impressão que o fazem. Mas isso é o esperado de ambientes onde se acredita em uma linha reta rumo a uma sabedoria que vai se acumulando positivamente ao ponto de se poder medir o saber e distinguir sábios de novatos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    rm_marcello
    Concordo em parte com o que vc colocou. Não se pode perceber um trabalho, seja ele artístico ou científico se não se prestar atenção ao que tornou esse trabalho possível. Neste sentido, nem Hendrix ou qualquer outro músico são gênios "per-se" (valorizar excessivamente esta personalidade seria Positivismo, uma doutrina autoritária). Por outro lado, o artista ou o cientista que criam como ele criou, representa na verdade uma quebra de um determinado paradigma e o estabelecimento de uma nova concepção musical (no caso), e, após essa quebra de paradigma, a tendência é a arte (ou a ciência), seguirem um outro rumo, um outro caminho. Nesse sentido, Hendrix é imbatível; mas não só por isso, mas também pela época em que ele viveu e trabalhou. Os anos 60 representaram um período fertilíssimo da História, no qual inúmeros movimentos políticos, sociais, tecnológicos, etc, que já estavam em "fermentação" no mundo todo, vieram à tona de uma forma explosiva, mudando comportamentos e maneiras de encarar as relações sociais e políticas. O nosso mundo de hoje (no sentido tecnológico, social, comportamental, etc) é resultado direto daquele momento, e a música de Hendrix faz parte intrínsecamente dele. É aí que está a grandeza de James Marshall (e outros antes dele), não apenas estar no momento certo da História, mas ter feito o que fez (juntando aquilo que outros antes dele fizeram), transformando a música dele em uma "amálgama" única, que marca um momento da História.
    Por outro lado, o rumo que o capitalismo industrial e a sociedade de consumo de massas tomou depois, tornou muito difícil, se não impossível, a "repetição histórica" do complexo processo no qual Hendrix e sua música (e o Rock em geral), se encaixavam. Por isso, de uma certa forma, seu trabalho continue sendo relevante e admirado até hoje quase como se ele estivesse vivo. Isso é característico de personalidades realmente marcantes (históricamente falando).
    Abç

    Mc Fly
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Mc Fly
    · votar


    Tive o trabalho de compilar algumas informações que penso ser de fundamental importância, porém jogaram um balde de água fria como se tudo o que foi escrito até então não valesse de nada, juntando todos aqui no mesmo saco e fechando. Com relação a minha pessoa, foi a primeira postagem e não sou um purista ou alguém tão burro (não relacione purismo com burrice) a ponto de achar que somente o que foi feito nas décadas de 60 e 70 é que é bom, porém, contra fatos não há argumentos e muitos dos discos gravados nestas décadas tem uma sonoridade perfeita, muitos equipamentos fabricados nestas décadas tem uma sonoridade especial pois eram fabricados não em série como hoje, mas com muito mais cuidado e amor, mas isso tudo não é uma afirmação de que não há bons discos e bons equipamentos atualmente, também não quero entrar na questão de competição pois a verdadeira arte não se prende a estas coisas pequenas, é claro que há muitos músicos antes e depois de Jimi Hendrix, tecnicamente melhores, que também foram geniais, porém eu volto a afirmar que em se tratando de guitarra elétrica ele está um nível acima pois foi o maior divisor de águas dentro do universo guitarrístico, e não vamos esquecer que este espaço é um fórum de guitarra.

    ogner
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    rm_marcello

    Cara, vc até traçou uns paralelos pertinentes. Mas seu problema é claro, vc não tem conhecimento de causa, vc NÂO conhece Jimi Hendrix. Depois que o autor do tópico se restringiu apenas a sonoridade mesmo, até medindo suas palavras e editando seu post inicial, eu compreendi o ponto que ele quer chegar. Mas vc voltou com a historia e de certo ponto colocando em duvida a obra de Jimi hendrix num todo.

    E, voltando. Vc não tendo conhecimento de causa, esta fadado a falar besteira. Sabe um outro negão que disse "I have a dream", então, Jimi Hendrix era dessa estirpe. A musica dele era uma forma de se expressar no seu todo, não como é usado banalmente hoje esse termo, e de uma forma artística no seu todo tb, com muito cuidado e respeito a propria musica e seus ouvintes....Desandou um pouco quando ele ficou drogadão, hehehe. Enfim....Leia mais sobre o assunto.

    Abço

    Bill vascaino
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    o Mc Fly explicou direitinho o que eu queria saber.. obrigado
    não vou falar mais nada porque o nível da discussão está tão alto que se eu falar mais uma merda eu morro aqui

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Bill vascaino: o Mc Fly explicou direitinho o que eu queria saber.. obrigado não vou falar mais nada porque o nível da discussão está tão alto que se eu falar mais uma merda eu morro aqui

    Se vc acha que o tópico "deu o que tinha que dar", pode fechá-lo a qualquer momento.

    Abaixo de "Enviar Mensagem", clica em "Fecha tópico".

    Abs

    janick
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bill vascaino: o Mc Fly explicou direitinho o que eu queria saber.. obrigado não vou falar mais nada porque o nível da discussão está tão alto que se eu falar mais uma merda eu morro aqui

    Se vc acha que o tópico "deu o que tinha que dar", pode fechá-lo a qualquer momento.

    Abaixo de "Enviar Mensagem", clica em "Fecha tópico".


    E lembre-se, criar um tópico é um direito, não um dever, principalmente para dividir argumentos tão sem fundamento como os seus.

    Bill vascaino
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    depois de um elogio desses eu vou fechar mesmo \o/

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sobre Jimi Hendrix