Para quem só toca em casa, vst's ou pedal(eira)?

    Autor Mensagem
    Damasceno.
    Veterano
    # jan/10


    Fala pessoal... tudo bem!?
    Bom, passei uns tempos sem tocar. Trabalhando, estudando para concursos e Vestibulares da vida.. agora estou voltando ao meio musical.
    Toco apenas em casa.. respeito quem tem banda e tal, mas não predendo ter. Vou entrar num trabalho novo que vai pegar maaais ainda do meu tempo. Por falar em tempo, parei nele: tudo o que tenho de pedaleira, é a Zoom! 505II! rsrsrs sem brincadeirinhas, tá? ela é fraca, rouba muuito sinal, mas.. é isso aí. Agora, vejo como os vst's estão a todo vapor.. na Europa, Guitar Rig tomou de conta! Muuita gente não quer mais saber de pedais, para usar Guitar Rig, Amplitube, entre outros desses programas..
    Como grana não é meu forte.. o que seria mais inteligente? Comprar uma placa de áudio interessante, para 'investir' nesse universo do Guitar Rig e vsts em geral, ou partir para pedais/pedaleira? no caso de pedais, pensei em usar por um tempo as modulações (chorus, flanger..)da Zoom mesmo, aê pegaria um simulador..
    Muito obrigado!

    lucas trigueiro
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    cara se vc tá sem grana, e se vc quer apenas tocar em casa, eu ia nas vst's mesmo.

    Damasceno.
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    lucas trigueiro
    Ah cara, sem contar que toco praticamente sempre na frente do pc, vendo alguma tablatura..

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Posso dizer que eu toco com simuladores no PC direto. Ainda mais que moro em apartamento. Meus pedais quase nunca não saem do case, só quando tem ensaio.

    Eu pensaria numa interface de áudio, até pe inevitavelmente vc vai usar VSTs. ehhe

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    cara, eu ralo pra mexer com vst, pra tocar é uma maravilha, agora pra gravar eu apanho pra cacete... até por esse motivo que nunca postei uma gravação minha aqui no forum, só fica bom microfonando e mesmo assim ainda ralo pra caralho

    ricolb
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Damasceno.
    Eu uso os dois modos: VSTs e pedaleira em casa no PC e a pedaleira no amp também, agora nas saídas só uso a pedaleira no amp. No seu caso específico eu investiria numa interface de audio também, para utilizá-la com os VSTs. Vale a pena!

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    1- jogue fora essa 505, ou doe para alguém que não tem equipo nenhum hehe

    2- compre uma interface de som legal, guitarlink, jamlab, ou alguma m-audio melhor.

    3- use os vsts que quiser :D

    vsts para quem toca em casa são uma mão-na-roda tremenda.

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eu iria de VSTs. Te economiza dinheiro e te dá menos trabalho pra ligar e usar. Além do que, te dá uma variedade de sons que pedaleiras e pedais não vão te proporcionar facilmente.

    Yusuke Urameshi
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Damasceno.

    Use sua 505 II como direct box. Deixa só em bypass msm e joga o sinal pro Guitar Rig ou similar. Fica bem melhor. Se vc puder comprar uma pla de som legal, tbm vai te ajudar muito.

    Nunca é demais repetir : NÃO PLUGUE A GUITARRA DIRETO NA PLACA. Por razões óbvias.

    Damasceno.
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Pessoal, muito obrigado pelas dicas!
    Já estava mesmo pensando nos VST's.. especialmente no Guitar Rig, o qual acho fácil de manusear e que tem vários timbres os quais gosto.

    Yusuke Urameshi
    Pô, valeu!! Vou fazer isso! De fato, liguei no bypass um dia desses, ao acaso.. usando fone de 10 reais, achei uma boa melhora. No caso, vou experimentar no amp.
    É.. por que não plugar direto? e você se refere à interface?

    Yusuke Urameshi
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Damasceno.

    Pq vc não deve plugar "dispositivos" analógicos (no caso a guita)em digitais, por causa da diferênça de impedância. Pode ferrar tua placa. E se ela for onboard , o estrago pode sar ainda maior.

    Não foi uma explicação muito técnica, mas ta valendo kk

    Damasceno.
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Yusuke Urameshi
    Faz todo o sentido rsrs :D
    Certo.. então como devo ligar a guitarra numa interface? Continuaria a usar a Zoom, é isso?
    Brigadão.

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Damasceno.

    Em uma interface própria para guitarra como as que citei e outras que existem vc não precisará da zoom para nada, não precisa de di, elas foram feitas para ligar guitarra ou outro instrumento direto nelas...

    Practus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cara...acho que já ficou claro para vc, não é? Mas um último argumento:

    Se você tiver acesso a um bom Notebook (bom processador, espaço em disco, e memória RAM), e comprar alguma interface, vc já terá sua "pedaleira" pronta... Na verdade, poderia dizer que vc teria até um Home Studio portátil, bastando para isso instalar uma DAW de sua preferência (Nuendo, Reaper, Cakewalk, etc...)

    Aí é só alegria...

    Mas, que fique claro, não vamos subestimar o poder das pedaleiras...

    Abraços

    erdnaxela
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    guitar rig 4 pro uso ele em casa jogo do computador pra caixa e só alegria. Placa pra gravação de boa qualidade. Eu uso uma que é boa pra reprodução mas pra gravação deixa a desejar (audidy sound blaster 5.1`- No futuro vou comprar um M Audio delta 1010) Se voce quer pra tocar em casa ligar guitar rig no line in pra tocar em tempo real bons monitores ou um caixa de guitarra boa com falante de 12" e seja feliz. Voce nem vai sentir falta da sua zoom.

    janick
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Um par de monitores legais, ou até um amp mesmo, mais uma interface de audio USB dessas, te atenderia.

    Practus
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Practus
    · votar


    ligar guitar rig no line in pra tocar em tempo real

    Hmmm... apenas uma ressalva... tome cuidado com a interface que comprar, ou mesmo, se ligar no Line In, use os drivers de som da ASIO. A maioria da placas de audio são compatíveis, e ele reduz muito a latência do som...

    Se for optar pelo Note, arrume uma placa de som externa (Fast Track Pro ou Ultra, ambas da MAUDIO - são muito boas), aí seus problemas com latência acabam...

    Aquele...

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Nunca é demais repetir : NÃO PLUGUE A GUITARRA DIRETO NA PLACA. Por razões óbvias.
    Pq vc não deve plugar "dispositivos" analógicos (no caso a guita)em digitais, por causa da diferênça de impedância. Pode ferrar tua placa. E se ela for onboard , o estrago pode sar ainda maior.
    Hã? De onde você tirou isso?
    Tá valendo se você explicar de onde você tirou esse absurdo.

    ogner
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Nossa!! O mundo guitarristico esta mudando! Estou no olho do furacão, estou vendo a mudança de perto, vou ter umas historias pra contar pros meus netos....
    To só observando!!


    Enquanto isso em 2040:

    - Vôvo, pq ninguém mais usa aqueles seus pedais e aquele amplificador que tem uns tubos com luz atras???

    - Ahhh, rapaizinho..Vou te contar...hehe


    Practus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Enquanto isso em 2040:

    - Vôvo, pq ninguém mais usa aqueles seus pedais e aquele amplificador que tem uns tubos com luz atras???

    - Ahhh, rapaizinho..Vou te contar...hehe


    huahuahuahauahuahuahu..... realmente.... e a gente aqui, gastando horrores nesses equipos...

    Nada como ver as coisas em perspectiva....

    Abraços...

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Practus
    Se for optar pelo Note, arrume uma placa de som externa (Fast Track Pro ou Ultra, ambas da MAUDIO - são muito boas), aí seus problemas com latência acabam...
    uso um note com uma fast track pro pra gravações, fica chique até, se eu soubesse usar o software direito ia ficar profiCional (renato in memorium)

    ogner
    hehehhehe
    é bicho, o negócio é estocar um punhado de valvula em casa... ainda bem que o meu só usa 5, vi o amp de um coitado na luthieria que frequento que usava nada menos do que 12 valvulas! E precisava trocar tudo, só duas de pré estavam boas

    Gambá do Rock
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Damasceno.

    Ae brother, eu acho que você deveria investir, aos poucos, nos dois mundos. Pense que mesmo sem tempo, algum amigo te chame para uma jamzinha de fim de semana e talz... você vai levar o PC pra tocar com os caras?
    e outra... não é sempre que você vai querer tocar sentado em frente ao PC...
    por isso que falo para você viver nos dois mundos. é bem mais tranquilo, são mundos diferentes e ainda existe a possibilidade de interação entre eles.
    abraço

    Practus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    você vai levar o PC pra tocar com os caras?

    Ué... se ele tiver o Note, com uma Fast Track da vida, não vejo como isso seria mais trabalhoso que levar um Set de analógicos... Se bobear, é o mesmo trampo que levar uma pedaleira...

    Eu tenho uma GT-10, e sem dúvida vejo que ela é espetacular e vale o investimento, mas é um investimento alto... Mesmo tendo minha pedaleira, eu estou cada vez mais propenso a incluir no meu set-up um note poderoso... faria estragos violentos usando a GT-10 e o Guitar Rig juntos

    Hoje uso muito pouco o PC... uso mais para gravações no Reaper, usando a GT-10 como interface... Mas já baixei o Rig 4 para testar em conjunto com a GT-10, tudo no Desktop...

    No Youtube tem uns carinhas que fazem um P*** som só com um note, uma boa interface, e uma versão do Rig... A Natvie Isntruments promoveu um concusro para a sua versão do Rig 3, onde os usuários deveriam gravar sons de qualquer tipo usando o Rig, e posta-los no youtube... Os melhores colocados ganharam os programas da Native Instruments originais... o segundo colocado ganhou um Notebook, e o primeiro ganhou uma Les Paul... (Nota: Tanto o primeiro colocado quanto o segundo, usaram o Rig direto em Notebooks...)

    Acho que acabaria sendo tão prático quanto levar uma pedaleira...

    Enfim, essa é só a minha opinião...

    Abraços...

    HYBRID PRS
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    faz uns 4 ou 5 meses que só uso VST's, o que percebi que não tenho GAS, por que no programa eu troco presets, pedais, amplis, ou até de programa e voce não fica só naquela de mesmo equipo sempre mesmo estando no mesmo pc...

    pra quem tava trocando pedais e amplis sempre e nunca tava satisfeito como eu, valeu a pena sim além do dinheiro que deixei de gastar a toa...

    fica meu depoimento, se servir pra voce!

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    pra quem tava trocando pedais e amplis sempre e nunca tava satisfeito como eu, valeu a pena sim além do dinheiro que deixei de gastar a toa...

    E se algum dia quiser comprar um equipo real (digo, pedais e amplis de verdade), já sabe o que procurar.
    Se o cara tá estudando pra vestibular e concursos, não tem muito tempo livre. E já que só vai tocar em casa, a solução mais prática e barata são os VST's, que além de custarem bem menos que amplis/pedais/pedaleiras, não ocupam espaço.

    Damasceno.
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Olha, muito obrigado àqueles que me deram força para as vst's! :D
    Com uma grana que tenho no momento, vou atrás de uma JamLab. Depois, pensarei nos caps da guitarra.. vai ficar muito show. Já dei uma fuçada em tpc recentes de vst's e encontrei muita coisa bacana.. nossa, vst de jcm900 com som muuuuito semelhante ao original! Meu Deus! Onde esse mundo vai parar!? rsrs..
    Sei que isso foge ao assunto do tópico, mas.. ao juntar algumas vst's (jcm900 com tube screamer, por exemplo), o chiado é monstruoso. Alguém sabe algum noise gate legal?
    Obrigado!

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    é mto simples,meu caro: um bom pc(nda absurdamente potente um c2d,com uns 4gb ddr2 800,500 de hd tá ótimo)uma interface (no caso eu uso a guitar link,nunca testei as fast track nem jamlab,mas eu li opiniões aqui no fórun de que não existem grande diferença entre jamlab e guitar link)bons caos e blz eu uso meu amp pra monitorar,mas não conheço fones que consigam reproduzir bem o som que sai do pc(eu nem cogitei lascar 200 mangos nos akg's da vida)

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    faça como eu... um mac, c2duo legal, 2gb de ram (tenho faz um tempinho já, mas dá conta da parte de guitarra + backtracks sem crise).

    uma interface legal (guitarlink no meu caso), e já era.. só levar o note e tocar por aí hehe

    Practus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Já dei uma fuçada em tpc recentes de vst's e encontrei muita coisa bacana.. nossa, vst de jcm900 com som muuuuito semelhante ao original! Meu Deus! Onde esse mundo vai parar!? rsrs..

    Só para te dar mais GAS nos vsts... dá uma olhada nesse vídeo que foi postado por um amigo em outro tópico...(créditos da busca no Youtube vão para Leonardo Castro)



    Coisa de doido...

    Abraços...

    Damasceno.
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Pô, pessoal.. brigadão pelas dicas!!
    Fuçando outros tópicos.. fiquei com outra dúvida: para reprodução (ligar a guitarra, o amp e ser feliz), uma interface faz muuita diferença? Para gravação, é claro! Porém, para repdrodução, além da redução da latência, há mais benefícios?
    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para quem só toca em casa, vst's ou pedal(eira)?