Ligaçao STEREO de pedal de delay?

    Autor Mensagem
    salomano
    Veterano
    # out/09


    E Ai pessoal, comprei um Delay Line6 DL4 e gostaria de ligá-lo em stereo na mesa de som após o sinal ter passado pelo amplificador, pra usar melhor os efeitos de delay stereo e ping pong que o pedal proporciona. Ele tem duas entradas IN e 2 OUT. A mesa de som é digital, uma Yamaha 01V96.
    Alguem sabe me dizer como faço as ligações?

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09
    · votar


    salomano

    Já leu no manual?

    Abs

    GuitarUser
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Liga cada saída em um canal. No mais, leia o manual.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Vai ficar ruim, precisa de dois amplis... Regular volume com um ampli só e uma mesa vai dar confusão... A eq. do ampli faz toda adiferença

    salomano
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Já li o manual umas 10 vezes e a única coisa que diz sobre isso é ligar os inputs nos outputs, o problema é que eu tenho 1 amp só, mas gostaria de saber se tenho que usar dois canais da mesa pra fazer isso. Teoricamente, o delay ping pong já definiria a alteraçao de L/R pra gerar a sensação de alternancia contínua. Tentei ligar num direct box antes de ir pra mesa, mas os delays funcionaram como se fossem mono.

    salomano
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Outra coisa, o amp é um Marshal MG100, o sinal vai pra mesa microfonado, uso fone como retorno de voz e guitarra. Se alguém puder me dar uma luz, agradeço.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    salomano: o problema é que eu tenho 1 amp só,

    Pô, tem que ter 2 saídas de som independentes para cada canal (equerdo e direto). Portanto, sem 2 amps pro som "live" o efeito não fica legal.

    Se vc ligar os 2 canais do pedal em 2 canais da mesa e colocar um fone de ouvido vai perceber o efeito estéreo.

    Abs

    MMI
    Veterano
    # out/09
    · votar


    salomano
    Cara, você está fazendo ampli->microfone->delay->mesa?
    Tenho um DL4 mas nunca testei assim, talvez dê certo. Ligue no out do send/return o seu DL4 e mande para 2 canais da mesa, fica sendo o esquerdo e direito. Você vai perder o som do power provavelmente. Não sei se seu ampli tem loop em série ou paralelo.

    salomano
    Veterano
    # out/09 · Editado por: salomano
    · votar


    Esta é a ligaçao que estou usando: guita ->delay->amp->microfone->mesa
    O que eu estou tentando saber, é se funcionaria o efeito stereo e ping-pong delay nos PAs, mandando dois sinais pra mesa; um via a ligaçao tradicional de microfone/amp descrito acima e o outro vindo direto do pedal pra um canal extra da mesa.
    Nunca utilizei stereo antes, sei que o dd3 da boss tem 1 IN e 2 OUT, ele tbem precisa de 2 amps pra funcionar nesse modo?
    O amp tem loop paralelo. Como assim perder o som do power?
    Valeu por enquanto pessoal.

    Iversonfr
    Veterano
    # out/09
    · votar


    nao funciona... se o seu ampli for um 4x12, o delay vai ta girando em torno dos 2 de cima e os 2 de baixo... ou seja... é inutil fazer isso no mesmo ampli, porque é impossivel perceber a diferença... e ao microfonar como voce ta fazendo, tb nao adianta, porque o mic vai pegar oq ta saindo do ampli, que é quase uma coisa só, e mesmo que conseguisse diferenciar, o mic ta jogando sinal mono pra mesa... ou seja... nem rola...

    pra ficar legal voce teria que sair do pedal de delay e jogar direto os 2 canais pra mesa... mas aí é ligacao em linha pra mesa, sem microfonar... e apesar de funcionar o delay, seu som provavelmente nao vai ficar dos melhores... posso ter falado merda no decorrer ai, mas acho q é isso... alguem me corrija se tiver errado... abs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/09
    · votar


    salomano
    Cara, a única opção para vc será ligar uma saída do delay no amp, e depois para a mesa vía microfone, e a outra direto na mesa.
    Abç

    Iversonfr
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    rapaz, nunca tinha pensado nesse jeito! vo até tentar hoje a noite la em casa! valew! abs

    salomano
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Cara, a única opção para vc será ligar uma saída do delay no amp, e depois para a mesa vía microfone, e a outra direto na mesa.


    Confirmando entao, seria isso?
    SINAL 1: guita ->delay->amp->microfone->mesa
    SINAL 2: delay->mesa

    Duvida quanto ao Amp: ligo o sinal 1 do delay no input normal ou no Loop externo? Meu amp eh um Marshall MG100

    kyo_ryo
    Veterano
    # out/09
    · votar


    é se funcionaria o efeito stereo e ping-pong delay nos PAs
    Plural? Então tem duas caixas ligadas na mesa?

    salomano
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Toco numa igreja, Na nave são 2PAs e 2 Sub, e mais 2 PAs na galeria, mas indiferente, só manda Direito e Esquerdo mesmo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/09
    · votar


    salomano
    Tanto faz. Se vc tiver mais efeitos (principalmente wah e distorções), ligue no "loop".
    Abç

    snd
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Já que você não tem um segundo amplificador e vai ligar um dos canais do delay direto na mesa seria bom ter um simulador de caixas no meio, um equalizador de 7 bandas bom pode fazer o serviço se você imitar a resposta da caixa nele.

    Dependendo de como você ligar, o som da sequeência (guitar -> amp -> loop -> delay -> mesa) pode ficar muito diferente do som (guitar -> amp -> loop -> delay -> loop -> amp -> microfone -> mesa) já que os falantes do amp fazem uma puta diferença no som.

    salomano
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Vou tentar essa sequencia, mandando os sinais num direct box. Tenho um Boss Equalizer. Será que rola?
    guitar -> delay -> amp ->amp -> microfone -> D/I-> mesa (1)
    delay -> Equalizer-> D/I-> mesa (2)

    salomano
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Conclusões:
    SINAL 1: guita ->delay->amp->microfone->mesa
    SINAL 2: delay->mesa

    Consegui o efeito Stereo que queria, porém como dito pelo Iverson, a qualidade do delay ficou comprometida, é complicado ajustar o volume e equalizaçao deste segundo sinal, alinhando com o que ouço nos retornos e o que ouço do meu amp. Resumindo, deu certo mas nao ficou bom, a única opçao de qualidade foi a ligaçao tradicional com 2 amps, mas fica praticamente inviavel pelo custo, pra quem quer fazer algumas musicas apenas, usando este recurso.
    Valeu pelas dicas ae pessoal.

    marshiall
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    como tem gente que fala merda aqui...

    cara, se vc não tem dois amplis esqueça, jamais terá um som estéreo

    vc pode até mandar uma saída do dl4 pro teu ampli e a outra pro pa, mas o sinal que vai pro pa vai ficar uma bosta...

    pegue qualquer video do u2... o som do edge sempre ta em estereo, sendo que o esquerdo que o sinal principal vai sempre pra vox ac30... o direito ele varia entre marshalls e fenders, mas o cara pode né...

    nichendrix
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    salomano

    Essa ligação na mesa não é uma boa, vc perde boa parte do som do amp com isso, ligação em stereo foi feita pra mais de um amp, se você quer ligar direto na mesa arrume um simulamp como Wavebox Argos, Sansamp GT-2 ou TRIAC e ligue tudo em linha, é mais produtivo que meter o amp no meio, pois nesse caso ele só atrapalha.

    No caso creio que você precisará usar um direct box para cada canal.

    Se ligar em linha é só mandar cada out do pedal para um canal diferente na mesa e usar o pan da mesa para separá-los mande o do canal L pro lado correspondente no pan e o canal R pro lado correspondete no pan, pois se ficar os dois no meio, vai soar como se o efeito fosse mono pois ele irá para os dois lados do pan. Quanto mais radical o pan na mesa, mais o efeito é notado.

    Fora isso é só juntar grana e comprar 2 amps, que recomendo por experiência própria serem amps iguais, pois dá muito trabalho equalizar e casar o som de efeitos stereo em amps diferentes.

    MMI
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    salomano

    Vou dar meu depoimento, bem pessoal. Eu uso os efeitos em estéreo, delay, chorus e daqui a pouco reverb também. Garanto a você que custa uma fortuna e dá uma mão de obra do cão. Amplificador estéreo, que eu conheça, tem os de rack (todos específicos para guitarra que eu já toquei são) e alguns da Rivera. Deve ter mais, mas honestamente eu desconheço. Vou te dizer que o The Edge não é parametro para ninguém de nós, já viu o tamanho do rack dele? Garanto que para ligar, acertar, timbrar, regular e botar para funcionar tudo o cara deve ter uma equipe, um só não dá conta. E já vi video dele que nem ele sabe mexer em tudo e se acertar sozinho.
    Seu problema é mandar tudo em estéreo para a mesa? Conecta sua guitarra num computador, pega um Guitar Rig da vida e manda bala. Fora essa opção, vai te custar uma grana alta e muita mão de obra, mas muita mesmo. Palavra de quem usa efeitos em estéreo...

    marshiall
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    nichendrix

    discordo de vc rapá
    acho que o grande barato de tocar com dois amplis em estéreo é justamente ter dois com timbres bem diferentes
    meu sinal (depois de vários pedais) vai pra um tc electronics sfc de onde ja sai em estereo pro meu dl4 e dai o esquerdo vai pra um marshall jtm e o direito pra um fender deville
    de vez em quando ainda piso no foot do jtm pra acionar o canal sujo

    nichendrix
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    marshiall
    discordo de vc rapá
    acho que o grande barato de tocar com dois amplis em estéreo é justamente ter dois com timbres bem diferentes
    meu sinal (depois de vários pedais) vai pra um tc electronics sfc de onde ja sai em estereo pro meu dl4 e dai o esquerdo vai pra um marshall jtm e o direito pra um fender deville
    de vez em quando ainda piso no foot do jtm pra acionar o canal sujo


    Nos meus sets Stereo, eu sempre uso meu Marshall JTM-60 com algum dos meus 3 Fender (inclusive um Blues Deville), sinceramente a dor de cabeça de fazer casar volumes, equalizações e timbres é enorme, mas eu até que me saio bem porque faço isso há 10 anos, mas demorou muito até achar o ponto, entre os inumeros fatores, está o fato de que o volume final do Marshall é menor que o dos Fender, mas a coisa mais difícil de timbrar adequadamente nem são os efeitos stereo, são os efeitos mono, principalmente as distorções. Via de regra a config que fica boa nos Fender fica muito grave no Marshall, e a que fica boa nos Marshall tende a ficar muito estridente nos Fender.

    Eu tenho 10 anos nas costas fazendo isso, geralmente me resolvo num zás tras, mas vez por outra ainda encontro problema, porque usando o Sansamp GT-2 como distorção, ele faz o Marshall apitar muito mais rapido do que o Fender, imagine quem está começando e encontrando dificuldades de ligar um pedal stereo em linha????

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligaçao STEREO de pedal de delay?