Qual o uso da pedaleira pra violão?

    Autor Mensagem
    gabi_wanderley
    Veterano
    # out/09


    Olá pessoal,

    Toco um violão de aço Tagima Dallas. Há uns dias tenho visto umas pedaleiras de violão. Nunca usei, nem sei com usar, a única pedaleira que já usei foi para guitarra. Gostaria de saber, qual o uso dessas pedaleiras para violão? O que se pode fazer com elas?

    Até mais!

    erdnaxela
    Veterano
    # out/09
    · votar


    sinceramente não vejo necessidade de pedaleira pra violao. Uso na igreja o violao direto na mesa usando um mic200 pra casar impiendancia e fica show, muito bom. Um efeito de leve pode ser usado, da ate pra distorcer o som do violao, mas violao é violao né?

    Guynho
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Acredito que rolem umas simulações de 12 cordas, Violão Gibson, essas coisas...

    Mas to de metido, tb não sei =D

    GuitarUser
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Colocar reverb, chorus, delay, compressor...

    nichendrix
    Veterano
    # out/09
    · votar


    gabi_wanderley
    erdnaxela

    A função da pedaleira pra violão é entre outras coisas amenizar a aspereza do som dos captadores piezo e deixar o som eletrico mais parecido com o acustico. Pedaleiras como a AG-Stomp da Yamaha, são preamps e processadores pra violão que atuam amenizando as frequencias vindas da captação/preamp do violão, servem também pra adicionar certos efeitos que melhoram a dinâmica do toque do violão ou pra dar um ar mais natural, como o GuitarUser falou, adicionar reverb, chorus, delay, compressor, etc. Chorus dá um pouco mais de corpo, o reverb e o delay ambiência e um som mais natural, enquanto compressor é bem util pra bases "a lá legião urbana" onde não há grande interesse em variações, somente a batida mandando ver, existem outros efeitos também, mas os principais são esses e em geral já vem "otimizados" pra uso no violão, já que a resposta de frequência não é igual a da guitarra.

    gabi_wanderley
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Então, compensa comprar uma pedaleira? Qual é a faixa de preço e uma marca boa?

    nichendrix
    Veterano
    # out/09
    · votar


    gabi_wanderley
    Então, compensa comprar uma pedaleira? Qual é a faixa de preço e uma marca boa?

    Pra violão a melhor que eu conheço é a AG-Stomp, mas ela é bem cara.

    Bog
    Veterano
    # out/09
    · votar


    gabi_wanderley
    compensa comprar uma pedaleira?

    Depende da tua necessidade, ué... Eu usava a minha principalmente para amenizar o som da captação piezo. Mas desde que arranjei um violão com captação decente, a pedaleira ficou meio encostada. Uso só as simulações de vez em nunca para dar uma variada no timbre em gravações, e olha lá...

    Eu acho que compensa se você sente falta dos efeitos e simulações, ou se tem um violão com captação piezo te incomodando e nenhuma perspectiva de melhora. Do contrário, não compensa. Quem pode decidir isso é vc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o uso da pedaleira pra violão?