Blindagem de Pedais com Alumínio Industrial

Autor Mensagem
R1C4RD5
Veterano
# out/09 · Editado por: R1C4RD5


Já vi em alguns sites e fóruns algumas pessoas falando sobre blindar os pedais que montam com folhas de alumínio industrial.

Sábado eu fui na Ferreira Costa aqui do recife pra tentar achar a bendita folha de alumínio industrial e num achei. Num sei dizer se os funcionários num conheciam ou se realmente num tinha.
Um dos funcionáriso me levou a umas folhas de cerca de 1.5 mm de espessura com 1 m de altura, mas com essa espessura fica difícil de trabalhar.

Quando eu estava caminhando por lá a procura de caixa metálicas pra instalações elétricas, passei por uma parte de telhados e vi uma fita que é usada para unir um tipo de foro de alumínio que funciona como isolante térmico.
Comprei uma fita destas e coloquei no meu MRX Dist+ Clone. Resultado: com uma só camada ainda pegou rádio. Amanhã vou passar mais uma camada da fita e ver se melhora.

Fiz testes usando o multimetro pra ver se ela conduzia e tal e foi tudo bem, ela conduz direitinho.

Como o resultado num foi satisfatório eu gostaria de saber quem já fez com o alumínio industrial e onde eu posso encontrar.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


R1C4RD5

Use papel alumínio. Sua mãe deve ter.

Se procurar por "alumínio industrial" vai pagar caro pela mesma coisa. Além ser difícil encontrar lâminas com menos de 0,5mm de espessura.

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
Eu pensei em comprar umas embalagens de "quentinhas" pra fazer a blindagem com elas. Acredito que são mais grossas que o papel alumínio normal.

O mal do papel alumínio é que ele é péssimo de trabalhar. Amassa com qualquer besteira e acho um saco pra cortar.

blindss
Veterano
# out/09
· votar


R1C4RD5

na moral.. o papel alumínio é muito mais barato, e na minha opinião é mais fácil de trabalhar.. e faz a mesma coisa..

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


blindss
Tu usa cola branca normal pra colar o papel alumínio na caixa?
Usa um pedaço só ou faz tiras e vai colando?

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


Em geral, quantas camadas devo utilizar?

[Sei que o bom seria até a rádio sumir]

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


R1C4RD5

O mal do papel alumínio é que ele é péssimo de trabalhar. Amassa com qualquer besteira e acho um saco pra cortar.

É nada, por ser maleável torna-se mais fácil. E usar uma lâmina mais grossa, vai ser mais difícil. É um trabalho de paciência. Use cola de sapateiro.

Usei este papel na minha guitarra, por dentro.

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


Alumínio de "Quentinha" rulez!

Henrique S.
Veterano
# out/09
· votar


tem uma fita da 3m que é de aluminio, e é um pouco mais grossa que o aluminio de cozinha... o bom é que nao da aquela meleca da cola branca

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


Em geral, quantas camadas devo utilizar?

[Sei que o bom seria até a rádio sumir]


Cara, eu blindei meu fuzz com somente uma camada de papel alumínio de cozinha (aquele fininho mesmo), e não colei na caixa. Apesar disso, ruído zero.

jimmy vandrake
Veterano
# out/09
· votar


R1C4RD5

De fato Alumínio Industrial ninguém conhece. Não existe este termo nos fornecedores de metais. O alumínio mais fino que vc vai encontrar com facilidade é 0,48mm, ou 0,5mm como dizem. Assim mesmo é grosso para vc trabalhar.
O Alumínio das latinhas de cerveja é extremamente puro, talvez seja uma alternativa para o seu projeto.

ogner
Veterano
# out/09
· votar


DotCom

Como vc fez?! Instalação do aluminio. É só forrar internamente??

ogaitnas
Veterano
# out/09
· votar


R1C4RD5

não adianta muito vc isolar com um metro de alumínio, se vc não conectar esse alumínio em algum aterramento (o negativo da alimentação já é o suficiente).

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


ogaitnas
Correto

jimmy vandrake
Se você procurar no google acha umas imagens dos rolos e tal, mas pela dificuldade de achar eu já desisti.



Vou fazer testes com a fita e com o papel alumínio comum. Quem sabe eu até faço uma tentativa com uma latinha de cerveja. (Desculpa para tomar uma em plena quarta ??? KKK)

Felipe90
Veterano
# out/09
· votar


Ow pessoal , não é possível que na eletrônica que vocês frequentam não tem uma caixinha de aluminio com 2 parafusinhos , perfeita pra pedais ! Achei que fosse padrão pois até aqui que não tem nada eu encontrei ... olhem só , tem tanto de plástico (patola) quanto de alumínio bem fácil de furar e custa barato : fotos.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Custa barato se fizer em uma escala de produção (não precisa ser uma grande escala).

Até fundido em molde de areia fica barato se produzir em escala.

Neste caso (de chapa dobrada) eu recomendo uma espessura mínima de 0,8mm ou 1,0mm.

Mesmo assim, não daria pra fazer uma rosca segura num material desta espessura. Um rebite plástico pode ser uma boa, porque além de barato, você pode tirar e colocar apenas com a mão.

marcioguita
Veterano
# out/09
· votar


Basta uma camada desde que nao haja vazamento nem falta de contato. entre as folhas coladas, pois aí nao adiantaria mesmo que fossem 1000 camadas.

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


ogner
Como vc fez?! Instalação do aluminio. É só forrar internamente??
Sim.. Só embrulhei do mesmo jeito que embrulharia uma coxa de frango. Claro que tem que botar algo pra as trilhas não fazerem contato com o papel alumínio, no meu caso usei uma folhinha plástica (do mesmo tipo que a boss usa no DD3 :D).

Felipe90
A patola de plástico é fácil de achar. Já caixinha de alumínio, aço, ferro fundido... ih... ruim d+. Já rodei aracaju toda e nada.

ogner
Veterano
# out/09 · Editado por: ogner
· votar


DotCom

Valeu...

Montei um TS numa caixa de energia ( condulete de embutir ) de aluminio...Ela tá meio barulhento quando passo das 9 horas o drive..Ou aumento muito o volume

Dessa aqui ó!!

Nessa caso aquivnem precisa colocar aluminio né? só fazer o contato do terra na caixa, isso??

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


Felipe90
Eu achei hj uma caixa que se parece mt com a última foto que tu postou, porém eu achei ela mt alta. Tu num acha tb não.
Pelo menos tem mais espaço interno, neh?

ogner
Veterano
# out/09
· votar


Ahhhhhhhhh!!! Outra pergunta pra todos aqui que puderem ajudar.

Não conhecia esses produtos, sera que colocar esse isolante nos pontos de solda/contatos ajudaria a isolar mais??? Ou é bobeira??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101649382-fita-isolante-liquida -quimatic-tapmatic-bisnaga-50-gramas-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-108398132-fita-isolante-liquida -quimatic-tapmatic-5-cores-200ml-_JM

Felipe90
Veterano
# out/09
· votar


R1C4RD5

Bixo , é ! Tem uma tão pequena ( a pequena da foto ) que fica maneiro se voce conseguir montar um pedal dentro dela ... um TS por exemplo cabe nela ! A grande já pra circuitos mais robustos como no caso do BB Preamp que eu vou colocar nela , mas tamanho eu não achei exagerado nao cara , tá até bom .

Felipe90
Veterano
# out/09
· votar


ogner

É isso ogner ? tem que fazer contato do terra na parede da caixa? Também quero saber.

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


ogner
Ajuda a isolar o material condutivo, mas o que buscamos neste tópico é um isolamento contra ruídos externos. Queremos criar uma "gaiola de Faraday".

ogner
Veterano
# out/09
· votar


R1C4RD5

Entendi, mas acho que soldas expostas, aquelas sobrinhas de fio na junção das soldas sempre são um convite à interferências e fontes de ruido tb, né...

Vou testar esse produto!

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


ogner
Eu uso aquele espaguete termoretrátil.
É só soldar e depois passar a chama de um isqueiro nele que fica bonitinho.

ogner
Veterano
# out/09
· votar


R1C4RD5

Uhmmm, valeu a dica. Vou dar uma olhada neles!

Felipe90
Veterano
# out/09
· votar


ein , tem que puxar um fio do terra pra carcaça ??

marcioguita
Veterano
# out/09
· votar


sim , isso inclue carcaça dos potenciometros e ponte

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


Pessoal, dei uma melhorada na blindagem do meu MXR Dist+ com a fita de alumínio que comprei.

Apenas me certifiquei que os Jacks e Pots estavam em contato com a fita e a blindagem melhorou muito. Num ficou 100%, mas tb este pedal foi meu 2º e fazem mais de 4 anos que montei ele. Se escuta um pouco de nada de rádio, porém só com volume e drive altos.

Como uso este pedal mais para "brincar", num tem problema ficar assim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Blindagem de Pedais com Alumínio Industrial