Ok , mais um que está tentando montar o BB

Autor Mensagem
Felipe90
Veterano
# out/09 · Editado por: Felipe90


Só pra fugir da saga original , eu gostaria de tirar umas dúvidas aqui , caso solucionadas posso montar um tópico da saga original quando pronto o pedal .

As dúvidas são as seguintes :

- Não tenho resistores de 1k nem 1M como pede no projeto , tenho apenas de 1,2k e 1,2M , haveria problema caso eu os use ? Tem também o 19k que pede no projeto mas tenho 18k.

- No quesito capacitores , o 51pf não tenho , tenho de 56p ( cerâmico ) que em seu disco está escrito 56 mas no multímetro ele não da 56 nem a pau ! E o mesmo acontece para o 22n , 220n , 151p e 33n , ou seja , eles dizem em seu exterior que são tais valores , mas na hora de medir no multímetro ... nada consta !

OBS: Eu cacei no google como se olha a nomenclatura dos capacitores cerâmicos ( aqueles disquinhos , todos os citados acima são cerâmicos disquinhos ) e não achei como lê , mas por eliminação eu pensei ser : 333 ( 33n) , 56 (56p) , 151 (151p) , 221 (220n) .

Deveria eu tentar trocar esse bando de cerâmico por Poliéster ou são mais comuns cerâmicos nesses valores ?

Obrigado , desculpem o texto mas é que esse BB Preamp já me deu MUITO trabalho na transferência e correção de trilhas (foram 5 tentativas com glossy , 7 com acetona , 2 transparências , correção de trilha antes de depois da corrosão ) , então quero tomar muito cuidado antes de montá-lo .

Felipe.

GuitarUser
Veterano
# out/09
· votar


Felipe90
A diferença tá bem grandinha nos resistores... mas não sou nenhum técnico em pedais, não sei oque componentes fazem com som :S

Aqui você acha sobre o código dos capacitores.

Obrigado , desculpem o texto mas é que esse BB Preamp já me deu MUITO trabalho na transferência e correção de trilhas (foram 5 tentativas com glossy , 7 com acetona , 2 transparências , correção de trilha antes de depois da corrosão ) , então quero tomar muito cuidado antes de montá-lo .
oO

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


Felipe90
Se a diferença está tão grande num dá pra dizer sem olhar o esquema, mas só de ser 20% de um valor pro outro acredito que irá influenciar em algo sim.

Felipe90
Veterano
# out/09
· votar


Esqueci de mencionar , o layout que estou usando eh o do GuitarHero la no handmades.com.br.

Henrique S.
Veterano
# out/09
· votar


Felipe90

os resistores nao tem problema (em questao de funcionamento)


capacitores é assim

o ultimo digito indica a quantidade de 0's

por exemplo
10 = 10pf
101 = 100pf
102= 1000pf
103 = 10000pf
104 = 100000pf

1000pf = 1nF

Henrique S.
Veterano
# out/09
· votar



- No quesito capacitores , o 51pf não tenho , tenho de 56p ( cerâmico ) que em seu disco está escrito 56 mas no multímetro ele não da 56 nem a pau ! E o mesmo acontece para o 22n , 220n , 151p e 33n , ou seja , eles dizem em seu exterior que são tais valores , mas na hora de medir no multímetro ... nada consta !


normal, o capacitor tem certa tolerancia, mas tambem nao sao todos os multimetros que medem capacitancia com precisao..

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Henrique S.

Não sei se viu mas o GuitarUser acima deu toda a dica com o link:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_28.asp

Abs

Felipe90
Veterano
# out/09
· votar


R1C4RD5
GuitarUser
Henrique S.
MauricioBahia

Valeu a força ! Eu mesmo pensei que os capacitores não estavam batendo por causa do multímetro , que pra capacitores é bem instável , agora posso montar tranquilo , ahh , ja arrumei os resistores de 1 K e 1 M .

Espero terminar hoje ainda daí posto os resultados aqui

Felipe90
Veterano
# out/09 · Editado por: Felipe90
· votar


Puta merda , o cara ao invés de me dar 2 de 220n me deu 2 de 0,22n (221) ... Tem problema ? Vai influenciar bastante no timbre do pedal ?

R1C4RD5
Veterano
# out/09
· votar


Felipe90
São bem diferentes sim.
Ele lhe vendeu um capacitor 1000x menor.

Lembrando o código de capacitores: 221 = 220pF, quando deveria ter sido um 224 = 220nF ou 220.000pF

Bruno_GF
Veterano
# out/09
· votar


Felipe90
Cara, por isso que eu nunca mais compro componentes assim no balcão de eletrônica. Da última vez que cheguei com uma lista lá, fiquei uma hora com a barriga no balcão, e olha que depois de um BOM tempo me ofereci pra separar os capacitores pq a moça ainda tava nos resistores. E isso que era a mais experiente da loja (!!!), MESMO ASSIM quando cheguei em casa tinha vááários resistores trocados. E olha que eu pago uns 30 centavos em cada resistor nessas eletrônicas da vida.

Se vc puder comprar pela net, recomendo...outro nível de serviço e preço. To fazendo encomendas semanais na farnell/soldafria hahaha

Felipe90
Veterano
# out/09
· votar


To ligado Bruno !
Essa loja que eu fui foi até tranquila , o cara entendia mesmo , foi bem ágil e tudo mais , só se embolou na hora dos capacitores , mas não importou , o pedal já está pronto e funcionando legal , amanhã coloco na caixinha . To doido pra fazer uma compra na Soldafria pra montar um Rebote Delay 2.5. E ainda , caso eu não consiga tudo na eletrônica eu posso recorrer à universidade aqui que os caras que tomam conta do lab de eletrônica são gente fina ehhehe . Valeu !

ogner
Veterano
# out/09
· votar


Felipe90

Po, velhão. Tira umas fotos ae!! Esse pedal é bacana!!!

Legal q funcionou!!!!..Faz mais um da saga Ok, mais um que...

hehehe

Felipe90
Veterano
# out/09
· votar


ogner

Ja tirei de "quase" toda a montagem , estão no meu celular , amanhã coloco na caixinha e pronto , aí eu monto o tópico oficial !

ogner
Veterano
# out/09
· votar


Felipe90

Jóia!

Felipe90
Veterano
# out/09
· votar


Bom ... tinha fechado o pedal na caixinha , de primeira foi legal mas senti um estalo ao encaixar o cabo , o CI tinha pulado fora , depois de mexer aqui e alí até conseguir fazer a maldita placa entrar na caixinha eis que ele não funciona mais ... tenho uma pista , a bateria tá esquentando demais e o LED parou de acender !

Valeu , quem puder me ajudar...

Bruno_GF
Veterano
# out/09
· votar


Felipe90
Putz, sem pistas Felipe.
Qdo acontecem essas coisas comigo, volto pra ligação direta e vou medindo desde o sinal de saída até a entrada....

Abraços e boa sorte!

Ps.: eu evito fazer essas coisas de madrugada, o sono é traiçoeiro e acabo fazendo váááárias besteiras sem perceber.

Felipe90
Veterano
# out/09
· votar


farei isso , vou voltar pra direta só q só quando eu arrumar tempo , valeu a dica !

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


Felipe90: conseguir fazer a maldita placa entrar na caixinha eis que ele não funciona mais ... tenho uma pista , a bateria tá esquentando demais e o LED parou de acender !

Vc se os componentes não estão fazendo algum curto com a caixa.

Abs

Guilherme Rauber
Veterano
# out/09
· votar


O principal é ver se não tem componentes em curto mesmo, como dito pelo MauricioBahia. É sempre bom procurar isolar as trilhas da placa de um possivel curto com a blindagem do pedal, pois você pode não perceber quando coloca na caixa.

Eu usaria, neste caso, uma fita isolante na blindagem (meio gambiarra, mas ajuda muito) na área onde fica situada a placa. Assim você pode evitar os curtos e evitar problemas futuros com componentes estragados.

Boa sorte com a solução deste problema. :D

GuitarUser
Veterano
# out/09 · Editado por: GuitarUser
· votar


Me pergunto se depois que o pedal estiver funcionando perfeitamente e sem erros, se não pode meter silicone encima de tudo. Deve ficar uma porquisse, mas pode evitar que venha a dar problema de mau contato/curto...

Bruno_GF
Veterano
# out/09
· votar


GuitarUser

Dá sim, inclusive mtos handmakers fazem isso.
O problema é que se queimar um resistor de 5 centavos, vai ter que trocar a placa inteira.

GuitarUser
Veterano
# out/09
· votar


É... o circuito sempre está sujeito a dar merda naturalmente por causa da tensão/corrente/azar... é outro ponto a se pensar.

Bruno_GF
Veterano
# out/09
· votar


GuitarUser
Na verdade, eu nem imagino oq poderia acontecer. Por algum mistéro do destino a tensão no pedal poderia subir e mandar todos os caps pro espaço. Na verdade não iriam pro espaço pcausa do silicone...

Mas é bem mais prático assim. Nos meus pedais eu monto os componentes beeeem baixos, prendo a placa com um dos pots e mando a fiação toda pra bem longe!

Durante o uso muitas coisas podem acontecer: tenta imaginar o caos que vira uma caixinha com coisas soldas durante uma pisada num show. Ou o próprio jack, as vezes vai se soltando da porca e na hora de apertar vc acaba girando-o e torcendo os fios. No abre e fecha pra colocar bateria, alguém dá um "chega pra lá" nos cabinhos.

Eu não faço meus pedais assim por capricho, mais por medo mesmo huahhaha

Felipe90
Veterano
# out/09
· votar


eu isolei tudo com fita isolante , digo o fundo da placa

Felipe90
Veterano
# out/09
· votar


Eu to planejando fazer uma reforma geral nesse pedal ... vou ter que colocar mais fios porque ficaram curtos , isolar melhor e se bobear vou colar os fios na "parede" do pedal pra ficar organizado e trocar o LED que foi pro espaço

Bruno_GF
Veterano
# out/09
· votar


Felipe90

Faz isso sim!!!
Não precisava isolar com fita isolante (eu acho), mas os fios são fundamentais estarem organizados...

Faz o seguinte: pega a caixinha e namora ela, fica lá olhando onde q vai ficar a placa, como vc vai prendê-la, por onde vão passar os cabos, onde q vai ficar os jacks nos conectores qdo estiverem dentro do pedal...

Planejamento evita metade dos problemas em pedais, experiência própria! Agora que já sei oq fazer com certeza, dificilmente erro em algum projeto...

Abraços!

Felipe90
Veterano
# out/09 · Editado por: Felipe90
· votar


Bruno Faria

Você quer fazer um tutorial de como colocar um pedal dentro da caixa ? na boa seria muito útil , é mt frustrante quando você bota o pedal na caixa e na hora de encaixar o cabo no jack ter que fazer uma força desgramada e escutar alguma coisa quebrando. To achando que vou começar a usar jacks de plástico mesmo

Guilherme Rauber
Veterano
# out/09
· votar


Faz o seguinte: pega a caixinha e namora ela

Da uns beijinhos, depois vc fura! (Entenderam a malícia do negócio?)
Brincadeiras a parte, realmente, namorar a caixinha é bem interessante. Calcular bem os locais dos furos, ver ser a DPDT(se não for soldada on-board) vai ter lugar para ficar e se a altura da caixinha não vai comprometer o funcionamento, fazendo com que componentes fiquem prensados ou a DPDT encostando em outras coisas.

Já tive problemas com as dimensões de caixinhas por não planejar antes de fazer o pedal. Na maioria das vezes, fiz uma furação boa na caixinha, mas tive de refazer a placa (que geralmente faço com caneta, e acaba ficando maior do que o normal) para o pedal caber.

Quanto aos fios, quando for soldá-los na placa, use pontas pequenas e não deixe espaço para "cabelinhos" no outro lado da placa. Assim, você evita curtos com outros componentes (o que eu acho bem raro de acontecer) e evita que o fio arrebente com facilidade.



Se a caixa tiver espaço suficiente, fure!

Felipe90
Veterano
# out/09 · Editado por: Felipe90
· votar


Bad news... Coloquei fios maiores soldando um pedaco de fio maior nos fios curtos e depois colocando fita isolante , liguei tudo de volta como estava antes e eis que ele ta CHIANDO demais ! Quando aumento o grave parece que ta passando uma ventania em um microfone e quando aumento o agudo da um chiado agudo ... e outra , quando eu aciono o pedal ele dah uma leve diminuida ou nao muda quase nada no volume do amp ... nao sei se isso eh caracteristica do pedal ou se eh defeito .

Duvidas : Os CI`s e transistores sao responsaveis pelo ganho e volume do pedal ? A culpa pelo volume baixo pode ser atribuida a esses dois componentes?

O chiado maldito ... nao eh possivel que veio do potenciometro porque eu nem toquei neles .

Sugestoes ?

To quase desmontando e montando um TS mermo...

OBS : eu puxei o terra do circuito e liguei na carcaca de metal da caixinha .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ok , mais um que está tentando montar o BB