Autor |
Mensagem |
erico.ascencao Veterano |
# jan/10
· votar
Ramsay É óbvio que o som do talkbox vai sair só na mangueira, certo?? Sim.
Mas este som que sai não fica muito estrindente aos ouvidos?? No meu fica. É um som que irrita demais se você não colocar a boca na magueira (ui!!).
E outra dúvida: você colocando a mangueira na boca, não vai abafar o som?? Pra deixar bem clar: se você fechar a boca o som ficará dentro da boca e não soará nada. É claro que colocando a boca abafa um pouco, e é justamente esta a graça do talk box: aprender a mexer a boca pra dar o timbre para a guitarra. E é extremamente importante o uso de um microfone ao lado da mangueira, para que seja possível captar o som modulado pela sua boca. Até dá pra conseguir um bom volume sem microfonar, mas seu ouvido ira para o espaço - tocar com o talk box é como se fosse tocar com o ouvido colado no falante.
o erico.ascencao usou um conector da Tigre e utiliza uma mangueira mais grossa, o que, teóricamente, melhora o som do talkbox Mangueira com mais do que 1/2" não cabe na boca, além de ficar muito gay. Lembre que tem que sobrar um espaço na boca pra você mexer a língua, senão não dá pra falar.
MaicolBrevia Ando pensando em arranjar um conduite (aqueles amarelos usados pra fios elétricos) pra substituir a mangueira. A mangueira é muito chata de enrolar e desenrolar, pois ela não é muito elástica e acaba adquirindo memória.
|
MaicolBrevia Veterano |
# jan/10
· votar
erico.ascencao
Ando pensando em arranjar um conduite (aqueles amarelos usados pra fios elétricos) pra substituir a mangueira. A mangueira é muito chata de enrolar e desenrolar, pois ela não é muito elástica e acaba adquirindo memória.
pois é, a mangueira que tenho, a espessura que ela tem acaba deixando ela mais rigida, deixa ela com memoria, e dificil de manusear, não custa tentar comprar 1 metro do conduite para testar, se valer a pena, vou trocar a do meu TB, até vou ver se consigo encontrar no meu serviço um pedaço pequeno para teste. Qualquer coisa me avisa.
|
erico.ascencao Veterano |
# mar/10
· votar
Dando um upzinho básico...
Hoje fiz um teste com um conduite (aqueles tubos amarelinhos para fios elétricos de prédios) ao invés da mangueira de vinil. Achei que o som embolou bastante, talvez pelo material ser bem mole, que deve fazer com que ele vibre mais e o som se perca no caminho até a boca. A única vantagem do conduite é que ele não adquire memória, ou seja, você pode enrolar que ele desenrolará fácil, sem ficar querendo voltar à forma enrolada.
|
MaicolBrevia Veterano |
# mar/10
· votar
erico.ascencao
Achei que o som embolou bastante
Era um dos meu medos, tb achava que isso poderia acontecer.
Mas mesmo assim, boa tentativa, meu TB tá até parado por um tempo aqui em casa, vou ver se essa semana pega um tempo e treino um pouco com ele.
Abç.
|
erico.ascencao Veterano |
# mar/10
· votar
MaicolBrevia Este final de semana eu voltei a montar o set pra tirar umas músicas, dentre elas Man in the Box, do Alice in Chains. Como não achei um wah na pedaleira pra fazer aqueles "quahs" do riff principal, acabei usando o talk box e ficou bem legal.
|
Squiggly Veterano |
# jun/10
· votar
Eu não entendo bulhufas de eletrônica, mas me pareceu um projeto extremamente fácil de fazer.
Mas só uma dúvida: tipo, o amplificador seria necessário para que? Pra controlar o volume do driver de corneta e tal?
|
marcosshrp Veterano |
# jun/10
· votar
Squiggly esse não é um tipo de pedal que se liga em um set normal, ele tem que ser microfonado, ex:
o amplificador joga o sinal pro twiter, o twiter transforma o sinal em som que passa para a mangueira direto pra boca, e vc modula o som que é captado por um microfone, que é ligado na mesa de som..
veja os exemplos no youtube e releia o topico que vc vai entender
|
Squiggly Veterano |
# jun/10
· votar
marcosshrp
Foi isso que quis dizer, me expressei absurdamente mal. Sò fiquei confuso quanto ao uso do amplificador pra isso. Valeu!
|
erico.ascencao Veterano |
# jun/10
· votar
Squiggly: o amplificador seria necessário para que? Pra controlar o volume do driver de corneta e tal?
Os talk boxes encontrados comercialmente são na verdade mini-amplificadores com um tweeter no lugar do falante - com exceção dos Danelectro, que necessitam de um amplificador externo. Como o tweeter é um "falante de agudos" ele precisa de um sinal com bastante potência para "falar", e quem entrega este sinal com potência é o amplificador. O sinal de guitarra puro ou processado por efeitos (mesmo que seja distorções) não tem potência suficiente para fazer o tweeter "falar".
Sugestão de melhoria Uma das coisas que mais incomodam neste projeto é o trambolho do amplificador. Uma solução para tal pode ser o Electro-Harmonix 22 Caliber Power Amp. Ele é um amplificador de potência (power amp) em latinha que pode substituir o amplificador trambolho. Com ele, você liga o sinal da sua guitarra na entrada e liga a saída no tweeter. Fazendo a importação bonitinha deve sair uns R$400 e deve dar um resultado (bem) melhor que o Meteoro Atomic Drive.
|
Squiggly Veterano |
# jun/10
· votar
Poderia usar um desses aqui também?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144221121-smokey-amp-mini-ampli ficador-_JM
|
erico.ascencao Veterano |
# jun/10
· votar
Squiggly Acho que não serve não. Você teria que desconectar o circuito do falante dele, o que não deve ser tão fácil de fazer.
Outra coisa é a questão da impedância: você tem que casar a impedância do tweeter com a impedância de saída do amplificador. Se você não casar, ou você perde potência (impedância do ampli menor que a do tweeter) ou você queima o amplificador e/ou o tweeter ((impedância do ampli maior que a do tweeter).
|
erico.ascencao Veterano |
# jul/10
· votar
Sobre o talk box em apresentações ao vivo Hoje fiz meu primeiro show como guitarrista e usei esta jossa em Man in the Box, pra fazer os "quahs" da levada principal. Gostei do resultado: este projeto deu um bom volume natural, o que facilita para a microfonação. Tanto facilita que para esta música eu tive que diminuir bastante o volume do microfone para não cobrir os outros instrumentos.
Na verdade eu estou comentendo um "erro" usando o mesmo microfone para fazer segunda voz e para o talk box. Como no talk box a mangueira fica bem próxima da ponta do microfone, eu acabo "engolindo" o microfone, o que aumenta a pressão sonora captada em comparação às situações em que faço segunda voz. O certo mesmo era ter um microfone para cada coisa e num passo mais adiante um SM57 style para o talk box para captar com melhor qualidade as frequências características do efeito.
|
bicinh Veterano |
# jul/10
· votar
erico.ascencao então.. o som fica bom com microfone de voz mesmo ? ou só tendo um para amps que o resultado seria bom ?
|
erico.ascencao Veterano |
# jul/10
· votar
bicinh: o som fica bom com microfone de voz mesmo ?
Fica. Eu uso um Leson SM58 que é para voz e o som fica legal. Seria uma boa partir para um microfone tipo o Shure SM57, que é mais indicado para microfonar amplificadores de guitarra.
ou só tendo um para amps que o resultado seria bom ?
Não entendi esta pergunta. Na verdade acho que você não entendeu o esquema para utilizar este efeito. Dá uma lida no post inicial e nas figuras que eu postei lá, está bem fácil entender.
|
janick Veterano |
# jul/10
· votar
Aproveitando o tópico:
Beleza galera?
Vendo um vídeo de um moleque no youtube, tive a magnífica ideia de montar um talkbox! Já que o meu Danelectro dava muita microfonia e tinha um sinal extremamente baixo, eu resolvi montar um na ideia do original: Usando a saida do falante do amp para um pequeno alto falante. Beleza né? Dai a ideia é a seguinte, conforme o video do youtube:
Pegar um fone de saida alta (AKG K44 serve perfeitamente pra isso). Pegar um amp pequeno de 15W (Tenho um encostado aqui) Pegar uma caixa de metal (aonde eu posso arranjar essa hein?) que dê para por o fone dentro e com apenas um buraco para a mangueira(posso fazer com furadeira esse buraco, de boa). Pegar uma mangueira(já tenho!) Pegar Silvertape.
Daí:
Ligo o fone na "headphones out" do meu amp Com o Silvertape, isolo uma das capsulas do fone e deixo a mangueira numa delas pra captar o som dessa capsula. Boto essa estrutura do fone dentro de uma caixa de metal pra isolar.
E pronto. O "liga/desliga" dele eu posso controlar com um ab box que eu tenho. Eu vi o vídeo, que o menino fez usando um fender 15w e ficou bacaninha. O que acham?
Abçs!
|
bicinh Veterano |
# jul/10
· votar
erico.ascencao ou só tendo um para amps que o resultado seria bom ?
eu estava me referindo a microfones para amplificadores, estilo o SM57 e talz..
interessante então.. eu ja estava pensando que teria que comprar um microfone desses se fosse fazer esse TB..
|
erico.ascencao Veterano |
# jul/10
· votar
bicinh Ah, agora entendi. Sim, um SM57 deve ajudar, mas não sei quanto.
Na minha opinião, o que mais deve influenciar é o amplificador. O Meteoro que eu estou usando é uma bostinha. Se você plugar uma Gibson e uma Tonante no talk box vai dar um timbre muito semelhante. Três alternatias de evolução que eu penso são: - um outro ampli pequeno como um Fender Frontman, Crate ou Laney - um Electro-Harmonix Caliber 22, um power amp em forma de latinha - um cabeçote Vox A4TV (valvulado com 4W)
|
erico.ascencao Veterano |
# jul/10
· votar
janick A princípio este projeto deve funcionar, mas deve-se ter cuidado com a potência. Se jogar muita potência no fone ele vai pro saco, e pouca potência pode ser problema pois ele vai tender a vibrar mais (e consequentemente dissipar energia em forma de movimento) do que um driver de corneta que é pesadinho e não vibra tanto.
No projeto que eu fiz eu nem tive problema de isolação. O buraco da conexão que eu acoplei no driver tem mais ou menos 1 mm a mais de diâmetro que a mangueira e mesmo assim não há perda perceptível de volume. Só percebi perda de volume quando experimentei uma magueira de conduite.
|
janick Veterano |
# jul/10
· votar
erico.ascencao Mas então. O driver de corneta funcionaria da mesma forma? Soldar ele no falante e depois acoplar a mangueira nele e depois botar numa patola de metal isolada para que o som não "vaze".
É fácil assim?
Se for, eu compro o driver e corneta logo!
|
erico.ascencao Veterano |
# jul/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar
janick: Mas então. O driver de corneta funcionaria da mesma forma? Soldar ele no falante e depois acoplar a mangueira nele e depois botar numa patola de metal isolada para que o som não "vaze". É fácil assim?
Peraí, explicando novamente. Você tem um amplificadorzinho de guitarra de 15W aí em casa, certo? Siga os seguintes passos: 1) Tire o(s) falante(s) do amplificador. 2) Conecte o circuito do amplificador no driver, colocando um capacitor de 22 micro Faradays em série como mostra este esquema. 3) Arranje alguma conexão Tigre com uma ponta para encaixar no driver e outra ponta para colocar a mangueira. O mais inteligente seria mandar um torneiro mecânico fazer uma peça com uma rosca compatível com a rosca do driver e com um diâmetro interno igual ao diâmetro da mangueira.
Não precisa se preocupar tanto com isolamento acústico. Colocar o driver numa caixa de metal só serviria para fins estéticos. Nem precisa ficar preenchendo a folga entre o conector Tigre e a mangueira, isso não interfere em nada no volume.
O que intefere no volume é casamento de impedâncias do driver e do circuito do amplificador. O driver da Selenium que eu usei é de 8 ohms e eu notei que muitos amplis pequenos têm falantes de 4 ohms, o que faria você perder metade da potência. Neste projeto que eu fiz, este casamento de impedâncias é o fator principal para definir o volume do efeito. Usei o Meteoro porque ele tinha falante de 8 ohms, mas é aquela coisa né...
Cara, este projeto que eu fiz é simples. A única dificuldade é encontrar a porra do conector Tigre para o driver, e só. Dá uma lida no primeiro post deste tópico, eu (acho que) expliquei direitinho como fazer um. Lá você vai ver que eu tive que forçar a barra para o conector que eu achei encaixar no driver.
Pode ir na fé, o bagulho está funcionando até hoje. Fiz meu primeiro show sábado passado e a galera ficou abismada com este negócio: vinham perguntar como funciona, como que é o efeito, quem famoso usa...
|
janick Veterano |
# jul/10
· votar
erico.ascencao Se eu usar então um negócio desses de 4ohms, nem precisaria fazer essas "conversoes" todas? Desculpa, eu sou um zero à esquerda nessa parte
|
erico.ascencao Veterano |
# jul/10
· votar
janick: Se eu usar então um negócio desses de 4ohms, nem precisaria fazer essas "conversoes" todas?
Quanto à impedância do driver, é simples:
- se impedância do driver > impedância de saída do amplificador => perda de potência
- se impedância do driver = impedância de saída do amplificador => aproveitamento de toda a potência
- se impedância do driver < impedância de saída do amplificador => queima do driver e/ou do amplificador
Lembrando que a impedância de saída do amplificador é igual à impedância do falante. Você pode verificar a impedância do falante nele mesmo, em algum lugar vem escrita tal informação.
|
janick Veterano |
# jul/10
· votar
erico.ascencao Hm, entendi. Dai seria era ligação que tu falou? desligar o falante e ligar o driver de corneta aonde seria ligado o falante do amp? E tipo, o negativo do amp direto no driver de corneta e o positivo no capacitor e depois no driver de corneta? se for assim é tranquilíssimo. E depois encaixar a mangueira ali no driver e depois isolar a saida? Dai ta pronto? Nem de caixinha precisa?
Putz, se for assim é do caralho!
Uso o AB Box para servir de On/Off e pronto. Do caralho!
|
janick Veterano |
# jul/10
· votar
O falante do meu Condor GR15 não diz nada se é 4 ou 8 OHM :S
Mas de qualquer forma só tem driver de corneta de 8 ohms mesmo.
Mas mesmo assim, eu consigo um bom volume? se o driver tiver a impedancia maior que a do falante do amp(que deve ser a mesma da saida do amp)? Ou fica ruim?
|
erico.ascencao Veterano |
# jul/10
· votar
janick: Dai seria era ligação que tu falou? desligar o falante e ligar o driver de corneta aonde seria ligado o falante do amp?
Isso.
E tipo, o negativo do amp direto no driver de corneta e o positivo no capacitor e depois no driver de corneta?
Vê direitinho a figura: negativo do ampli no negativo do driver (borne preto), positivo do ampli numa das pernas do capacitor e a outra perna do capacitor no positivo do drive (borne vermelho).
E depois encaixar a mangueira ali no driver e depois isolar a saida? Dai ta pronto? Nem de caixinha precisa?
Isto, super simples. Como eu falei, o chato é achar um conector para encaixar a mangueira e que encaixe no driver. Aí o negócio é improvisar: leva o driver numa casa de material pra construção e saia à caça!
Mas mesmo assim, eu consigo um bom volume? se o driver tiver a impedancia maior que a do falante do amp(que deve ser a mesma da saida do amp)? Ou fica ruim?
Vamos considerar a hipótese de usar um driver de 8 ohms - já que eu nunca vi u driver com outra impedância. Se o seu ampli tiver saída com impedância 4 ohms, o seu talk box terá 7,5W. Se o ampli tiver saída de 8 ohms, aí você aproveitará os 15W. Se o ampli tiver saída a 16 ohms, CABUM!
Mas lembre-se: 1,5W dá METADE do volume de 15W. Ou seja, de 7,5W pra 15W não é taaaaanta diferença assim.
|
bicinh Veterano |
# jul/10
· votar
janick po cara, esse seu amp é bonzinho pra kct.. se fizer o TB com ele.. vai ficar fodz.
erico.ascencao é, cara.. esse meteoro num é grande coisa nao.. tipo, tem um cara no ML, vendendo esses powers valvulados de 8w.. da uma olhada lá.. mas aí.. voce teria que montar uma caixa e talz pra usar o TB..
da uma olhada aqui.. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147322762-amplificador-valvulad o-8-watts-power-amp-_JM
serviria bem ?
|
erico.ascencao Veterano |
# jul/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar
bicinh: tem um cara no ML, vendendo esses powers valvulados de 8w
Sabe quem é o cara? Digamos que, pra mim, não é um bom negócio. Mas a idéia em si é esta mesmo.
|
janick Veterano |
# jul/10
· votar
Cara, esse cara me deu uma idéia excelente! O que acha? Ligar os dois falantes numa DPDT como o manolo ali fez, dai eu posso tanto usar meu amp com seu falante original ou como talkbox usando o driver de corneta. É do caralho né? E até parafusaria o driver de corneta e faria uma adaotação do tubo assim como ele fez. Só preciso de um ferro de solda (já tenho), furadeira (já tenho), uma DPDT (ainda não tenho), uma mangueira ainda maior para encaixar na que eu já tenho (ainda não tenho), a mangueira que eu já tenho (advinha?), uma conexão dessa tigre (ainda não) e uma peça de metal para adaptar na conexão (ainda não). Dai monto como ele fiz.
Ah, e o driver de corneta. 7.5W fica bem altinho pra microfonar e usar até num show. E ainda posso usar ele pra brincar aqui em casa :) com talk ou no amp normal! O que acham manolada?
Abçs!
|
bicinh Veterano |
# jul/10
· votar
janick invés de colocar uma DPDT, seria legal colocar um jack.. para voce usar com um Footswitch!
|
janick Veterano |
# jul/10
· votar
bicinh Hm! Mas a DPDT em sí, poderia ser feita numa patolinha pequena, dai virava tipo um "pedal" que acionava ou o falante do talk ou o falante do amp, sacou? :) tipo um pedalzinho mesmo! Mas o único contra é que o amp teria que ficar perto do pedalboard. Mas de qualquer forma ele ficaria, então sem treta! Será que funciona galera?
Se funcionar vou por o projeto em prática!
E outra, para que serve o capacitor nesse esquema todo?
|