Autor |
Mensagem |
MauricioBahia Moderador |
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
O título é engraçadinho mas o papo é serio!
Ultimamente tenho tentado otimizar meu set e o tamanho dos pedais tem sido de suma importância pra diminuir o peso e otimizar os fios no pedalboard.
Hoje eu vejo um pedal feito numa caixa muito grande e logo penso "não vai caber no meu set". É claro que tem casos que não dá pra "espremer" tudo numa cais do tipo MXR!
Ou seja, um pedal numa caixa "espaçosa" eu considero um ponto fraco e um fator para não comprar este pedal.
Tava vendo este vídeo e pensei... "Eu compraria o Zakk pois o outro é o dobro do tamanho!"
Bom, otimizar espaço é prioridade? Eu acho que sim, até pq meu pedalboard é limitado! Aliás, o tamanho dos MXR são perfeitos na minha opinião.
Abs
|
Nitefly Veterano |
# ago/09
· votar
MauricioBahia Bom, otimizar espaço é prioridade? Eu acho que sim, até pq meu pedalboard é limitado! Aliás, o tamanho dos MXR são perfeitos na minha opinião.
Eu acho que não há uma resposta única para todo mundo, mas ter um set compacto certamente é bem mais prático (assim como ter conectores de alimentação padronizados pra todos os pedais). A Electro-Harmonix concorda com você ao mudar o formato de alguns pedais clássicos para a série nano. Como você bem disse, o espaço do pedalboard não é infinito e aí entra a soluçao de melhor custo-benefício entre timbre e área ocupada.
E a miniaturização de circuitos não é de toda ruim. O uso de componentes SMD torna modificações mais difíceis, mas também deve eliminar várias fontes de ruído.
|
alfacorrea Veterano |
# ago/09
· votar
Bom... Hoje eu tenho uma GT-8, mas já tive várias caixinhas. Meu pedal board é relativamente grande (90x40). Nele dá pra acomodar com uma certa facilidade até uns 15 pedais "tipo Boss".
Além do peso cansativo, é um trambolho pra carregar. Quando eu saio de casa vou esbarrando nas cadeiras da sala, no portal da cozinha... No carro, é uma arte conseguir colocar ele na mala (e olha que eu tenho um Honda Fit).
Penso muito em me desfazer deste case "grande" e correr atrás de um case que acomode 10 pedais (5 embaixo e 5 em cima). Também penso muito no tamanho dos pedais...
Não vejo espaço para aqueles pedais tipo DM4 ou MM4 da Line 6. Além do tamanho "gigante", não vejo a grande qualidade e a grande versatilidade deles... Talvez só o MM4, que subtitui um chorus, um phaser, um flanger e um tremolo.
Talvez minha única exceção seja nas distorções e overdrives. Ainda gosto muito das distorções valvuladas, com válvulas no circuito, tipo o 56inc Tubestation, o Mesa/Boogie V-Twin ou até o Meteoro Dr. Drive.
No mais, pedalzinho, tem que ser "pedalzinho" mesmo. Na melhor das hipóteses, as caixinhas tipo hammond (VoodooLabs Sparkle Drive) são aceitáveis. Tirando isso, dou preerência mesmo aos tamanhos padrão Boss, padrão Marshall, padrão MXR, etc...
Abraço.
|
DotCom Veterano |
# ago/09
· votar
MauricioBahia Bom, otimizar espaço é prioridade? Eu acho que sim, até pq meu pedalboard é limitado! Isso é tão relativo quanto o conceito de "música boa".
Se for pra otimizar espaço, então compra uma Zoom G2 e só. Tem todos os efeitos, várias distorções, e é muito menor que qualquer pedalboard... Er... Acho que o primeiro passo para quem procura timbre é sair de pedaleiras, principalmente de modelos simples né...
|
rafamoraes Veterano |
# ago/09
· votar
Cara isso é uma discussão bem tradicional mesmo: quantidade/qualidade X espaço/peso. Tenho um limitador de quantidade bem simples, no meu caso: Como quanto mais obstáculos (pedais) tiver no sinal, mais este é prejudicado, limitei meu set a 5 pedais. No momento estou com 3, Wah Wah + 2 drives, pretendo adicionar + 2 apenas. Por isso fiz meu pedalboard com o tamanho voltado pra essa característica, já pensando em peso e tamanho do trambolho pra carregar. Mas vc tem razão, se pudermos usar o pedal de menor tamanho possível, já é uma dificuldade a menos. Vida de guitarrista não é mole, ne?
rsrs
ABraço
|
MauricioBahia Moderador |
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
DotCom: Se for pra otimizar espaço, então compra uma Zoom G2 e só. Tem todos os efeitos, várias distorções, e é muito menor que qualquer pedalboard... Er... Acho que o primeiro passo para quem procura timbre é sair de pedaleiras, principalmente de modelos simples né...
MultiFX é outro papo... eu tô falando de pedais x espaço no pedalboard mesmo. Nem quero entrar no mérito do timbre pq isso aí não tem nem argumentação plausivel. :-) Citei o exemplo do Greg, mas aé vou editar pra não confundir.
Nitefly alfacorrea rafamoraes
Vlw
Abs
Eu gostaria de motivar os "handmades", por exemplo, a fazerem pedais menores. No exemplo do vídeo acima, o pedal é 50% maior que o outro e tenho certeza que com um projeto melhorado o fabricante poderia ter chegado a um tamanho tipo MXR.
Eu mesmo senti a necessidade de colocar os pedais que faço em caixinha menores (tipo MXR). Exigiu um pouco de trabalho mental, mas ficou muito menor e por isso tá no meu set.
http://img248.imageshack.us/img248/933/tamanhomxrshredd.jpg
O próximo será o Rat, que fiz na mesma caixa que estava o Rebote.
Flw
|
daniel_guitar Veterano |
# ago/09 · Editado por: daniel_guitar
· votar
MauricioBahia pensei o mesmo que você antes de ontem, to trocando um ds2 e um jackhammer num meteoro doctor drive, mas o pedal ´´come`` espaço de 3 pedais (ele é valvulado mas não tem boost) o que considerei um fator contra e pesado, mas vou acabar ficando com ele e diminuindo meu futuro set para um delay, wah wah e afinador e trocar de case de pedais por um maior da hellocases, to só com ele e um overdrive da boss e só tem espaço pra 1 pedal tipo boss numa base da landscape pra 5 pedais
|
MauricioBahia Moderador |
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
hehehe. Comentei no Y2B que o pedal da Tmiranda (vídeo acima) era muito grande ele me deu uma bela resposta:
"Oi Mauricio obrigado pelo comentário. O pedal é maior por que tem 3 x mais peças que o mxr, e tambem 3 x mais drive e sustain. Abs Miranda"
Aliás, pra quem não conhece os pedais TMiranda, aqui vai o link: http://www.tmiranda.com/
Parecem ser bem legais. O preço não é dos mais baratos não.
Abs
|
GuitarUser Veterano |
# ago/09
· votar
tenho um crunch box, minúsculo, foda. rocktron tsunami, ótimo, porém gigante ):
|
Minow Veterano |
# ago/09
· votar
Eu gostaria muito de ter um set pequeno, mas simplesmente não consigo. No momento tá montado com 7 pedais, mas já teve 10 ou 11. O foda é que eu tenho uns pedais grandes... whammy, DD20, Prodrive. Com o tempo vou enxugando mais.
|
MauricioBahia Moderador |
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Nitefly: A Electro-Harmonix concorda com você ao mudar o formato de alguns pedais clássicos para a série nano.
Legal saber disso!
Abs
___________________
Tava vendo os pedais da http://www.victoriamplifier.com.br/home.htm e muitos deles poderiam ser montados em caixas da metade do tamanho! Sei disso pq já montei o Rat, Ts, Rebote, BBreaker. Datalhe que estes pedais anunciados no site nem vem com clip de bateria.
http://www.victoriamplifier.com.br/guitarra.htm
Abs
|
ogner Veterano
|
# ago/09
· votar
MauricioBahia Tava vendo os pedais da http://www.victoriamplifier.com.br/home.htm e muitos deles poderiam ser montados em caixas da metade do tamanho!
Quem sabe pra eles tamanho é sim documento!!?
|
MauricioBahia Moderador |
# ago/09
· votar
ogner Será?
|
ogner Veterano
|
# ago/09
· votar
MauricioBahia
Faz igual vc fez pro TMiranda e manda uma pergunta pra eles... Diz que vc monta um Ts com uma caixa metade da deles e ve ooq eles dizem!!! hehehehehehehe
|
Zero Zen Veterano |
# ago/09
· votar
MauricioBahia
A qustão tem uma solução aparentemente fácil:
- Calcule o seu pedalboard depois de ter os pedais que pretende instalar de forma definitiva !
O problema é querer trocar os pedais depois, por modelos diferentes. Então o melhor é calcular o board com certa folga, um certo exagero, até !
Mas eu pessoalmente não me importo com o tamanho do pedal, se é bom fica. Mesmo que eu não vá colocá-lo no pedalboard.
Jamais trocaria meu Toadworks Death Rattle ou meu Seymour Duncan Power Grid, meu Barber DD por um pedal MXR ou Boss por uma mera questão de espaço.
Se for possível manter a qualidade com um pedal menor, OK, mas reduzir a qualidade para obter mais espaço, jamais.
T+.
|
MauricioBahia Moderador |
# ago/09
· votar
ogner: Diz que vc monta um Ts com uma caixa metade da deles e ve ooq eles dizem!!! hehehehehehehe
Eles vão responder que é 2x maior pq tem 2x mais componentes, 2x mais sustain... :-)
Abs
Zero Zen: Calcule o seu pedalboard depois de ter os pedais que pretende instalar de forma definitiva !
Boi Zé! Definir isso é uma tarefa nada simples pois é preciso pesar se vale a pena inserir mais pedais. Pra mim é um eterno dilema, até pq adoro pedais, independente de qualquer coisa.
Obrigado pelo opinião!
Abs
|
Zero Zen Veterano |
# ago/09 · Editado por: Zero Zen
· votar
MauricioBahia
Esta mania de pedalboard é coisa braba. Já montei dois e não quis canibalizá-los, assim decidi montar um terceiro, todo TBP, pois os outros tem pedais com buffers.
Um pedalboard tem só drives e distortions e o outro pedalboard só efeitos (phaser, chorus, flanger, delay, pedal de volume, outro delay e um eq).
Como estou bem abastecido de pedais, havia cogitado de montar um pedalboard com duas linhas, pedais para Singles e pedais para Humbucker. Estas duas linhas se uniriam na seção de efeitos.
Alguns pickups se dão melhor com certos pedais que outros. Para os meus ouvidos os TS e seus clones soam melhores em Singles que em Humbuckers. O OCD por exemplo, acho que cai bem com singles, por ter muitos graves, o Catalinbread Hyperpack não gosta de Humbuckers, soa abafado. Pedais com controle exclusivo das faixas médias combinam bem com Humbuckers, na minha opinião. O Seymour Power Grid e o Catalinbread Silver Kiss que o digam.
Os Barbers são bastante neutros.
Mas não estou certo dessa duplicidade, pois a pedaleira tende a ficar muito grande, pois pretendo colocar pelo menos um Compressor, Booster, Fuzz, Wah, Drive, Distortion, Eq., Chorus e Delay. Posso até inserir um outro Booster após os dirty boxes, um volume e um Flanger.
Imagina dobrar os boosters, fuzz, drives e distortions. Ia ficar grande demais, mesmo colocando em duas linhas, com a linha traseira em nível mais elevado.
Nem aquela linha Mini da Catalinbread resolve isso. heheheh
T+.
|
ogner Veterano
|
# ago/09
· votar
Zero Zen Como estou bem abastecido de pedais,
Rá, disso eu não tenho a menor dúvida!!!!!
hehehehe.
Vc é o David Gilmour brasileiro!!!
|
Zero Zen Veterano |
# ago/09 · Editado por: Zero Zen
· votar
MauricioBahia ogner
Outro detalhe importante é o cabeamento da pedaleira. Nas duas que tenho prontas, fiz o cabeamento sobre medida, ou seja, não tem cabo sobrando. Tudo para diminuir a capacitância.
Neste caso, a substituição de um pedal por outro, ainda que do mesmo tamanho ou até menor, pode provocar a substituição de cabos, em razão de jacks de entrada e saída posicionados de forma diferente. Se for um efeito diferente, então, que implique em posição diferente na linha, as modificações são bem mais amplas. É meio trabalhoso.
PS: Veja como são as coisas, eu ia até me esquecendo. É preciso incluir no Pedalboard um Afinador Boss e um A/B, que manda o sinal para ele. É coisa, hein ? Uns 11 ou 12 pedais !
|
rsf Veterano |
# ago/09
· votar
Zero Zen
pow, zero, mete umas fotos aí...to curioso para ver essa tua "coleção" e visualizar essas tuas soluções..
|
Zero Zen Veterano |
# ago/09 · Editado por: Zero Zen
· votar
rsf
Não tem nada de sobrenatural. Só os pedais bastante próximos, com a fiação na medida. Até para caber mais em cada board.
Mas os dois boards que tenho montados, um de drives e outro de efeitos não tem nenhum pedal digno de nota. Só coisa comum, Boss, Zoom, Digitech, Rocktron, MXR.
O board TPB que estou projetando ainda não tem nada resolvido, ainda não decidi que pedais usar. Depois dos testes que fiz até agora, só tenho certeza de algumas coisas:
Afinador Boss TU-2 no A de um A/B. E no B...
O compressor é um BBE Optp Stomp. O Delay é um Hardwire Digitech. O OCD fica, pois nenhum pedal tem os graves limpos dele. O Barber Direct Drive ou Small Fry também, pois eles são pedais bem adaptáveis. Com se vê, já são dois drives, mas é uma concessão necessária, pois não dá para decidir entre eles e são bem diferentes.
Como Booster devo usar um dos dois ou os dois (um pré e outro pós drive): - um Seymour Duncan Pick Up Booster (tem uma chave para engordar o som de Strato) e um Mojo Hand Copperhead Dual Booster (este é muito interessante pois você tem dois boosters com acionamento e controles separados no mesmo pedal e pode usá-lo como drive leve se usar os dois juntos, clipando o primeiro)
Se eu decidisse por o ZVEX BOR ou Carl Martin Hot Drive no board, dava para dispensar o segundo boost, pois eles já tem esse "feature". Acho difícil.
No que tange ao Distortion, não tenho nada decidido, pois o meu preferido, o Kaden Brown Creeper não sai do armário. É muito precioso. hehehe. Estou mais inclinado a colocar o Seymour Duncan Power Grid, em razão de sua excepcional seção de equalização e, além de tudo, ele me dá muita opção de timbres no controle de volume da guitarra. Talvez o MI Audio Crunch Box, por um questão de espaço.
Mas tudo depende do desempenho de um pedal que ainda pode chegar, semelhante ao Brown Creeper, na linha Brown Sound In A Box II, que poderá chutar os outros distortions para fora do board. hehehe
A escolha da Fuzz é um problema, pois tenho uns pedais excelentes, mas alguns deles com transistores de Germânio, PNP que exigem fonte própria ou só podem ser usados com baterias, preferencialmente de carbono, segundo os fabricantes (MI Audio Neo Fuzz e Dunlop Fuzz Face. Então a escolha se reduz ao SubDecay Tomato e ao Fuzz'N'Bender da Empower. O SubDecay é menor e, neste caso, tamanho não é documento.
Uma ou outra modulação depende da liberação de verba no Departamento de Recursos Guitarristicos do Ministério da Fazenda Pessoal ! Já existe lobbysta contratado !
Como meu Wah é um Vox e não estou a fim de fazer "mods" nele, ele irá num loop para não afetar a cadeia com seu bypass violentamente esfomeado. Ou eu arranjo um Wah TPB depois.
O mesmo ocorre com o EQ, um GE-7 Boss, (loop prá ele) pois não consegui encontrar "UM" equalizador gráfico TBP. Todos os True Bypass que conheço são paramétricos. São meio chatos de usar.
Assim, nem a maleta (preciso dos pedais escolhidos para fazer as medidas) foi dimensionada. Só os cabos Evidence que eu já encomendei.
Não tenho como "upar" fotos, mas me manda o teu email por MP que eu te envio as que eu tenho.
T+.
|
rsf Veterano |
# ago/09 · Editado por: rsf
· votar
Zero Zen
Vc é o David Gilmour brasileiro!!!2
impressionante teu set...fico imaginando como vc consegue se decidir diante de tantas opções....eu já me atrapalho todo com meus dois drivezinhos (um barber burn unit eq e um ts 808- tbp-mod keeley)...ainda não decidi quem deve fazer o que e quando.....conflito de competências...hehehehe..... mas, no seu caso, e os delays? os chorus? no(s) armário(s)?
olha o meu aqui..(comprei um board grande para o caso de aprender a tocar guitarra e isso incentivar minha GAS futura..nunca se sabe) - fato interessante: depois que fiz algumas modificações no meu ampli, quase não uso meu pedalbord...tenho tirado um timbre tão bom só com a guitarra e o amplificador, que se colocar algo entre uma coisa e outra, fico com a impressão de que estraga..hehehehe...
http://img39.imageshack.us/img39/9052/novo2v.jpg
http://img530.imageshack.us/img530/728/novo1k.jpg
|
Zero Zen Veterano |
# ago/09 · Editado por: Zero Zen
· votar
rsf
impressionante teu set...fico imaginando como vc consegue se decidir diante de tantas opções
Quem falando... Pedaleira Top ! Hein ! Só coisa fina.
Quem dera. Eu apenas tenho algumas variações sobre o mesmo tema. rsrsrs Pedais de efeito eu tenho pouca coisa, mas vai ficar melhor, pois comprei agora há pouco um DLS Chorus Vibe com o Dodô.
Meus excessos se dão com os dirty boxes. Por isso eu monto em pedalboards, se não acabo não utilizando.
Como sou curioso e gosto de comparar, compro um ali outro aqui assim vai. É melhor assim, pois não tenho de fazer nenhuma decisão definitiva, pois posso substituir um ou outro pedal, a gosto.
Conflito de competências !!! Que nada, pois cada pedal sugere uma decisão e eu só homologo. Às vezes homologo as duas sentenças. hahahahaha
quase não uso meu pedalbord...tenho tirado um timbre tão bom só com a guitarra e o amplificador, que se colocar algo entre uma coisa e outra, fico com a impressão de que estraga..hehehehe...
Esse é um dado interessante da situação, pois as vezes os amps não gostam muito de pedais, ou de certos pedais.
É uma lembrança que vem bem a calhar no tópico "Você acha que tamanho é documento?
Pois comprei esses dias um amp Vox AC4 TV, um valvuladinho de 4 watts, com redução para 1 watt e 1/4 de watt e Speaker Celestion 10 '. É uma bela solução para tocar em casa. Volume exagerado até se for usado na potência máxima. Detalhe: Sozinho é excelente, mas não é todo o pedal de drive que soa bem nele, principalmente quando com potência reduzida para 1/4 de watt.
O OCD e alguns boosters, em especial os com agudos predominantes se saem bem, mas os mais carregados de graves e médios acabam embolando um pouco. Na regulagem de 1 watt ou na de 4 watts estas preferências do amp desaparecem.
Enfim, as vezes o volume faz a diferença. Melhor, sempre faz ! rs
T+.
|
MauricioBahia Moderador |
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
rsf
Legal esse pedalboard hein!!! Quero um. :-) Bem espaçoso. Qual a marca, modelo?
Abs
|
rsf Veterano |
# ago/09
· votar
Zero Zen
Conflito de competências !!! Que nada, pois cada pedal sugere uma decisão e eu só homologo. Às vezes homologo as duas sentenças. hahahahaha
eu não sei em que circunstancias vc toca..banda, apresentação...eu toco só para mim.. e meus amigos agradecem meu bom senso....hehehee...e como tenho poucos pedais, não me restam muitas dúvidas...mas enfim...pelo que depreendo de alguns dos teus posts , nesse e em outros tantos tópicos, quero crer que vc toca com seus amigos...provalvemente certos estilos comparecem com frequencia no seu "menu" musical...com tantos pedais assim, como vc "homologa" suas sentenças? esse pedal, nessa musica funciona melhor do que aquele outro,por isso ou por aquilo?..ou, quando vc vai para um ensaio, vc monta seu pedalboard como se estivesse se vestindo..hoje estou mais para os tênis do que para sapatos e seja o que deus quiser? hehehehe
MauricioBahia
e aí, mauricio, beleza? é um pedalboard da ladscape para 16 pedais....é meio caro...existem opçoes mais baratas, ainda mais para vc que é um handmaker..hehehehe
|
MauricioBahia Moderador |
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
rsf
Blz!
Pois é... Eu comprei esse pedalboard naquele ímpeto assassino de "quero resolver logo"! Hoje em dia eu compraria só a fonte e faria um. Ou mesmo compraria um pelo E-Bay.
Acho que foi um "exagero" comprá-lo apesar de achar que ele tem um tamanho bem legal e o bag é prático pra carregar, tem uma bolsa externa.
Abs!
|
rsf Veterano |
# ago/09
· votar
MauricioBahia
nesse negocio não existem "exageros"...hehehehee
|
MauricioBahia Moderador |
# ago/09
· votar
rsf: nesse negocio não existem "exageros"...hehehehee
Sabe de uma coisa? Equipo é que nem futebol, a polêmica é que faz ser algo tão emocionante! hehe
Abs
|
nichendrix Veterano
|
# ago/09
· votar
Só pra marcar...
|
MauricioBahia Moderador |
# ago/09
· votar
nichendrix uhauha. Ou melhor: Equipo é que nem futebol, a polêmica é que faz ser algo tão "apaixonante"! hehe Abs
|