É normal ferro de solda escurecer na 1ª vez que liga?

    Autor Mensagem
    Acoustico
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Acoustico


    Comprei um captador novo para minha guitarra, que vai chegar essa semana ainda, e eu mesmo vou soldar, mas não tenho muita prática com isso porque nunca fiz isso, mas estou vendo o máximo de material explicativo e vídeos ensinando pra fazer direito...
    Dai hoje com meu ferro novo decidi ligar para testar, e fui tentar retirar um componente de uma placa mãe velha, deixei o ferro esquentando, e reparei que aquele "tubo" antes da ponta ficou mais escuro! É normal isso?

    Valeu!

    Ps.: Não coloquei no fórum de guitarra porque achei que ia achar mais "fabricantes de pedais" aqui com mais experiencia em solda. =D

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Acoustico
    Vai escurecendo cada vez mais, após cada uso. Isso é normal.
    Abs

    Felipe90
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Nunca se esqueça de comprar a esponjinha pra limpar a ponta do ferro , eu particularmente nunca consegui mantê-la limpa com qualquer outra coisa a não ser com a esponjinha vegetal . Passei muita raiva atoa , não faça o mesmo !

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu uso papel higiênico mesmo... Achei mais prático que a esponjinha.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Eu uso papel higiênico mesmo...
    DotCom
    Qual marca? Folha dupla? hheheh Brincadeira!
    Abs

    rafamoraes
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Cara eu tentei d tudo, mas so a esponjinha me deu um resultado bacana. Quanto ao ferro escurecer, o meu Hikari 30W comprei novinho e na manual, ou rotulo, dizia q isso aconteceria mesmo, e q talvez até saisse uma fumacinha na primeira usada. Parece q é normal mesmo. Vou comprar um Kit d cap Malagoli, mas acho q não vou ter "as manha" d trocar eu mesmo, medo d ferrar outras coisas. Acho q vou levar no luthier, é o jeito.
    Abraço

    André Slash
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Acoustico

    e eu mesmo vou soldar, mas não tenho muita prática com isso porque nunca fiz isso, mas estou vendo o máximo de material explicativo e vídeos ensinando pra fazer direito...

    Cara, sem zueira! Se vc nao tiver seguro do que tem que fazer, manda pra um profissional cara!Vai que vc acaba estragando algo ai ainda!
    :D

    Diino
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    é isso ai, a esponja vegetal ajuda muito. (geralmente vem com a estação de solda.

    eu uso aparelho de solda todo o dia aqui no serviço e troco a ponta de 4 em 4 meses aprox.

    outro cuidado importante é pra não exagerar na temperatura, use sempre uns 400~500ºC, use mais SOMENTE se for necessário.

    temperaturas altas ajudam a estragar tua ponta.

    caso tenha que trocar use fio de luz, é uma boa alternativa.
    eu particularmente uso latão, é bom tb..

    abçs!

    Master Ben Linus
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Acoustico
    fiz curso de eletrônica por 5 meses, desisti do curso pq era mto chato, mas se vc quiser eu posso soldar pra vc em troca de uns reazinhos hehehehehehhe

    Acoustico
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Acoustico
    · votar


    André Slash

    Instalei ele hoje e deu tudo certo, tá perfeito, só deixei como o outro cap de antes estava =D


    Agora outra coisa, quando eu terminei de soldar tudo, meio que a ponta do ferro escureceu MUITO e a solda não derretia na ponta do ferro para estanhar a ponta, a solda só derretia nas partes onde eu tinha colocado solda quando fui testar o ferro, e nas partes escuras a solda num derrete Oo
    É normal isso? Como faz pra voltar ao normal?
    Valeu!

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Acoustico
    Eu larguei o meu esquentando uma hora antes de usar.

    Felipe90
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Felipe90
    · votar


    Acoustico

    Cara , limpe bastante e estanhe bastante para tentar arrumar essa ponta escura ! Em último caso , só em ultimo mesmo , pegue uma lixa ou brombril e lixe a ponta , mas isso não é recomendado .Sem miséria de solda , vai estanhando e limpando , estanhando e limpando ! Com a ponta suja suas soldas vão sair sempre foscas e quebradiças , isso SE o estanho grudar na ponta né , porque ele geralmente derrete e cai .

    Você soldou muitas vezes sem limpar ? Solde e limpe , solde e limpe , solde e limpe , estanhe e limpe , solde e limpe ....

    Acoustico
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Acoustico
    · votar


    Felipe90
    vai estanhando e limpando , estanhando e limpando

    É o que eu to tentando fazer, mas não sei se deu muito certo =/
    Cara a tal da esponja vegetal eu improvisei com uma bucha daquelas de tomar banho, mas acho que ela é vegetal, da no mesmo né? Tem que estar umedecida para limpar o erro? Pode limar a ponta do ferro?
    Valeu!

    Henrique S.
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    DotCom

    faço isso tambem, o foda é quando eu ligo e esqueço o que ia fazer e deixo ele ligado! hehhehehe

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Henrique S.
    Eu já esqueci ele a tarde inteira ligado...!

    rafamoraes
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Tem q estar úmida sim, senao acaba derretendo mesmo a esponja vegetal. Solde e limpe, a cada solda. O meu ficava ligado um tempão, mas não é bom deixá-lo ligado "ao Deus dará" sem uso.
    Abraço

    Felipe90
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Felipe90
    · votar


    O calor acelera muito a oxidação da liga que compõe a solda , por isso não é recomendado largar o ferro ligado sem supervisão. Ligue e desligue várias vezes se for preciso , SEMPRE antes de guardar, estanhe a ponta do seu ferro pra ele esfriar com uma camada de estanho nele, isso evita oxidação e prolonga demais a vida útil da ponta. SIM, é preciso humedecer a esponja pra poder limpar e NÃO é recomendado lixar/limar a ponta , mas em último caso, faça-o !

    Will Bejar
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Upando novamente...

    Eu comecei a fazer umas experiências e aprendi a soldar...só que a minha ponta do ferro de solda, tá com um tipo de "ferrugem" preto que se passar uma bucha sai e fica meio bronze...eu tb não consegui fazer o lance de "estanhar" a ponta...é a ponta que é ruim, ou ´normal mesmo???

    Gambá do Rock
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    É normal sim

    buddy guy
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Will Bejar

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214758/


    Talvez ajude,dá loock lá !!!!!!!!!!!!!!!

    Will Bejar
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    opa, valeu, cara!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É normal ferro de solda escurecer na 1ª vez que liga?