Placas de CI - Dúvida!

    Autor Mensagem
    crivellari
    Veterano
    # jun/09


    Pessoal, sei que existem diversos tópicos a respeito. Mas não achei uma resposta que tirasse minha dúvida pra minha situação específica, do que estou fazendo!

    Estou tentando construir uma ráplica de BluesBraker. Porém, já corroí duas placas e as duas ficaram ruins... Aparentemente corroeram d+...

    A primeira, fiz com caneta e a segunda, com transfer (papel glossy) e ainda assim passei caneta por cima pra reforçara parte a que não seria corroída.

    Nos dois casos, houve corrosão onde não devia.

    a primeira (desenhado a caneta) eu deixe um bom tempo direto corroendo (20min, com ono manual) e tirei... corroeu linhas inteiras q não devia.

    Na segunda, com o transfer e msm reforçando com a caneta, fiquei de olho mais ou menos de 5 em 5 minutos. numa hora, parevia aind ahaver muito cobre na placa... pouco tempo depois, quando fui checar novamente... já havia corroido areas que nao devia.


    O q posso estar fazendo de errado??

    Sera a solucao muito forte (fiz como indicava no "manual" para a corrosão normal.. nem fiz o "modo rapido")?

    Pode ser que eu - mesmo com o tranfer E com o reforço a caneta - não tenha 'mascarado' direito as areas que nao seriam corroidas?

    Pode ser outro problema qq q eu nem tenha pensado, sei lah, placa vagabunda (se eh que isso faz diferenca), ou qq outra coisa?

    Alguem tem alguma dica pra eu nao estragar mais placas??


    VALEU PELA AJUDA!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    O q posso estar fazendo de errado??
    crivellari
    A caneta tem que ser muito boa! Uma Pilot pra retroprojeção/escrever em CDs é a que uso. Tenho uma de ponta média e outra de ponta fina pra retoques. Realmente a área precisa ficar muito bem mascarada. Usa uma lupa pra verificar a tinta e retocar de leve. Tem que ficar de olho na corrosão para que não passe do ponto. Acho que fazendo isso, já resolve.
    Se depois da corrosão, ainda ficar umas falhas vc pode estanhar, as áreas duvidosas, assim:
    http://img196.imageshack.us/img196/6545/rebote25mauriciobahia.jpg (neste caso eu estanhei logo a placa do Rebote quase toda depois que soldei os componentes pra não ficar dúvida já que tinha algo errado)

    Como ficou minha placa do Blues Braker. Parece boa, mas de perto tinha falhas e depois estanhei.
    http://img228.imageshack.us/img228/8356/bbreakermilleniumua5.jpg

    Abs

    GuitarUser
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MauricioBahia
    o problema eh fazer um jump com as 'estanhadas' hehe
    mas eai ficou bom o pedal?

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    crivellari
    Certifique-se de que o Transfer seja impresso numa impressora a Laser...Antes de transferir o circuito para a placa lave a placa virgem com agua corrente e bombril com detergente liquido...

    dudu_RockeR
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    eu tava pensandso em fazer um pedal, mas depois de ver a trabalheira que da agora sei lá, mesmo o pessoal falando que é divertido, fazer essa coisas deve ser um pouco chato

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    GuitarUser
    Eu cometi um erro no desenho da placa e tive que fazer um jumper com aquele fio. A placa está 100%. Não há jumper com solda aí.
    Abs

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    crivellari
    Como o MauricioBahia já disse, tem que marcar bem com a caneta.
    O problema é que o percloreto corroi a tinta da caneta também, se deixar muito tempo.

    O seu procedimento tá correto, tenta só usar uma caneta melhor.

    Pompermayer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    crivellari

    A mim parece que você esqueceu de lavar a placa antes de passar a tinta. Lave a placa bem, passe uma lã de aço até que ela fique com aspecto de cobre.

    crivellari
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Valeu galera!! Obrigado pela ajuda de todos...

    Pompermayer
    Eu limpei a placa sim, escovei ela ateh ficar parecendo um espelho! hehe.. acho q essa parte foi tanquila... Mas de qq forma, vou tomar mais cuidado na proxima vez.

    MauricioBahia
    Valeu cara.. Eu tinh apensado em fazer isso, mas nao sabia se ficava bom... A minha segunda placa (com transfer) da pra arrematar com solda.. ela ficou quase perfeita... Vou tentar isso, antes de corroer outra placa...

    DotCom
    Cara... Eu comprei (e usei) duas canetas.. Pilot e Faber-Castell.. pelo (pouco) que conheço, não acho q exitam melhores q essas... né?



    Bom, no final das contas. acho q passei mesmo do ponto na corrosão.
    Valeu pela ajuda de todos!

    Abçs..

    Pompermayer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    crivellari

    Velho, a caneta que eu uso pros retoques é especial pra transferência. Não lembro quanto paguei, mas não foi caro.

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    crivellari
    Cara, eu uso uma XIONGYA e não tenho problemas de corroer mais do que o necessário.

    Acho que tá faltando atenção, então.

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    percloreto tira a tinta tambem, voce tem q ficar grudado na hora de corroer (olhar de 5 em 5 minutos no minimo)

    Pompermayer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Henrique S.

    Se a tita for plástica, como no caso do toner, não faz sentido o percloreto tirá-la.

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pompermayer
    Pode não fazer sentido, mas que ele tira, tira... hehehe

    Mas o percloreto só vai corroer a mais se:
    - A camada de tinta for fina demais;
    - O cabra deixar a placa MUITO tempo corroendo.

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pompermayer

    nao to falando do toner, to falando da caneta

    de toner comigo ao menos nunca deu problema ( e olha q eu ja "esqueci" placa la corroendo e só voltei umsa 3 horas depois hahaha )

    Pompermayer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Henrique S.

    Mas a tinta da caneta é plástica também.

    DotCom

    Domingo deixei minha plaquinha no percloreto e fui ver o jogo do Brasil, ficou perfeita.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Pompermayer
    Caneta pra retropojeção/escrever em CD. Tem que ser uma marca boa. Eu uso Pilot.
    Abs

    Pompermayer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MauricioBahia

    Eu uso uma especial pra transferência, tem em qualquer eletrônica.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Eu uso uma especial pra transferência, tem em qualquer eletrônica.
    Pompermayer
    Mas tem umas canetas que são horríveis, com uma tinta rala. Eu comprei 2 "especiais" pra transferência na Soldafria.com.br. Duas m*s. Tem que prestar atenção na marca. A tinta das canetas Pilot pra retroprojeção chega a ser viscosa, outra qualidade.
    Abs

    Pompermayer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MauricioBahia

    Nossa, mas é assim com tudo, sempre tem umas boas e umas ruins, a minha é bem espessa e tem a ponta fininha, mas eu uso a pra retoque mesmo.

    blindss
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    crivellari

    cara eu fiz ontem umas placas (mini fuzz e distortion+) e ficaram perfeitas, sem nenhuma falha..
    eu fiz algumas a um tempo atras e fico uma merda tudo falhada..

    dai eu peguei uma transparencia e imprimi o circuito nela, depois tu corta a transparencia com o desenho qe vc qer e coloca em cima da placa, depois colca um paninho fino em cima da placa ( só pra não derreter a transparencia) e depois mete o ferro de passar em cima..
    dai fica uns 5 minuto passando, dai qndo a placa tive bem quente tu corre com ela até uma torneira com agua fria e dá um choque termico nela, e já era.. dai é só tira a transparencia e coloca pra corroer...

    ps: fica bem de olho cara.. pq qndo começa a corroer é rápidinho..

    espero ter ajudado.. :D
    abraço

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    blindss
    Impressora laser né?
    Abs

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    A técnica do blindss é boa, mas eu prefiro fazer com papel glossy, pois não derrete (papel de adesivo também serve. é aquele papel que sobra quando você usa todos os adesivos).

    A impressora tem que ser laser. Ou então imprimir num papel normal e tirar uma xerox no papel glossy (ou transparência, ou papel de adesivo)

    blindss
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MauricioBahia

    é impressora laser sim.. dai eu coloco na resolução máxima e imprimo, dai fica mais forte as trilhas..

    DotCom

    hahah.. eu já tive problema com derretimentos, mas daí eu coloquei tecido sintético em cima da placa e já era.. nunca fiz por papel glossy.. eu tentei faze por xerox em folha normal, mais fico muito claro dai! hdauihdau..

    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Placas de CI - Dúvida!