erico.ascencao Veterano |
# jun/09 · Editado por: erico.ascencao
Tenho uma dúvida aos queridos amigos guitarreiros...
Depois que peguei minha POD X3 Live, criei um hábito interessante de não ser 8 ou 80 nos timbres. Eu tinha o (não muito bom) costume de usar timbres totalmente limpos ou nada limpos, ou seja, não usava muito um crunch que fosse meio termo. Como a X3L tem zilhões de simulações de amplificadores, apareceram mais variedades de sons "intermediários", então passei a usá-los, muitas vezes substituindo os sons totalmente limpos. Porém, como também há um módulo independente com alguns pedais de distorção básicos (DS-1, Tube Screammer, etc...), comecei a usá-los como ganho extra em solos e coisas do tipo.
Fico com a seguinte dúvida: é normal/usual/"certo" sobrepor mais de uma distorção? Eu não tenho muita prática com isso por causa da facilidade de programação de pedaleiras, mas e quem tem set de pedais e ainda usa distorção do amplificador, como faz? Ouvi muito pouco a respeito deste assunto. Lembro de ter ouvido alguém falar que não era bom "acumular ganhos" - ou seja, só deve-se colocar ganho em um dos estágios de amplificação do sinal.
Dêem as suas opiniões!
PS.: Que desgraça esta regra das três palavras!
|