Pq as guitarras usam plugues P10 e não P2?

    Autor Mensagem
    Makaha
    Veterano
    # mai/09


    Então pessoal, vou levantar essa questão pra entender um pouco mais sobre os plugues e possibilidades de ligações.

    Existe alguma diferença no som, caso sejam utilizados plugues P2 ao invés de P10?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pq as guitarras usam plugues P10 e não P2?

    pq antigamente só tinha plug p10, depois com o aparecimento dos aparelhos portáteis surgiu a necessidade de um plug menor, e fizeram o p2... como se usava o p10, simplesmente deixaram p10 na guitarra....

    fill.zanchez
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Makaha
    imagina guitarra com plug p2??? fala sério... toda hora ia soltar, estragaria fácil fácil tmb... n rola!

    Marcosrcf
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Nada impede de você instalar um Jack P2... vai ficar meio estranho, mas vai funcionar...
    HEAOIuaehoiaeuheaoiEUAHEOAiueheA

    Guitar_L
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Makaha
    Facilidade no manuseio e organização dos cabos, provavelmente.
    É um padrão adotado.
    Abraços

    Koisa
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Makaha


    Segredo, se eu te contasse teria que mata-lo,,

    dudu_RockeR
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: dudu_RockeR
    · votar


    diferença no som acho que não , mas esse plug parece ser mais fragil, guitarrista tem mania de pisar em cabo, se pisa no cabo ou esse plub vai soutar muito facilmente ou vai quebrar, e tmb plub p2 tem cabo que não foi preparado para qualquer instrumento, cabo p10 ja foi desenvolvido com blindagem e algumas coisas a mais para proteção, que no p2 não tem possibilidade de se ter, pelo menos por enquanto

    Minow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    P2 é uma bosta.

    dudu_RockeR
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Minow
    P2 é uma bosta.

    resumindo é isso XD

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Makaha
    O P10 sustenta cabos mais grossos. Além disso, pelo plug ser mais longo e maior calibre, o P10 fixa melhor. Ou seja, o P10 é pra aguentar o tranco, ser resistente. O P2 é para coisas menores que fiquem estáticas.
    Quanto ao som, acho que deve ser a mesma coisa ou um diferença imperceptível aos ouvido humanos.
    Abs

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    O p10 é mais antigo, aí as guitarras soam vintage... se botar p2 as guitarras iam soar muito modernas, p1 então nem se fala...


    perguntar se o som muda foi f***...

    Pompermayer
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Bom, do ponto de vista técnico, cabos de maior calibre são mais condutíveis que cabos mais finos, não sei até onde isso realmente influencia, mas, na teoria cabos mais grossos são mais fiéis ao sinal inical. Por isso, talvez, o uso de p10.

    Minow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    O p10 é mais antigo, aí as guitarras soam vintage... se botar p2 as guitarras iam soar muito modernas, p1 então nem se fala...

    Q/

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Minow
    só tô dando uma resposta à altura da pergunta.

    era pra eu levar a sério uma pergunta como essa? kkkkk

    rafamoraes
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    heheheh
    Tem gente q não tem tolerância mesmo...
    Se o cara quiser por p2, deixa ele por, caramba!
    Ia ser engraçado

    Makaha
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Bem, o motivo da pergunta não é pq quero colocar um P2 na guitarra, mas para entender a influência da condutibilidade/transmissão do som. Ao que deu pra entender... cabos mais grossos preservam mais o som, enquanto o P2 por possuir menor malha metálica não.

    DotCom

    Sua resposta foi completamente imbecil; veja a resposta técnica do Pompermayer e compare com a besteira que vc escreveu. Ainda bem que o forum não depende de respostas como as suas.


    MauricioBahia
    dudu_RockeR
    Guitar_Luppi
    Deco_ufrj
    [rafamoraes
    Pompermayer


    Valeu pelas explicações! Mas partindo dessa idéia, os cabos que existem hoje de menor calibre para guitarras não teriam então uma pequena perda mesmo que sendo imperceptível?

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Makaha
    neh por nada não... mas minha resposta foi à altura da sua pergunta.

    quanto ao imenso contato feito por um plug p10, abra um jack e olhe o contato que ele faz com o plug.

    depois olhe o calibre imenso do fio que transmite o sinal da guitarra.

    pra terminar, veja quanta corrente circula por esse fio.

    affe... a galera gosta de inventar coisa pra se preocupar...

    Makaha
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    DotCom

    Blz então DotCom! Sua resposta é realmente muito útil, mas eu dispenso. Que tal colocar uma resposta mais técnica pra variar? Já que vc falou de corrente, fala aí qual a corrente de um cabo pra P10 e de um mais fino pra P2, qual a quantidade da perda de sinal e as vantagens e desvantagens dos dois.

    E outra coisa: isso não é preocupação, é gostar de aprender e entender o que se está utilizando, ao invéz de só usar pq os outros dizem que é bom.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pensei que fosse devido ao nível de corrente (se é que ela é significativa, alguém por favor me esclareça).

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Makaha
    Tudo já foi explicado acima.

    O P10 é utilizado porque é mais parrudo. Conector P2 iria quebrar no primeiro puxão.

    A corrente que passa nos conectores e nos fios é irrisória, e a vantagem de se utilizar uma bitola maior de fio também se dá pela resistência mecânica (aguentar puxão).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pq as guitarras usam plugues P10 e não P2?