Autor |
Mensagem |
Carlos j Veterano |
# mar/09
Uso afinação normal E A D G B E Li que ela mostra apenas sustenido (um ponto ao lado da nota) e não mostra bemol (acho que é isso né !!!)
Encontrei em outros tópicos deste fórum, mas fiquei em dúvida, que para afinar ½ tom abaixo, deve ser: D. G. C. F. A. D. ( o ponto é sustenido) Isso está correto?
Pergunto tudo isso porque preciso saber como afinar com esta pedaleira: afinar abaixo ½ tom (só mostra sustenido) afinar abaixo 1 tom (só mostra sustenido)
Quem puder ajudar, agradeço
|
DotCom Veterano |
# mar/09
· votar
Eb = D#, Db = C#...
Pega qualquer informação de teoria musical que você aprende.
|
MauricioBahia Moderador |
# mar/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Carlos j D. G. C. F. A. D. ( o ponto é sustenido) Isso está correto? Tá. Vc estará afinando 1/2 tom abaixo do padrão E.
afinar abaixo 1 tom (só mostra sustenido) Esquece o sustenido. Afina assim: D G C F A D (sem pontinho)
Abs
|
Carlos j Veterano |
# mar/09
· votar
DotCom
Putz cara, desculpe, mas num fórum uma resposta como a sua, não acrescenta nada. Dificilmente alguém que procura tirar dúvidas, vai trocar um forum por uma escola de música.
Sei que voce vai responder que é simples, só estudar, que as pessoas são vampiras, só querem sugar.
Olha... fique com a resposta só pra voce, ok
Valeu sua intenção de ajudar desta forma, obrigado !!!
|
Carlos j Veterano |
# mar/09
· votar
MauricioBahia
Cara, voce em outras oportunidades já me ajudou e muiiitooo. Obrigado mais uma vez.
|
wilmedeiro Veterano |
# mar/09
· votar
Encontrei em outros tópicos deste fórum, mas fiquei em dúvida, que para afinar ½ tom abaixo, deve ser: D. G. C. F. A. D. ( o ponto é sustenido) Isso está correto?
Sim está correto amigo, seguindo o raciocinio de que vcquer afinar em 1/2 tom abaixo, logo vcquer afinar tipo:
em D# que é igual D. e assim por diante
|
leviribeiro Veterano |
# mar/09
· votar
Carlos j
ae cara.. é assim.. sabe a escala natural né?
C D E F G A B C
aí tem os acidentes, saca?
C C# D D# E F F# G G# A A# B C
tipo, um semitom (ou meio tom) acima do C é o C#, e por aí vai. o sustenido representa um semitom acima daquela nota. ex.: C# = C + meio tom
da mesma forma, um bemol representa um semitom a menos naquela nota. ex.: Db = D - meio tom
entao, podemos concluir que C# = Db
entendeu?
aí na hora de afinar, é só vc ver.. a afinação normal é
E A D G B E
meio tom abaixo fica:
Eb Ab Db Gb Bb Eb
ou:
D# G# C# F# A# D#
e por aih vai...
|
Carlos j Veterano |
# mar/09
· votar
leviribeiro
Obrigado pela ""aula"", estou copiando e colando suas dicas na minha apostila. Valewwwww
|