alfacorrea Veterano |
# mar/09
Antes de mais nada, queria deixar claro que as informações aqui contidas são uma visão inicial e incipiente de um produto que eu adquiri recentemente. As opiniões aqui descritas são meus pontos de vista, de acordo com as minhas experiências.
Em segundo lugar, é preciso ressaltar que vou falar da pedaleira Onerr GEP50 e vou dar minha opinião sobre este equipamento. Em conclusão, vou dizer que essa pedaleira vale a pena. Se você não gosta de produtos da Onerr de jeito nenhum ou se acha que eu posso não ter capacidade para escrever sobre um equipamento, NÃO CONTINUE A LER ESSA ANÁLISE. NÃO PERCE SEU TEMPO.
Porque disso: as informações deixadas a seguir foram também colocadas em outro fórum de música. No outro fórum, praticamente eu fui humilhado e escurraçado, porque as pessoas não acreditavam que eu seria capaz de escrever algumas linhas sobre um determinado equipamento.
Mas eu acho que o mais importante é deixar alguma referência sobre um produto, mesmo que lá no outro fórum eu tenha sido chamado de burro, de escritor de besteiras, de inexperiente, de contador de vantagens e etc.
Amigos, vejo que não há muita informação sobre este equipamento e que, por se tratar de um equipamento ainda um pouco novo no mercado, não há muitos possuidores deste produto.
Vou tentar fazer algumas observações e dicas. Acho que vai ser difícil colocar gravações e vídeos, mas vou tentar diversificar as mídias.
preço: putz... achei fantástico um brinquedinho destes custar um valor semelhente ao de um pedal da Boss. Eu vou pagar 10 prestações de R$37,00 (meio caro) porque optei por adquirir na Americanas.com. Há possibilidade de comprar esta pedaleira por R$250,00 à vista.
tamanho: achei bem bacana que esta pedaleira é bem pequena e cabe fácil na minha pedaleira. Ela ocupa o espaço de uns 2 pedais da Boss (acho que até menos).
resistência: não sei se isso é bom ou ruim, mas a Onerr optou por colocar os footswitches de plástico, com um acionador parecido com o da Zoom G1. Pela aparência, acho que aquelas chavinhas da Zoom G2 transmitem mais robustez. Como peguei a pedaleira ontem, acho que não vai dar problema tão cedo.
utilização: eu peguei esta pedaleira, inicialmente para suprir minha necessidade de pedais de modulação e ambiência. Eu tenho um set up de pedais com razoável qualidade, com pedais da Boss e Fulltone.
Para ter os timbres que queria, basicamente eu precisaria gastar alguns mil reais. Pelo menos precisaria de 1 phaser, 1 flanger, 1 chorus, 1 tremolo, 1 reverb e 1 delay. Para comprar esses pedais da Behringer (urgh!) eu teria que gastar no mínimo uns R$900,00. Para comprar esses pedais da Boss (+ ou -) no mínimo iam uns R$1.400,00 embora. Para comprar Eletro-Harmonix, Fulltone e MXR, nem brinca... Gastava mais de R$2.000,00 fácil.
Dessa forma, o que eu pensei: eu coloco essa pedaleira no set up e vou completando a minha coleção de pedais com bem mais calma e mais opções de escolha.
timbres: como a pedaleira só chegou ontem, ainda não deu tempo de testar quase nada e como chegou à noite, não deu pra rasgar o volume do amplificador. Minha pequena e humilde experiência apenas garantem uma declaração por enquanto: a pedaleira é boa pra caramba. Acho que é melhor que a Zoom G2, mas pode ser um pouco cedo para garantir. Melhor que a X-VAmp já dá pra dizer que é.
especificações: não sei se isso foi uma impressão, mas achei o timbre bem transparente e com um brilho bem interessante. Mesmo com a redução dos agudos na equalização, o timbre permanece claro e cristalino, como Se tivesse uma chave de brilho ou um controle de presence ativado. Acredito que isto se deve à taxa de amostragem de 48 KHz em confronto com os 44.1 KHz das outras pedaleiras. Não sei explicar isso em "digitalez", mas parece que o som é mais transparente. Acho que a amostragem de 48 KHz também é top no mercado. A conversão Analógico/Digital é de 24 bits e a conversão Digital/Analógico também é de 24 bits. A/D = D/A = 24 bits. Acho que isso é igual nas outras também e é top atualmente.
efeitos: dos que eu já pude brincar, gostei do phaser e do chorus. O flanger não entendi muito bem ainda. O tremolo, vibrato e rotary são parecidos com os de todos os outros efeitos que testei. O reverb é bem bacana, embora eu ainda esteja procurando regulagens com pouco reverb.
simulações: achei a simulação do Mesa/Boogie (alto ganho) bem bacana, mas isso só posso garantir quando tocar essa pedaleira em um amp grande. A simulação do pedal Metal Zone da Boss, com um amplificador pequeno deu um timbre bem bacana para estudo.
Com o tempo eu vou falando mais e vou tentar gravar alguma coisa. tamanho: é um ponto positivo ela ter o comprimento e a largura de 2 pedais da Boss juntos. Para colocar na pedaleira, achei ela com pouca altura. Minha solução: peguei um livro de bolso de uns 2 cm de grossura e encapei com papel contact preto e colei embaixo da pedaleira. Meu pedal board tem uma certa altura de "borda" e os pedais que são muito baixos acabam ficando muito baixos em relação à borda do pedal-board. Achei legal dar uma "elevada" na pedaleira, com a colocação de um calço.
footswitch: os footswitches são de plástico bem duros e acredito que sejam bem resistentes. Encontrei certa dificuldade em acionar o afinador da pedaleira. O afinador fica ligado com o acionamento dos 2 footswitches simultaneamente. O problema é que tem que ser bem junto mesmo. Tem que pressionar certinho os 2 pedais ao mesmo tempo. Em alguns acionamentos, deu erro.
fonte: achei que a fonte (transformador) esquenta um pouco. Apesar da fonte ser original e de ter vindo com o produto, acho que ela foi subdimensionada, pois esquenta um pouco. Não é nada que não dê para segurar com a mão, mas dá pra perceber que ela está um pouco quente. Não sei se isso é normal, mas eu já tive: POD 2.0, POD XT Live, BOSS GT-6, Zoom G71.ut e Zoom G2 e nenhuma destas pedaleira a fonte ficava quentinha... A minha da Onerr fica
timbres: Já consegui ligar a pedaleira em volumes mais altos, embora ainda acredite que uma opinião final somente vem com o tempo e com amplificadores de qualidade. Não adianta achar que a pedaleira ligada num Marshall MG15 vai transformá-lo em um JCM800. Mantenho minha opinião de que a Onerr GEP50 tem timbres mais convincentes de distorção e overdrive do que a X-VAmp.
Estou fazendo uma lista de programações e vou transformar em imagem para poder colocar na minha página do orkut.
Bom, inicialmente é isso. Com o passar do tempo e o refinamento das opiniões vou colocando mais impressões.
Abraço.
|
Mo7a Veterano |
# mar/09 · Editado por: Mo7a
· votar
alfacorrea
Interessante, vi o som dessa pedaleira somente no site da onerr, e claro nao acredito em produtos dessa marca, acredito que tem alguns que realmente salvam, mas a minoria. Voce poderia mostrar alguns patches gravados em linha, para agente ter uma noção.
Na verdade eu estava afim de ver a mais nova a GEP100 que no caso nunca vi para vender.
Por outro lado, é uma curiosidade para saber o nivel das nossa pedaleiras, que na minha opinião algo digital é bem mais complexo para ser criado, posso estar errado.
Vlw ai, aguardo os sons.
|