footswitch na G2.1u : como fazer funcionar troca de banco?

    Autor Mensagem
    jmaneto
    Veterano
    # fev/09


    Olá, comprei minha g2.1u a uma semana e desde então tenho travado uma briga feia com o footswitch. Eu to querendo usar o foot para trocar de banco tanto pra cima quanto pra baixo, como eu não achei um da zoom pra comprar, resolvi fazer o meu, fiz assim: peguei 2 pedais daqueles que vem em caixa amplificada, peguei um cabo estéro, liguei o fio vermelho num pedal, o fio branco no outro e a malha nos 2, e usei um p10 estéreo pra ligar na pedaleira. Na teoria teria que funcionar, mas não funcionou, ele só funciona se for com um cabo mono e só funcionar subindo banco, ele não volta...qndo boto o estéro não faz nada, só faz se acaso eu ligar todos os fios ( branco, vermelho, terra) aí ele fica funcionando que nem mono, só subindo... Tava dando uma olhadinha no manual e a foto que tem do pedal duplo usa um cabo estéreo, ou seja, tá tudo certinho... Alguem aí consegue usar o footswitch assim? para trocar de banco up e down? tem alguma configuração na pedaleira que se faz pra ele funcionar os 2? se algutem tiver um que funcione, e tiver como abrir e tirar uma foto do material, tanto por fora como por dentro eu agradeço muito!
    dá uma luz aí!

    Bohniram
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Bohniram
    · votar


    jmaneto

    Cara para o que vc está querendo é necessário fazer umas modificações na pedaleira. Primeiramente não dá pra efeturar troca de banco para cima e para baixo usando a saída CONTROL, tem de instalar uma saída extra na pedaleira e montar um footswitch externo. Esse foot externo vai servir como se vc estivesse apertando os botões +/- da pedaleira, servindo assim para trocar os bancos entendeu? Estou para montar um foot externo, assim que concluír eu tento colocar um tutorial aqui.
    Abs

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    jmaneto
    ele só funciona se for com um cabo mono e só funcionar subindo banco, ele não volta...

    É essa a função do footswitch externo na zoom não tem nada de errado, voce que esta enganado quanto a função deste, não tem nada de dois pedais e plugue estereo, a função do plug estereo só funciona no caso de pedal de volume.

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    jmaneto
    Este é o tal MOD para alternar os bancos da G2, como o Bohniram falou:
    http://www.vmresource.com/_temp/zoom.htm
    Abs

    jmaneto
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: jmaneto
    · votar


    hummm.. acho q entendi... dá uma olhada nesse vídeo...
    http://www.youtube.com/watch?v=b3aUhpjRCAo&feature=PlayList&p=06EE2028 9BF858A9&playnext=1&index=14
    no kso aí o kra furou no fundo da pedaleira... foi isso?? eu tava reparando que ele conecta o cabo bem perto do pedal de expressão e na g2.1u o control fica embaixo do botão "level", será que é isso msmo??
    no caso desse MOD, eu tava olhando e vi que ele soldou o Jack numa placa que tem um cabo flat... que placa é essa? é da pedaleira ou uma externa?? Eu abri a pedaleira aqui e reparei que nessa parte perto do pedal de expressão tem um lugar mais sensível, redondo como que já fosse pra isso, e vi tb que tem dois pares de 4 furos na placa do pedal de expressão, acho que é por aí né?

    jmaneto
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ei, eu entendi a lógica desse Mod da G2, testei na minha, se vc reparar no momento que vc fechar entre o preto e o branco vc não vai estar fazendo nada além do papel do botão, do msmo jeito q se fechar o vermelho... ou seja, esse MOD seria só uma extensão pra vc colocar na frente do palco e não precisar ficar indo na pedaleira trocar de patch toda hora... mas foi bom ver ele pq já abriu a cebeça e agora entendi perfeitamente o que o Bohniram quis dizer ... podemos fazer um esquema parecido só que com os botões do bank-up e e bank-down né? amanha msmo vou ver se faço na minha! qualquer coisa posto aqui ! brigadão!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    jmaneto

    Justamente, o lance do mod pra funcionar como no video que voce postou precisa ser necessariamente conectado de alguma forma na parte eletrica dos botões de bank up/down, da forma que o MauricioBahia mostrou, provavelmente vai ter a mesma utilidade que os botões de troca de patche/bypass, agora preste atenção onde voce vai furar, porque eu achei muito escroto o furo da foto, o do video parece ter ficado melhorzinho, mas precisa ver onde o cara furou, já que o video não mostra direito, mas da uma ideia de onde fazer.

    Bohniram
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    jmaneto

    podemos fazer um esquema parecido só que com os botões do bank-up e e bank-down né?

    Exatamente. Faça como nesse esquema, só que os fios devem estar ligados nos botôes +/- da pedaleira. Outra coisa é quanto ao local do furo, diferentemente da G2, na G2.1u existe um espaço que parece ter sido feito especialmente para essa MOD, ao abrir a pedaleira você perceberá. Foi exatemente ali que o cidadão do vídeo instalou o jack extra.
    Uma dica seria aproveitar esse foot externo e colocar uma terceira chave de acionamento nela e montar o esquema para usar a função CONTROL que é muito útil também. Para isso é necessário um cabo mono exclusivo que vá para a entrada CONTROL, sendo assim o foot externo teria 2 cabos ( 1 para a função Bank up/down e o outro para a Control in).
    Abs

    jmaneto
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pronto! já fiz e tô com o Tuto pronto ! Olha aí!
    http://www.4shared.com/file/87234665/e00fc479/tutorrial__Como_preparar _a_pedaleira_para_pedal_externo_e_como_fazer_footswitch_duplo.html

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    jmaneto

    Só nas gambiarras... rsrsrsrs...

    Valeu! Sempre tive curiosidade de saber como era a G2.1u por dentro, pelo seu tutorial deu pra ver direitinho... ali onde voce colocou o jack ficou bom, parece que era pra ter um conector midi ali, pelo menos é o que deduzi, já que os outros modelos superiores a ela o tem, mas devem ter tirado do projeto, rsrsrsrs...

    Só não chei legal esses controles de videogame ai cara, faz um negocio legal, faz um esquema como daqueles footswitch de ampli duplo ou triplo, porque voce pode aproveitar e fazer o footswitch pra controlar as funções do delay e tals...

    Hehehehe, deu até vontade de fuçar a minha... rsrsrsrs... mas não tenho coragem!

    Abraço!

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    jmaneto
    Putz!!! Que eficiência! Funcionou cara?
    Obrigado pelo tutorial!
    Abs

    jmaneto
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Só não chei legal esses controles de videogame ai cara, faz um negocio legal, faz um esquema como daqueles footswitch de ampli duplo ou triplo, porque voce pode aproveitar e fazer o footswitch pra controlar as funções do delay e tals...

    A questão do controle foi o que eu tinha em mãos... eu rodei como a zorra atrás de pedal de caixa mas não achei nem pra remédio... aí na necessidade né...Futuramente pretendo abrir outro furo pra botar uma extensão do pedal de patch, pra não precisar ficar indo na pedaleira toda hora... mas deixa aparecer os pedais primeiro né?

    jmaneto
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Putz!!! Que eficiência! Funcionou cara?
    Obrigado pelo tutorial!
    Abs


    Funciona perfeitamente! pode fazer sem medo!

    Bohniram
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    I.Nosferatu

    ali onde voce colocou o jack ficou bom, parece que era pra ter um conector midi ali, pelo menos é o que deduzi, já que os outros modelos superiores a ela o tem, mas devem ter tirado do projeto, rsrsrsrs...

    Nunca tinha pensado nisso, será que é possível adaptar algum tipo de controlador MIDI na G2.1u? O que eu mais queria era poder ter acesso direto aos bancos sem precisar ficar pisando trocentas vezes na pedaleira.

    jmaneto
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    I.Nosferatu

    Como assim controlador MIDI? tipo um controlador que ao invés de 2 deixe a pedaleira com 4 ou mais pedais pra troca de patch?? ou só pra ter acesso direto aos 4 bancos da pedaleira??

    Bohniram
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    jmaneto

    Um que permitisse acesso direto aos patches, tipos esses controladores que o Vai e o Petrucci usam. Por exemplo um que permitisse a troca do patch A2 pro D5 com apenas uma pisada entedeu?

    jmaneto
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    um que permitisse a troca do patch A2 pro D5 com
    hummm massa! e tem desses pra zoom?? pq eu rodei e só achei pra roland... eu tava reparando que na g2.1u tem 8 "furinhos" na placa do pedal de expressão, como se fosse pra colocar algo pq tem circuito neles... seria pra isso? alguem sabe qntas pernas tem uma entrada MIDI?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Bohniram
    jmaneto

    Na g7 e g9 tem o conector midi, a função se tivesse nessa g2 seria a mesma, dependendo se midi in ou out, mas não sei se seria algo tão simples implementar o conector midi a ela, teria que ver o circuito como um todo, onde as conexões seriam feitas e se a propria g2 ofereceria funcionalidade tal qual as suas irmas mais grandinhas (rsrsrsrsrs), mas creio que não seja tão simples o quanto pareça, precisaria consultar alguém que manje bem da parte eletronica dessas zooms e verificar se há possibilidade e o que seria necessario... acredito que nem seja realmente possivel, mas também não sei nada da parte eletrica dela

    Mas só o fato de ter essa opção no chassi da pedaleira, indica que provavelmente ela deveria ter no projeto original esse recurso pra midi in ou out, ou que foi pensado em colocá-lo, mas o motivo de não ter só a zoom pra dizer...

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Esse tópico é muito bom.

    Mas tem uma coisa que eu não consigo entender na G2... nunca vou entender, não adianta. Ela é teoricamente, a pedaleira "evolução" da 505. E bota evolução, é muito melhor. A única coisa que prestava na 505 era o lance de pisar nos pedais ao mesmo tempo pra mudar de patch/banco... porra, não sei porque tiraram isso da g2, seria uma mão na roda.

    E esse lance que o foot dela faz, de só mudar de banco pra cima... pra mim e nada, dá no mesmo. Absolutamente inútil. Lembrando claro, que apesar disso, a pedaleira é perfeitamente usável (pra trabalhar na noite, é só ela, leve, pequena e boa), basta ajustar os patches de acordo com uma logística adequada para o seu uso.

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    thmenezes_RJ
    Também não entendo pq. Só sei que a tôa não foi. Na minha opinião, se não foi para baratear o custo de produção, penso que deixaram este "furo" proposital pra deixar esta funcionalidade nos modelos acima, forçando a compra de outro produto da Zoom.
    Abs

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    thmenezes_RJ

    A g2 ta mais pra 707, passa longe da 505, já a g1, tem até a função da troca de patche prè selecionado, que eu também achava muito boa, se a g2 tivesse isso me quebraria um galhão em alguns momentos, mas esse negocio da troca de banco eu também não acho muito util, trocando só o patche já da pra fazer bastante coisa, mas não duvido que seja util pra muita gente...

    MauricioBahia
    Eu também creio que seja isso! Outra opção, modelo futuro... mas se fosse pra lançar um modelo com mais recursos já teriam feito!

    jmaneto
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    eu programo a minha assim:
    B0 -Wah ;
    B1 Distorção solo;
    B2 - Base;
    B3-Distorção base;
    B4 - base com tremolo

    E uso o pedal externo pra troca de banco pra botar uma terça por exemplo tipo:

    B2 - Distorção solo ; C2 - Distorção solo com uma terça

    Eu poderia fazer isso usando o pedal de expressão, mas tem 2 problemas:
    1º - não consegui deixar a 3ª desligada e só ativar qndo mexer no pedal, ela sempre entra ativada, e eu tenho que desativar sempre...
    2º - se acaso eu programasse uma 3ª e conseguisse deixar desligada, qndo eu fosse fazer outro solo de outra música e precisasse mudar a 3ª eu ia ter que parar pra programar ou então programar em outro patch ou seja no B5 o que seria inviável...

    Por isso uso o pedal externo pq faço essa transição fácil e posso programar até 4 terças: A2, B2, C2, D2...

    Alguem sabe como deixar a 3ª desligada e só ativar qndo mexer no pedal? ou seja botar o estado inicial do efeito como "desligado"
    isso já ajudaria muito tb!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a footswitch na G2.1u : como fazer funcionar troca de banco?