Overdrive no Jim Dunlop Fuzz Face

    Autor Mensagem
    Makaha
    Veterano
    # fev/09


    Alguém sabe como colocar o som desse Fuzz como overdrive? Deixa eu explicar melhor:
    Comprei o Fuzz (o vermelho) da Dunlop e ao utilizar eu usava as seguintes regulagens:

    Pedal: Volume 50%, Fuzz 100%
    Guitarra: reduzia o volume da guitarra em 1/4

    A medida que reduzia o volume da guitarra, a distorção do fuzz ficava mais leve até ficar num overdrive bem leve muito parecido com o som de algumas músicas de Hendrix. Porem levei no luthier e agora não está mais saindo esse som por causa de alguma regulagem na parte de eletronica que foi feita.

    Alguém sabe explicar o porque e o que devo fazer pra colocar o som de volta?

    Bombastik
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Makaha

    luthier mexeu em quê exatamente?

    se trocou os captadores por uns mais fortes, dá uma boa diferença nesse lance de controlar o fuzz pelo volume da guitarra. captadores de saída mais baixa, o fuzz limpa logo no início do curso do pot; com saída mais alta tem que baixar bem mais o volume e ainda assim, não fica tão bacana dependendo do gosto...

    Makaha
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Não foi nos captadores não.... ele trocou os potenciometros... acho que antes eram lineares pois o fuzz limpava logo no inicio do curso do pot como voce disse, e agora ácho que são logaritimicos e só percebo alguma diferença quase no final. Mas parece que tem algo a ver com filtros... mas não o que exatamente... ele colocou novamente outros filtros mas não funcionou... alguém sabe o que é?

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    que guitarra é?

    de adianto, procure por 50's wiring, aqui funciona bem (tenho uma SG)

    tem o treble bleed mod que a duncan diz ser boa em stratos, pode ser pq com humb nao notei diferença

    Makaha
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Makaha
    · votar


    É uma phill, tem 1 humbucker na ponte e 1 single no meio e 1 single no braço.

    A questão é: O que é necessário para que a guitarra controle a distorção do fuzz deixando soar como overdrive?

    E não achei esse "50's wiring", pode colocar um link por favor?

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    http://4.bp.blogspot.com/_Ukhvp5VS47Q/RgQhUvvb9vI/AAAAAAAAAD8/J01rG-sA YCI/s1600-h/wiring50s.jpg

    http://www.thegearpage.net/board/showthread.php?t=157262

    http://www.bothner.co.za/articles/volumepot2.shtml

    http://www.projectguitar.com/tut/potm.htm

    Makaha
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    E ai?? Ninguem mais tem um idéia??

    megadeth2612
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Makaha

    Cara, volta para a configuração anterior ou testa com outra guitarra que só tenha captadores simples, para isolar questões como cabo, configuração do amp, o próprio fuzz.. Abçs!

    Victorblues
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Makaha

    cara eu tenho um dallas fuzz face e em guitarras de saída muito alta o som do fuzz fica embolado mesmo.

    Uma pergunta vc ñ consegue o timbre desejado quando esta com os caps singlecoil selecionados??

    Em geral fuzz funciona melhor em guitarra singlecoil de saída baixa.

    Makaha
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    É isso que vamos tentar fazer... voltar a configuração anterior... o problema é que antes de levar nele tinha levado em outro luthier que é péssimo, e o cara estragou todo o som da guitarra.

    Eu não to conseguindo nem com o singlecoil nem com o humbucker e antes conseguia com qualquer um deles. Já conversei com o luthier e vamos tentar trocando os filtros por outros e colocando um pot linear que estava sendo usado antes. Se eu conseguir novamente esse timbre eu vou gravar um pedaço e posto aqui. Na minha opinião é o melhor som vintage que já ouvi. E olha que tenho bons pedais, mas com esse ficava horas só curtindo o som. Pra ter uma idéia de como fica o som, escuta Voodoo Child.

    megadeth2612
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Makaha

    Sei como é o som, também tenho um fuzz de germânio, o sweetsound monterey fuzz. O som do fuzz quando abaixa o volume da guitarra é muito foda mesmo!

    Makaha
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    megadeth2612

    Velho, por favor verifica quais são os componentes que estão nos seus potenciometros e coloca aqui. Se possivel tira uma foto e posta, vai me ajudar muito cara.

    Sioux
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    levei no luthier e agora não está mais saindo esse som por causa de alguma regulagem na parte de eletronica que foi feita.
    Makaha

    luthier´s, luthier´s, luthier´s....

    Por isso que aprendi a regular minha guitarra! É um instrumento muito particular, não tem que ficar bom ou do jeito que o luthier gosta. O Instrumento é SEU!
    Uma coisa que aprecio é o músico que cuida do seu próprio instrumento.

    Abs

    Makaha
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Sioux

    E vc sabe fazer isso? Porque eu regulo minha guitarra mas infelizmente não consegui ninguém pra me dizer quais componentes utilizar para tirar esse som e nenhuma informação sobre isso na internet.

    Então me diga aí Sioux, quais são os resistores e capacitores que coloco (e como) pra que o fuzz tenha uma som de overdrive no momento em que baixo o volume da guitarra?

    megadeth2612
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Makaha

    No site da seymour duncan tem vários esquemas de ligação.

    Sioux
    Veterano
    # fev/09
    · votar



    Então me diga aí Sioux, quais são os resistores e capacitores que coloco (e como) pra que o fuzz tenha uma som de overdrive no momento em que baixo o volume da guitarra?

    Makaha

    Digo o seguinte pra ti "Makaha".

    Acho que você comprou o pedal errado, fuzz é fuzz, overdrive é overdrive. Você está querendo fazer uma modificação aonde na minha opinião não precisa.

    Adiquira um Tube Screammer e Deixei seu fuzz pra cumprir a função dele.

    Abrs e boa sorte.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Makaha
    Cara, o FuzzFace tem essa característica em função do baixo ganho dos transístores de Germânio. Se vc adicionar na cadeia de sinal outros pedais ele perde essa característica ou fica mais forte. Se vc o liga apenas, ele atua como um overdrive em algumas ocasiões, exatamente como vc disse, ou seja, quando se reduz o volume do pot da guitarra. Se esse pot é logarítmico, a resposta dele vai ser mais sutil ao longo do curso do mesmo, e, se linear, ela será mais abrupta; daí o porque de se usarem pots lineares para o volume e logarítmicos para a(s) tonalidade(s).
    A única coisa que o seu luthier possa ter feito que alteraría a resposta do seu instrumento ligado ao FF, seria a troca do pot de volume de lin (B) para log (A), ou a colocação de um capacitor de "tone blender" nesse pot ( capacitor de 0.001uF, utilizado para "recuperar" agudos quando se abaixa o volume). Se isso foi feito, peça à ele para trocar o pot de A para B e retirar esse capacitor.
    Essas dicas que estou dando partem do princípio de que ele fez essa modificação.
    Concordo com o Sioux quando ele diz que fuzz é fuzz, overdrive é overdrive. Você está querendo fazer uma modificação aonde na minha opinião não precisa. Adiquira um Tube Screammer e Deixei seu fuzz pra cumprir a função dele., principalmente se vc utiliza outros pedais na sua cadeia.
    Porém discordo quando ele diz que Por isso que aprendi a regular minha guitarra! É um instrumento muito particular, não tem que ficar bom ou do jeito que o luthier gosta. O Instrumento é SEU! , pois isso não procede,pois cabe ao luthier discutir com o cliente a regulagem do instrumento.
    Outra coisa é o próprio FuzzFace. Esse pedal da Dunlop é caríssimo, principalmente quando se sabe, como eu sei, que construí-lo não custa mais do que R$50 (se chegar à isso!!!!). Portanto, dê uma olhada nos meus projetos Bertola's Super Fuzz (que é um FF aperfeiçoado) e MiniFuzz, no site Handmades, e veja que vc mesmo pode construir um, com resultados iguias ao do seu caríssimo Dunlop.Abç

    Makaha
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Acho que você comprou o pedal errado, fuzz é fuzz, overdrive é overdrive. Você está querendo fazer uma modificação aonde na minha opinião não precisa.

    Adiquira um Tube Screammer e Deixei seu fuzz pra cumprir a função dele.


    Sioux, eu tenho um TS9DX e um OD-3, e não concordo com sua colocação. A sonoridade do FF como overdrive é excelente e tem uma característica sonora vintage muito especial que não se encontra em pedais de overdrive. Não é a toa que estou correndo atrás desse som novamente. E gosto é particular, você pode achar que não é necessário mas eu acho essencial.


    Mauricio Luiz Bertola
    Bertola, sua ajuda foi excelente e muito objetiva. Já estava sugerindo exatamente a troca do pot por um linear, mas baseado apenas na intuição, com sua informação agora fica mais claro. E em relação ao preço, só comprei o pedal porque um cara me fez por R$ 250,00, pois, por 500,00 ou mais, também não compraria, justamente porque de eletronica ele não tem quase nada, apenas 10 ou 12 componentes se não me engano, no qual o mais caro e dificílimo de encontrar seria o NKT275.

    Valeu.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Makaha
    Se vc estudar os tutoriais e o têxto do Bertola's SuperFuzz, verá que vc pode utilizar vários transístores diferentes, de Ge e Si para o FF, como os AC128, AC 188 (Ge), e BC 107/8/9, BC 238, 2N3904, (Si).
    Construa um dos meus MiniFuzz. Além de divertido, é bem educativo.
    Abçs

    Victorblues
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Makaha

    Posso estar enganado, mas vc na verdade esta buscando um som chamado Fuzzy que o hendrix usava. Aquele som é causado pelo volume e EQ ( tudo no10) dos Marshall SLP 100, oq embola os sons graves dando um misto de overdrive com fuzz. É um defeito causado pelo altos volumes com os canais do Plexi jumpeados.

    É um timbre bem específico q vc ñ consegue com pedal de drive, mas chega perto com um fuzz ñ é?

    Montei e uso o super fuzz e o minifuzz do Bertola, e te garanto que com o superfuzz em um ampli no talo vc consegue algo parecido com oq vc procura. Porém a alta saída da sua guitarra, por si só compromete ñ apenas o fuzz mas qualquer timbre vintage que vc queira tirar.

    Vintage é Low gain em alto volume.

    Victorblues
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    com um bom ampli valvulado que tenha o canal Crunch vc tambem consegue esse timbre com volumes altos e graves e médios tbem em eq acima de 7.

    Mas vai variar de amp para amp

    megadeth2612
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Makaha

    Fuzz na minha opinião é bem mais complicado do que drive. Existem fuzzes e fuzzes... os mais graves e vintage que limpam bem, os vintages com mais brilho (silicio), os modernos que não limpam tão bem (big muff), os vintage que fazem octave up... cada um com suas limitações.

    Por isso que dependendo do fuzz, eu pago o quanto tiver que pagar. Estou com 4 fuzzes agora, sendo 2 de silicio (um eu não sei qual e o outro é BC108) e 2 de germanio (um da mgmusic e um da sweetsound com nkt-275). Abçs!

    Makaha
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Makaha
    · votar


    Pronto, consegui resolver o problema. Havia um resistor no pot de volume, retirei e funcionou. Depois posto aqui o som "overdrive" do Fuzz Face.

    Flw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Overdrive no Jim Dunlop Fuzz Face