Autor |
Mensagem |
MauricioBahia Moderador |
# jan/09
Pessoal,
Aqui está a imagem. Preciso fazer algum tipo do curto?
http://img145.imageshack.us/img145/2427/chave6polosbh9.jpg
Obrigado
|
Zero Zen Veterano |
# jan/09 · Editado por: Zero Zen
· votar
MauricioBahia
Em princípio seria usar só uma linha de três polos.
Mas é melhor você tentar descobrir o tipo de chave que você precisa e qual a que você tem, pois as ligações podem variar ou mesmo se tornar impossíveis.
Dá para perceber que a sua é uma chave de 6 terminais, mas resta saber quantas posições tem a alavanca e quais são elas:
Duas ou Três posições ?
On/Off ou On/On ?
On/Off/On ou On/On/On ?
Estas informações podem ajudar a quem realmente conhece, o que não é meu caso !
T+.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/09
· votar
Zero Zen Exatamente. Se for uma de on-off, usa-se apenas um lado, no mais, basta conferir com um multímetro. Abç
|
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Mauricio Luiz Bertola É igual aquela que deixei com vc quando peguei a Hondo!
Mauricio Luiz Bertola Zero Zen É um chave/alavanca 6 polos ON/OFF
Qualquer lado serve?
Abs
ps. o Henrique S. já havia me dado uma dica de usar apenas 1 lado, mas hoje fui refazer o pedal aqui e fique na dúvida se havia diferença de um lado para o outro...
|
Zero Zen Veterano |
· votar
MauricioBahia
Meu caro. Como eu disse acima, não sou o mais capacitado a lhe socorrer neste assunto. Ainda por cima não sei o que você pretende fazer com o chave.
De qualquer forma, se você tem um multímetro, dá para descobrir como o chave funciona e quais os terminais você deve utilizar.
Eletrônica também é fisica (fazer contatos). heheheh
Este post também pode servir como um "up" mascarado.
T+.
|
· votar
Zero Zen huauauha.
Até fiz, mas não estou percebendo diferença no som. Eu quero fazer isso aqui. No Tube Screamer vc coloca um diodo "A" e ele faz uma clipagem "X", se vc fecha o circuito ele faz um "Y". Sacou?
http://www.handmades.com.br/images/stories/Modificacao_de_Projetos/Tub e_Screamer/Distorcao_Simetrica_Assimetrica/chave_TS.pdf
Valeu!! ;-)
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
Pra mim isso é uma chave de 2 pólos 2 posições.
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
ps. o Henrique S. já havia me dado uma dica de usar apenas 1 lado, mas hoje fui refazer o pedal aqui e fique na dúvida se havia diferença de um lado para o outro...
Não há diferença. Pode usar somente um lado.
|
Zero Zen Veterano |
· votar
MauricioBahia
Acho que o que você pretende é acrescentar mais um diodo, com a opção de usá-lo ou não.
Pelo que entendi, você pega a saída do diodo 2 e manda para o terminal do meio da chave ( ou aquele que, segundo a movimentação da alavanca direciona o sinal para os outros dois).
Depois, cada um dos terminais você liga na placa, onde deveria seguir o sinal de saída do D2. Mas num dos terminais, antes de ir para a placa, você acrescenta um novo diodo, o D3.
No desenho do link o fio (linha) vermelho que sai da chave aparentemente se junta com a outra perninha do D3. Não sei se isso ocorre de fato, ou se o criador do sistema usou este recurso para ter de soldar apenas um fio na placa.
Acredito que não deva haver nenhum problema se tocar, pois o sinal não vai atravessar o diodo. É apenas uma suposição, heheh.
Boa Sorte.
PS: E quanto a posição do diodo D3, anodo e cátodo estão corretos ?
|
· votar
Pra mim isso é uma chave de 2 pólos 2 posições. mjcmello 6 polos 2 posições
Acho que o que você pretende é acrescentar mais um diodo, com a opção de usá-lo ou não. Usá-lo ou fechar o circuito, como no jumper, à esquerda da foto (desconsidere a seta). Com o jumper eu tenho uma clipagem X. Como diodo no lugar do jumper, clipagem Y. http://img179.imageshack.us/img179/5351/res56kqg9.jpg
Valeeuuuuuuuuuuuuuu!
Abs
|
# jan/09
· votar
Não há diferença. Pode usar somente um lado. mjcmello Cara, eu usei, mas não ouço diferença no som do pedal!!! Serão meus velhos ouvidos que estão comproblema??? ;-) Abs
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
6 polos 2 posições
São 6 terminais. Mas são somente 2 polos. O vendedor da foto que você colocou se enganou também. Uma chave de 6 polos é um troço imenso.
|
# jan/09
· votar
São 6 terminais. Mas são somente 2 polos. O vendedor da foto que você colocou se enganou também. Uma chave de 6 polos é um troço imenso. mjcmello Achei que polo significasse terminal... Saquei. ;-) Obrigado!
|
Zero Zen Veterano |
# jan/09
· votar
MauricioBahia
Acho que o mjcmello tem razão. Uma chave de seis polos teria seis fileiras de três terminais, logo 18 terminais.
Ia complicar bastante seu projeto. uahauahauahua
FCC também é cultura !
T+.
|
Zero Zen Veterano |
# jan/09
· votar
MauricioBahia
Cara, eu usei, mas não ouço diferença no som do pedal!!! Serão meus velhos ouvidos que estão comproblema???
Ou os ouvidos ou a montagem ! Alguns dos pedais da H.B.E. Homebrew (Big D e Power Screamer) possuem sistemas (chaves) de seleção/combinação de diodos e a diferença é bem perceptível.
Confere aí !
T+.
|
# jan/09
· votar
Ou os ouvidos ou a montagem ! Zero Zen hehe. Podem ser os dois até! Bom eu fiz assim (foto), seguindo aquele esquema do PDF que postei. http://img142.imageshack.us/img142/551/ligaomodts808lo1.jpg
Valeu d+++++++++
|
Henrique S. Veterano |
# jan/09
· votar
põe um desse logo hehhee
http://www.storm-software.co.yu/diy/index.php?project=flexi_clip
|
Zero Zen Veterano |
# jan/09
· votar
MauricioBahia
Como dizia Hardy para o Lippy: Isto não vai dar certo !
Acho que não é a mesma coisa que o diagrama, pois o cátodo do diodo D3 não toca o terminal. Mas sei lá !
Se funfar avisa, pois pelo menos o diodo fica bem firme !
T+.
|
Zero Zen Veterano |
# jan/09
· votar
Henrique S.
Que simplicidade ! heeeeeeeeeeeeeeeeeeee
|
· votar
Henrique S. põe um desse logo hehhee WOWWW!!! Uma dipswitch de 6 pinos eu tenho!!! uahhua
Zero Zen Como dizia Hardy para o Lippy: Isto não vai dar certo ! uhauhauhauhauha. Achei que teria o mesmo que no esquema do PDF. Fiz assim para ficar firme mesmo. Mas como disse, não ouço diferença quando viro a chave... Bem, vou fazer como no esquema original... Sniff... Mas pra testar farei uma ligação direta.... Abs
|
· votar
Bom, a resposta foi dada. Basta usar um dos lado desta chavinha de on/off de 2 polos e 6 contatos! Que á a descrição correta para ela. Aliás resposta que havia sido dada pelo Henrique S. no tópico do TS, mas com não funcionou (provavelmente por minha causa), fiz este tópico para tirar a dúvida e deixar claro para quem tiver a mesma dúvida que eu.
Srs.: Posso fechar o tópico?
|
Zero Zen Veterano |
# jan/09
· votar
MauricioBahia
Melhor que os futuros leitores fiquem sabendo se funcionou, como funcionou e com qual ligação. Serviço completo !
Assim, voce deve postar os resultados.
T+.
|
# jan/09
· votar
Zero Zen Melhor que os futuros leitores fiquem sabendo se funcionou, como funcionou e com qual ligação. Serviço completo ! Claro!!! Perfeito... Quando funcionar, postarei aqui. Devo fazer daqui a pouco...
Agradeço a todos pelos esclarecimentos e paciência!
Abs
|
· votar
Henrique S. Zero Zen Acho que tá funcionando pois, hoje ouvindo num volume mais alto, percebi uma diferença no som ao utilizar a chavinha. Porém, aqui parece ser algo muito sutil... Parece que varia nos médios... Se lá...
Vou tentar a ligação direta mais tarde...
Abs
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
Achei que polo significasse terminal... Saquei. ;-) Obrigado!
Sinceramente eu já tinha desistido. Afinal o nome não importa.
Cara, eu usei, mas não ouço diferença no som do pedal!!! Serão meus velhos ouvidos que estão comproblema??? ;-)
O que eu entendi é que a única coisa que essa chave faz é curto-circuitar o diodo do TS. Agora, a questão é saber se realmente este diodo faz alguma diferença no som.
O que ainda não ficou claro na sua foto é se o diodo não ficou invertido. Para isso é necessário conferir a montagem do diodo na chave e ver se os terminais dele (anodo e catodo) estão sendo ligados na posição correta na placa.
|
· votar
mjcmello
Sinceramente eu já tinha desistido. Afinal o nome não importa. Não entendi...
Agora, a questão é saber se realmente este diodo faz alguma diferença no som. Olha, faz sim, tanto que há 2 opções de montar o TS-808. A versão com clipagem simétrica ou assimetrica, justo o qeu estou tentando fazer com a chavinha pata ter as 2 opções. Sinti muito pouca diferença de uma clipagem para a outra quando testei ainda pouco, mas isso pode ser o correto...
O circuito da MOD é esse: http://www.handmades.com.br/images/stories/Modificacao_de_Projetos/Tub e_Screamer/Distorcao_Simetrica_Assimetrica/chave_TS.pdf
O que fiz foi isso (para firmar o diodo) http://img142.imageshack.us/img142/551/ligaomodts808lo1.jpg
Os fios amarelo e verde está indo para o local correto na placa.
Abs e obrigado!!!!
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
Sinceramente eu já tinha desistido. Afinal o nome não importa. Não entendi...
É que você falou com tanta ênfase que a chave era de seis polos que eu decidi não "brigar" por causa disso. rsrs
Os fios amarelo e verde está indo para o local correto na placa.
Então: o fio amarelo tem que ir no mesmo lugar do fio vermelho do desenho. Se não for, está invertido.
|
· votar
mjcmello É que você falou com tanta ênfase que a chave era de seis polos que eu decidi não "brigar" por causa disso. rsrs hauahh. Que isso! ;-) Sou novato em eletrônica e estou aprendendo. É que na descrição da loja que comprei está assim: http://www.milcomp.com.br/fotos2/abrefoto.asp?codigo_produto=1502228&n ome_produto=CHAVE%20MINI%206%20POLOS%20ON%20/%20OFF%20-%206A%20ALAVANC A&preco_unitario=1,2&cfd=005172
Então: o fio amarelo tem que ir no mesmo lugar do fio vermelho do desenho. Se não for, está invertido. ôpa!!! Vou verificar!
Valeuuuu!
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
Depois conta aí.
|
· votar
mjcmello Então: o fio amarelo tem que ir no mesmo lugar do fio vermelho do desenho. Se não for, está invertido. Acho que tá acerto sim. O vermelho do esquema é o amarelo na foto, veja: http://img142.imageshack.us/img142/551/ligaomodts808lo1.jpg
Há uma alteração de som quando mudo a chavinha de posição. Mas é algo sutil.
Abs
|