Comonentes de boa qualidade

    Autor Mensagem
    pasb2006
    Veterano
    # jan/09


    Olá a todos, gostaria que os Handmakers de plantão me indicassem boas marcas, nacionais ou não, que produzam componentes eletrônicos de boa qualidade.

    Capacitores, Resistores, Transistores, Pots...

    Sobre lojas online de componentes, vcs conhecem outras boas lojas que não sejam a ECCEL e a Multicomercial?

    Agradeço desde já!

    markolino
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    pasb2006
    opa, de loja eu indico a tctech


    abç !

    snd
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    tem a soldafria também

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    markolino
    snd

    Opa, valeu, realmente boas lojas, mais alguém?

    E os componentes? Conhecem marcas legais?

    Eu usava uns importados que o meu tio trazia para mim, mais ele parou de ir pros EUA...

    markolino
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    pasb2006
    cara, de componentes nao entendo muito

    mas potenciometro os melhores sao CTS e Alpha

    abraço !

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    pasb2006

    componente é tudo igual, da na mesma comprar um da esquina, e um resistor Vishay...

    macaco veio
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    nao eh bem assim.
    resistores - praticamente tudo igual, em determinados locais de um circuito a margem de erro conta entao deve medir o componente e achar o de valor mais aproximado.
    transistores - dificil dizer pois alem da falcificacao tem os genericos que nao tem marca nenhuma a nao ser o numero. melhor pegar os de melhores acabamentos externo do plastico pelo menos. Fets por exemplo eh triste o desempenho de alguns.
    capacitores - eh o pior de saber, geralmente os de ceramica (marrons) sao mais duraveis mas erram muito na margem de erro do valor. Os de poliester sao os que duram menos (tenho a experiencia de ter deixado alguns por 12 anos em local humido, eles se desmancham). melhor sao os de mica.
    eletroliticos , quase tudo igual porque se o material quimico dentro for pior simplismente a peca nao funciona, ha que se observar pois alguns soltam os pinos so de puxar.
    circuitos integrados Amp operacional - tenho minhas duvidas se alguns sao realmente Amp operacional, no normal um simples tem 16 transistores dentro, mas com a falcificacao nao duvido nada que alguns possam ter 2 transistores na funcao de pre apenas.

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    macaco veio
    bom, por partes

    nos resistores, ta tem a tolerancia, mas ela é no maximo de 5% com carbon film e 1% em metal film, entao, pra um pedal, um amp etc da na mesma

    agora, se eu for montar um radar da Fab, ai sim, ligue pra Vishay hehehe

    os semicondutores, bom nao vamos considerar componentes falsificados né!? =)

    macaco veio
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    depende do conhecimento do circuito em si, as vezes 1% ja eh alto (exemplo um simples amplificador push pull em configuracao espelho), e as vezes o componente eh 5% mas quando mede ta maior.
    quanto aos semicondutores ja vi relatos de simples Tip41 nao aguentar o tranco, ou seja talves eram na verdade Tip31 ou outros menos possantes ainda, rotulados como um mais caro, ou seja falsificacao pra reduzir ganhos de custo em alta escala de producao.
    Eu tenho componentes guardados que poderia comprovar erros de fabricacao, por exemplo tenho um diodo 1N4148 (diodo mais comum que tem) novinho em que a lista que marca o catodo veio marcado do lado errado, ou seja esta ao contrario. Muita coisa que chega ao Brasil eh o lixo oriental, pecas que muitas vezes tiveram qualidade duvidosa no controle de qualidade. nem tudo o Brasil fabrica e o que fabrica tambem as vezes fabrica mal.
    Orientais sao uma raca fudida, espertos pra caralho, sabem o que estao fazendo. vou dar um exemplo: voce compra uma TV que lhe da 5 anos de garantia, entao com 5 anos e um mes ela estraga. ou seja, ja sabem a durabilidade exata do produto como que se em algum chip interno tivessem um reloginho cassio imbutido acionando um sistema de queima do chip. Sao maquiavelicos. a merda deles vem pra nos porque tambem o Brasil adora compra merda porque eh mais barato. Palavra de macaco veio, e poe veio nisso de experiencia em eletronica.

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    macaco veio

    Vlw pelas dicas, tenho experiência com componentes de má qualidade pq trabalho com pcs, e sei como eles fazem a diferença...

    Já aconteceu de eu comprar capacitores para a fonte do computador com 1% de margem de erro(computadores não podem variar mais que 5%), e ao colocar o multímetro tinham 5, ou 10%, e agora que estou mexendo com pedais, quero ter muito cuidado para escolher os melhores componentes, então novamente agradeço as dicas.

    Realmente, acho incrível os brasileiros preferirem comprar produtos chineses "de marca" do que comprar exelentes produtos nacionais que dispõem de muito mais qualidade e custam menos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comonentes de boa qualidade