Estabilizador e fonte para pedais analógicos

    Autor Mensagem
    Lasanha
    Veterano
    # dez/08


    Caríssimos,

    Por favor, para garantir a segurança dos pedais analógicos é preciso um estabilizador de energia ou basta uma fonte?

    Obrigado

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Lasanha
    Só uma fonte de boa qualidade já basta.
    A Landscape é uma boa pedida.

    Diego Vermelho
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eu vo monta meu pedalboard e to pensando em por um filtro de
    linha pra liga as fontes....

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Diego Vermelho
    é uma boa, você evita oscilação e caso alguma descarga eletrica, o filtro vai embora primeiro e não afeta suas jóias

    DotCom
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: DotCom
    · votar


    Diego Vermelho
    Com uma boa fonte, o regulador de tensão da fonte (o que estabiliza a tensão) protege legal.
    Além do que, esses filtros de linha de 30 conto são basicamente uma extensão (não protegem PN).

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    DotCom
    eu te garanto que protegem.

    DotCom
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: DotCom
    · votar


    SpectrosGuitarman
    O seu deve ser de ótima qualidade então. Porque os que a gente compra de 30 conto... Protegem pouco mais que um pedaço de fio.

    Você já abriu um? Diz o que tinha dentro do seu.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: SpectrosGuitarman
    · votar


    DotCom
    dentro deles tem capacitores, e um fusivel.
    na verdade eles servem mais pelo fusivel, em caso de sobrecarga ele abre. é claro que um filtro de linha por 30 conto é um com umas 3 tomadas só (as vezes até 4), então acaba compensando usar um estabilizador de micro. Não adianta comprar aqueles multiuso com trocentas tomadas, esses sao pura extensão mesmo

    edit: mal a resposta meio grossa ae, tinha acabado de ler a noticia que vao mandar 4mil embora na embraer =/

    CaioPrimo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Lasanha
    eu tinha 1 fonte onner, ela pifou, hj mesmo comprei 1 landscape pra 5 pedais, parece ser mais resistente, a onner era meia molenga, e a landscape tem os plugs em L eu achei mtu melhor, da pra disponibilizar os pedais melhor no case, eu uso ela plugada em 1 filtro de linha danevo, excelente meus pedais estao protegidos ^^, se tiver grava sobrando pega a Landscape pra 12 pedais ja vem com 1 filtro próprio

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    SpectrosGuitarman
    O fusível serve pro caso de sobrecarga...
    Mas num pico de energia, ela passa pras tomadas deles, e os componentes do pedal queimam sem o fusível nem se abalar...

    Ah, e o varistor (que porventura tenha) só funciona lá a partir dos 400v

    CaioPrimo
    Quem tá protegendo seus pedais é sua fonte.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    DotCom
    o varistor serve pra induzir um curto a partir daquele ponto. Por ex: se vc ligar um equip 110 no 220 ele vai tacar um curto ali pra não deixar que prejudique o resto do circuito, teóricamente mais sensível.
    Eu viva trocando isso ai, os caras ligavam impressora no 220 e vinham chorando na empresa que tinha queimado, tava trocando fusivel e não adiantava, eu abria, cortava a perna do varistor, trocava o fusivel e pronto, fazia se a magica.

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    SpectrosGuitarman

    eu abria, cortava a perna do varistor, trocava o fusivel e pronto, fazia se a magica.


    E cobrava os olhos da cara, né!! heuheuheuheuheuheue[

    Já trabalhei pra uma banda em que todos os equipamentos de palco e de sonorização eram ligados em nobreaks! É uma solução efetiva, porém muito cara!!

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    BaNdAiD
    eu por mim cobraria só o varistor trocado depois e o fusivel, daria uns 70 centavos, talvez até jogasse uns 15 conto em cima pra "comprar uma coxinha"

    mas o dono da empresa tabelava o preço em 120pau O.O

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    SpectrosGuitarman
    conheço pra que serve o varistor, e no papel o serviço dele é muito bonito.... alta tensão, ele fecha curto, detona o fusível e pronto. equipamento protegido.

    mas na prática, nunca vi um funcionar. já vi muita fonte queimar por ligarem o filtro de linha em tomada 220. o varistor do filtro ficou lá, firme e forte, com 220 nas saídas do filtro. quando entrava a fonte em 110, já viu né...

    uma vez tive 200v nas minhas tomadas, por um problema na concessionária de energia. nem o filtro nem o estabilizador fecharam curto no varistor, nenhum fusível danificado.
    mas minha placa-mãe, placa de vídeo, fonte, processador...

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    DotCom

    Cara blz, acho que posso aproveitar para fazer uma pergunta,

    Tenho uma fonte Hayonic Estabilizada, e estou pensando justamente em comprar (me disseram que se chama régua estabilizada), pois assim poderiam os equipos estarem mais protegidos,

    Mas sera que a minha fonte ja não esta fazendo esse papel, de distribuir a energia de maneira estavel para os pedais e esta tudo ok??????

    Abraço

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    SpectrosGuitarman

    mas o dono da empresa tabelava o preço em 120pau O.O

    É o preço do conhecimento! heuheuheu

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Renan Vuorinen
    não esta, a fonte apenas abaixa a tensão e regula para uso dos equips.
    Qq proteção ajuda.

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Acha então que esse lance dessa régua é uma boa idéia?????

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Renan Vuorinen
    Se a fonte for estabilizada, a meu ver, já tem proteção suficiente.

    Se ocorrer de você ligar em 220, provavelmente os capacitores vão estourar, e o regulador de tensão vai queimar.

    Aí a fonte para de funcionar, mas não danifica os pedais.

    Nunca tive problemas de queimar pedais usando fontes estabilizadas. (Com as não-estabilizadas, por outro lado...)

    Se você tiver um fornecimento de energia muito desgraçado (com oscilações de tensão muito grandes, queda de energia), aí vale procurar mais proteção. Mas na maioria dos casos, eu não vejo necessidade de tanta precaução.

    guitarclub
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    estabilizadores (comuns, de computador) ajudam na proteção??

    poderia, por exemplo, ligar amp + fonte estabilizada de pedais nele, e, se desse algum problema, algo seria danificado (o amp, a fonte, ou os pedais)??

    obrigado!!

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    DotCom

    Se ocorrer de você ligar em 220, provavelmente os capacitores vão estourar, e o regulador de tensão vai queimar.

    Bah cara, mas a minha fonte tem aquele switch que seleciona entre 127 e 220, não entendi o que pode ocorrer, o problema não seria ligar no 220 tendo sido selecionado o 127????

    Valeu pela ajuda velho.

    guitarclub
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Renan Vuorinen
    o problema não seria ligar no 220 tendo sido selecionado o 127????
    creio que sim, né...

    pois se vc ligar no 220 com a chavinha em 220 e der algum problema, então o negócio tá complicado!

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Renan Vuorinen
    Sim, se você passar a chave pra 220, tudo ok.
    Estou falando de alguém esquecer e ligar errado mesmo, o que poderia nesse caso danificar alguma coisa.

    PedroShinzato
    Depende da capacidade do estabilizador.

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    PedroShinzato
    DotCom

    Pois é sei que pareceu um pouco óbvio mas voces sabem como um guitarrista ama seus equipos e cara, pra mim qualquer duvida que exista mesmo que eu tenha certeza do que se trata eu procuro resolver, sei la, quando se trata de proteger os equipos é brainstorm de duvidas total. sasuhSUHushUH

    Valeu a ajuda gurizada.

    Abraço

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    PedroShinzato
    sim, o estabilizador de micro tbm não é má ideia
    quando vc toca de noite, dependendendo da cidade, imagina que toda a rede eletrica esta suprindo a cidade e vc ta puxando uma carga digamos "concetrada" ali, ainda mais se vc usar um T e ligar , amp, pedais pa e o cacete tudo numa mesma tomada. Se por uma hipotese mediocre de nao existir um disjuntor na casa que irá cair no momento em que vc ligar tdo (rs), antes de vc derreter a fiação da casa, o ruido (rede não-estabilizada, interferencia no sinal eletrico, etc) na rede vai ser absurdo, o suficiente pra acabar com qq equipamento.
    Se voce pode usar um estab ou um filtro, pq não usar? só não vai ligar um estabilizador no outro ou um filtro de linha num estab. Não adianta nada e vc vai aumentar o consumo de energia da casa de bobeira (isso ta ligado a uma serie de coisas, fator de potencia, retorno na linha, etc, coisas de engenheiros loucos como eu)

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ô ruído monstro viu!!! kkkkkkkkkk

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: SpectrosGuitarman
    · votar


    DotCom
    cara, ja vi absurdos acontecerem por ruidos minimos, uma vez a gente tava trabalhando numa bancada com uma copiadora da sharp. ja tinha até acabado o reparo, o cara ligou um carregador de pilha na mesma tomada. foi o suficiente, tive que desmontar a maquina toda denovo e arrumar a fonte.
    Voce nunca sabe como ta o fornecimento eletrico da sua cidade, ainda mais agora no verão que cai raio pra cacete eles desligam parte dos trafo de alta nas centrais pra não correr risco. o ruido aumenta demais. liga um osciloscopio na tomada de dia e de noite no verão pra vc ver. dps compara o sinal com um dia de chuva. é um absurdo. fica uma senoide bem distorcida.
    Na capital nem tanto mas no interior.... ixi


    edit: pra mim, da roça, to acostumado com esses absurdos... rs

    Varajão
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Lasanha
    Landscape PS-12. Excelente power supply, para 12 pedais. Tem tudo o que você precisa e ainda tem um tuner out (para ligar seu afinador, fora da cadeia de pedais, evitando perda de sinal), tem ainda entradas e saídas para amp e guitarra de forma que você não precisa ficar plugando e desplugando seu cabos no primeiro e no último pedal da cadeia, preservando os jacks. Mais uma vantagem. Vale a pena. Custa uns 200,00. Tem a PS-16, mesmo esquema só que para masi pedais (16).
    A PS-8, tem o mesmo tipo de construção, protege o suficiente, mas não tem as entradas e saídas para amp, guita e tuner. PS-5 idem.
    abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estabilizador e fonte para pedais analógicos