Autor |
Mensagem |
Lasanha Veterano |
# dez/08
Caríssimos,
Por favor, para garantir a segurança dos pedais analógicos é preciso um estabilizador de energia ou basta uma fonte?
Obrigado
|
DotCom Veterano |
# dez/08
· votar
Lasanha Só uma fonte de boa qualidade já basta. A Landscape é uma boa pedida.
|
Diego Vermelho Veterano |
# dez/08
· votar
eu vo monta meu pedalboard e to pensando em por um filtro de linha pra liga as fontes....
|
SpectrosGuitarman Veterano |
# dez/08
· votar
Diego Vermelho é uma boa, você evita oscilação e caso alguma descarga eletrica, o filtro vai embora primeiro e não afeta suas jóias
|
DotCom Veterano |
# dez/08 · Editado por: DotCom
· votar
Diego Vermelho Com uma boa fonte, o regulador de tensão da fonte (o que estabiliza a tensão) protege legal. Além do que, esses filtros de linha de 30 conto são basicamente uma extensão (não protegem PN).
|
# dez/08
· votar
DotCom eu te garanto que protegem.
|
DotCom Veterano |
# dez/08 · Editado por: DotCom
· votar
SpectrosGuitarman O seu deve ser de ótima qualidade então. Porque os que a gente compra de 30 conto... Protegem pouco mais que um pedaço de fio.
Você já abriu um? Diz o que tinha dentro do seu.
|
# dez/08 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar
DotCom dentro deles tem capacitores, e um fusivel. na verdade eles servem mais pelo fusivel, em caso de sobrecarga ele abre. é claro que um filtro de linha por 30 conto é um com umas 3 tomadas só (as vezes até 4), então acaba compensando usar um estabilizador de micro. Não adianta comprar aqueles multiuso com trocentas tomadas, esses sao pura extensão mesmo
edit: mal a resposta meio grossa ae, tinha acabado de ler a noticia que vao mandar 4mil embora na embraer =/
|
CaioPrimo Veterano |
# dez/08
· votar
Lasanha eu tinha 1 fonte onner, ela pifou, hj mesmo comprei 1 landscape pra 5 pedais, parece ser mais resistente, a onner era meia molenga, e a landscape tem os plugs em L eu achei mtu melhor, da pra disponibilizar os pedais melhor no case, eu uso ela plugada em 1 filtro de linha danevo, excelente meus pedais estao protegidos ^^, se tiver grava sobrando pega a Landscape pra 12 pedais ja vem com 1 filtro próprio
|
DotCom Veterano |
# dez/08
· votar
SpectrosGuitarman O fusível serve pro caso de sobrecarga... Mas num pico de energia, ela passa pras tomadas deles, e os componentes do pedal queimam sem o fusível nem se abalar...
Ah, e o varistor (que porventura tenha) só funciona lá a partir dos 400v
CaioPrimo Quem tá protegendo seus pedais é sua fonte.
|
# dez/08
· votar
DotCom o varistor serve pra induzir um curto a partir daquele ponto. Por ex: se vc ligar um equip 110 no 220 ele vai tacar um curto ali pra não deixar que prejudique o resto do circuito, teóricamente mais sensível. Eu viva trocando isso ai, os caras ligavam impressora no 220 e vinham chorando na empresa que tinha queimado, tava trocando fusivel e não adiantava, eu abria, cortava a perna do varistor, trocava o fusivel e pronto, fazia se a magica.
|
BaNdAiD Veterano |
# dez/08
· votar
SpectrosGuitarman
eu abria, cortava a perna do varistor, trocava o fusivel e pronto, fazia se a magica.
E cobrava os olhos da cara, né!! heuheuheuheuheuheue[
Já trabalhei pra uma banda em que todos os equipamentos de palco e de sonorização eram ligados em nobreaks! É uma solução efetiva, porém muito cara!!
|
# dez/08
· votar
BaNdAiD eu por mim cobraria só o varistor trocado depois e o fusivel, daria uns 70 centavos, talvez até jogasse uns 15 conto em cima pra "comprar uma coxinha"
mas o dono da empresa tabelava o preço em 120pau O.O
|
DotCom Veterano |
# dez/08
· votar
SpectrosGuitarman conheço pra que serve o varistor, e no papel o serviço dele é muito bonito.... alta tensão, ele fecha curto, detona o fusível e pronto. equipamento protegido.
mas na prática, nunca vi um funcionar. já vi muita fonte queimar por ligarem o filtro de linha em tomada 220. o varistor do filtro ficou lá, firme e forte, com 220 nas saídas do filtro. quando entrava a fonte em 110, já viu né...
uma vez tive 200v nas minhas tomadas, por um problema na concessionária de energia. nem o filtro nem o estabilizador fecharam curto no varistor, nenhum fusível danificado. mas minha placa-mãe, placa de vídeo, fonte, processador...
|
Renan Vuorinen Veterano |
# dez/08
· votar
DotCom
Cara blz, acho que posso aproveitar para fazer uma pergunta,
Tenho uma fonte Hayonic Estabilizada, e estou pensando justamente em comprar (me disseram que se chama régua estabilizada), pois assim poderiam os equipos estarem mais protegidos,
Mas sera que a minha fonte ja não esta fazendo esse papel, de distribuir a energia de maneira estavel para os pedais e esta tudo ok??????
Abraço
|
BaNdAiD Veterano |
# dez/08
· votar
SpectrosGuitarman
mas o dono da empresa tabelava o preço em 120pau O.O
É o preço do conhecimento! heuheuheu
|
# dez/08
· votar
Renan Vuorinen não esta, a fonte apenas abaixa a tensão e regula para uso dos equips. Qq proteção ajuda.
|
# dez/08
· votar
SpectrosGuitarman
Acha então que esse lance dessa régua é uma boa idéia?????
|
DotCom Veterano |
# dez/08
· votar
Renan Vuorinen Se a fonte for estabilizada, a meu ver, já tem proteção suficiente.
Se ocorrer de você ligar em 220, provavelmente os capacitores vão estourar, e o regulador de tensão vai queimar.
Aí a fonte para de funcionar, mas não danifica os pedais.
Nunca tive problemas de queimar pedais usando fontes estabilizadas. (Com as não-estabilizadas, por outro lado...)
Se você tiver um fornecimento de energia muito desgraçado (com oscilações de tensão muito grandes, queda de energia), aí vale procurar mais proteção. Mas na maioria dos casos, eu não vejo necessidade de tanta precaução.
|
guitarclub Veterano |
# dez/08
· votar
estabilizadores (comuns, de computador) ajudam na proteção??
poderia, por exemplo, ligar amp + fonte estabilizada de pedais nele, e, se desse algum problema, algo seria danificado (o amp, a fonte, ou os pedais)??
obrigado!!
|
# dez/08
· votar
DotCom
Se ocorrer de você ligar em 220, provavelmente os capacitores vão estourar, e o regulador de tensão vai queimar.
Bah cara, mas a minha fonte tem aquele switch que seleciona entre 127 e 220, não entendi o que pode ocorrer, o problema não seria ligar no 220 tendo sido selecionado o 127????
Valeu pela ajuda velho.
|
guitarclub Veterano |
# dez/08
· votar
Renan Vuorinen o problema não seria ligar no 220 tendo sido selecionado o 127???? creio que sim, né...
pois se vc ligar no 220 com a chavinha em 220 e der algum problema, então o negócio tá complicado!
|
DotCom Veterano |
# dez/08
· votar
Renan Vuorinen Sim, se você passar a chave pra 220, tudo ok. Estou falando de alguém esquecer e ligar errado mesmo, o que poderia nesse caso danificar alguma coisa.
PedroShinzato Depende da capacidade do estabilizador.
|
# dez/08
· votar
PedroShinzato DotCom
Pois é sei que pareceu um pouco óbvio mas voces sabem como um guitarrista ama seus equipos e cara, pra mim qualquer duvida que exista mesmo que eu tenha certeza do que se trata eu procuro resolver, sei la, quando se trata de proteger os equipos é brainstorm de duvidas total. sasuhSUHushUH
Valeu a ajuda gurizada.
Abraço
|
# dez/08
· votar
PedroShinzato sim, o estabilizador de micro tbm não é má ideia quando vc toca de noite, dependendendo da cidade, imagina que toda a rede eletrica esta suprindo a cidade e vc ta puxando uma carga digamos "concetrada" ali, ainda mais se vc usar um T e ligar , amp, pedais pa e o cacete tudo numa mesma tomada. Se por uma hipotese mediocre de nao existir um disjuntor na casa que irá cair no momento em que vc ligar tdo (rs), antes de vc derreter a fiação da casa, o ruido (rede não-estabilizada, interferencia no sinal eletrico, etc) na rede vai ser absurdo, o suficiente pra acabar com qq equipamento. Se voce pode usar um estab ou um filtro, pq não usar? só não vai ligar um estabilizador no outro ou um filtro de linha num estab. Não adianta nada e vc vai aumentar o consumo de energia da casa de bobeira (isso ta ligado a uma serie de coisas, fator de potencia, retorno na linha, etc, coisas de engenheiros loucos como eu)
|
DotCom Veterano |
# dez/08
· votar
ô ruído monstro viu!!! kkkkkkkkkk
|
# dez/08 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar
DotCom cara, ja vi absurdos acontecerem por ruidos minimos, uma vez a gente tava trabalhando numa bancada com uma copiadora da sharp. ja tinha até acabado o reparo, o cara ligou um carregador de pilha na mesma tomada. foi o suficiente, tive que desmontar a maquina toda denovo e arrumar a fonte. Voce nunca sabe como ta o fornecimento eletrico da sua cidade, ainda mais agora no verão que cai raio pra cacete eles desligam parte dos trafo de alta nas centrais pra não correr risco. o ruido aumenta demais. liga um osciloscopio na tomada de dia e de noite no verão pra vc ver. dps compara o sinal com um dia de chuva. é um absurdo. fica uma senoide bem distorcida. Na capital nem tanto mas no interior.... ixi
edit: pra mim, da roça, to acostumado com esses absurdos... rs
|
Varajão Veterano |
# dez/08
· votar
Lasanha Landscape PS-12. Excelente power supply, para 12 pedais. Tem tudo o que você precisa e ainda tem um tuner out (para ligar seu afinador, fora da cadeia de pedais, evitando perda de sinal), tem ainda entradas e saídas para amp e guitarra de forma que você não precisa ficar plugando e desplugando seu cabos no primeiro e no último pedal da cadeia, preservando os jacks. Mais uma vantagem. Vale a pena. Custa uns 200,00. Tem a PS-16, mesmo esquema só que para masi pedais (16). A PS-8, tem o mesmo tipo de construção, protege o suficiente, mas não tem as entradas e saídas para amp, guita e tuner. PS-5 idem. abç
|