Como melhorar o som da guitarra no estudio?

    Autor Mensagem
    felipegoffi
    Veterano
    # set/08


    Estava tocando no estudio ontem... e via que na frente do amplificador o som ficava bem alto, porem meio pro lado o som não chegava direito e a distorção parece que tá abrindo muito não sei...

    eu uso um behringer Gdi21, não sei se pode ser ele... é dificil de explicar, mas vocês tem algum truque quando vão equalizar os volumes do estudio ou então em posicionamento de caixas tal...

    o estudio que eu toquei ontem era um CRATE GMX212.

    DotCom
    Veterano
    # set/08
    · votar


    o estúdio era um crate? vc ensaiou dentro do amplificador? kkk

    cara, o som da guitarra (médios) é muito direcional, na "cara" do ampli você tem um som alto, mas a medida que você se afasta dessa linha de frente, passam a predominar os graves e médio-graves.

    o segredo é você equalizar sem ter o cubo mirado diretamente pra você.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    felipegoffi
    Quando vc se posicionar dentro do estúdio, o ideal é ficar o mais longe possível do amp, e o mesmo posicionado o mais alto possível. Dependendo da posição em que vc está, ele vai "soar" diferente mesmo.
    Abç

    felipegoffi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Vou tentar mudar a posição do amplificador
    vou tentar ficar mais longe do ampli... Para ai eu ter uma idéia de como está o som onde o resto do pessoal está!

    alexdiffer
    Veterano
    # set/08
    · votar


    E para nao ficar dando microfonia desgracada na hora de regular?

    Eu tbm encontro problemas parecidos e tbm tenho um gdi...só que no estudio que eu ensaio o Spectrum no cambuci tem um Peavey bandit 112....deem dicas de como montar o som em volumes altos ai se possivel.....para evitar essas microfonias

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    alexdiffer
    Não existem dicas para isso, vc (e sua banda) é que tem que tocar num volume compatível com a musicalidade, a dinâmica e o local.
    Abç

    ophius
    Veterano
    # set/08
    · votar


    "Mãos"



    Use-as!



    Ah...e um pouco de cerebro tambem.
    (rsrs)

    gucrispim
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Bertola, dentro do estúdio é melhor os amps ficarem numa posição alta, mas angulado como naqueles suportes em que ele fica inclinado ou reto mesmo?

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Um grande desafio dentro do estudio é sopesamento de volume dos instrumentos. Não tão baixo q a bateria se sobressaia, nem tão alto q cubra o vocal e surjam microfonias. Em bandas com 2 guitarras usando drives pesados fica mais complicado ainda... na banda em q toco, os sons vão de Hard Blues até Heavy Metal.. para tentar manter a dinâmica na banda, o outro guitar faz as distorções mais pesadas e eu busco os sons mais leves.

    Quanto à distância de ampli, no meu ver, ficar de cara pro ampli é péssimo, odeio o som. Som rachado. Nada melhor do q uns 4 ou 5 passos de distância.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    gucrispim
    Sinceramente tanto faz. Acho aqueles suportes muito legais mesmo.
    SaldanhaPessoa
    Uma das características mais insuportáveis de uma banda de moleques é o fato de não haver dinâmica nenhuma, um "esporro" só, sem sentido nenhum. Mesmo no Metal, vc percebe que uma banda é profissa quando observa bem as dinâmicas da música (vejam o caso de Seasons of the Abyss do Slayer, por exemplo, um p... sonzaço!!).
    Abç

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    é isso aí cara.. tocar com som limpo os erros ficam na cara. Dá pra notar quando tá uma merda.. agora, distorção.. engana muito. Leva um tempo pra começar a notar q tá um embaralhado só.. e q só quem tá curtindo é quem tá na banda. Nada mais saudável para um músico do q uma banda.

    Na minha atual banda, até o tipo de som é dividido. Eu fico com a parte mais vintage e seca, e o outro guitar pega a parte pesada e com modulações. Logo, ele se vale de uma pedaleira, e eu, dos meus humildes pedais.

    Mas levou um bom tempo gnt ter essa visão.. mto tempo na "peia".

    Hansen
    Veterano
    # set/08
    · votar


    felipegoffi

    A maioria dos estúdios têm salas pequenas, inadequadas para se fazer um som. Sempre fica abafado, daí acrescentando a bateria, piora.

    Sei que é complicado achar estúdio bom, não sei onde você mora, mas se conseguir pagar mais e ficar numa sala maior, melhor.

    Uma dica, se a sala for grande, é os mísicos posicionarem-se no meio de sala, com os amps nos cantos apontados para eles. será mais fácil "equalizarem-se".

    felipegoffi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Então... O lugar onde eu ensaio, não tinha acustica nem nada,uma Sala meio q um quintal Bem grande... Com Equipamentos bons pra caralho... Ampli de guitarra era um CRATE GMX212, Voz era ligado num mixer yamaha meio velho, e as caixas da voz era umas FENDER FODÀSTICA DE LINDA!!! e o Baixo era um HARTKE GIGANTE... Maior q uma pessoa hahha... Bateria era Pearl fodásica tambem e linda!!! só os microfones que era horriveis, no proximo ensaio vou levar o meu mic para emprestar para a vocalista...

    O problema mesmo acho que é no posicionamento dos amplificadores, vou tentar modificar eles no próximo ensaio... vou ficar meio longe do amplificador, pois eu ficava a 2 passos dele na frente kkkk

    felipegoffi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Então... O lugar onde eu ensaio, não tinha acustica nem nada,uma Sala meio q um quintal Bem grande... Com Equipamentos bons pra caralho... Ampli de guitarra era um CRATE GMX212, Voz era ligado num mixer yamaha meio velho, e as caixas da voz era umas FENDER FODÀSTICA DE LINDA!!! e o Baixo era um HARTKE GIGANTE... Maior q uma pessoa hahha... Bateria era Pearl fodásica tambem e linda!!! só os microfones que era horriveis, no proximo ensaio vou levar o meu mic para emprestar para a vocalista...

    O problema mesmo acho que é no posicionamento dos amplificadores, vou tentar modificar eles no próximo ensaio... vou ficar meio longe do amplificador, pois eu ficava a 2 passos dele na frente kkkk

    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Minha banda tem eu guita, bateria, baixo, teclado, violao, flautista/sax e um back vocal... O segredo é o bom senso de TODOS.

    Eu vou fazer meu solo? O cara do violão NÃO toca, ou toca beeeeem suave, para que eu não precise aumentar o volume da guitarra, dependendo do caso..

    O teclado vai solar, eu e a bateria suavizamos, assim o teclado aparece perfeitamente.

    O volume da música é a bateria, não adianta abaixar os instrumentos e o batera descer a mão.

    O estudio que eu ensaio é ótimo, tem uma dinamica perfeita, tem 4 PA's stereo, onde a gente liga o baixo teclado e a voz, não embola se bem equalizado. Guitarra e violão ficam nos amplis mesmo.

    Realmente demora um bom tempo pra se ter maturidade e experiência nesse quesito extremamente importante para um músico, saber se colocar no palco, fazer os outros ouvirem seu som sem atrapalhar os outros instrumentos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como melhorar o som da guitarra no estudio?