Gravação fica toda chiada com a G2.1u

    Autor Mensagem
    manga_gh
    Veterano
    # set/08


    a minha gravação de usb tá ficando extremamente chiada com a zoom g2.1u..

    aqui um exemplo: (baixar o volume)

    http://boomp3.com/listen/c0xrif1ys_0/teste


    acontece quando eu toco forte, ou dou palhetada.. se tocar fraquinho não chia
    é como se fosse uma distorção de botar o volume no talo

    alguem sabe como resolver isso?
    valeu.

    Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar


    manga_gh

    A tua gravação tá clipando. Os picos estão estourando a amplitude máxima suportada. Reduza o volume do áudio ANTES de enviá-lo para o PC. Se você ficar com a sensação de que o volume fica baixo demais se comparado com gravações "profissionais", é porque músicas masterizadas abusam da compressão, exatamente para poder aumentar o volume todo sem clipar.

    manga_gh
    Veterano
    # set/08
    · votar


    ah.. valeu, vou tentar com o volume abaixado.

    mas eu ouço gravações feitas com a g2.1u aqui no forum e no youtube, e soam muito bem... será que não tem algum problema com plugin tambem?

    Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar


    manga_gh

    Se você está falando dos estalos: se não for gravação clipando, provavelmente é defeito. Mas como você falou que tocando fraquinho não dá, tem cara de ser simplesmente volume estourando o limite.

    Se você está falando dos timbres: equalização+simulação de caixa. É um pouco chatinho de acertar a equalização na G2...

    manga_gh
    Veterano
    # set/08
    · votar


    pesquisei e vi que era 'clipping' mesmo o problema

    ja tentei baixar o volume no pedal, não funcionou...

    ah, outro problema é que na gravação todas as distorções ficam abelhudas, abafadas e sem muita definição

    no amp tudo se normaliza... seria cabo usb o problema?

    guitarclub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    e se vc baixar o volume no knob da guitarra?

    manga_gh
    Veterano
    # set/08
    · votar


    funcionar, funcionou.. ficou sem ruido.. mas volume muito baaaaaaaixo!
    hahaha
    aí não da..

    deve ter um jeito, vejo varios malucos fazendo ótimas gravações com uma g2.1u.. no youtube, aqui

    alguem aí tem uma g2.1u e sabe fazer boas gravações?

    Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar


    manga_gh

    ja tentei baixar o volume no pedal, não funcionou...

    Então não era clipping. Agora não estou em casa, depois eu vejo o formato de onda do arquivo.

    na gravação todas as distorções ficam abelhudas, abafadas e sem muita definição

    Você está usando as simulações de gabinete+mic?

    no amp tudo se normaliza

    Não se esqueça de que o som gravado pela USB é diferente daquele que sai do amp. O amp colore o som, e na verdade o som "certo" da pedaleira não é o que sai do amp (que é misturado: a coloração do amp sobre o som da pedaleira).

    Por isso, você não deve tentar usar os mesmos patches que usa com o amp nas gravações. E lembre-se de usar simulações de caixa e microfonte, e de equalizar bem.

    manga_gh
    Veterano
    # set/08
    · votar


    ah, entendi,
    o jeito é mexer no pedal até conseguir deixar a distorção boa



    e sobre o clipping... gravei outra, dessa vez som clean, com volume do pedal a 50%, e sem tocar forte.. praticamente dando carinho na guitarra


    é a intro de Wet Sand (red hot)
    http://boomp3.com/listen/c0yram0kg_5/teste


    mesmo nesse volume, da uns clips..

    Bombastik
    Veterano
    # set/08
    · votar


    bicho, acho que vc tem que baixar tanto o volume do pedal qto o volume da ENTRADA de audio do teu computador.

    qdo vc grava, vc escuta o playback rolando? se sim, o som já deve estar "clipando" nessa hora... tenta mexer e escutar antes de gravar, não tem segredo essas coisas...

    manga_gh
    Veterano
    # set/08
    · votar


    não.. o que faço é ligar a pedaleira no usb do pc, e ligar o out dela no amp
    eu ouço o playback pelo amp, pra não ter latencia e tal..
    hoje quando chegar do trabalho vou tentar dar uma configurada no ASIO4ALL, li que se aumentar o buffer dele, vai melhorar o som (vai aumentar a latencia tambem, mas não é problema visto que ouço do amp)

    Valeu

    manga_gh
    Veterano
    # set/08
    · votar


    essa é a "melhor" gravação que eu fiz até agora
    isso foi no audacity

    http://boomp3.com/listen/17al3hw3i_5/consegui

    JpSambora
    Veterano
    # set/08
    · votar


    pode ser seus captadores passa uma parafina em cima deles e mexa nas bobinas ai fica bom

    manga_gh
    Veterano
    # set/08
    · votar


    humm.. antes de qqr coisa vou testar outro instrumento nessa gravção.. mas valeu ae

    manga_gh
    Veterano
    # set/08 · Editado por: manga_gh
    · votar


    fala pessoal.. acho que finalmente descobri qual era o problema

    eu normalmente uso um cabo grande, de uns 5 metros, pra levar o sinal da guitarra pra pedaleira.. agora eu tirei esse cabo e botei o que fica entre a pedaleira e o wah.. de uns 50 centímetros

    é o ultimo cabo que eu comprei.. custou só 9 conto, meio vagabundo mas dá pro gasto

    usando ele eu percebi uma diferença enorme no som.. depois comparei os dois cabos (tambem tem o que leva o sinal do wah ao amp - 1 metro - mas esse tá ruim tambem), eu percebi que o mais longo é mais abafado e mais sucetivel a clippings que o de 50 centimetros...



    agora pensei em criar vergonha na cara e comprar um cabo caro..
    mas fica o medo de jogar dinheiro fora.. será que vai adiantar? será que é trocar o cabo mesmo que vai resolver?

    valeu

    Bombastik
    Veterano
    # set/08
    · votar


    manga_gh
    muito estranho tudo isso heim...

    falando nisso a ultima gravação ficou muito boa velho. MAS não sei se eu culparia o cabo não, tenho lá minhas dúvidas. nunca me aconteceu algo parecido.

    manga_gh
    Veterano
    # set/08 · Editado por: manga_gh
    · votar


    o que tá acontecendo é que, no audacity por exemplo, os picos das ondas é onde dá os ruidos
    como na imagem abaixo

    http://lh5.ggpht.com/GuilhermeGH/SM_jDseXrSI/AAAAAAAAAZE/odr5jGR-VTQ/l mms%2520audacity.png.jpg

    e isso inclusive acontece se eu ligar somente (sem cabo p10 nenhum) a pedaleira no pc via usb, ligar a bateria eletrônica e gravar.
    em 4 programas diferentes deu a mesma coisa.
    o clipping acontecia quando dava o som da caixa na bateria.


    que porra, to me estressando.. meu alivio é que tem gente que consegue.. ainda vou conseguir :P

    manga_gh
    Veterano
    # set/08 · Editado por: manga_gh
    · votar


    up..

    Bombastik
    Veterano
    # set/08
    · votar


    manga_gh

    o que tá acontecendo é que, no audacity por exemplo, os picos das ondas é onde dá os ruidos

    pois é, acho que na verdade vc não entendeu o que eu e os outros companheiros estávamos te dizendo.

    qdo se vai gravar, não apenas em pc mas com gravador, em estúdio, etc, deve-se levar em conta o sinal de entrada ou seja, o VOLUME do sinal que entra no gravador.

    mesmo qdo o cara grava em estúdio microfonando um stack a volumes absurdos, o som deve sair claro e sem clips. o microfone não satura, não clipa se vc deixar a entrada para o mixer/gravador com um volume razoável.

    o mesmo vale para gravações diretas no pc, seja por placa de som ou usb. se o sinal de entrada para o pc está muito alto, sempre vai clipar.

    pensei um pouco a respeito dos cabos e acho que qdo se usa um cabo ruim, com defeito, o ruído que esse produz pode certamente clipar o sinal. imagina vc tocando num show com um volume bem alto e o cabo fica dando aquele mal-contato. é um ruído com pico de volume que certamente é prejudicial.

    na sua gravação o que se percebe é que o sinal clipa qdo se dá o pico de volume. por isso não acho que seja o cabo e sim, o volume de entrada. tenha um pouco de paciencia e vá testando regulagens. como disse antes, é uma coisa que não tem segredo não, todo mundo faz, é coisa simples.

    se mexer apenas no volume não der resultado, veja se no programa que vc utiliza não tem algum tipo de atenuador.

    manga_gh
    Veterano
    # set/08
    · votar


    valeu cara..

    mas pior que ja fiz uns testes assim... olha só...deixei ambos, a pedaleira e o audacity com a entrada em 30% do volume

    resultado:
    http://boomp3.com/listen/c10vuah9p_x/hhhhh

    print do audacity:
    http://img364.imageshack.us/img364/3603/imagemna1.jpg


    dei umas palhetadas com vol. de entrada baixo assim... e la estão os clippings...
    e olha que a configuração tá toda de acordo com o manual..

    ps 1: gravei com um cabo planet waves que acabei de comprar (de qualquer jeito ja tava precisando de um cabo novo)
    ps 2: usei um cabo usb do mesmo padrão, novo, que peguei do serviço


    bah, isso ta virando misterio sauhshuashu.. que foda..

    manga_gh
    Veterano
    # set/08
    · votar


    opa.. progresso

    parece que encontrei o podre

    me parece ser a porta USB que tava ruim.
    botei em outra porta e o som melhorou..

    mas ainda tá abafado o som.. é normal nessa pedaleira?

    manga_gh
    Veterano
    # set/08
    · votar


    pois é... to conseguindo melhorar o som.. a bateria eletrônica por exemplo, agora não clipa mais... mas ela e a guitarra ainda tão com o som abafado... sem definição.. a guitarra parece que tá sempre em fuzz nas distorções.. tá horrivel, mesmo.

    isso me parece configuração no pc, nos plugins e tal
    como se faz pra deixar o som mais definido?

    Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar


    manga_gh

    Deixa eu perguntar de novo... você está usando alguma simulação de caixa acústica?

    pr0view
    Veterano
    # set/08
    · votar


    manga_gh
    bom se os ruidos pararam, agora é só equalizar, demora mesmo, tem que ter paciencia, pois como o Bog falou, o patche que usa pro ampli nao serve para o pc.

    manga_gh
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bog e pr0view

    entendi! hoje quando chegar vou tentar fazer as configs.
    o negócio é que eu sou muito leigo em equalização e microfones, não entendo muita coisa mesmo

    só que já que o som no pc é diferente do amp, não é ideal utilizar o amp pra configurar né.. um fone de ouvido é melhor certo?

    valeu

    Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar


    manga_gh
    um fone de ouvido é melhor certo?

    Sim! :)

    E necessariamente com simulações de caixa, mão leve no ganho, e cuidado com os agudos!

    manga_gh
    Veterano
    # set/08 · Editado por: manga_gh
    · votar


    beleza :D

    mas então.. fora equalização e microfonagem, quais são as configurações ideais no drive?

    tem 2 drives, o asio4all e o asio multimedia... qual é melhor usar?

    Bog
    Veterano
    # set/08
    · votar


    manga_gh

    Heheh, eu disse drive, não driver!

    Drive = ganho da guitarra
    Driver = software que faz a interface entre o sistema operacional e um dispositivo

    =P

    manga_gh
    Veterano
    # set/08
    · votar


    ah eu quis dizer driver mesmo
    asuhuhashuashu

    o asio4all eu não consigo configurar... e com o asio multimedia fica meia boca

    to tentando criar uns patches aqui agora.. vamo ve no que da

    manga_gh
    Veterano
    # set/08 · Editado por: manga_gh
    · votar


    fala pessoal.. parece que finalmente consegui um som decente

    não ta uma WARNER studios assim, mas... hehe
    ativei os mics e fui mexendo na equalização e realmente, ficou muito melhor!!

    http://boomp3.com/listen/c1362fcgz_g/littlewing


    não reparem na música mal tocada hehe

    o som tá meio ruim ainda mas ja vi que tem varias possibilidades de melhorar

    Valeuuuu, se quiserem ajudar com umas dicas de equalizção ainda, serão bem vindas :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação fica toda chiada com a G2.1u