Explicacao sobre boost

    Autor Mensagem
    dandao
    Veterano
    # set/08


    Gostaria de uma explicacao sobre o que é usar um pedal como boost?
    Tenho o DS-2 e um GDI 21 (Behringer) e estou ligando assim:

    Guitarra -> DS-2 -> GDI 21 -> Amp

    Uso o gdi para base e ligo os dois para fazer solo. Entao eu estaria usando o ds-2 como boost? é isso mesmo?

    Pimenta_1
    Veterano
    # set/08
    · votar


    dandao

    existem dois tipos de boost, o de volume e o de tom.

    o de volume, lógico, aumenta o volume, naturalmente se usa bossters limpos que não alteram as características do timbre, ou um overdrive que alteram sim um pouco, adicionando drive e um pouco de tonalidade tb.

    o de tom, enfatiza alguma frequência, existe o threble booste, que da um up nos agudos e pode-se tb usar um ovrdrive que da um "colorido" tb no som

    a forma que vc está usando seria um boost de tom, tendo o GDI como dist/od principal e o DS2 como o boost

    se vc inverter a órdem poderá ter um boost de volume, que tb da uma resposta diferente por não ser um booster limpo.

    na verdade é aconselhável usar overdrives para essas finalidades, mas nada que um tempinho regulando seu distortion não ajude, tente colocar muito pouco drive e regular o volume no lever e a tonalidade no tone.


    espero ter ajudado

    abs

    Pima

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Renan Vuorinen
    · votar


    Pimenta_1

    Assim não vale, tu mata a charada logo no primeiro post, o que posso dizer? é isso que voce falou. sauhauhasuhauahs!!!!

    dandao

    Uso o gdi para base e ligo os dois para fazer solo. Entao eu estaria usando o ds-2 como boost? é isso mesmo?

    É isso, mas tem uma coisa muito importante, o que voce tem que pensar é o que o senhor quer boostar, se quer mais ganho ou mais volume.

    Se o pedal de boost vier antes da distorção principal esse atuará melhor como boost de ganho, de vier depois, como boost de volume.

    Escolha qual dos pedais tem a distorção que voce mais gosta, esse sera a sua dist. principal, o outro adeque como boost, se for de volume, mantenha o gain no zero (ou quase isso), se for de ganho, adicione este com muita cautela, até chegar ao timbre desejado.

    Normalmente o pedal escolhido para boostar seria um over drive, tem também quem goste de fuzz, mas nunca testei.

    espero ter ajudado(2)

    Abraço

    Pimenta_1
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Renan Vuorinen


    Assim não vale, tu mata a charada logo no primeiro post, o que posso dizer é isso. sauhauhasuhauahs!!!!

    nada rapaz, sempre tem alguém para acrescentar alguma coisa!!!

    obrigado camarada!

    abs

    Pima

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    dandao
    Gostaria de uma explicacao sobre o que é usar um pedal como boost?
    BOOST:
    Nada mais é do que um efeito que aumenta o volume do sinal que recebe, mas sem chegar a saturar/distorcer. É um aumentador de volume.
    Bom se lembrarmos que a saturação é volume sobre volume, o boost é então um ótimo saturador de outros efeitos de ganho, ou seja se colocarmos mais volume da entrada de um pedal de distorção/overdrive/fuzz, o resultado final é mais saturação na saída de uma dessas unidades. A gora se pegarmos uma unidade de distorção/overdrive/fuzz, e ligarmos na saída deles o boost, teremos nada mais nada menos do que o volume do efeito aumentado.
    Raciocinando, todos pedais de ganho, se zerarmos a distorção/drive dos pedais de distorção/overdrive/fuzz, teremos também um booster, com a vantagem de usarmos a equalização/tone desses pedais para ajustarmos o timbre.
    Devido algumas particularidades o COMPRESSOR e o EQUALIZADOR também podem atuar como booster.

    O botão de regulagem que geralmente compõe essas unidades é:
    Volume – controla o volume do sinal que recebe.

    Exemplos:
    Banzai Cold Fusion Overdrive
    Barber Electronics Direct Drive
    Boss FZ-2 Fuzz / Boost
    DOD FX-10 Bifet Preamp
    Hobbert Baby Booster
    Lee Jackson Custom preamp
    Marshall DRP-1 Preamp / Direct Box
    Matchless Hotbox Preamp
    Mesa/Boogie V-Twin Preamp
    MXR Micro-Amp Preamp
    TC Electronic Booster / Line Driver
    Yamaha AG Stomp Acoustic Preamp / Mic Modeler / FX
    Zvex Super Hard-On Preamp / Boost
    Dallas Arbiter Rangemaster
    Dan Armstrong Red Ranger
    Glen Fryer Treble Booster Brian May Model

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Galera, to upando este topico pra pedir uma ajuda sobre boost:


    Tenho dois overdrives. Jackhammer e SD-1.
    eu uso o SD-1 como boost de ganho do Jackhammer, ou seja, ligo:
    Amp> jackhammer> sd-1> guitar
    bom, consigo uma gama d timbres bem interessante, do mais leve ao mais cavalo zw mode hehe.
    Mas bom, estou testando umas coisas diferentes, e queria saber se está correto.
    As x deixo o SD-1 como sendo o drive principal, com ganho + elevado, e em determinado momento da musica, tipo solo....eu aciono o jackhammer junto (jackhammer com o ganho praticamente no zero). Fazendo isso, estou dando boost no SD-1?? OU na verdade seria um jackhammer no minimo com o sd-1 com ganho no talo dando boost??
    esta incorreto isso q eu to fazendo? Tipo, se to usando
    Jh>SD-1 , o correto seria o JH sempre ter + ganho?

    tvz tenha ficado confuso, mas qqer coisa gritem q eu explico d novo

    obrigado!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    Cara, o efeito booster já foi explicado pelo Fernando de almeida acima. Ou seja, o que vc está fazendo é usando o jackhammer como um booster de volume.
    Na minha opinião vc deveria vender um desses pedais (pois são parecidos), comprar (ou fazer) um fuzz (que é um tipo de distorção distinta) e adicionar um Blacksanke booster após os dois. Assim, vc teria dois pedais totalmente diferentes e um booster para solos usando uma ou outra distorção.
    Abç

    GuitarUser
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    esse booster da black snake é bom?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    GuitarUser
    Sim, é simples e barato (R$ 60), e "true by-pass".
    Tem os da EFX também.
    Abç

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bertola

    Obrigado pela resposta.
    Pois eh, ja pensei em pegar um Fuzz, principalmente pra "brincar de hendrix" hahahahah. ia ser bem util no meu set.
    E um overdrive + leve q os outros 2 que tenho..tipo o TS-9?? Pra boost mesmo, cairia bem neh?
    Pq se deixo o SD-1 com um jackhammer d um lado e um ts-9 d outro lado, posso ter opçoes d boost d ganho e d volume neh?
    mas essa do Fuzz eh interessante =)

    até mais.

    rafamoraes
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Galera eu sei q é chato ficar respondendo cada um q tem dúvidas, mas vou passar meu caso.
    Tenho usado assim guita>SD-1>Bertola Mini Fuzz Plus. Uso o SD-1 ligado sozinho em algumas músicas, e o mini fuzz na maioria sozinho tb. Em certos momentos, uso o SD-1 pra dar mais drive no som ja distorcido pelo mini fuzz.
    Dúvidas:
    1- É isso mesmo, ao ligar o SD-1 (com controles de drive no meio) ANTES do Minifuzz estou adicionando drive ao som ja distorcido pelo Mini Fuzz?
    2- Se eu tirar todo o drive do SD-1, com ele ANTES do Mini Fuzz, estarei dando apenas mais volume ao mini fuzz?
    3- Se eu inverter os dois, quem dará boost em quem? E qual a configuração de Knobs pra fazer isso?

    Abraço e obrigado pela pasciência.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    Sim, o TS-9 pode ser usado como um booster, mas isso seria desperdício, usar um pedal "nobre" para essa função.
    rafamoraes
    Antes do MiniFuzz vc acrescenta ganho à este. Se vc tirar todo o drive do SD-1 (antes do MiniFuzz) não haverá mudança significativa. Se vc inverter os dois, o que estiver depois agirá como booster.
    Por isso é que eu recomendo que se use um booster específico, assim vc terá uma distorção (ou overdrive) e um fuzz e o booster atuará sobre os dois, aumentando o volume de cada um quando necessário.
    Abç

    rafamoraes
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    valeu bertola

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Explicacao sobre boost