O segredo do Tube Screamer e afins ?

    Autor Mensagem
    Dr Jivago
    Veterano
    # ago/08


    Colegas

    Andei pesquisando sobre esse pedal e encontrei uma informação interessante que pode explicar porque esse pedal é tão famoso e copiado mundo afora.

    O TS-9 seria na verdade um Trebble Booster turbinado. O seu circuito interno reduz sensivelmente as frequencias graves de tal forma que os médios e agudos do timbre original da guitarra são destacados o que, em conjunto, com a saturação leve produzida pelo pedal o torna sensacional para empurrar o drive de amps valvulados.

    A saturação normal do amplificador tende a gerar graves excessivos e o pedal por sua vez equlibra as frequencias ao reduzir os graves no sinal de entrada do amp.

    Alguns guitarristas usam o pedal sem nenhum drive apenas para controlar as frequencias, destacando os médios e agudos, ou seja, como um Trebble Booster clássico.

    Antes eu achava que o importante nos pedais de overdrive era apenas o aumento do volume do sinal para empurrar as valvulas do amp, mas na verdade, o segredo é reduzir um pouco os graves ou destacar as demais frequencias para o timbre não ficar extremamente abafado.

    ogaitnas
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Dr Jivago

    pior que é isso mesmo que se percebe, ts clone rulez, eu tenho um lata
    de sardinha com umas funcs a mais, o pedal é muito legal, fica bem até
    com os simualdores no pc :D

    DotCom
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Dr Jivago
    Quando você adquire esse tipo de visão, fica muito mais fácil de entender o que fazer para ter o timbre que se procura.

    O TS, por esse corte de graves, dá uma clareza maior ao som.
    Mas quanto aos agudos, na verdade ele não é bem um treble booster, porque ele tem um filtro de corte de agudos também. Quando você utiliza o tone no máximo, você tem, do ponto de vista da equalização, o agudo em "flat".

    Porém, por causa da saturação, alguns harmônicos são gerados, dando uma impressão (verdadeira) de aumento de agudos.
    Mas lembrando que alguns desses harmônicos podem simplesmente ter sido criados pela saturação, e não simplesmente evidenciados por uma equalização.

    Dr Jivago
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    DotCom

    Entendi, mas como ele corta os graves, o efeito final ao aumentar o volume do pedal seria mais ou menos o mesmo que enfatizar médios e agudos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O segredo do Tube Screamer e afins ?