Pedais X Pedaleiras: limitações

    Autor Mensagem
    louis
    Veterano
    # ago/08


    Eu sei q esse tema é mais q batido, mas eu gostaria de abrir um novo tipo de dicussão. Talvez até um estimulo aos quem tem facilidade com eletrônica.
    Bem, os pedais analógicos (Boss e cia) tem sons mto bons e não precisam de manuais complexos para serem programados.
    As pedaleiras atuais (vide GT-10 e PODs) realmente atendem mto bem no quesito pureza do som. Além disso, o seu número de pedais juntamente com a organização dos patches em bancos permitem uma maior facilidade de manuseio no palco. Mesmo assim, por exigirem um maior "estudo" para a programação, mtos usam o velho e já meio furado argumento de que só pedal analógico tem um som puro.
    Eu fico me perguntando e bolando projetos na minha cabeça.
    Por exemplo: um pedal de phaser. Esse efeito tem pelo menos uns 4 tipos de sons que são bem diferentes entre si. No entanto, a seleção via pedal só selecionaria um som. Pro sujeito mudar de som durante um show, ele tem q lembrar antes da proxima musica começar, de se abaixar e ainda lembrar a configuração desejada. Porque não fazer uma stomp box q permita acionar os 4 sons via pedal? Algumas empresas finalmente pensaram nisso como a wavebox
    http://www.wavebox.com.br/ , mas ainda usam esse conceito de maneira bem modesta.
    Já as pedaleiras modernas, por melhores q sejam, precisam de serem configuradas através de menus. Pra isso, dá-lhe o dedo apertando botões. Isso sem contar q pra você saber toda a configuração de um patch vc tem q ficar "passeando" atraves da telinha de LED. Seria mto interesante uma pedaleira na qual vc pudesse ver toda a configuração de um patch quando esse fosse acessado. Com certeza seria mais interesante do q uns efeitos tipo "auto riff" q todo mundo usa pra brincar, mas ninguem usa na prática. Os v-amps da Behringer são interesantes nesse aspecto, pois mostram (pelo menos em parte) os valores dos parametros de cada ferramenta utilizada em cada patch quando este é acessado.
    Lógico que o lance seria juntar as propostas acima sempre com som de qualidade e o mínimo de atraso de sinal.
    Quem tenha achado o tópico interessante, entra aí pra discutir e contribuir com mais boas idéias.

    louis
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    PS: Vejam os pedais W/odd (overdrive/distortion) Joe Moghrabi e o W/dd (Digital Delay/Ping-Pong), ambos da linha Free Wave no site da Wavebox. Pra ilustrar o que disse sobre pedais analógicos.
    http://www.wavebox.com.br/

    WARamos
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: WARamos
    · votar


    Já as pedaleiras modernas, por melhores q sejam, precisam de serem configuradas através de menus. Pra isso, dá-lhe o dedo apertando botões. Isso sem contar q pra você saber toda a configuração de um patch vc tem q ficar "passeando" atraves da telinha de LED. Seria mto interesante uma pedaleira na qual vc pudesse ver toda a configuração de um patch quando esse fosse acessado.


    Cara... a Boss ME50 tem isso de bom... não existe "telinha de LED"... é como se fossem três pedais (OD / MODULAÇÃO / DELAY)...
    quando você acessa o patch, acende a luz dos efeitos utilizados...
    ela é bem simples de se mexer...

    HYBRID PRS
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Cara... a Boss ME50 tem isso de bom... não existe "telinha de LED"... é como se fossem três pedais (OD / MODULAÇÃO / DELAY)...
    quando você acessa o patch, acende a luz dos efeitos utilizados...
    ela é bem simples de se mexer...


    achei interessante, não sabia...

    louis
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    WARamos

    Ok, cara. Mas o que eu não disse q não existem pedais e pedaleiras com as caracteristicas q eu citei. O que sugeri seria uma junção das vantagens. Por exemplo: essa simplicidade da ME-50 junto com a possibilidade de organizar os patches em bancos, entendeu?

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    E tem duas coisas que vale ressaltar também!
    Muita gente acha que pegar patches prontos da internet de outros usuários e configurar igual em sua casa com seu equip e a mesma pealeira vai ter o mesmo timbre/som do que o cara que montou e postou na internet! Não, não vai ter o mesmo timbre, talvez possa ter umt imbre TOTALMENTE diferente do timbre que o cara que postou!!!

    Outra coisa é que assim como pedais, as pedaleiras para soarem legal precisa ser ligadas também em um amp razoavel e uma guitarra legal!
    E outra, pelo amor de deus, leia o manual, muitas pessoas criam um tópico aquí pedindo para nós ensinarmos elas a programarem e configurarem a pedaleira, leiam o manual!!!!!!!!
    E passem dias, semanas, meses ou quem sabe anos programando a pedaleira para um timbre descente!

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    louis

    Cuidado, Vc está entrando num terreno perigoso: Analógico X Digital!

    Pra mim, ambos tem finalidades diferentes. Porém, ao copiar algumas funcões um do outro, pode-se melhorar muito!
    Um belo exemplo é o q vc deu, dos pedais da wavebox! Um pedal analógico, totalmente controlável e com banco de memória é a felicidade de qualquer guitarrista!!

    PipaAvuada
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mas usar uma pedaleira, como a GT-8 - Gt-10 vc pode colocar no modo manual, assim cada patch fica com os pedais independentes, podendo ligar e desligar o que quiser em cada pedalzinho dela.
    Eu usava pedal, mas ficava sempre na febre de comprar mais, mesmo sem usar tudo queria comprar sempre pedal novo.
    Comprei a GT-8 e o problema acabou, agora peguei a GT-10 e to satisfeito.

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    BaNdAiD
    Acho que fora a wavebox que inovou neste conceito, fica aí o gosto e uso...
    Digital tem as facilidades para este uso:
    Por exemplo: um pedal de phaser. Esse efeito tem pelo menos uns 4 tipos de sons que são bem diferentes entre si. No entanto, a seleção via pedal só selecionaria um som. Pro sujeito mudar de som durante um show, ele tem q lembrar antes da proxima musica começar, de se abaixar e ainda lembrar a configuração desejada. Porque não fazer uma stomp box q permita acionar os 4 sons via pedal?
    Ou seja, esta pessoa precisa de vários timbres e funções, normalmente toca profissionalmente (vários trabalhos distintos), ou tem banda cover, ou simplesmente gosta de vários tipos de som... o digital é o mais apropriado.

    Analógico:
    Bem, os pedais analógicos (Boss e cia) tem sons mto bons e não precisam de manuais complexos para serem programados
    e adiciono seu comentário para aquela pessoa que gosta de sons mais pessoais, pois gosta de somente um tipo de timbre (não 4 tipos numa só modulação) gosta de criar uma identidade sonora, voçê ouve e sabe quem toca (tanto bem como mau!) este tipo é mais adequado ao analógico

    Óbviamente isto não é "verdade absoluta" e tampouco deve ser "regra", porém quando alguém pede um conselho a mim sobre analógico x digital gosto de colocar estas diferenças, acho que assim a pessoa tem por onde partir... aos iniciantes eu sou categórico, quer goste ou não, vá de digital tipo zoom, estes pedais possuem uma gama muito grande de efeitos, configuraçôes e sonoridades, vai fuçar, vai ler (todo mundo sabe mexer em função de celular, porque não em pedaleira?) e aí o iniciante vê o que mais lhe agrada, aí pode partir para uma boa pedaleira ou analógicos...
    ainda rezo para que tenhamos um sistema híbrido que una as qualidades destes dois "mundos" e a paz mundial possa reinar absoluta...
    Grande Abraço!

    DotCom
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    ainda rezo para que tenhamos um sistema híbrido que una as qualidades destes dois "mundos" e a paz mundial possa reinar absoluta...

    Já dá... Compra vários pedais analógicos, deixa cada um regulado com a regulagem que você quer, aí você compra um looper true bypass controlável por MIDI, e uma controladora.

    Eu não disse que ia ficar barato =D

    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Bom, isso se aplica aos guitarristas que usam trocentos efeitos. Seria uma mão na roda mesmo.

    Eu como sou mais simples, acabo preferindo os pedais mesmo, uso só clean e distortion, delay pros solos...

    Na pedaleira eu economizaria duas pisadas... colocar o delay no solo e pisar no boost, tirar o delay e desligar o boost pra voltar pra base.

    B.Frusciante
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    looper true bypass controlável por MIDI

    Aquele do Guilmour que tem entrada pra uns 20 pedais :P


    Custa mais que um marshall 1959slp

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: SaldanhaPessoa
    · votar


    tudo depende, lógico, daquilo q se necessita. Quando cito meu set para alguns amigos do ramo, muitos dizem q sou purista ou coisa do tipo. Uso pedais de wah, distorção e delay (reverb raramente, e só o de mola dos amplis). No wah não tem potenciômetros e no delay, fiz uma configuração q serve tanto pra base quanto pra solo... nem mexo mais nele. Na distorção higain tb tá tudo configurado.. só mexo no volume. Na distorção blues e q tb funfa como booster, só mexo no Tone.

    Eu realmente acredito q atualmente há digitais q têm timbres tão bons (ou melhores) quanto analógicos. Porém.. por PREGUIÇA minha nunca consegui tirar bons timbres de digitais.. além da simplecidade do meu som. Meu timbre é mto cru.. não usaria nem 10% de uma pedaleira.

    No tocante a evolução, seria interessante a Meteoro evoluir o Dr. Drive. Bastaria inverter as chaves. Na chave q deixa o pedal "by pass" ficaria a chave q altera do clean pro modo Blues.. e na chava q altera clean/blues ficaria o "by pass". Mas, já falei com um técnico amigo q irá fazer o trabalho pra mim.

    abraço

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    DotCom

    ainda rezo para que tenhamos um sistema híbrido que una as qualidades destes dois "mundos" e a paz mundial possa reinar absoluta...

    Já dá... Compra vários pedais analógicos, deixa cada um regulado com a regulagem que você quer, aí você compra um looper true bypass controlável por MIDI, e uma controladora.


    Não é o ideal... muito caro e de difícil montagem...
    o ideal é um stompbox com todos os recursos já embutidos, com display, com vários acionadores, com programação de patchs e etc, mas que não tivesse a taxa de conversão "A-D-A" que o digital tem...

    DotCom
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    DENNYSRENGIER
    Concordo plenamente.
    Falei mais pra dar conversa hehe

    Quanto aos digitais, eu acredito que em 10 anos essa discussão "digital x analógico" já não vai fazer muito sentido, analisando as coisas sem preconceitos.
    Ainda vão ter os "vintageheads" que dizem que um pedal analógico nunca vai ser superado por zeros e uns, mas esse preconceito (formulado, pelo que vejo, a partir de zooms 505), vai cada vez mais ser derrubado, e poderemos ter uma PEDALEIRA ou um RACK que faça tudo isso, a preços razoáveis (hoje em dia tem a G-System, que é considerada "state-of-art" nesse quesito, porém é caríssima).

    Hoje em dia, já vemos algumas bandas usando efeitos digitais massivamente (Muse, que toca com uma parafernália digital enorme, aliado a alguns equipos analógicos, e Pain of Salvation, em que o Daniel Gildenlöw usa uma Pod XT Live ao vivo), e creio que daqui pra frente essa tendência só continuará a crescer.

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    DotCom
    Concordo com voçê....

    Quanto aos digitais, eu acredito que em 10 anos essa discussão "digital x analógico" já não vai fazer muito sentido, analisando as coisas sem preconceitos.
    Ainda vão ter os "vintageheads" que dizem que um pedal analógico nunca vai ser superado por zeros e uns, mas esse preconceito (formulado, pelo que vejo, a partir de zooms 505), vai cada vez mais ser derrubado, e poderemos ter uma PEDALEIRA ou um RACK que faça tudo isso, a preços razoáveis (hoje em dia tem a G-System, que é considerada "state-of-art" nesse quesito, porém é caríssima).


    Mas o problema do digital é o mesmo do game, do celular e do computador... lançam um novo e o seu pedal com versão antiga fica "antiquado" pois o novo tem mais recursos e com taxa de bits mais avançado... conclusão? temos que nos atualizar!!!
    Este era o problema do então falado 505, ele trabalhava com a taxa de definição (bits) muito mais abaixo do que de hoje em dia, fato comprovado somente vendo a melhora dos novos zoons de hoje...
    Pros mais leigos que leem, uma comparação simples, querer comparar um atari (zoom 505) com um playstation 3 (pod xt live)
    fica dificil, apesar dos dois pedais serem considerados digitais a diferença é de um abismo e meio!
    Tenho visto muitos artistas, home studio e até muito bons guitarristas usando muito bem os recursos digitais e tirando bons sons (e isto é o que importa!).
    Abraços digitais!!!

    WARamos
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: WARamos
    · votar


    louis
    Ok, cara. Mas o que eu não disse q não existem pedais e pedaleiras com as caracteristicas q eu citei. O que sugeri seria uma junção das vantagens. Por exemplo: essa simplicidade da ME-50 junto com a possibilidade de organizar os patches em bancos, entendeu?

    então cara... dá sim...
    os tres pedais, no modo memory, funcionam como pedais 1, 2 e 3...
    e tem 10 bancos...
    ou seja, são 30 patches editáveis..

    HYBRID PRS
    achei interessante, não sabia...

    sim, é bem legal...

    lbergamim
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    DENNYSRENGIER
    aos iniciantes eu sou categórico, quer goste ou não, vá de digital tipo zoom, estes pedais possuem uma gama muito grande de efeitos, configuraçôes e sonoridades, vai fuçar, vai ler (todo mundo sabe mexer em função de celular, porque não em pedaleira?) e aí o iniciante vê o que mais lhe agrada, aí pode partir para uma boa pedaleira ou analógicos...

    Sempre pensei assim... concordo plenamente...

    louis
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    WARamos
    então cara... dá sim...
    os tres pedais, no modo memory, funcionam como pedais 1, 2 e 3...
    e tem 10 bancos...
    ou seja, são 30 patches editáveis..


    Cara, q tem os bancos eu sei, mas pra acessar os bancos vc tem quem q fazê-lo manualmente e nao com os pés....

    georginho_gallagher
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    ae galera, pra não criar outro tópico vou upar este aqui com uma dúvida:

    tenho uma gt8 e recentemente adquiri um amp valvulado, e uso a gt8 no loop do amp só para equalizador, delay e chorus, e eventualmente outro efeito que apareça em alguma música que eu toque com a banda.

    Ela eh mais do que suficiente para minhas necessidades atuais.

    Porém, há aprox. 20 dias do término da garantia de 1 ano boss/roland, ela começa a piscar todas as luzinhas vermelhas e no led o marcador do patche começa a fazer desenhos estranhos, ela fica parecendo uma árvore de natal. Tipo, o som sai normal, consigo configurá-la normalmente mas o visor e todos os outros leds ficam piscando assincronicamente.

    O primeiro passo, lógico, é correr na garantia antes destes 20 dias...

    Depois de aproveitar a garantia, fica a dúvida: estou com o pé atrás de continuar c/ um equipamentozão digital, que pode dar problemas, viajo bastante c/ ela, e tá no final da garantia....

    Então penso em 3 hipóteses:

    1. Arrumar a gt8 e após isso, pegar outra pedaleira tipo as novas gt10 ou pod x3, e desfrutar de mais um ano de garantia (mas tenho q confirmar a garantia dessas pedaleiras antes), já que não gastaria muito na troca.

    2. partir para os analógicos, pois só precisaria de um delay legal e programável, um equalizer e um chorus, e com a grana da gt8 dava pra pegar um dl4 e os demais qquer um serve...

    3. Consertar a gt8 e sossegar, porém ficar com o pé atrás para a eternidade...


    E aí galera, me ajudem a refletir as 3 opções, ainda to desenvolvendo as idéias!

    abçs

    DotCom
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Putz... um produto razoavelmente caro dando pau desse jeito, é foda...
    se você só precisa desses 3 efeitos, eu ficaria com a opção 2.
    é menos problema.

    Porém, o DL4 também é uma mocinha pra dar problema (assim falam nos fórums do orkut)

    georginho_gallagher
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    DotCom

    eh foda, minha sorte que ainda está na garantia de um ano, foi por pouco, mas vai dar a dor de cabeça de levar na assistência ainda...

    a opção 2 tb é a mais barata, acho eu... o chorus pode ser ateh na lata de sardinha... E outra, o eq. da gt8 não é legal, um de 10 bandas melhoraria o timbre final c/ certeza...

    Se fosse de outra pedaleira iria de pod, pra variar um pouco.

    Bah que pena esse lance do Dl4, vou dar uma pesquisada, não sabia sobre isso.

    Tava olhando na gangmusic e tem tonelab lá por ~1300... e o DL4 lah tá 850 pila... tentador, pena q não conheço a loja pra comprar.

    é isso ae, obrigado pela opnião

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedais X Pedaleiras: limitações