FONTE AC - por favor, alguém que conhceça de eletrônica!

Autor Mensagem
Cleiton_guitar
Veterano
# ago/08


O que acontece se eu ligar a minha pedaleira, que ao contrário de quase todas as outras fontes de pedais e pedaleiras funciona AC (corrente alternada) e não contínua.
Eu estava a fim de comprar uma capa da rock bag que já vem com fonte (5 em 9 v e 1 em 12V) - já que eu tenho outros pedais em 9V - só que essa alimentação em 12 V é VDC, então, o que acontece se eu ligar a pedaleira que deve ser alimentada em AC em DC...
queima?
não funciona?
funciona normalmente?

(já usei a busca e nada tratava especificamente do assunto)

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


Cleiton_guitar
Queimar eu acho difícil pois é provável que a pedaleira tenha algum trafo (deve ter alguma válvula), e uma fonte de 12v não deve ter potência suficiente para queimá-lo, talvez até danifique a própria fonte.

Mas não vai funcionar, isso é certeza.

Nem tente ^^

Sharper
Veterano
# ago/08
· votar


Cleiton_guitar
já usei a busca e nada tratava especificamente do assunto

É porque não existe pedaleira que funcione com corrente alternada.

Você cometeu algum engano... Qual a marca e modelo da pedaleira?

Abraços.

Fernando de almeida
Veterano
# ago/08
· votar


Cleiton_guitar

Qual é a pedaleira??????????????????????

Cleiton_guitar
Veterano
# ago/08
· votar


Na verdade não é uma pedaleira, é uma YAMAHA MAGIC STOMP 2 GUITAR...
eu tb acho estranho...

Cleiton_guitar
Veterano
# ago/08
· votar


Especifiações da pedaleira no site da YAMAHA

Diino
Veterano
# ago/08
· votar


Cleiton_guitar
se a pedaleira é AC, ela nao funcionará em DC pois ela tem um trafo interno. trafos so funcionam em AC, se ligar em DC nao ira funcionar.

Fernando de almeida
Veterano
# ago/08
· votar


Cleiton_guitar

AC Output: AC 12 V, 1 A

Putz que sacanagem ... 12V alternado ... os caras azm isso pra vc usar só os esquema deles ....

É brow, 12Vdc não vai funcionar na sua pedaleira não ... tem que ser 12Vac

edalko
Veterano
# ago/08
· votar


Diino
Fernando de almeida

Sei não... achoq ue uma fonte DC funciona sim.

Tenho o MM4 da Line6 que usa 9VAC

Fiz uma fonte pra ela (apenas comprei um trafo 9V e liguei o plugue e tomada), mas levo de reserva uma fonte 9VDC de 250ma que funciona bem. Mas advirto que é melhor ter uma fonte nos padrões recomendados.

Talvez essa fonte que v queria comprar seja um trafo de 12V, e daí tenha toda a parafernália eletrônica para transformar o voltagem em 9V, estabiliza-la e filtra-la.
Vc pode com a juda de um multímetro verificar se os dois fios que saem do trafo dão 12VAV. Se sim, basta soldar uma extensão nesses dois fios que saem do trafo e conectar num plugue para o seu pedal.

Se não tem nenhuma noção de eletrônica, leve em uma, e faça essa explicação. Pode ser que vc gaste muito pouco ou nada para ter sua pedaleira funcionando adequadamente.

Henrique S.
Veterano
# ago/08
· votar


Sharper

a Vamp funciona em AC, ja foi discutido em outro topico isso...

Cleiton_guitar

nao vai funcionar...

Cleiton_guitar
Veterano
# ago/08
· votar


e o pior é que essa fonte da yamaha é em 110 v, e onde eu moro (aliás, no Estado inteiro) a energia é 220 V.

mas a única razão pela qual eu queria comprar um bag da rock bag é pela praticidade, pois viajo muito e é muita coisa pra ligar, já que a fonte do bag tem 5 saídas 9 V e uma 12V, daí eu pensei: "é exatamente o que eu preciso", pois tenho 4 pedais analógicos e mais esse "estorvo" q funciona em 12 V"AC".

Cleiton_guitar
Veterano
# ago/08 · Editado por: Cleiton_guitar
· votar


O bag que eu pretendia comprar seria ESSE , só que nas especificações não fala nem em que amperagem essa saída em 12 V funciona, tampouco se é corrente alternada ou contínua.

(eu sei que já finalizou a venda, mas é que nesse anúncio tem mais especifiações que o da Playteck)

Sharper
Veterano
# ago/08
· votar


Mas elas convertem internamente para DC, correto? Pelo que vi, ambas têm um processador...

Henrique S.
Veterano
# ago/08
· votar


Sharper

provavelmente sim, nao sei de nenhum sistema de processamento digital que opere em corrente alternada, provavelmente, a fonte é AC pq deve precisar de uma tensão maior de operação, entao deve ter um trafo dentro da pedaleira e depois é feita a retificação da corrente...

(digo Deve pq nunca abri um Vamp)

DotCom
Veterano
# ago/08
· votar


Cleiton_guitar
Uma fonte 12V AC é simplesmente um transformador de 220V/12V

Procura em lojas de eletrônica uma fonte 220/12V AC (Se você achar, vai ser basicamente um transformador dentro de uma caixa de plástico ehehehe)

e uma fonte de 12v não deve ter potência suficiente para queimá-lo, talvez até danifique a própria fonte.
Não é a tensão que define a potência do equipamento, muito embora para potências elevadas se use tensões mais altas.

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


DotCom
Depende da aplicacao.
Mas eu acho seguro afirmar que uma fonte feita para alimentar pedais de guitarra deve ter baixa potencia.

Cleiton_guitar
Nao vai funcionar se a fonte eh dc. Ou adapte ela ou compre uma separada.

Cleiton_guitar
Veterano
# ago/08
· votar


Achei um cara no Mercado Livre que vai fazer uma fonte pra mim, do jeito que eu preciso: 1 saída 12 V AC e duas saídas 9 V DC.
Ele também vai colocar um led azul, e adesivar, conforme as que ele faz (ele também produz pedais em latas de sardinha).
Espero que fique boa a fonte... depois que a fonte chegar eu posto aqui mais detalhes.

DotCom
Veterano
# ago/08
· votar


Mas eu acho seguro afirmar que uma fonte feita para alimentar pedais de guitarra deve ter baixa potencia.
Não é necessário.
O ideal é você ter uma boa folga de potência, para não precisar mudar de fonte cada vez que comprar um novo pedal, ou ter que comprar várias fontes.
Se for pra queimar, uma fonte mais fraca ou mais potente vão detonar o pedal do mesmo jeito. E por sinal, o único jeito que eu conheço de uma fonte detonar um pedal é você ligando ao contrário, ou colocando uma tensão muito acima da projetada.

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


DotCom
O ideal é você ter uma boa folga de potência, para não precisar mudar de fonte cada vez que comprar um novo pedal, ou ter que comprar várias fontes.
Se for pra queimar, uma fonte mais fraca ou mais potente vão detonar o pedal do mesmo jeito. E por sinal, o único jeito que eu conheço de uma fonte detonar um pedal é você ligando ao contrário, ou colocando uma tensão muito acima da projetada.


"deve ter baixa potência" = provavelmente tem baixa potência. E não "PRECISA ter baixa potência".

Por outro lado, ela PRECISA sim ter baixa potência porque uma fonte de 12V de ALTA potência, com uns 12KW por exemplo, teria um certo problema de portabilidade e um outro probleminha com ruído. E ainda assim, não me referia a uma fonte de 1KA, 6A já seriam mais do que suficientes no caso.

Mas isso nada tem a ver com o tópico.

Cleiton_guitar
Veterano
# ago/08
· votar


ME AJUDEM....

Por tudo que já foi discutido acima eu vi que tem que ser uma fonte 12 V "AC", não funciona se não for assim...

Então: encontrei, conforme disse acima, um cara no MERCADO LIVRE que fabrica fonte para pedais (dessas Power Supplies) prá vários pedais. Perguntei pra ele se ele teria como me ajudar e ele propôs o seguinte: montar duas fontes em uma só caixa (uma para vários pedais 9 VDC, para que eu possa ligar até dez pedais analógicos em uma saída e outra saída exclusiva para 12 VAC, com 1 Ampere só para essa saída), me cobra R$ 180,00 + 15,00 frete...
a fonte seria BIVOLT, medindo 12 cm x 8 cm x 5 cm, pesando 2 Kg (com led azul e tudo mais).

Ou, minha outra escolha, seria comprar uma PS 1 Landscap, pra oito pedais (mais que suficiente, pois só preciso de 4) mas que tem uma tomada auxiliar, daí eu ligaria a fonte (com adaptador p/ 220 V) nessa tomada auxiliar.
O valor da fonte com frete fica em 156,00.

Então pergunto, arrisco nessa fonte que o cara ficou de montar pra mim ou compro uma landscap com tomada aulixiliar e ligo a fonte do multiefeito com adaptador?

Cleiton_guitar
Veterano
# ago/08
· votar


UP

edalko
Veterano
# ago/08
· votar


Cleiton_guitar

Desculpe, mas larga mão de não ter dó do teu dinheiro, vai numa casa que venda produtos de eletrônica, comrpa uma fonte 9V DC e outra 12VAC, que vc não vai gastar 30,00 reais. Daí manda o próprio cara da loja fazer um rabicho para seus pedais. Não custará no total 40,00.

Eu fico larazento de raiva quando uns pega-trouxas ficam aí vendendo fontes ridcularmente fáceis de fazer por preços absurdos.
Pagar 150,00 numa fonte é jogar dinheiro pela janela.
&¨%¨#¨#¨¨#%#¨¨%@#$$%@#

blueshelicopterman
Veterano
# ago/08
· votar


Cleiton_guitar

1-Procure com quem te vendeu, a fonte original.
2-Caso negativo no item 1, procure nas boas casas do ramo, uma fonte de alimentação com saída de 12V alternados. Caso negativo, passa pro próximo item.
3-Procure no ML, e outros sites equivalentes.
4-Caso vc tenha chegado até este item, procure o seu técnico de confiança e encomende a ele uma fonte de alimentação com 220/127Volts no primário e 12V alternados com 1A. Ele saberá como fazer.
Não tente nenhuma outra opção. Obedeçao q o fabricante está determinando. Vc corre o risco de danificar teu equipamento.
Boa sorte.

Cleiton_guitar
Veterano
# ago/08
· votar


edalko

cara, obrigado mesmo pelo teu post... mas é que eu tenho que ligar 4 pedais analógicos de alto consumo de voltagem, se eu for comprar uma fonte "noise free" prá cada um desses pedais eu vou gastar no mínino R$ 40,00 por pedal, que somados dão R$ 160,00... a fonte da Landscap é 140,00... por isso que eu qro comprar uma fonte que dê pra ligar vários pedais ao mesmo tempo...

blueshelicopterman

obrigado!

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Estou disposto a adquirir uma pedaleira antiga, uma Boss Me-8.

No negócio que encontrei ela não vem com a fonte de alimentação original (acompanha uma que só funciona em 220v), e as características da fonte que ela precisa não é muito comum. Quero uma fonte que seja bivolt.

A pedaleira é alimentada em 14v em corrente alternada (VAC), e 500mA.

Entendo que ela deve ter internamente um transformador pra corrente contínua.

Também entendo que eu posso alimentá-la com uma fonte 14v DC de 800mA, pois eu não vejo onde poderia ter problema em alimentar um transformador AC/DC com corrente DC. Ele estaria convertendo uma corrente DC em DC mesmo, está errado esse pensamento?

HortaRates
Membro
# out/16
· votar


LeandroP

Também entendo que eu posso alimentá-la com uma fonte 14v DC de 800mA, pois eu não vejo onde poderia ter problema em alimentar um transformador AC/DC com corrente DC. Ele estaria convertendo uma corrente DC em DC mesmo, está errado esse pensamento?


Pelo princípio de funcionamento de um transformador (indução eletromagnética), ele não funciona com DC. É perigoso até você queimar o enrolamento primário ligando uma tensão DC nele, pois o transformador apresenta uma resistência elétrica muito baixa,o que resultará numa alta corrente que poderá danificá-lo. Não faça isso.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


HortaRates

Entendi. Obrigado!

GPONTESFM
Membro
# out/16
· votar


O transformador é um equipamento que como o nome diz, transforma os níveis de tensão para a faixa desejada, mantendo constante a potência.
É claro que como todo equipamento, tem perdas, mas a grosso modo, um transformador que trabalhe com 127V (corrente alternada) na entrada (primário), com corrente nominal de 200 mA (Aprox. 25W) e reduza a tensão para 9V (corrente alternada), a corrente nominal na saída (secundário) do transformador sem considerar as perdas, será de aproximadamente 2800 mA (Aprox. 25W).
Em uma fonte comum temos um transformador para abaixar a tensão para 9V e um circuito retificador composto de alguns diodos e capacitores para tornar fazer a conversão de AC em DC.
O que acontece nessas pedaleiras que são alimentadas com AC é que na verdade a fonte delas é dividida fisicamente em duas partes. Uma parte (o transformador) fica na caixinha preta que ligamos na tomada. A outra parte (o circuito retificador) fica internamente na pedaleira.
Embora a princípio isso pareça uma inconveniência, é uma forma de garantir um boa retificação da corrente evitando ruídos e até danos ao equipamento.
Se ligarmos uma fonte AC/DC à uma pedaleira que tenha esse circuito retificador interno, a pedaleira não funcionará, pois o circuito retificador irá bloquear a passagem da corrente contínua.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


LeandroP
Quero uma fonte que seja bivolt.

Nón exciste uma AC-AC bivolt em preços viáveis, e nem tamanho, para teu propósito.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


GPONTESFM

Valeu, man!


Ismah

Ela ecxiste sim:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762820971-fonte-instrumento-mus ical-pedal-boss-ac-14v-800ma-_JM

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a FONTE AC - por favor, alguém que conhceça de eletrônica!