simulacoes de amp

    Autor Mensagem
    ricardobj
    Veterano
    # mai/08


    estou em duvida para montar um set de pedais ou compra uma pedaleira g7.1.


    minha principal duvida é com relacao ao simulador de amp.estou de olho em um pedal de simulacao da mroxy.



    minha duvida é a seguinte, qual a melhor simulacao, o pedal simulador mroxy ou as simulacoes do g7.1???


    sendo q meu amp n é la grandes coisas :D



    valews

    Bog
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    ricardobj

    Regra geral: nenhum simulador de amp faz um amp sem vergonha soar como o amp simulado.

    Na melhor das hipóteses, imagine-se microfonando um [insira aqui o nome do seu amp predileto] e jogando o sinal microfonado no teu amp que não é lá grandes coisas. É mais ou menos o que você teria se usasse uma simulação perfeita com um amp ruim.

    Moral da história: simular amps, pode até ser. Mas com um amp sem vergonha, não espere muito.

    PS - Não conheço o pedal que você citou. Mas posso te afirmar que independente da qualidade, não vai transformar um amp ruim em algo que ele não é - um amp bom.

    kyo_ryo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bog
    Então a melhor opção para simuladores de amp seria um bom amplificador hi-fi, certo?

    ricardobj
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bog
    qual vc me indicaria na faixa d uns 600 a 700 reais?

    Bog
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    ricardobj

    Amp? Para usar com simulador?

    Algum com clean ótimo. Talvez uma potência valvulada, usando o simulador como pré. Se o simulador incluir simulação de caixa, possivelmente até mesmo um PA, ou um sistema hi-fi, como disse o kyo_ryo.

    Não sei muito sobre os modelos e preços no Brasil (não moro aí), mas a regra geral para simuladores é essa. Se você pensar um pouco, vai entender o motivo. ;)

    Robinson
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Perai galera!...

    Que sentido faz comprar um simulador de amp e um bom amp?
    Pra simular por meio dele... ele mesmo???!!!!

    Bog
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Robinson

    A idéia é ter versatilidade. Fora que "um bom power valvulado" ainda não é a mesma coisa que "um JCM-800 + um AC-30 + um Triple Rectifier". O ponto não é que o amp precisa ser bom, e sim que o CLEAN do amp precisa ser bom. Nem precisa ser amp de guitarra.

    O que não faz sentido é achar que um simulador vai fazer mágicas com um falante sem-vergonha, ou que vai fazer um amp que não consegue produzir frequências graves e agudas sair por aí cheio de punch e presença. O simulador não muda o amp. Se você jogar a saída de um simulador num radinho de pilha, ainda vai ter um radinho de pilha como elo mais fraco da corrente.

    Robinson
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bog

    Não concordo brother pelo seguinte motivo:

    Simuladores de amp foram projetados para se obter timbres semelhantes a determinados amps consagrados e dos quais não se pode dispôr numa determinada situação. Neste caso não importa o tamanho nem a marca do aparelho no qual o simulador for usado.
    Para isto muitos deles oferecem saídas para uso com um amp e saídas balanceadas para uso com mesa de som e outros periféricos.

    Agora é claro que a potência será determinada pelas caracteristicas do aparelho amplificador e não pelo simulador. Este último irá se encarregar dos timbres e não da potência.

    É tmb óbvio que o timbre final será o somatório do set como um todo assim como é óbvio que a gama de frequências produzidas pelo simulador e o aparelho amplificador não serão idênticas às produzidas pelo amp real que o simulador se propõe a reproduzir.

    Mas o que seria fora de contexto é usar um simulador de AC-30 junto com um amp AC-30.

    Os simuladores melhoraram consideravelmente os timbres de amps ruins e tem permitido realizar ótimas gravações quando usados em mesas de som e são estes, a principio, o seu propósito.

    Há simuladores de qualidades e preços muito diversos, depende do bolso de cada um assim como a finalidade.

    Um simulador é uma mão na roda por dispensar o uso de amp top e a trabalheira que dá microfonar um amp para gravar ou levar para PA um som ou quando se faz um show em locais com amplificação duvidosa.

    Abç!

    markolino
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Robinson
    cara, o Bog quer dizer que pelo menos um amp descente é preciso

    AC-30 nao é amp descente , é um amp FODA

    talvez

    um Laney LV, que tem ótimo clean..

    e é na faixa dos 1 a 2 baroes..

    abç

    Bog
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Bog
    · votar


    Robinson

    Cara, eu nunca disse que aluguém precisa de um AC-30 para usar um simulador de AC-30. O markolino entendeu.

    Mas se você realmente acredita que não importa o tamanho nem a marca do aparelho no qual o simulador for usado, é simples: faça o teste. Pegue o melhor simulador que você puder encontrar e ligue numa caixa multi-uso Frahn. Se você me mostrar que um Pod fica tão bom numa dessas quanto em qualquer outro amp, eu te DOU uma caixa multi-uso Frahn.

    Afinal, como você mesmo disse, o timbre final será o somatório do set como um todo. Mas não é só isso. Se o cara ligar num amp SEM VERGONHA (leia de novo o que eu disse), ele não soma coisa alguma, e sim limita - ou pior, estraga - o que o restante produz!

    Em suma, eu estou dizendo que o cara pode usar um aparelho de som bom, um sistema de home theater, um power valvulado, um Fender Champ, um Fender Pro Junior, ou coisa do tipo. Em momento algum disse que o cara precisa usar um JCM-800 para simular um JCM-800. Repito:"um bom power valvulado" ainda não é a mesma coisa que "um JCM-800 + um AC-30 + um Triple Rectifier".

    markolino
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bog
    é , assino em baixo..

    shoyoninja
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bog
    eu te DOU uma caixa multi-uso Frahn.

    Joguei uma "similar" no meio da rua semana passada :P

    Pombo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    ricardobj

    Cara qual seu amp? ele tem entrada de loop de efeitos pelo menos? Se tiver, vc pode ligar o simulador de amp no return da caixa, assim vc vai "bypassa" o modulo do seu amp.

    Robinson

    Por exemplo: se vc gosta da distorção de um amp e o clean do outro, vc compraria os dois amps e levaria pra tudo q é lugar. É mais pratico vc comprar um e simular o outro. Existe varios amps bons mas com timbres diferentes. Se tu gosta de um timbre de um pra uma determinada musica e do timbre do outro pra outra musica, o simulador de amp ja poupa seu bolso de vc ter varios amps.

    ricardobj
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Pombo

    Cara qual seu amp?

    cara ainda to vendo isso, o amp q to usando é meia boca, mas eu to pesquisando um para compra, to pensando em compra um amp da LAM o x-amp, o q vc axa?

    Robinson
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Sim.
    Quanto à versatilidade que o simulador permite estou de acordo.
    Da mesma forma concordo sobre o aspecto econômico afinal músicos consagrados e afamados possuem din-din suficiente para adquirir e tocar com qtos amps desejarem.

    Mas quero lembrar que o uso para amplificação de palco ou para ensáios de estúdio não é a única finalidade de simuladores.

    Numa gravação não importa o tamanho nem a potência do amp e sim o timbre. Por esta razão não é nada raro o uso de micro-amps diminutos que nada ou quase nada de potência conseguem a partir do momento que estes são microfonados.

    Os simuladores costumam oferecer configurações de microfonação simulada e muitos ainda ficam melhores quando se adiciona um simulador de falantes.

    Agora... realmente nunca testei essa tal caixa multi-uso Frahn e não lembro de ter visto a tal em nenhuma loja. Logo nem faço idéia o quanto possa matar ou incrementar o som.

    Mas, a modo de conseso, se a finalidade for dar potência com um simulador a um aparelho tão limitado... créio que o objetivo não será atingido.

    Abç!

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bog
    Robinson

    Simuladores de amp foram projetados para se obter timbres semelhantes a determinados amps consagrados e dos quais não se pode dispôr numa determinada situação. Neste caso não importa o tamanho nem a marca do aparelho no qual o simulador for usado.

    Não acreditem tanto no resultado final dos projetos.

    Uma penca de equipamentos foram projetados e produzidos tendo em vista uma utilização e não passaram de promessas vãs.

    Para isto muitos deles oferecem saídas para uso com um amp e saídas balanceadas para uso com mesa de som e outros periféricos.

    É possível que existam equipamentos que permitam a ligação direta com o mixer, porém, grande parte deles necessita do auxílio de um D.I.Box. Basta pesquisar neste forum mesmo. O problema de casamento de impedâncias é uma realidade para quem pretende gravar em linha.

    Simuladores de caixa e outros processadores existem, porém o preço acaba impedindo o acesso de muitos usuários, pois as vezes é o mesmo de um bom amplificador.

    Evidentemente as utilizações são diversas, mas considerando que a simulação nem sempre é perfeita e ainda demanda outros "gadgets", muito "tweaking" e um amp razoável para se tornar aceitável, a utilização acaba se resumindo aos profissionais de gravação (pela praticidade) e aos guitarristas de apartamento, ciosos dos direitos da vizinhaça (pelo silêncio).

    T +.

    Bog
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Bog
    · votar


    Robinson
    Mas quero lembrar que o uso para amplificação de palco ou para ensáios de estúdio não é a única finalidade de simuladores.

    Cara, eu sei que simulador pode ser usado em gravações. Adivinha só o que eu uso para fazer as minhas... Eu tenho uma GNX3000. Gravo ligando direto na USB.

    Zero Zen
    Não acreditem tanto no resultado final dos projetos.

    Por que o plural? Não me lembro de ter falado/insinuado que eu acreditava cegamente em resultados finais de projetos.

    a utilização acaba se resumindo aos profissionais de gravação (pela praticidade) e aos guitarristas de apartamento, ciosos dos direitos da vizinhaça (pelo silêncio).

    Eu conheço pelo menos dois músicos do mainstream brasileiro que usam pedaleiras ao vivo.

    (em tempo, são: Roberto Frejat e John Ulhoa, do Pato Fu)

    Então, mesmo que sejam poucos, não se pode dizer que ninguém usa...

    Mas veja que a questão aqui não é que simuladores são perfeitos ou seja lá o que for.

    Robinson
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen
    "...É possível que existam equipamentos que permitam a ligação direta com o mixer, porém, grande parte deles necessita do auxílio de um D.I.Box. Basta pesquisar neste forum mesmo. O problema de casamento de impedâncias é uma realidade para quem pretende gravar em linha."


    Pois é...
    Acontece que, por exemplo, o GDI-21 é um simulador e um Direct-Box tmb, para isto ele oferece uma saída "Bal-Out" de baixa impedância para uso direto em mesa e tmb uma saída específica para uso em amp.
    Áhn! E é um dos simuladores mais baratos que tem por aqui.

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bog

    Não acreditem tanto no resultado final dos projetos.

    Por que o plural? Não me lembro de ter falado/insinuado que eu acreditava cegamente em resultados finais de projetos.


    Calma ! hehe.

    Considerando que estamos num forum... Bem, digamos que eu estava falando para a posteridade, para os outros foristas que algum dia vierem a ler o post.

    Eu li os posts anteriores, sei que sua posição, que é quase a mesma que eu defendo: O timbre sempre será limitado pelo equipo mais chinfrin. hehehe

    Apenas um reparo: O que você tem contra a caixa multi uso Frahm, é um excelente equipamento para promover as vendas em loja populares, especialmente quando associadas a um excepcional microfone SML 57 da Leson. Dá um timbrão na voz do locutor. hahahahahahahahahah

    Robinson

    É verdade, o GDI pode se usado como DI.Box, tem saída balanceada e o escambau, porém é uma "m****" . Não dura nada e, com ele, é impossível conseguir timbres cruncheados decentes. Na minha opinião, evidentemente.

    Basta cotejar o GDI com os DI Box de marcas renomadas como Whirlwind e Radial e você vai vislumbrar a "Qualidade Behringer".

    O VAmp Pro, de rack é, sem dúvida melhor, embora continue sendo um Behringer, ou seja, a possibilidade de desencarne e elevação da alma digital a planos superiores está, sempre, "vivamente" presente.

    Assim como o VAmp Pro, o P.O.D. é um equipamento bem adequado em matéria de timbres, porém, o seu preço ultrapassa o de um bom amplificador.

    Bog

    a utilização acaba se resumindo aos profissionais de gravação (pela praticidade) e aos guitarristas de apartamento, ciosos dos direitos da vizinhaça (pelo silêncio).

    Eu conheço pelo menos dois músicos do mainstream brasileiro que usam pedaleiras ao vivo.

    (em tempo, são: Roberto Frejat e John Ulhoa, do Pato Fu)

    Então, mesmo que sejam poucos, não se pode dizer que ninguém usa...

    Mas veja que a questão aqui não é que simuladores são perfeitos ou seja lá o que for.


    Certamente que as pedaleiras e simuladores tem suas vantagens, ninguém com bom senso poderá negar, mesmo que as deteste.

    Embora você tenha se referido à pedaleiras, acho que podemos acrescentar simuladores/emuladores com uso efetivo no palco.

    Guitarristas e músicos que precisam extrair diversos timbres e ambiências, com a mais ampla combinação de efeitos nos shows precisam se valer das pedaleiras, pois de outra forma o show também seria um espetáculo de sapateado.

    Tudo é compromisso, você troca um timbre analógico e orgânico (se é que isso existe), por uma maior simplicidade fornecida pelos "patches" pré estabelecidos.

    O uso de simuladores como por exemplo os dos amps da Line 6, ou mesmo as pedaleiras desta marca tem granjeado muitos adeptos, pela praticidade na obtenção de diversos sons e até mesmo no transporte.

    Exemplo bem radical está exposto no show da Tour 2004 da Pat Benatar, em que o guitarrista Neil Giraldo, em lugar de uma muralha de Marshalls e Fenders, optou por um rack 6U com um Furman Power Conditioner, um POD e uma unidade de Delay.

    Isto tem uma explicação. Praticidade. No caso deles é chamada "Small Operation", um show para 5.000, 10.000 pessoas, com número de roadies bastante limitado. Você coloca tudo num ônibus e faz a sua turnê. Bom público, despesa operacional pequena, pouco volume de equipo, excelente custo X benefício.

    É o futuro.

    T +.

    Bog
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen
    Praticidade

    Com certeza.

    No caso do Frejat, li isso numa entrevista, e ele disse algo sobre ser MUITO mais prático. Valvuladões são pesados, quebram fácil, ocupam mais espaço. Mas ele disse na mesma entrevista que no estúdio, ainda prefere gravar com os velhões.

    O John eu conheço pessoalmente, e esse aí usa simulador para tudo. Anda usando até uma guitarra-simulador (uma Variax, eu tb tenho uma). Mas ele gosta de usar um timbre diferente em cada música, de preferência algo esquisito, então ele é um que precisa de simulador mesmo (ou iria à falência).

    Em ambos o caso, o que pesa para o lado dos simuladores é a praticidade e a versatilidade. Aqui em casa também, afinal, eu não tenho dinheiro, espaço e nem vizinhos surdos para me dar o luxo de ficar brincando com um AC-30, um Bassman, um Fender Deluxe... hehehe

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    Bog

    Praticidade é a palavra chave.

    A mesma que facilita a vida do guitarrista de estúdio, possibilitando levar aos seus compromissos uma variedade de sons e timbres num case pequeno, também facilita a do músico profissional com presença freqüente nos palcos, que dispõe, assim, da mesma flexibilidade.

    Ainda, se for gravado digitalmente, e o show deve ser o mais parceido possível com a gravação, porque não executá-lo com o mesmo equipo de estúdio.

    Outra vantagem é não ter de expor os queridos e adorados equipamentos vintage e de estimação aos rigores da estrada, às mãos pouco zelosas dos roadies, pessoal do transporte e até dos amigos do alheio.

    Lembro bem de uma entrevista do Neal Schon e que se referia ao fato de não usar mais sua Les Paul Gibson nas turnês, pois segundo ele, a guitarra tinha um grande valor sentimental, ele não gostaria de perdê-la, vê-la extraviada, danificada ou furtada.

    T +.

    Robinson
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Não sei não...
    Embora tenha usado o GDI-21 Behringer apenas como exemplo (a minha intenção não era colocar o efeito para avaliação), há muito mito sendo criado sobre este pedal.

    Eu mesmo tenho um que dura dois anos já e nunca deu problema, a simulação Fender, assim como os controles de microfonação, são ótimos além de terem a principal utilidade pra mim. Das distorções a que mais aprecio é Calif. (Mesa Boogie) pela densidade e compressão embora eu use Drives externos para isto.

    Conheço muita gente que usa o GDI com bom proveito e há mais tempo do que eu sem nunca terem tido problemas com o aparelho.

    Já testei o da NIG e o GT-2, mesmo assim não me animo a gastar mais num simulador, pois ainda prefiro o som original do amp mesmo, mas acho útil ter um.

    Agora... o colega que postou o tópico fez uma consulta e até agora não lhe respondemos específicamente e há que considerar o fator econômico que nos deu a entender.
    Créio então que não faz sentido lhe recomendar e sugerir uma aparelhagem "top de linha" que a principio estaria fora de alcance e de propósito ou que pudesse custar tanto quanto um bom amp.

    Abç!

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Robinson

    Parece que temos experiências diferentes com produtos Behringer. Você teve mais sorte. heheheheh

    Quanto ao assunto do tópico, sua manifestação é pertinente, pois o assunto encontra-se no acostamento, para não dizer desvio.

    Não conheço exatamente o pedal MRoxy referido pelo autor do tópico, mas creio que deva ser o do seguinte endereço:

    http://www.mroxy.com.br/index_arquivos/page0047.htm

    Podem até me chamar de Tone Snob (o que não é o caso, pois existem produtos bons e baratos). Fabricar pedais em latas de sardinha pode até ser pitoresco, criativo e artístico. Porém eu só consigo ver uma extrema fragilidade do produto (Impressão Pessoal). Eu sou bitolado.

    O pedal MRoxy poderia até me surpreender, mas os detalhes de acabamento dos outros pedais não me despertam muita confiança na qualidade do produto, nem muita expectativa quando a durabilidade, para mim, fatores preponderantes. (Impressão Puramente Pessoal, repito)

    Considerando que eu não gosto de pedaleiras (preferência pessoal), minha opinião seria por alguns bons pedais.

    Como disse, o MRoxy não me agradou, nem despertou a vontade de comprá-lo. Não optaria por ele.

    Se tivesse que escolher entre os simuladores e clones do SansAmp, acho que ficaria com o Simulamp da Hobbertt, da qual possuo alguns produtos já a alguns anos, com total satisfação quanto a qualidade e durabilidade.

    T +.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a simulacoes de amp