Meu Tube Screamer handmade está pronto - veja FOTOS!

Autor Mensagem
Simonetti
Veterano
# dez/07 · Editado por: Simonetti


Meu Tube Screamer, handmade por mim finalmente ficou pronto.

Ficou muito bom o som.

As fotos dele estão no site abaixo:

http://paginas.terra.com.br/informatica/simonetti/ts808/

Algumas explicações:

- Todas as soldas dos fios nos potenciômetros foram recobertas com termo-retrátil, para proteger a solda

- Todas as conexões de In, Out, +9 e GND na plaquinha foram feitas soldando um pedaço de terminal (como o resto de um resistor) ao fio (que era de bitola mais grossa que o buraco na placa), e protegendo esta solda com termo-retrátil

- todas as conexões dos cabos na placa foram protegidas com silicone (cola-quente), para evitar de forçar a solda ao se mexer a placa, desmontar, etc.

- A placa cinza que se vê sobre a tampa inferior que depois aparece preta, é a tampa da lata de sardinha que foi trabalhada, pintada contra corrosão e depois recoberta com fita isolante (apenas na face superior). Ela foi depois colada e parafusada à tampa inferior (madeira MDF). O motivo desta placa estar aí é para fazer a blindagem inferior da caixa.

- O cabo usado para ligar os potenciômetros é pedaço de cabo-chato (flat-cable) colorido, que vem normalmente com 21 vias.

- A PCI foi fixada à tampa inferior usando duas roscas de cobre, dos tipos usadas para fixar placas-mãe em computadores. Os parafusos também. Observe em uma das fotos que a PCI fica firme e fixa sobre a tampa inferior.

- No lugar de cada um dos resistores de 510k, estão dois resistores, um de 470k e um de 39k, em série, totalizando 509k. Parece que o resistor de 510k não é um valor comercial, embora eu tenha achado o de 51k (com muita dificuldade).

- o fechamento de tudo é feito usando 2 parafusos em cada extremidade. Nada fixa "chacoalhando" dentro da caixa e ela ficou bem firme.

- dentro do compartimento ainda tem espaço para ums Millenium 2 e LED, o qual farei depois, se for necessário.

- a cor escolhida é Azul-angra, metálico, e foram ao todo 13 camadas de pintura:
3 de primer cinza rápido -> 1 dia para secar
3 de base branca fosca -> 1 dia para secar
4 de tinta azul metálica -> 1 dia para secar
3 de verniz para tintas metálicas. -> 1 dia para secar + 2 para ter resistência mecânica

Todas as tintas são da linha colorgin (spray).

Faltam ainda os adesivos que mandei fazer, dos dizeres "Tube Screamer", Drive, Tone e Level, pois só tive a ideía hoje (4 reais) de mandar fazer em loja de plotagem de carros.


Ah, e o mais importante:

A lata de sardinha é da marca Gomes da Costa!

CaioPrimo
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
A lata de sardinha é da marca Gomes da Costa! nao podia faltar ^^

Po parabenx cara, parece que ficou caprichado, sinceramente tenhu imensa vontade de montar uns pedais pra uso proprio pra tirar 1 onda, mais sou totalmente leigo

Lak Lak
Veterano
# dez/07
· votar


caraca parabens cara! mto loco!

falta so postar um som pra gente babar!

abraços!

BaNdAiD
Veterano
# dez/07
· votar


muito bom mesmo!!!

Sharper
Veterano
# dez/07
· votar


Parabéns! Parece que vc tomou todos os cuidados e fez um trabalho meticuloso. Vou catar umas ideias pro meu...

Agora, me diz uma coisa: que capacitor eh esse ai que parece um cubo? Imagino ser o de 1uF N/P. Mas de que ele é feito?

O resto dos capacitores é de poliéster? Vc colocou 2 de tântalo e um cerâmico? Se puder, diz aí quais são de que.

De resto, parabéns mesmo. A impressão que dá é que vc fez seu pedal pra durar mais q vc rs.

Abraços.

Guitar_L
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
Muito bom cara! Estou tomando coragem pra montar um pra mim ;)
Até peguei umas apostilas de eletrônica aqui, quem sabe eu faça ainda esse ano o/
Gastou quanto +- no projeto? Sem contar a pintura, caixa, adesivos e tal. Só de componentes ;)
Abraços

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


CaioPrimo
Lak Lak
BaNdAiD

Valeu, galera!

Sharper

Obrigado!

É o seguinte:

que capacitor eh esse ai que parece um cubo? Imagino ser o de 1uF N/P

É o próprio. É de filme de poliéster.

Vc colocou 2 de tântalo e um cerâmico?

os 2 caps de .22uF são de tântalo (dizem que é mais vintage, e eu concordo!)

o de 51pF é o disco cerâmico

o de 0.1uF é de filme multicamada

os de 0.047 uF ( = 47nF) e o de 0.027 uF ( = 27nF) são de filme de poliéster

o de 47uF e de 10uF são eletrolíticos comuns


A impressão que dá é que vc fez seu pedal pra durar mais q vc

Assim espero!!! Afinal de contas, deu um p*ta trabalho!

Guitar_Luppi

Obrigado, meu!

Gastou quanto +- no projeto?
Só de componentes ;)

ok, de componentes eletrônicos específicos para este projeto foi uns 30 reais no máximo.

O resto é difícil de contar porque eu já tinha tudo em casa: tinta, madeira, placa de fenolite, solda, percloreto, ferramental, etc.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti

Parabéns brother. Ficou ducarvalho o pedal!

Eu fiz uns 3 desses, mas acho que nenhum ficou tão caprichado que nem o teu.

Agora me diz uma coisa, ou melhor, umas coisas:

1) O que tu achou da ação do potenciômetro de tom? Descreve ele pra mim (a ação).
2) Quão resistente às pisadas e arranhadas essa pintura ficou no teu pedal?

Uma coisa que eu recomendo é você colocar soquetes no lugar dos diodos pra testar qual te agrada mais. Novas tendências da moda de verão (ui! :P) nesse quesito é experimentar com Mosfets e diodos Schottky, diz que fica bem interessante.

No mais, esse pedalzinho é excelente pra servir de cobaia experimental pra estudo, sendo modificado até dizer chega. Fora o som, um clássico. :D

thiaguinhu
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
loko d+ !! posta os sons agora !!!

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


ZakkWyldeEMG
Ficou ducarvalho o pedal!

Valeu mesmo!


1) O que tu achou da ação do potenciômetro de tom? Descreve ele pra mim (a ação).

Um observação que vale aqui é que TODOS meus pots são logs. Não achei os lineares, então mantive tudo como log mesmo.

O que eu achei e que ele insere muito ruído no som, muita sujeira, assim quase sempre o deixo um pouco acima do zero (uns 10 graus)

2) Quão resistente às pisadas e arranhadas essa pintura ficou no teu pedal?

ficou suficientemente resistente. O lance é que eu passei 3 mãos de verniz, e deixei secar por muito tempo. O bom do verniz é que tanto mais tempo passa, mais resistente fica. eu ontem toquei ele, usando tênis e não marcou nem nada. só a habitual sujeira de sapato que foi só passar um pano que tava novo.

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


Uma modificação que pretendo para minha próxima lata é preencher os sulcos externos da lata de sardinha com massa plástica, para ficar tudo reto, plano, e descaracterizar a lata como sendo lata de sardinha.

Já estou pensando na próxima lata!

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


Simonetti
putaqueopariu, vai ser cuidadoso assim lá na...
muito bem executado, e documentado. gostei de ver. um serviço para nois aqui do forum.
só faltou acertar o foco das fotos muito proximas. ligue o macro (função florzinha nas maquinas comuns)

usou o automate photo gallery do photoshop, não foi?

descaracterizar a lata como sendo lata de sardinha.
não faça isso!!!!

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


kiki
usou o automate photo gallery do photoshop, não foi?

Exatamente! Pra que reinventar a roda?! Algumas fotos foram ajustadas no Photoshop também, em brilho e contraste. As fotos fora de foca eu só fui ver no dia seguinte, no PC, depois que já tinha fechado a lata e tava preparando a galeria. No LCD da câmera as fotos pareceram boas.

muito bem executado, e documentado. gostei de ver. um serviço para nois aqui do forum.

Obrigado, kiki. Valeu!

Pois é cara, eu pensei nisto. Quando eu estava fazendo o meu, senti falta de algumas fotos "explícitas", para ver como a galera montava ele por dentro, para que eu pudesse ter idéias. Por outro lado, muita gente aqui me ajudou a fazê-lo, indicando componentes, etc. Aprendi muito por aqui. As fotos são uma forma d'eu retribuir à comunidade FCC, pois parte do mérito é da comunidade também.

Alex_Guitar
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
Cara, não entendo "patavinas" de eletrônica, mas o seu pedal parece fodástico.
De qualquer forma, pelas descrições técnicas e tudo mais que vc. postou, me pareceu ser um trabalho meticuloso e quase "herculeo" de fazê-lo, então por estes motivos, eu parabenizo-o pela sua obra de arte !
\o/

CaioPrimo
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
ahaha, po vc nao faz otra experiencia e me manda 1 aki, por 1 preço camarada?

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


Alex_Guitar

Valeu, meu caro!

Na verdade, eu curti muito fazer o pedal. É meio que uma terapia pra mim, sabe como é? Dediquei umas 2 horas por noite, mexia nele quando queria, e assim foi nascendo. O processo foi bacana.

CaioPrimo
po vc nao faz otra experiencia e me manda 1 aki, por 1 preço camarada?

Este aí é filho único! Não vendo não, cara! O próximo que farei é um compressor MXR DynaComp. Vai ser vermelho metálico. Mas também não vendo não!

Se quiser, eu te ajudo a montar um, por e-mail, msn, FCC, o que for. Quanto mais gente estiver fazendo isto, melhor para todo mundo, pois a disseminação de conhecimento e "macetes" fica mais fácil.

CaioPrimo
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
entendi, mais o problema eh que nao manjo exatamente nada de eletronica, eheh vou ficar na vontade

DotCom
Veterano
# dez/07
· votar


Como você fez as trilhas?

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


DotCom
Como você fez as trilhas?

Exatamente assim:

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 139&Itemid=53

Sharper
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
Cara, acabei de montar o meu numa protoboard. Mas tem algo errado pq o volume está bem baixinho e não sinto DRIVE.

Vc (ou alguma outra pessoa) tem uma sugestão sobre o q pode ser?

Adaptações devido a indisponibilidade de componentes:
ao inves do jrc4558d estou usando um KIA4558p
ao inves dos .22 de tantalo, estou usando de poliester
o de .1uf nao sei d q eh feito. parece uma caixinha de plastico (quadradinha mesmo)

Nao sei mais o q poderia ser, e mesmo essas coisas q citei nao me parecem motivo pra ficar com o ganho tao baixo.

Qualquer ajuda eh bem-vinda.

Henrique S.
Veterano
# dez/07 · Editado por: Henrique S.
· votar


Sharper

bom, os componentes estao certinhos, o KI4558 é o mesmo componente, KI é a sigla do fabricante, assim como JRC é outro (descontinuada) e RC é outra....

sobre os demais componentes nao vejo problema
acredito que seja problema de solda fria, ja que o sinal esta fraco...

ah, o de caixinha é poliester caso seja como Este

EDIT:
ah, tenta por um capacitor ceramico no lugar do de tantalo, sao mais "sujos", só por teste..

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


Sharper
Henrique S.

Se foi na protoboard, então o mais provável é mal contato, pois não há soldas envolvidas. Veja se todos os componentes estão bem inseridos e se não está havendo nenhum contato que não deveria (como a perninha de um componente tocar a de outro que não deve).

Veja também se todos os resistores são do valor certo e estão no lugar certo.

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


Simonetti
As fotos são uma forma d'eu retribuir à comunidade FCC, pois parte do mérito é da comunidade também.
\o/
e assim todo mundo ganha!

Se quiser, eu te ajudo a montar um, por e-mail, msn, FCC, o que for. Quanto mais gente estiver fazendo isto, melhor para todo mundo, pois a disseminação de conhecimento e "macetes" fica mais fácil.
opa, quando eu for montar o meu, te alugo por aqui.

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


Simonetti
ah, já começo a tirar as duvidas agora:
os furos, voce fez como? nesse tutorial do handmades ele faz com uma broca agulha, não é?
eu tenho aquele furador que parece um grampeador, mas ele parece grande pra esse circuito, que é mais minucioso.

Invalid User
Veterano
# dez/07
· votar


A foto de abertura ficou bem boiola. Fora isso tá legal sim, se tá funcionando, é o que importa, né?

Sharper
Veterano
# dez/07
· votar


Henrique S.
ah, o de caixinha é poliester caso seja como Este
Esse mesmo... É que conhecia os de poliester mais brilhosos e arredondados. Valeu.

Henrique S.
Simonetti
Vou verificar todos os contatos na protoboard. Com relaçao a um encostar em outro, eu tomei cuidado com medo de explodir ou pegar fogo rs. Mas posso ter dado mole em algum contato, vou verificar.

Achei mais um detalhezinho: na loja, o cara nao tinha 2n3904 e me vendeu BC546B dizendo q servia. Olhando o datasheet dos 2 percebi que as pernas sao invertidas (filho da puta) :\

Mas inverti e não resolveu tudo. Tive a impressao de ter mais volume, mas ainda não sinto drive e o volume ainda esta abaixo da guita sozinha no amp. Vou checar as conexões e volto a postar.

Valeu!

Henrique S.
Veterano
# dez/07
· votar


Sharper

perdão, nao li que era na protoboard hehe.

as vezes pode ser um curto, acontece bastante em protoboard.

bom, os transistores invertidos são 1 causa, pode ter um resistor de maior valor envolvido, ou um capacitor (dependendo de quantas vezes for maior, mata o sinal; experiencia propria hehe)

Simonetti

ta de parabens cara! ficou foda, bem acabado pra caramba.

uma dica: se quiser, troque CI's que produzem timbres variados, como um RC4559, TL072, TL082 entre outros Dual amplificadore operacionais... idem pros transistores dá pra fazer umas experiencias bacanas no TS, aquelas chaves tipo FAT Boost (que na real só pula um capacitor) ou uma chave Symmetrical/assymetrical drive, por diodos de germanio tmb é outra

o ts tem varias possibilidades de mods!

Sharper
Veterano
# dez/07
· votar


Caralho! Eu tenho um TS-808!!! Uhuuuuuu!

Henrique S.
Simonetti

Obrigado pelas dicas! Mas duvido que alguem advinhe qual era o "defeito".

Em outro tópico eu cheguei a dizer que às vezes a pergunta mais besta é a que resolve o problema e dei o exemplo de "tem certeza que está ligado na tomada?".

Pois é, tinha esquecido de ligar o RC4558 na "tomada" rs. Não tinha ligado o +9v no pino 8 dele.

O estranho é que ele é "true bypass" ahahahahahahahah. Mesmo sem o +9v passa o som, só sai baixinho. Eu tinha colocado o TL072 e TL071 pra testar e não saía som nenhum... Eles não são "true bypass" rs.

Valeu pela ajuda. Vou postar uma foto do meu FrankenTS-808 assim que achar pilha pra camera.

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


kiki
os furos, voce fez como?

Usei broca de 1mm, numa parafusadeira com adaptador de mandril. Dá para usar furadeira comum, mas a parafusadeira é mais leve e mais lenta, portanto mais fácil de se trabalhar neste caso.

Não é a parafusadeira/furadeira que aparece em uma das fotos. É uma menor, bem mais leve.


Henrique S.
ta de parabens cara! ficou foda, bem acabado pra caramba.

Valeu cara!

Um dos motivos para eu ter usado o socket de CI é justamente permitir a troca do CI. Eu já testei com 1458 (lixo), 5532 (bacana), RC4558P (o melhor até agora). Infelizmente eu não lembro onde eu guardei meu JRC4558D, portanto estou com o RC4558P. Já me disseram que o 4559 é até melhor que o JRC4558.

eu cheguei a pedir diodos ne germanio na Farnell, mas os caras me enrolaram e não mandaram.

Sharper
Caralho! Eu tenho um TS-808!!! Uhuuuuuu!

Aeeeee!!! Parabéns, meu! O que achou?

Sharper
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
Aeeeee!!! Parabéns, meu! O que achou?

Não deu pra testar muito bem pq quando achei o problema a galera la em casa ja tava dormindo... Mas a 1a impressao foi mto boa. Hoje é que o bicho vai pegar!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu Tube Screamer handmade está pronto - veja FOTOS!