Set inicial de pedais: quais efeitos comprar?

    Autor Mensagem
    strangedata
    Veterano
    # dez/07


    Olá,

    Tenho um ampli valvulado (Fame) de 15W e uma guitarra Aria Pro-II, mas nenhum pedal. Gostaria de comprar alguns de Natal (uns 3), mas não sei quais comprar (se devem ser overdrive, distorção, delay, sustain, etc).

    Aonde eu moro não tem lojas de guitarra, então vou ter que comprar pela internet.

    Mas sou muito iniciante ainda, e não consigo decidir exatamente quais são os efeitos que eu preciso para tocar o tipo de música que eu gosto (e escolher a marca é outra questão, mas fica para depois).

    Eu gosto de tocar rock antigo, como The Who, Rolling Stones, Beatles, Elvis, mas também as coisas um pouco mais pesadas dos anos 90 (Guns, Nirvana, etc), além de algum POP dos anos 80.

    Alguém, por favor, pode me ajudar a definir quais são os EFEITOS que eu devo comprar? E em que ordem ligá-los?

    OBRIGADO!!!

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    não conheço a distorção do seu amp, então supondo q vc precise de uma:

    Distorção, delay e wha wha!!

    de uma pesquisada no forum!

    Big Muff Overdrive
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    pelo que falou aí, seria bom tu ter:

    pra tocar Who, Stones, Beatles, Elvis, Guns e Nirvana, cito o efeito e comento uns que gosto entre parênteses:

    - Overdrive (Tubescreamer Ibanez ou Super Overdrive Boss ou algum que responda pelo nome Distortion Overdrive)

    - Fuzz (Big Muff, Fuzz Face ou Vintage Distortion)

    - Reverb (uso o meu do meu ampli, mas sei que o danelectro é muito bom, e tenho um conhecido que tem um da Onner que é bom tb)
    - Delay (Dan Echo, Digital Delay Behringer, Digital Delay Boss)

    Agora, pra tocar som anos 80 é fácill (haha):

    - Chorus
    - Flanger (se tu comprar um bom Flanger, como o BF-2 da Boss, nem precisa comprar um Chorus, já que todos os Flanger regulados com o botão "ressonance" no zero, vira um chorus.
    -------------------------------------------
    No quesito "overdrive", as diferenças entre os "tube, super, ultra e turbo"Overdrive, varia MUITO dependendo da marca.

    é isso, espero ter ajudado
    abraç

    Big Muff Overdrive
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Se eu fosse você, ficava com pelo menos:

    - Super Overdrive (Boss, ou equivalente)
    - Digital Delay (Behringer)
    - Flanger (Boss, ou equivalente)

    abraç

    strangedata
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Olá,

    Obrigado pela ajuda inicial de todos. Só para colocar um pouco mais de contexto, o meu ampli é todo valvulado (pré e saída), 10", porém eu raramente consigo utilizar o overdrive dele, por causa do volume final (não posso matar os vizinhos do coração, hehehe).

    Ele não tem qualquer botão para desligar ou ligar distorção. Nem loop de efeitos.

    Big Muff: Fuzz e Overdrive são exclusivos? Isto é, devo comprar um dos dois ou os dois? Se fosse escolher apenas 3, você optaria por fuzz ou overdrive?

    Além disso, devo comprar overdrive ou distorção?

    Abraços e Obrigado!

    Big Muff Overdrive
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Pra um som mais Stones, Who: os overdrives

    Pra um som mais Nirvana: Big Muff

    mas se vc não tem distorção nenhuma ainda, eu ficaria com uma distorção mais pra overdrive (não Tubescreamer) o Super Overdrive da Boss, me parece "o" pedal que cabe na questão (ou um similar de qualidade)

    sou meio suspeito pra falar qual dos dois... ééééhehehe!!!

    LeoKula
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Eu acho que o Big Muff não é um pedal pra quem tá começando... você pode achar ele muito barulhento ou estridente as vezes... acho que uma distorção ou overdrive iria muito melhor.

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Big Muff Overdrive
    Pra um som mais Nirvana: Big Muff

    cara...pra tocar nirvana, DS1 ou DS2 plugados em um mesa/boogie!!

    edalko
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    strangedata
    Cara, se vc tem um valvulado, então precisa apenas de um pedal para empurrrar o ganho dele, para não ter que esguelar o amp para conseguir uma distorção...
    Pode usar um boost ou um overdrive para isso.

    No mais, já que vc tem um amp decente (sendo valvulado já tem boa nota haha), aconselho a comprar pedais de boa qualidade.
    No quesito overdrive, busque algum que mantenha o timbre original da guitarra. Parece bobeira, mas a hora que vc notar isso, vera quanta merda de pedal de distorção/overdrive tem por aí, que detonam o som da sua guitarra. Daí de nada adianta ter uma gibson e um marshall ou uma tonante e um frahm.

    Na linha de modulação, tem chorus, flanger e phaser (os mais comuns), mas também é preciso ver se vc vai usá-los. Fiquei com meu flanger da Oliver desde 1993 até esse ano, e usei-o muitas poucas vezes. COmprei um chorus e também tá criando pó no case. Acho que um Phase 90 é uma boa pedida...

    Quanto a delay e reverb (esse pra mim é essencial), pois tira aquele som seco, de guitarra e amp, apenas.
    Com relação ao delay, necessita verificar o tempo de atraso.
    O ususal é 300ms a 400ms, mas eu acho pouco, pois gosto de dar maior ambiência, usando um delay com 600 a 800ms.
    Os analógicos tendem a deteriorar o som das repetições e os digitais mantêm íntegro o som original.
    Mas gosto é gosto.
    A título de curiosidade, apesar de ter o DL4 e o DD-20 como tops hoje em dia, seja pelo tempo de atraso +/- 20seg, ou pelas memórias, 3 ou 4, tem um pedal da zoom, o 508, que tem 4 segundos de atraso, e 24 programas inteiramente editáveis, além de 6 tipos de delay e tap-temppo e hold. É uma máquina de delay muito interessante e versátil... mas saiu de linha, se achar um, é uma grande pedida, mesmo sendo zoom.

    Abraços

    Big Muff Overdrive
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    cara...pra tocar nirvana, DS1 ou DS2 plugados em um mesa/boogie!!

    HAHA!

    Quem sou eu pra discordar cara... éééhehehehe!!!!


    Mas que tem Big Muff no meio, tem! Dá uma escutadinha no Bleach pra você ver.

    B.Frusciante
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Siga o conselho do edalko, pegue alguma coisa de qualidade primeiro e que segure esse timbre valvulado que você deve ter.

    Se você quisesse alguma coisa menos radical, uma coisa mais simples tipo AC/DC, eu recomendaria só um pedal Clean Booster(MXR Microamp é muuito bom só que é caro, uns 350/400 reais) ou um bom e velho overdrive(Se tiver grana: Ibanez Tube Screamer TS-9 - 400 reais; Se não tiver: Boss SD-1 - 200 reais; se tiver menos ainda, compre um handmade nacional, só que pode ser que não seja muito mais barato que o Boss, então..).
    Para seus estilos, eu compraria o seguinte:

    Pouca grana:
    Behringer OD100 Overdrive/Distortion: 90 reais
    Behringer DD100 Digital Delay: 110 reais
    Behringer Hb01 Hellbaby: 150 reais
    Total: R$ 350 reais

    Média grana:
    Fuhrmann Chorus ou Phaser
    Fuhrmann Tube Drive ou Booster
    Fuhrmann Delay
    Total: R$ 450~550

    Muita grana:
    Dunlop GCB-95 Crybaby
    Ibanez TS-9 TubeScreamer
    Boss DD-3 Digital Delay
    Essa brincadeirinha vai custar cerca de 1350 reais :P

    CaioPrimo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    B.Frusciante
    ahah axo o Wah da shelter mais bem construido Man x) eu iria de Shelter inves de behringer

    strangedata
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    edalko
    Cara, se vc tem um valvulado, então precisa apenas de um pedal para empurrrar o ganho dele, para não ter que esguelar o amp para conseguir uma distorção...
    Pode usar um boost ou um overdrive para isso.


    Como posso usar o overdrive para utilizar a distorção do amp?

    Eu andei vendo alguns preços, e pensei no seguinte set, o que vocês acham?

    Pedal Ashland Analog Delay EF-DL: R$ 80
    Pedal Groovin CS500 (compressor, sustain): R$ 100
    Pedal Groovin OD100 (overdrive): R$ 100
    Fonte Landscape PS2 (5 plugs): R$ 35

    Obrigado!

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    http://www.kurtsequipment.com/

    segundo o roadie do kurt, ele não usou um big muff!!
    usou um pro co rat no nevermind, uns sansamp e os boss ds1 e ds2!

    Salinas
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Cara, realmente, como tu já tem um ampli razoalvel, pega um overdrive (TS9), um delay e alguma modulação, uma boa opção seria o Triefx também...
    Se te interessar tenho uns colegas vendendo algumas coisas, me passa um email lucas.salinas@hotmail.com que eu te passo a lista...

    strangedata
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Salinas
    Cara, realmente, como tu já tem um ampli razoalvel, pega um overdrive (TS9), um delay e alguma modulação, uma boa opção seria o Triefx também...

    TS9 é o Tube Screamer da Ibanez?

    O TriEfx é esse aqui?

    Um TriEfx equivale a vários pedais, ou é uma pedaleira? Há outros TriEfx (com efeitos diferentes)?

    strangedata
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Quase indo pra compra. Preciso apenas de mais uma ajuda de vocês!

    Gosto de tocar Who, Rolling Stones e outros clássicos. Estou na dúvida entre:

    - Opção 1:
    Pedal Ashland Analog Delay EF-DL: R$ 80
    Pedal Groovin CS500 (compressor, sustain): R$ 100
    Pedal Groovin OD100 (overdrive): R$ 100
    Fonte Landscape PS2 (5 plugs): R$ 35

    - Opção 2:
    Landscape TriEfx Guitar: R$ 350

    - Opção 3:
    Landscape TriEfx Overtone: R$ 350

    Eu pergunto isso porque não tenho certeza quais efeitos eu preciso.

    Obrigado!

    Tico_McCready
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rapaz...


    Eu ía de...

    SD01 Boss - Super DIstortion R$209,00
    Hb01 Behringer - Wah Wah R$163,00
    E um Chorus.


    E vc terá quanto pra gastar?

    strangedata
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Tico_McCready
    Esse é o meu primeiro set, então ainda estou experimentando com os efeitos. Logo não quero gastar muito mais que R$350 (especialmente porque é presente de Natal, e não quero exagerar no pedido).

    Estou tentando encontrar, entre as linhas dos mais baratos, um set que me permita tocar a maioria dos rocks clássicos.

    Então, até ~R$350, quais efeitos/pedais você recomenda?

    Obrigado!

    Salinas
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Cara na boa o triefx pra ti é a melhor opção, por ser prático e ter um som legal.
    Tenho um set de pedais bem grande e completo porém quando uso a minha semiacústica e não preciso de tantos efeitos uso só ele plugado no input do ampli e quebra mó galhão, as vezes toco em casamentos e coisas mais tranquilas e já peguei um monte de ampli tosco pra tocar e o triefx foi a salvação...

    strangedata
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Salinas
    Qual TriEfx você recomenda? O guitar ou o overtone?

    Abraços!

    Salinas
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    strangedata
    Veterano

    Eu acho que o guitar mais versátil pois tem drive, chorus e delay; eu recomendaria esse

    Tico_McCready
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    strangedata

    Velho montei um set do qual penso em pegar ano que vem...

    Vc acha tudo com esse cara aki no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-66506736-_JM


    GDI 21 - R$123,90
    Behringer FX100 (multi-efeito = delay, tremolo, chorus + alguns) = R$119,90
    EQ Behringer - R$99,90

    R$123,90 + R$119,90 + R$99,90 = R$342,8

    Eu tb pretendo gastar não mais que 350 xD~~

    strangedata
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Pessoal,

    Comprei o TriEfx da Landscape ontem, na loja do Randy78 (http://www.rexsom.com.br). Primeiro de tudo, quero dizer que adorei o pedal. O som dele é realmente muito bonito.

    Em segundo lugar, quer parabenizar o Randy78 pela loja. Está muito legal, com vários equipamentos (e o precinho bom de sempre!)

    Salinas
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Legal cara, boa compra...
    depois que tu estiver bem familiarizado com pedais e tal, tu começa a pensar num set mais completo, pelo menos foi assim que eu fiz...

    Blackus
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    mas se vc não tem distorção nenhuma ainda, eu ficaria com uma distorção mais pra overdrive (não Tubescreamer) o Super Overdrive da Boss, me parece "o" pedal que cabe na questão (ou um similar de qualidade)
    O SD-1 e o Tubescreamer são praticamente a mesma coisa, acho que tu nunca tocou nos dois né?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Set inicial de pedais: quais efeitos comprar?