Pequena Análise do POD X3 Live da LINE 6 (Vídeo e Áudio)

Autor Mensagem
BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


Pai Edu

Tive todos os marshals fenders rolands etc etc, mantenho meu JCM mas em shows so uso o POD (chambinho), desde 2000 devido ao peso dos amps.

Vc é corajoso! Nunca vi ninguem fazer essa troca antes!! heuehuehuhe

Hoje o POD nao vale a metade que paguei. Sempre tenho medo do POD "falhar". Existiria algo com menos regulagens e botoes que me permitisse plugar direto na mesa e ter o mesmo som que tiro no POD ou no JCM em um PA?

Não, pq empresa de pedaleira ainda não faz milagre, só pedaleira mesmo...

Mas falando sério, tem o pocket pod! Se vc tem medo do pod falhar, compra um e deixa de backup!

Pai Edu
Veterano
# mai/08
· votar


Hum, ja vi outros fazerem essa troca, pelo mesmo motivo. Na verdade eh um POD 2.0, pra show eh bem mais facil que os The twin que usava antes, alem do mais tiro um timbre razoavel com um volume de palco baixo, que eh o problema com amplificador microfonado, principalmente em lugares pequenos como o Mistura fina etc. Ter outro POD parece intuitivo, mas imaginava se esse Amp simulator NIG ou o Samsamp (menos botoes) fariam a mesma coisa. Sabe dizer?

movz
Veterano
# mai/08
· votar


catselidis

Já da pra usar o recurso de "reamp" e configurar pelo pc?

dartveiga
Veterano
# mai/08 · Editado por: dartveiga
· votar


movz

Achei este pedaço de texto na net sobre "reamp": "This topic has been on the mind of many POD X3 owners since Line 6 made the somewhat controversial decision to eliminate native driver support for reamping (something that was included on their POD XT series of processors). "

Este tema (reamp), esteve na mente de muitos donos de POD X3 desde que a Line 6 tomou a controversa decisão de eliminar o suporte nativo de reamp (o que era incluso na série POD XT de processadores)

REAMP = Reamping is a process often used in multitrack recording in which a recorded signal is routed back out of the editing environment and run through external processing or reverb chamber. Originally, the technique was used mostly for guitars: it facilitates a separation of guitar playing from guitar amplifier processing

"Reamp é um processo geralmente usado em gravações multipista onde o sinal gravado é desviado/roteado para fora do ambiente de edição e roda por um processamento externo ou uma câmara de reverb. Originalmente esta técnica foi utilizada pela maioria dos guitarristas pois facilita a separação entre o som limpo da guitarra tocada do som da guitarra já processado pelo amplificador"

Tenho um X3L e realmente não lembro de ter visto nada disso nem no manual. Mas pelo que entendi do processo de reamp, ele em vez de ser um parâmetro de configuração isolado, vem embutido nos simuladores de cabeçote/amplificadores/caixas.

Agora, se o que vc chama de reamp é poder gravar o som limpo e depois aplicar um plug-in para aplicar o efeito desejado, isso é possível. Inclusive é possível gravar simultaneamente o som limpo e o som processado pela pedaleira. Ou gravar o som limpo, mas enquanto toca escutar o som com o processamento.

Sobre editar e configurar pelo PC, já está funcionando desde a versão 3.6 do GearBox e Firmware 1.12 da X3L.

catselidis
Veterano
# mai/08
· votar


movz
o POD X3 não terá REAMP - a Line 6 pisou na bola e diz que o único jeito de usar esse recurso no X3 é adquirir o GearBox plugin.
só que o plugin não usa o processamento do X3, mas sim do computador - os timbres não são os mesmos, apesar de serem os mesmos modelos simulados. não posso dizer se o plugin é melhor ou pior (apesar de achar que deva ser pior), mas se o preço baixar mais um pouco eu compro e faço uma análise.

existe como fazer um reamp manual, usando somente um cabo p10 mono - veja AQUI, porém é muito trampo para um sujeito informático como eu - heheheh.

enfim, reamp como os XTs não teremos no X3 - meus pêsames...

abraço!

BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


dartveiga

Reamp nesse caso consiste em enviar o som limpo para o DAW, e poder modificalo com a pedaleira.
Pra ser mais direto, ao inves de vc gravar 20 takes com presets diferentes, até achar o q vc quer, vc grava um só e usa o reamp pra aplicar diferentes presets até vc achar o q vc quer!

Muito mais pratico, não?

Quem pode falar mais sobre isso é o bog! (ou seria o soulface? ah...alguem q ta no japão! hueheuheuh)

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


BaNdAiD

Hhahaha, é bem isso mesmo.

É muito normal eu montar um preset todo bonitinho, mas na hora de mixar, achar que o reverb não combinou com a voz, que o som ficou muito agudo, que faltou ganho... Aí, em vez de regravar tudo, é só reaproveitar o mesmo take. Ou mesmo monto um pré-mix sem a guitarra, e vou escolhendo o timbre enquanto repasso o take "reampado" por cima dele. Por exemplo, dá para ver na hora qual simulação de amp combina melhor com a bateria e o baixo. Este é *O* recurso que eu mais uso com a pedaleira. Sem ele, a única opção é regravar tudo ou ficar fazendo malabarismos com o equalizador e o compressor na hora de mixar.

Achei muito esquisita essa do X3 não ter reamp. É uma decisão totalmente controversa (não só "somewhat"). Pisada na bola total!

catselidis
Veterano
# mai/08
· votar


Bog
Pisada na bola total!
o pessoal no forum da line6 é muito bunda-mole e meio burrão - tinha que quebrar o pau pra eles implantarem isso, já que parece que a possibilidade é viável, ainda mais com dual tone...

o que eu acho mesmo é que eles estão planejando uma reformulada no plugin e packs, por isso vão forçar a venda. money$ rule$!!!

abraço!

Fábio Goll
Veterano
# mai/08
· votar


catselidis

To vendo uns vídeos no u2b....ainda não tá legal em linha (assim como todas as pedaleiras, simuladores, etc).

Nos melhores timbres, a pedaleira tá ligada em um amp.

Tá difícil fazer algo decente para simular os falantes (isso inclui todas as pedaleiras) ... =)

BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


Fábio Goll

Não sei não...ate agora eu nunca ouvi nenhuma pedaleira top em um sistema stereo, que é onde elas são feitas para ser usadas!!

Usada em amps, o som é "corrompido" pelo preamp!!
É como usar um amp JCM800 ligado em um meteoro Nitrous drive!
Se vc tem um JCM800, vc quer ligar ele sozinho!

Bendsup
Veterano
# mai/08
· votar


catselidis

cara queria te perguntar a respeito de valores de compra de equipo. um equipo que na inglaterra da 200 libras (R$ 650,00) se acha que chega por quanto aqui?!

desculpe disvirtuar um pouco o tópico, mas acho que vc pode me ajudar!
um abraço.

catselidis
Veterano
# mai/08
· votar


Bendsup
cara, lá é tudo libras, e tem que ver o lance da voltagem e da ciclagem da fonte de alimentação, que pode ser diferente e você ter que trocar quando chegar aqui...
acho que o frete também deve ficar uma fortuna...

tem que pesquisar muito...

abração!

catselidis
Veterano
# mai/08
· votar


BaNdAiD
ate agora eu nunca ouvi nenhuma pedaleira top em um sistema stereo, que é onde elas são feitas para ser usadas!!
amigão, fica MUITO BOM! tenho monitores razoáveis da ALESIS e fica classe A!!!

Usada em amps, o som é "corrompido" pelo preamp!!
aí é que está o legal do X3 - você tem que configurar pra usar ele com a simulação de pré (e cab) se o seu amp for muito porcaria, e se o seu amp for fodão, é só não usar a simulaçao de pré e mandar bala.
eu tinha um marshall pivete (MG15) e agora tô com um vox pivete (DA5) e eu já usei de várias maneiras e sempre dá pra achar uma configuração legal, mas é que dá trabalho... se for usar só os presets de fábrica, fica tudo horrível...

enfim, eu gosto das simulações das duas maneiras, e no caso do X3 Live, dá pra configurar de um monte de maneiras diferentes, então tem pra todo gosto...

abração!

Fábio Goll
Veterano
# mai/08
· votar


BaNdAiD
Usada em amps, o som é "corrompido" pelo preamp!!

Eu me referia a utilizar a pedaleira no direto no power (return do Loop).

BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


catselidis

Cara, qdo a minha x3L chegar, to pensando em comprar um par de caixas ativas (leacs, 150w) pra usar com ela! Acredito que deve ser o melhor jeito pra usar tudo q ela oferece...
mas tenho duvida se não sairia mais barato e mais pratico usar no fone de ouvido mesmo!!

Usar ela sem a simulação de amps e falantes me parece desperdicio!! heuheuheuhe

Fábio Goll

Eu me referia a utilizar a pedaleira no direto no power (return do Loop).

Palma palma, não priemos cânico!!
Seja mais específico!!

Fábio Goll
Veterano
# mai/08
· votar


BaNdAiD

Eu me referia a pular o pré-amp, q você citou no post logo após o meu:

Usada em amps, o som é "corrompido" pelo preamp!!
É como usar um amp JCM800 ligado em um meteoro Nitrous drive!
Se vc tem um JCM800, vc quer ligar ele sozinho!


Sacou?? Não vou jogar pré + pré.
Jogando a pedaleira direto no power.

E se tivesse um valvulado, não usaria (pelo menos não tanto) o pré da pedaleira.

Onde eu quero chegar:

"Nada como tocar guitarra sentindo o faltante trabalhar."

Coisa que pedaleira em linha (gravação) ainda peca, na minha opinião.

movz
Veterano
# mai/08 · Editado por: movz
· votar


Po que sacanagem a X3L não ter reamp, coisa que ia me facilitar bastante como facilita pra muita gente ae, inclusive o Bog como ele disse. Fiquei meio "broxado" agora, eu ia pegar a XTL, mas vi a X3L já falei "ah vo pegar a X3L logo" po mas agora ficou difícil escolher.
Achei meio estranho mesmo, se a XTL tem, por que a X3L sucessora da XTL não tem? Se fosse uma coisa simples tudo bem né, mas muita gente deve usar.

catselidis Com esse plugin pago será que vai rolar? e quanto custa?

BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


Fábio Goll
E se tivesse um valvulado, não usaria (pelo menos não tanto) o pré da pedaleira.

Onde eu quero chegar:

"Nada como tocar guitarra sentindo o faltante trabalhar."


é verdade! Mas para fins de praticidade, a pedaleira é uma boa!

movz

Relaxa! Pega logo a X3, dá p vc fazer o reamp manualmente, como descrito no link acima!
Desencana desses plugins, se vc tiver a pedaleira!! acho q a melhor coisa pra comprar da line6 são as expansões, mas nem isso eu animo muito!!
Será q encontra pirata por ai?? heuheuheuhe

movz
Veterano
# mai/08 · Editado por: movz
· votar


BaNdAiD
movz

Relaxa! Pega logo a X3, dá p vc fazer o reamp manualmente, como descrito no link acima!
Desencana desses plugins, se vc tiver a pedaleira!! acho q a melhor coisa pra comprar da line6 são as expansões, mas nem isso eu animo muito!!
Será q encontra pirata por ai?? heuheuheuhe


É, mas se o catselidis acha trampo fazer manualmente, imagine eu! suahues
O ótimo da X3 é que com o phrase loop é ótimo para estudar.

tuco_ck
Veterano
# mai/08
· votar


Bom dia a todos!!!
Muito bom esse e o outro tópico, que me fez decidir em comprar uma x3, só to com uma duvida:
Eu ia comprar também a toneport ux2, simplesmente pelo fato de ser uma interface com 2 canais pra poder grava-los simultaneamente, porem pesquisando, acredito que com a x3 também consiga fazer isso!
Pergunta 1: Com a x3 é possível gravar por exemplo violão e voz ao mesmo tempo?
Pergunta 2: Ela substitui a toneport ux2, tirando a desvantagem de não ter phantom, ou tem mais algumas desvantagens com relação a interface de audio que não tenho conhecimento?

Valeu

BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


tuco_ck

Pergunta 1: Com a x3 é possível gravar por exemplo violão e voz ao mesmo tempo?

Sim! Com a X3 vc pode processar simultaneamente e independentemente 2 instrumentos. Traduzindo: vc liga o violão e joga no rig A, liga o microfone e joga no rig B, e grava a saida dos dois.


Pergunta 2: Ela substitui a toneport ux2, tirando a desvantagem de não ter phantom, ou tem mais algumas desvantagens com relação a interface de audio que não tenho conhecimento?

Cara, se vc comprar a toneport vc tem uma interface com phantom power, o que eu acho melhor q comprar só um phantom power!
Lembrando que só os microfones condensadores vão precisar do Phantom, talvez vc nem precise dele por enquanto!

A X3 vai fornecer placa de som, pré amp pro microfone e processador de efeitos pro violão. Se vc pretende usar mic condensador, acho mais vantagem comprar logo o toneport!

tuco_ck
Veterano
# mai/08
· votar


A X3 vai fornecer placa de som, pré amp pro microfone e processador de efeitos pro violão. Se vc pretende usar mic condensador, acho mais vantagem comprar logo o toneport!

Valeu a resposta, mas por enquanto não tenho em mente comprar um mic condensado...
Mas pra ter certeza, no cubase por exemplo me apareceriam duas pistas, uma sendo violão e outra o vocal?
Se sim, as duas stereo?

Valeu mesmo!

BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


tuco_ck

Isso eu não sei te informar, minha x3 acabou de chegar (hoje mesmo!!)!
quem deve saber eh o catselidis, q ja eh veterano nela!

tuco_ck
Veterano
# mai/08
· votar


BaNdAiD

Valeu então!!!
A sua vc importou?


catselidis
Você saberia me dizer se no cubase por exemplo me apareceriam duas pistas, uma sendo violão e outra o vocal? caso eu liguei um violão e um mic simultâneo na x3?

dartveiga
Veterano
# mai/08
· votar


catselidis e outros que queiram opinar:

Aproveitando o tópico, queria uma opinião. Adquiri a X3L e pretendo agora comprar um ampli pra usar com ela. Pensei inicialmente em um conjunto de cabeçote e caixas 4x12. Minha dúvida é?

- Acredito que já que a X3L se trata de um modelador de amp's, o melhor é adquirir um ampli com excelente som limpo de forma a não comprometer as modulações da pedaleira. Se for isso mesmo, qual conjunto (cabeçote+stack) me indicariam (sem querer abusar, mas abusando, preferencialmente com site, preço, specs, etc)? Vcs me perguntariam sobre o orçamento... digamos até uns R$ 6.000...

Minha intenção de usar uma cabeçote + stack é pq acredito que me daria a versatilidade de tocar ao vivo com uma boa distribuição de som (sem ficar muito direcional), e uma maior pressão sonora sem distorcer ou saturar os falantes (que acredito ser diferente de potência). Se eu estiver errado, qual a sugestão. (Lembrando que não faço questão de amplis valvulados ou com boa distorção/efeitos, etc...)

Valeu!

Abs,

Dart!

BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


tuco_ck

Sim, dá um olhada!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/187560/

dartveiga
Lembrando que não faço questão de amplis valvulados ou com boa distorção/efeitos, etc...

Cara, a pedaleira como vc disse, é um modelador de amp, então vc não precisa de outro amp (pré-amp, no caso) só de um power amp!
A meteoro tem o scorpion, que é um power amp stereo com 2x12, feito para ligar esse tipo de pedaleira (tem até um compartimento pra por o pod 2.0!!)
outra opção é um power comum, podendo ser ativo(caixas ativas) ou passivo(power+caixas), mas ao vivo, o melhor mesmo é vc plugá-la na mesa!

movz
Veterano
# mai/08 · Editado por: movz
· votar


BaNdAiD

O scorpion da Meteoro ainda é fabricado? não estou achando em nenhum lugar, nem no ml :/
valeu

EDIT: Eu vi ele lá no site da meteoro no catálogo de 2008, mas não acho em nenhuma loja, só por encomenda será ?

catselidis
Veterano
# mai/08
· votar


tuco_ck
Você saberia me dizer se no cubase por exemplo me apareceriam duas pistas, uma sendo violão e outra o vocal? caso eu liguei um violão e um mic simultâneo na x3?
é isso mesmo!
e vc ainda tem opção de gravar simultaneamente os canais limpos em mono.

abração!

catselidis
Veterano
# mai/08
· votar


dartveiga
cara, não manjo nada de amplis grandes...
a dica que vale para simuladores de amplis é você ter um bom som limpo, o de maior qualidade possível, e regular as saídas "live" do X3L de acordo com suas caixas.
enfim, só testando e ouvindo mesmo... eu não confiaria na opinião de uma só pessoa que tivesse um sistema montado sem antes ouvir o som...
quem sabe um sistema de caixas ativas em stereo, tipo o eon da JBL não funcione bem num caso desses? acho que vale a pena testar...

abração!

tuco_ck
Veterano
# mai/08
· votar


Bom, só tenho a agradecer!!!

Assim que tiver alguma novidade posto aqui

Valeu mesmo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pequena Análise do POD X3 Live da LINE 6 (Vídeo e Áudio)